O jornal Notícias de Viana, que é propriedade da Diocese de Viana do Castelo, promoveu um evento de lançamento da sua nova imagem e linha editorial. A informar desde 1916, o título passa a ser mensal e pretende também apostar no digital.
O diretor, Pe. João Basto, afirmou que a sua equipa quer “transformar o jornal em algo que valha a pena ler”. “A nossa marca é a antiguidade e isso significa querer defender e resgatar um jornalismo que seja independente e livre, que contribui para um espaço público mais plural na nossa sociedade”, assegurou, sublinhando que “o único apoio público são os leitores”. “Sentimos que, quanto mais um jornal está dependente de um órgão público, mais ele se torna escravo desse órgão. Nós não queremos isso. Queremos um jornal independente”, salientou.
O papel tem um público e, com o digital, o Notícias de Viana pretende arrecadar outros. “Todos os dias, vamos ter uma notícia nova, um colunista novo, uma entrevista ou reportagem nova no nosso site. O nosso objetivo é mais do que dar notícias é saber o que se passa a fundo”, explicou, revelando que, em setembro, vão promover um conjunto de podcast sobre os mais variados temas, desde finanças, etnografia e teologia.

D. João Lavrador, Bispo diocesano, também marcou presença no evento e reconheceu que “a Igreja não se compreende sem comunicação”. “A Igreja pretende conseguir perseguir a verdade e explorar a boa notícia pelo bem comum e pelo bem de todos. Sem deixar ninguém de fora”, afirmou, defendendo que um órgão de comunicação da Diocese “entra no domínio público” e “olha para a sociedade com respeito, sempre com a sua entidade”. “Lê a realidade pelo humanismo cristão e dentro dos parâmetros da Igreja”, acrescentou, fomentando o diálogo comum através da comunicação social.
A 11ª jornada da Primeira Divisão da AF Viana do Castelo, disputada este domingo, trouxe mudanças no topo da tabela: o SC Valenciano venceu e assumiu a liderança isolada do campeonato, num fim de semana pautado por muitos empates.
A 11.ª jornada da Segunda Divisão da AF Viana do Castelo, disputada este domingo, trouxe resultados surpreendentes e mexeu com as contas do topo da tabela. O Távora sofreu uma inesperada derrota caseira por 2-0 diante do SC Vianense B, mas mantém-se no comando com 27 pontos. Ainda assim, o desaire abriu caminho para a aproximação do Neves FC, que venceu de forma convincente o Perre por 3-1 e reduziu a diferença para apenas dois pontos, relançando a luta pela liderança.
No âmbito das comemorações do Dia Internacional para a Eliminação da Violência contra as Mulheres, foi inaugurado nos Paços do Concelho de Ponte da Barca um mural comunitário que reúne peças artísticas criadas por alunos das escolas locais e utentes de instituições do concelho.
O Centro Educativo das Lagoas recebeu os docentes das turmas selecionadas para a 11.ª edição do Festival de Jardins Escolinhas, que este ano tem como tema “Jardins de Sonho”.
Depois de cinco jogos sem vencer, o SC Vianense voltou este domingo de manhã aos triunfos, batendo os madeirenses do Ribeira Brava por 2-1, em jogo disputado no Estádio Dr. José de Matos, referente à 10.ª jornada do Campeonato de Portugal, série A.
A Juventude Viana entrou da melhor forma na edição 2025/2026 da Taça de Portugal, ao vencer este sábado a Biblioteca Instrução e Recreio (BIR) por 3-5, em Valado dos Frades, num encontro dos 32 avos de final marcado pelo equilíbrio, intensidade e pela eficácia vianense nos momentos-chave.
A VianaFestas vai abrir ao público, no dia 6 de dezembro, um dos ofícios mais emblemáticos da Romaria da Senhora d’Agonia. O workshop “Arte em Fio – Arte da Filigrana” inaugura o ciclo “Somos Todos Romaria” e convida 12 participantes a aprender, passo a passo, a técnica ancestral que atravessa séculos de tradição no Minho.