O jornal Notícias de Viana, que é propriedade da Diocese de Viana do Castelo, promoveu um evento de lançamento da sua nova imagem e linha editorial. A informar desde 1916, o título passa a ser mensal e pretende também apostar no digital.
O diretor, Pe. João Basto, afirmou que a sua equipa quer “transformar o jornal em algo que valha a pena ler”. “A nossa marca é a antiguidade e isso significa querer defender e resgatar um jornalismo que seja independente e livre, que contribui para um espaço público mais plural na nossa sociedade”, assegurou, sublinhando que “o único apoio público são os leitores”. “Sentimos que, quanto mais um jornal está dependente de um órgão público, mais ele se torna escravo desse órgão. Nós não queremos isso. Queremos um jornal independente”, salientou.
O papel tem um público e, com o digital, o Notícias de Viana pretende arrecadar outros. “Todos os dias, vamos ter uma notícia nova, um colunista novo, uma entrevista ou reportagem nova no nosso site. O nosso objetivo é mais do que dar notícias é saber o que se passa a fundo”, explicou, revelando que, em setembro, vão promover um conjunto de podcast sobre os mais variados temas, desde finanças, etnografia e teologia.

D. João Lavrador, Bispo diocesano, também marcou presença no evento e reconheceu que “a Igreja não se compreende sem comunicação”. “A Igreja pretende conseguir perseguir a verdade e explorar a boa notícia pelo bem comum e pelo bem de todos. Sem deixar ninguém de fora”, afirmou, defendendo que um órgão de comunicação da Diocese “entra no domínio público” e “olha para a sociedade com respeito, sempre com a sua entidade”. “Lê a realidade pelo humanismo cristão e dentro dos parâmetros da Igreja”, acrescentou, fomentando o diálogo comum através da comunicação social.
Viana do Castelo acolhe, a partir de hoje, a 14.ª edição do Viana Volley Cup, um dos maiores torneios de voleibol da região. O evento, organizado pelo Clube de Voleibol de Viana, reúne centenas de atletas, treinadores e adeptos, combinando competição e convívio.
A associação ambientalista Zero criticou a CCDR-Norte por ter colocado em consulta pública o plano de gestão do aterro da Valorminho, em Valença, considerando o projeto “ilegal” e um “atentado ao ambiente”.
Doze pessoas morreram e 453 foram detidas por condução com taxa de álcool no sangue considerada crime, nos primeiros oito dias das operações de Natal e Ano Novo realizadas pela GNR e pela PSP.
Viana do Castelo celebra mais um talento desportivo local. A velejadora Luísa Peres, natural da cidade, foi distinguida pelo Comité Olímpico de Portugal com o estatuto de Esperança Olímpica de Vela, após a sua participação no recente Campeonato do Mundo de Seniores, realizado na China.
O Largo das Neves volta a ser, este sábado, 27 de dezembro, ponto de encontro da comunidade com a realização da tradicional Fogueira de Natal. A edição deste ano contará com os DJs Marshall Hall e Pedro Pereira, prometendo uma noite de música, convívio e celebração coletiva.
O distrito de Viana do Castelo está entre os 11 distritos de Portugal continental colocados sob aviso amarelo pelo Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA), devido à persistência de valores baixos da temperatura mínima. O aviso estará em vigor entre a meia-noite de 26 de dezembro e as 6 horas de 27 de dezembro, com exceção das localidades junto ao litoral, onde o impacto do frio poderá ser menos intenso.
A Escola Secundária de Monserrate, certificada como EPAS e Escola Embaixadora do Parlamento Europeu, conquistou pela quarta vez consecutiva uma viagem ao Parlamento Europeu, em Estrasburgo, fruto de um ano repleto de atividades educativas, exposições, workshops, encontros nacionais, desafios e concursos.