Logo
Regional

Notícias de Viana apresenta nova imagem e linha editorial

11 Julho, 2024 | 17:03
Partilhar
Viana TV
1 min. leitura

O jornal Notícias de Viana, que é propriedade da Diocese de Viana do Castelo, promoveu um evento de lançamento da sua nova imagem e linha editorial. A informar desde 1916, o título passa a ser mensal e pretende também apostar no digital.

O diretor, Pe. João Basto, afirmou que a sua equipa quer “transformar o jornal em algo que valha a pena ler”. “A nossa marca é a antiguidade e isso significa querer defender e resgatar um jornalismo que seja independente e livre, que contribui para um espaço público mais plural na nossa sociedade”, assegurou, sublinhando que “o único apoio público são os leitores”. “Sentimos que, quanto mais um jornal está dependente de um órgão público, mais ele se torna escravo desse órgão. Nós não queremos isso. Queremos um jornal independente”, salientou.

O papel tem um público e, com o digital, o Notícias de Viana pretende arrecadar outros. “Todos os dias, vamos ter uma notícia nova, um colunista novo, uma entrevista ou reportagem nova no nosso site. O nosso objetivo é mais do que dar notícias é saber o que se passa a fundo”, explicou, revelando que, em setembro, vão promover um conjunto de podcast sobre os mais variados temas, desde finanças, etnografia e teologia.

D. João Lavrador, Bispo diocesano, também marcou presença no evento e reconheceu que “a Igreja não se compreende sem comunicação”. “A Igreja pretende conseguir perseguir a verdade e explorar a boa notícia pelo bem comum e pelo bem de todos. Sem deixar ninguém de fora”, afirmou, defendendo que um órgão de comunicação da Diocese “entra no domínio público” e “olha para a sociedade com respeito, sempre com a sua entidade”. “Lê a realidade pelo humanismo cristão e dentro dos parâmetros da Igreja”, acrescentou, fomentando o diálogo comum através da comunicação social.

Programas de Autor

Episódios Recentes Ver Mais

Notícias

Regional 28 Dezembro, 2025

Janeiro de 2025 marca acontecimentos históricos no Alto Minho

O mês de janeiro de 2025 ficou marcado por acontecimentos de forte impacto social, político e humano no Alto Minho, muitos deles em destaque na Viana TV.

Nacional 28 Dezembro, 2025

Viana do Castelo prepara a maior passagem de ano do norte de Portugal

O Centro Cultural de Viana do Castelo volta a ser o palco da tradicional festa de passagem de ano, marcada para a noite de 31 de dezembro. As portas abrem às 23h00, prometendo uma noite repleta de animação, música e surpresas, que se prolongará até às 06h00 do dia seguinte.

Desporto 28 Dezembro, 2025

Valenciano e Ponte da Barca assumem liderança na Primeira Divisão AF Viana do Castelo

A 15ª jornada da Primeira Divisão AF Viana do Castelo, última do calendário de 2025, trouxe emoções fortes e definiu a liderança da competição.

Desporto 28 Dezembro, 2025

AFVC: Távora fecha 2025 no topo da tabela classificativa da 2ª Divisão Distrital

A 15ª jornada da Segunda Divisão da AF Viana do Castelo, disputada este domingo, fechou o calendário de 2025 com emoção e resultados surpreendentes.

Desporto 28 Dezembro, 2025

Mónica Silva faz história com quarto triunfo consecutivo na São Silvestre de Viana do Castelo

A 12.ª Corrida de São Silvestre de Viana do Castelo voltou a consagrar Mónica Silva, do Clube Atlético de Macedo de Cavaleiros, que venceu a prova feminina com o tempo de 34:46, repetindo os triunfos alcançados em 2022, 2023 e 2024. A atleta, que é também madrinha da corrida, reforça assim o seu domínio absoluto na competição vianense, tornando-se uma das figuras maiores da história do evento.

Internacional 28 Dezembro, 2025

Morreu Brigitte Bardot, ícone do cinema francês

A atriz francesa Brigitte Bardot, uma das maiores figuras do cinema europeu do século XX, morreu aos 91 anos, informou hoje a Fundação Brigitte Bardot em comunicado.

Regional 28 Dezembro, 2025

Lourear a Pevide 2025 reforça Ponte de Lima como referência da enogastronomia regional

A edição 2025 do Lourear a Pevide voltou a afirmar Ponte de Lima como território de excelência na valorização da gastronomia local e do Vinho Verde Loureiro, reforçando a ligação entre restauração, produtores, consumidores e identidade territorial. A forte participação do público confirmou o crescente interesse por esta iniciativa, que alia tradição, inovação e envolvimento comunitário.