O Norte de Portugal e a Galiza, em Espanha, lançaram o programa transfronteiriço Iqual Campus, que tem por objetivo uma “inclusão efetiva e generalizada” da igualdade de género em todas as atividades profissionais, através da aposta na formação.
A informação foi divulgada em comunicado pela Junta da Galiza, que lidera o processo no âmbito da 4.ª convocatória do Programa Interreg Espanha – Portugal (POCTEP 2021-2027), que reúne ainda a Comunidade Intermunicipal (CIM) do Alto Minho, a do Vale do Cávado, a Universidade do Porto e a Universidade de Santiago de Compostela.
“Melhorar a qualidade e a cobertura dos serviços de formação no domínio da igualdade no trabalho na Galiza e no Norte de Portugal” é o propósito do projeto, de acordo com o governo regional galego.
Para isso, vai avançar-se com o “desenvolvimento conjunto de um sistema piloto de formação especializado em igualdade entre homens e mulheres no local de trabalho”.
Pretende-se que esse sistema sirva para “formar e certificar os principais intervenientes: professores e técnicos de igualdade, principalmente”.
“O objetivo é conseguir a inclusão efetiva e generalizada da perspetiva de género em todas as atividades profissionais da eurorregião, bem como a formação da sociedade em geral”, explica.
No ‘site’ do projeto, explica-se que a intenção do Iqual Campus é, “através de uma plataforma virtual acessível, transformar a formação em igualdade no trabalho, estabelecendo um modelo replicável e transferível para outros contextos educativos”.
Entre as atividades previstas, estão a “conceção de um sistema de formação conjunta e de um currículo comum sobre igualdade de género no mercado de trabalho” e a implementação de um sistema de certificação de competências “em matéria de igualdade entre homens e mulheres”.
Está também previsto o lançamento de um campus virtual com planos de formação sobre igualdade de género.
O programa prevê também criar um observatório transfronteiriço de competências de formação, para que exista monitorização e análise das competências de formação em igualdade laboral na eurorregião Galiza – Norte de Portugal.
Viana do Castelo recebe este sábado, às 17h30, o candidato presidencial João Cotrim de Figueiredo, apoiado pela Iniciativa Liberal (IL), que marcará presença na tradicional corrida de São Silvestre, integrada na sua agenda de campanha para as eleições presidenciais de 2026.
O funeral de Ângela Pereira, jovem natural de Viana do Castelo que lutava contra uma doença grave, realiza-se este sábado, na Igreja Paroquial de Afife, no concelho de Viana do Castelo.
Viana do Castelo acolhe, a partir de hoje, a 14.ª edição do Viana Volley Cup, um dos maiores torneios de voleibol da região. O evento, organizado pelo Clube de Voleibol de Viana, reúne centenas de atletas, treinadores e adeptos, combinando competição e convívio.
A associação ambientalista Zero criticou a CCDR-Norte por ter colocado em consulta pública o plano de gestão do aterro da Valorminho, em Valença, considerando o projeto “ilegal” e um “atentado ao ambiente”.
Doze pessoas morreram e 453 foram detidas por condução com taxa de álcool no sangue considerada crime, nos primeiros oito dias das operações de Natal e Ano Novo realizadas pela GNR e pela PSP.
Viana do Castelo celebra mais um talento desportivo local. A velejadora Luísa Peres, natural da cidade, foi distinguida pelo Comité Olímpico de Portugal com o estatuto de Esperança Olímpica de Vela, após a sua participação no recente Campeonato do Mundo de Seniores, realizado na China.
O Largo das Neves volta a ser, este sábado, 27 de dezembro, ponto de encontro da comunidade com a realização da tradicional Fogueira de Natal. A edição deste ano contará com os DJs Marshall Hall e Pedro Pereira, prometendo uma noite de música, convívio e celebração coletiva.