A Câmara Municipal de Viana do Castelo acaba de lançar uma aplicação web dedicada à Ocupação de Via Pública (OVP - ovp.cm-viana-castelo.pt) que permite aos cidadãos consultar os condicionamentos existentes na via pública através dos registos de ocupação que se encontram ativos para o próprio dia, podendo também o utilizador consultar registos futuros, através do filtro por intervalo de tempo.
Conscientes da necessidade de criar uma forma acessível e intuitiva para que todos os munícipes possam aceder e facilmente compreender as informações sobre a ocupação da via pública nas suas diversas formas, tais como as alterações de trânsito, ocupações da via em consequência da realização de eventos e/ou necessidades de intervenção devido a obras, reparações e manutenção de infraestruturas, alterações que impactam o dia-a-dia da cidade e dos seus habitantes e visitantes, foi desenvolvida uma aplicação de georreferenciação de todas estas situações, permitindo a visualização desses constrangimentos rodoviários por parte de todos os munícipes.
Esta aplicação foi desenvolvida pela ESRI, em articulação com os serviços técnicos do Município, nomeadamente dos Gabinetes de Sistema de Informação Geográfica (SIG) e de Mobilidade.
O objetivo é que, com recurso a esta ferramenta, os munícipes possam programar as suas deslocações, para circularem no concelho já munidos da informação que lhes permita contornar os constrangimentos rodoviários, evitando os locais assinalados nos períodos indicados.
Na aplicação são, assim, apresentados, os constrangimentos com pedidos oficiais e devidamente licenciados, pelo que se solicita a todos os interessados que submetam nos serviços municipais o licenciamento de todo o tipo de ocupação de via pública, para que assim a aplicação seja o mais fidedigna possível.
O realizador Flávio Cruz, natural de Viana do Castelo, foi um dos grandes vencedores da 18.ª edição do ART&TUR – Festival Internacional de Cinema de Turismo, que decorreu no Fundão. O cineasta arrecadou cinco prémios com três filmes distintos, em várias categorias das competições nacional e internacional.
A Câmara Municipal de Viana do Castelo aprovou esta terça-feira, por unanimidade, um investimento de 650.540,79 euros para o transporte escolar de 390 alunos do concelho no ano letivo 2025/2026.
O jovem ciclista vianense Daniel Moreira foi convocado para integrar a Seleção Nacional de sub-23 que irá participar no Campeonato do Mundo de Ciclismo de Estrada, a decorrer entre os dias 21 e 28 de setembro, no Ruanda.
O sistema informático do Serviço Nacional de Saúde (SNS) já está a funcionar normalmente após uma falha que afetou várias unidades hospitalares e centros de saúde em todo o país, incluindo a Unidade Local de Saúde do Alto Minho (ULSAM).
A Polícia Judiciária, através do Departamento de Investigação Criminal de Braga, deteve, fora de flagrante delito, o presumível autor de cinco crimes de incêndio florestal, ocorridos a 21 de agosto deste ano, na freguesia de Chafé, concelho de Viana do Castelo, em zonas com condições de propagação a manchas florestais extensas e aglomerados habitacionais.
No dia 19 de outubro, decorre a II edição do BTT Transibérico, um percurso não competitivo que une ciclistas de Portugal e da Galiza para explorar a natureza, cultura e património da Eurocidade Cerveira-Tomiño. A iniciativa tem como objetivo promover o turismo sustentável e o lazer ativo na região.
A União de Freguesias de Barroselas e Carvoeiro desmentiu esta quinta-feira, 18 de setembro, os rumores que circularam nas redes sociais sobre uma alegada dívida de 400 mil euros. Em comunicado enviado à imprensa, o Executivo classificou a informação como “falsa, irresponsável e ofensiva”, garantindo que não corresponde à realidade financeira da autarquia.