A Câmara Municipal de Viana do Castelo acaba de lançar uma aplicação web dedicada à Ocupação de Via Pública (OVP - ovp.cm-viana-castelo.pt) que permite aos cidadãos consultar os condicionamentos existentes na via pública através dos registos de ocupação que se encontram ativos para o próprio dia, podendo também o utilizador consultar registos futuros, através do filtro por intervalo de tempo.
Conscientes da necessidade de criar uma forma acessível e intuitiva para que todos os munícipes possam aceder e facilmente compreender as informações sobre a ocupação da via pública nas suas diversas formas, tais como as alterações de trânsito, ocupações da via em consequência da realização de eventos e/ou necessidades de intervenção devido a obras, reparações e manutenção de infraestruturas, alterações que impactam o dia-a-dia da cidade e dos seus habitantes e visitantes, foi desenvolvida uma aplicação de georreferenciação de todas estas situações, permitindo a visualização desses constrangimentos rodoviários por parte de todos os munícipes.
Esta aplicação foi desenvolvida pela ESRI, em articulação com os serviços técnicos do Município, nomeadamente dos Gabinetes de Sistema de Informação Geográfica (SIG) e de Mobilidade.
O objetivo é que, com recurso a esta ferramenta, os munícipes possam programar as suas deslocações, para circularem no concelho já munidos da informação que lhes permita contornar os constrangimentos rodoviários, evitando os locais assinalados nos períodos indicados.
Na aplicação são, assim, apresentados, os constrangimentos com pedidos oficiais e devidamente licenciados, pelo que se solicita a todos os interessados que submetam nos serviços municipais o licenciamento de todo o tipo de ocupação de via pública, para que assim a aplicação seja o mais fidedigna possível.
Viana do Castelo acolhe, a partir de hoje, a 14.ª edição do Viana Volley Cup, um dos maiores torneios de voleibol da região. O evento, organizado pelo Clube de Voleibol de Viana, reúne centenas de atletas, treinadores e adeptos, combinando competição e convívio.
A associação ambientalista Zero criticou a CCDR-Norte por ter colocado em consulta pública o plano de gestão do aterro da Valorminho, em Valença, considerando o projeto “ilegal” e um “atentado ao ambiente”.
Doze pessoas morreram e 453 foram detidas por condução com taxa de álcool no sangue considerada crime, nos primeiros oito dias das operações de Natal e Ano Novo realizadas pela GNR e pela PSP.
Viana do Castelo celebra mais um talento desportivo local. A velejadora Luísa Peres, natural da cidade, foi distinguida pelo Comité Olímpico de Portugal com o estatuto de Esperança Olímpica de Vela, após a sua participação no recente Campeonato do Mundo de Seniores, realizado na China.
O Largo das Neves volta a ser, este sábado, 27 de dezembro, ponto de encontro da comunidade com a realização da tradicional Fogueira de Natal. A edição deste ano contará com os DJs Marshall Hall e Pedro Pereira, prometendo uma noite de música, convívio e celebração coletiva.
O distrito de Viana do Castelo está entre os 11 distritos de Portugal continental colocados sob aviso amarelo pelo Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA), devido à persistência de valores baixos da temperatura mínima. O aviso estará em vigor entre a meia-noite de 26 de dezembro e as 6 horas de 27 de dezembro, com exceção das localidades junto ao litoral, onde o impacto do frio poderá ser menos intenso.
A Escola Secundária de Monserrate, certificada como EPAS e Escola Embaixadora do Parlamento Europeu, conquistou pela quarta vez consecutiva uma viagem ao Parlamento Europeu, em Estrasburgo, fruto de um ano repleto de atividades educativas, exposições, workshops, encontros nacionais, desafios e concursos.