A Câmara Municipal de Viana do Castelo acaba de lançar uma aplicação web dedicada à Ocupação de Via Pública (OVP - ovp.cm-viana-castelo.pt) que permite aos cidadãos consultar os condicionamentos existentes na via pública através dos registos de ocupação que se encontram ativos para o próprio dia, podendo também o utilizador consultar registos futuros, através do filtro por intervalo de tempo.
Conscientes da necessidade de criar uma forma acessível e intuitiva para que todos os munícipes possam aceder e facilmente compreender as informações sobre a ocupação da via pública nas suas diversas formas, tais como as alterações de trânsito, ocupações da via em consequência da realização de eventos e/ou necessidades de intervenção devido a obras, reparações e manutenção de infraestruturas, alterações que impactam o dia-a-dia da cidade e dos seus habitantes e visitantes, foi desenvolvida uma aplicação de georreferenciação de todas estas situações, permitindo a visualização desses constrangimentos rodoviários por parte de todos os munícipes.
Esta aplicação foi desenvolvida pela ESRI, em articulação com os serviços técnicos do Município, nomeadamente dos Gabinetes de Sistema de Informação Geográfica (SIG) e de Mobilidade.
O objetivo é que, com recurso a esta ferramenta, os munícipes possam programar as suas deslocações, para circularem no concelho já munidos da informação que lhes permita contornar os constrangimentos rodoviários, evitando os locais assinalados nos períodos indicados.
Na aplicação são, assim, apresentados, os constrangimentos com pedidos oficiais e devidamente licenciados, pelo que se solicita a todos os interessados que submetam nos serviços municipais o licenciamento de todo o tipo de ocupação de via pública, para que assim a aplicação seja o mais fidedigna possível.
O Centro Cultural de Viana do Castelo será, uma vez mais, palco do New Year 2026, um dos eventos de passagem de ano mais aguardados da região. Organizado pela Collective e pelo Santa Luzia Futebol Clube, o evento regressa pelo segundo ano consecutivo, prometendo uma noite de elegância, sofisticação e diversão.
O evento “Remember Luziamar”, previsto para se realizar no Club Lote 5, em Viana do Castelo, foi cancelado por falta de acordo entre a gerência do espaço e o detentor da marca registada.
Viana do Castelo vai acolher, de 18 a 21 de dezembro de 2025, o 1.º Festival Internacional de Guitarra Clássica “Cordas Douradas”, que promete reunir alguns dos mais prestigiados guitarristas nacionais e internacionais no Museu de Artes Decorativas.
A Associação Concelhia das Feiras Novas anunciou o lançamento do concurso para a criação do cartaz oficial das Feiras Novas 2026, de Ponte de Lima, uma das festas mais emblemáticas do País.
A APPACDM de Viana do Castelo foi distinguida com a entrega da Bandeira da Ética, do Instituto Português do Desporto e Juventude (IPDJ) e do Plano Nacional de Ética no Desporto (PNED), numa cerimónia realizada a 9 de dezembro no Instituto Politécnico da Maia.
Tiago Brandão Rodrigues foi eleito Presidente do Conselho Geral do Instituto Politécnico de Viana do Castelo (IPVC), para o quadriénio 2025-2029.
Viana do Castelo foi este fim de semana o centro das decisões autárquicas nacionais. No encerramento do XXVII Congresso da Associação Nacional de Municípios Portugueses (ANMP), centenas de presidentes de câmara e vereadores aprovaram por esmagadora maioria uma resolução que define as medidas prioritárias para o mandato 2025-2029.