O jornal Notícias de Viana, que é propriedade da Diocese de Viana do Castelo, promoveu um evento de lançamento da sua nova imagem e linha editorial. A informar desde 1916, o título passa a ser mensal e pretende também apostar no digital.
O diretor, Pe. João Basto, afirmou que a sua equipa quer “transformar o jornal em algo que valha a pena ler”. “A nossa marca é a antiguidade e isso significa querer defender e resgatar um jornalismo que seja independente e livre, que contribui para um espaço público mais plural na nossa sociedade”, assegurou, sublinhando que “o único apoio público são os leitores”. “Sentimos que, quanto mais um jornal está dependente de um órgão público, mais ele se torna escravo desse órgão. Nós não queremos isso. Queremos um jornal independente”, salientou.
O papel tem um público e, com o digital, o Notícias de Viana pretende arrecadar outros. “Todos os dias, vamos ter uma notícia nova, um colunista novo, uma entrevista ou reportagem nova no nosso site. O nosso objetivo é mais do que dar notícias é saber o que se passa a fundo”, explicou, revelando que, em setembro, vão promover um conjunto de podcast sobre os mais variados temas, desde finanças, etnografia e teologia.

D. João Lavrador, Bispo diocesano, também marcou presença no evento e reconheceu que “a Igreja não se compreende sem comunicação”. “A Igreja pretende conseguir perseguir a verdade e explorar a boa notícia pelo bem comum e pelo bem de todos. Sem deixar ninguém de fora”, afirmou, defendendo que um órgão de comunicação da Diocese “entra no domínio público” e “olha para a sociedade com respeito, sempre com a sua entidade”. “Lê a realidade pelo humanismo cristão e dentro dos parâmetros da Igreja”, acrescentou, fomentando o diálogo comum através da comunicação social.
A Casa do Conhecimento de Ponte da Barca recebeu uma sessão dedicada à saúde mental, sob o tema “Saúde Mental: Conhece-te a ti mesmo!”. Orientada por Cristina Sousa, Mental Coach e consultora, a iniciativa atraiu uma sala cheia e proporcionou aos participantes ferramentas para refletir sobre o bem-estar e o funcionamento do cérebro.
A 3.ª edição dos Prémios Património Ibérico, que reconhece as boas práticas no setor do património cultural, será entregue a 5 de dezembro, no Auditório do Centro Cultural Olga Cadaval, durante a AR&PA 2025 – Bienal Ibérica de Património Cultural, em Sintra.
A Câmara Municipal de Viana do Castelo aprovou a declaração de Interesse Municipal para um novo empreendimento de agroturismo em Mujães, inserido numa exploração agrícola de larga escala.
O centro histórico de Viana do Castelo volta a encher-se de luz e animação entre 5 de dezembro e 5 de janeiro de 2026 com o arranque de “Viana Coração do Natal”, programa promovido pela Câmara Municipal, pela Associação Empresarial do Distrito de Viana do Castelo (AEDVC) e pela Vianafestas. A iniciativa pretende devolver às ruas da cidade a atmosfera festiva e dinamizar o comércio tradicional nesta quadra.
Este Natal, a história e a magia juntam-se nos carris do Vouga. A edição de Natal do Comboio Histórico do Vouga regressa entre 7 de dezembro de 2025 e 4 de janeiro de 2026, oferecendo uma experiência única para toda a família, com nove viagens programadas aos sábados e domingos.
A 11ª jornada da Primeira Divisão da AF Viana do Castelo, disputada este domingo, trouxe mudanças no topo da tabela: o SC Valenciano venceu e assumiu a liderança isolada do campeonato, num fim de semana pautado por muitos empates.
A 11.ª jornada da Segunda Divisão da AF Viana do Castelo, disputada este domingo, trouxe resultados surpreendentes e mexeu com as contas do topo da tabela. O Távora sofreu uma inesperada derrota caseira por 2-0 diante do SC Vianense B, mas mantém-se no comando com 27 pontos. Ainda assim, o desaire abriu caminho para a aproximação do Neves FC, que venceu de forma convincente o Perre por 3-1 e reduziu a diferença para apenas dois pontos, relançando a luta pela liderança.