Logo
Regional

Nova aplicação informa constrangimentos no trânsito em Viana do Castelo

15 Junho, 2024 | 11:25
Partilhar
Pedro Xavier
1 min. leitura

A Câmara Municipal de Viana do Castelo acaba de lançar uma aplicação web dedicada à Ocupação de Via Pública (OVP - ovp.cm-viana-castelo.pt) que permite aos cidadãos consultar os condicionamentos existentes na via pública através dos registos de ocupação que se encontram ativos para o próprio dia, podendo também o utilizador consultar registos futuros, através do filtro por intervalo de tempo.

Conscientes da necessidade de criar uma forma acessível e intuitiva para que  todos os munícipes possam aceder e facilmente compreender as informações sobre a ocupação da via pública nas suas diversas formas, tais como as alterações de trânsito,  ocupações da via em consequência da realização de eventos e/ou necessidades de intervenção devido a obras, reparações e manutenção de infraestruturas, alterações que impactam o dia-a-dia da cidade e dos seus habitantes e visitantes, foi desenvolvida uma aplicação de georreferenciação de todas estas situações, permitindo a visualização desses constrangimentos rodoviários por parte de todos os munícipes. 

Esta aplicação foi desenvolvida pela ESRI, em articulação com os serviços técnicos do Município, nomeadamente dos Gabinetes de Sistema de Informação Geográfica (SIG) e de Mobilidade.

O objetivo é que, com recurso a esta ferramenta, os munícipes possam programar as suas deslocações, para circularem no concelho já munidos da informação que lhes permita contornar os constrangimentos rodoviários, evitando os locais assinalados nos períodos indicados. 

Na aplicação são, assim, apresentados, os constrangimentos com pedidos oficiais e devidamente licenciados, pelo que se solicita a todos os interessados que submetam nos serviços municipais o licenciamento de todo o tipo de ocupação de via pública, para que assim a aplicação seja o mais fidedigna possível.

Programas de Autor

Episódios Recentes Ver Mais

Notícias

Regional 24 Dezembro, 2025

Viana do Castelo celebra hoje o Natal com “Moscatel e Banana” no centro histórico

O centro histórico de Viana do Castelo está hoje a viver um ambiente de festa e confraternização com a realização do tradicional evento “Viana, Moscatel e Banana”, que já está a decorrer na Praça da República.

Nacional 24 Dezembro, 2025

APIC alerta para riscos cardíacos no Natal e apela à moderação nos excessos festivos

A Associação Portuguesa de Intervenção Cardiovascular (APIC) lançou um novo alerta à população para a importância de manter os cuidados com a saúde do coração durante a época natalícia, um período em que os excessos alimentares e a diminuição da atividade física tendem a aumentar.

Internacional 24 Dezembro, 2025

Tradições de Natal: Pai Natal

Embora a figura do Pai Natal como o “conhecemos” atualmente tenha sido criado pela Coca Cola, esta continua a ser uma das figuras mais míticas do natal.

Nacional 24 Dezembro, 2025

Tradições de Natal: Bolo Rei

O famoso bolo rei, é uma das tradições de natal que em Portugal não passa despercebida a praticamente nenhuma família. Com uma forma redonda e com um buraco no meio coberto com frutas cristalizadas e com frutos secos no seu interior.

Regional 24 Dezembro, 2025

F-16M da Força Aérea sobrevoam Viana do Castelo para desejar Feliz Natal

Viana do Castelo será uma das cidades contempladas, esta quarta-feira, por um sobrevoo especial da Força Aérea Portuguesa. Às 10h28, uma parelha de F-16M deverá cruzar os céus da região, no âmbito das últimas horas de treino do ano.

Nacional 24 Dezembro, 2025

GNR regista mais de seis mil infrações na Operação Natal e Ano Novo 2025/2026

A Guarda Nacional Republicana (GNR) já registou mais de seis mil contraordenações no âmbito da “Operação Natal e Ano Novo 2025/2026”, sendo o excesso de velocidade uma das infrações mais frequentes.

Internacional 23 Dezembro, 2025

Tradições de Natal: Árvore de Natal

A primeira referência à árvore de natal como conhecemos hoje, data do século XVI. Nesta altura, na Alemanha, todas as famílias decoravam pinheiros com papeis coloridos, frutas secas e doces.