A Câmara Municipal de Viana do Castelo acaba de lançar uma aplicação web dedicada à Ocupação de Via Pública (OVP - ovp.cm-viana-castelo.pt) que permite aos cidadãos consultar os condicionamentos existentes na via pública através dos registos de ocupação que se encontram ativos para o próprio dia, podendo também o utilizador consultar registos futuros, através do filtro por intervalo de tempo.
Conscientes da necessidade de criar uma forma acessível e intuitiva para que todos os munícipes possam aceder e facilmente compreender as informações sobre a ocupação da via pública nas suas diversas formas, tais como as alterações de trânsito, ocupações da via em consequência da realização de eventos e/ou necessidades de intervenção devido a obras, reparações e manutenção de infraestruturas, alterações que impactam o dia-a-dia da cidade e dos seus habitantes e visitantes, foi desenvolvida uma aplicação de georreferenciação de todas estas situações, permitindo a visualização desses constrangimentos rodoviários por parte de todos os munícipes.
Esta aplicação foi desenvolvida pela ESRI, em articulação com os serviços técnicos do Município, nomeadamente dos Gabinetes de Sistema de Informação Geográfica (SIG) e de Mobilidade.
O objetivo é que, com recurso a esta ferramenta, os munícipes possam programar as suas deslocações, para circularem no concelho já munidos da informação que lhes permita contornar os constrangimentos rodoviários, evitando os locais assinalados nos períodos indicados.
Na aplicação são, assim, apresentados, os constrangimentos com pedidos oficiais e devidamente licenciados, pelo que se solicita a todos os interessados que submetam nos serviços municipais o licenciamento de todo o tipo de ocupação de via pública, para que assim a aplicação seja o mais fidedigna possível.
O presidente da Câmara Municipal de Viana do Castelo, Luís Nobre, marcou presença na tradição do “Viana Moscatel e Banana”, mais conhecido como Bananeiro, e não hesitou em servir alguns copos de moscatel aos milhares de vianenses e visitantes que encheram a Praça da República na tarde desta quarta-feira, véspera de Natal.
Para a grande maioria dos cristãos, o natal significa o nascimento de Jesus. Assim sendo, colocar o presépio por debaixo da árvore de natal é uma das tradições de natal mais comuns. O mesmo recria o nascimento do menino jesus num estábulo.
Hoje assinalam-se 25 anos desde o encalhe do navio de carga Coral Bulker à entrada do porto de Viana do Castelo, um dos maiores acidentes marítimos da costa norte portuguesa.
Reza a lenda, que há muitos muitos anos, um homem da nobreza, muito desgostoso pela morte da sua mulher, terá gasto todo o seu dinheiro, deixando as suas 3 filhas sem nada.
A poucas horas do Natal e a escassos dias do final de mais um ano, agradecemos a todos pela confiança na Viana TV. Continuamos a ter "Uma nova forma de ver Viana do Castelo".
Embora não seja muito comum nas grandes cidades as famílias com filhos pequenos saírem à rua depois da meia noite, em muitas aldeias de norte a sul do país, a missa do galo continua a ser uma tradição inquebrável.
Os presentes de natal são sem qualquer sombra de dúvida uma das maiores tradições de natal. Tendo começado há mais de 10 mil anos (os agricultores trocavam nesta altura o excedente das suas colheitas como forma de celebração do inverno já estar a meio), ainda hoje se mantém, fazendo as delicias de miúdos e graúdos, que deliram na altura de rasgar os presentes.