O jornal Notícias de Viana, que é propriedade da Diocese de Viana do Castelo, promoveu um evento de lançamento da sua nova imagem e linha editorial. A informar desde 1916, o título passa a ser mensal e pretende também apostar no digital.
O diretor, Pe. João Basto, afirmou que a sua equipa quer “transformar o jornal em algo que valha a pena ler”. “A nossa marca é a antiguidade e isso significa querer defender e resgatar um jornalismo que seja independente e livre, que contribui para um espaço público mais plural na nossa sociedade”, assegurou, sublinhando que “o único apoio público são os leitores”. “Sentimos que, quanto mais um jornal está dependente de um órgão público, mais ele se torna escravo desse órgão. Nós não queremos isso. Queremos um jornal independente”, salientou.
O papel tem um público e, com o digital, o Notícias de Viana pretende arrecadar outros. “Todos os dias, vamos ter uma notícia nova, um colunista novo, uma entrevista ou reportagem nova no nosso site. O nosso objetivo é mais do que dar notícias é saber o que se passa a fundo”, explicou, revelando que, em setembro, vão promover um conjunto de podcast sobre os mais variados temas, desde finanças, etnografia e teologia.

D. João Lavrador, Bispo diocesano, também marcou presença no evento e reconheceu que “a Igreja não se compreende sem comunicação”. “A Igreja pretende conseguir perseguir a verdade e explorar a boa notícia pelo bem comum e pelo bem de todos. Sem deixar ninguém de fora”, afirmou, defendendo que um órgão de comunicação da Diocese “entra no domínio público” e “olha para a sociedade com respeito, sempre com a sua entidade”. “Lê a realidade pelo humanismo cristão e dentro dos parâmetros da Igreja”, acrescentou, fomentando o diálogo comum através da comunicação social.
A produtora vianense Anémona Sonora, em parceria com o Club Lote 5, promove esta sexta-feira, 5 de dezembro, o evento “Lote of Christmas”, iniciativa que pretende afirmar Viana do Castelo como ponto de referência no panorama da música eletrónica regional.
A Polícia Judiciária deteve esta semana oito pessoas na sequência de uma operação de grande escala realizada no Norte do país, no âmbito de uma investigação a alegados esquemas de corrupção envolvendo a Comissão de Viticultura da Região dos Vinhos Verdes (CVRVV).
O Mercado de Natal de Vila Nova de Cerveira decorre nos dois primeiros fins de semana de dezembro, com artesanato, produtos regionais e doces típicos.
Paredes de Coura prepara-se para receber um dos nomes mais aplaudidos da nova música portuguesa. Noble sobe ao palco do Xapas no próximo dia 20 de dezembro, num concerto que promete uma noite carregada de emoção, intensidade e momentos memoráveis.
O programa “Viana Coração do Natal” regressa ao centro histórico de Viana do Castelo entre 5 de dezembro e 5 de janeiro de 2026, e traz consigo dois destaques culturais que prometem captar a atenção de vianenses e visitantes: a exposição “Ah Amália – Living Experience on Tour” e a XV Bienal de Pintura do Eixo Atlântico.
O Viana STARTS representou Viana do Castelo na Irlanda, onde participou no encontro de capacitação promovido pela European Urban Initiative (EUI), realizado em Monaghan, sob o tema “Reimagining Places: Sustainable Conservation of Ireland’s Beautiful Heritage”.
O Bloco de Esquerda conseguiu aprovar, no Orçamento de Estado para 2026, duas propostas históricas para o Alto Minho: a requalificação do portinho de Vila Praia de Âncora, em Caminha, e as dragagens em Castelo de Neiva, em Viana do Castelo.