O Norte de Portugal e a Galiza, em Espanha, lançaram o programa transfronteiriço Iqual Campus, que tem por objetivo uma “inclusão efetiva e generalizada” da igualdade de género em todas as atividades profissionais, através da aposta na formação.
A informação foi divulgada em comunicado pela Junta da Galiza, que lidera o processo no âmbito da 4.ª convocatória do Programa Interreg Espanha – Portugal (POCTEP 2021-2027), que reúne ainda a Comunidade Intermunicipal (CIM) do Alto Minho, a do Vale do Cávado, a Universidade do Porto e a Universidade de Santiago de Compostela.
“Melhorar a qualidade e a cobertura dos serviços de formação no domínio da igualdade no trabalho na Galiza e no Norte de Portugal” é o propósito do projeto, de acordo com o governo regional galego.
Para isso, vai avançar-se com o “desenvolvimento conjunto de um sistema piloto de formação especializado em igualdade entre homens e mulheres no local de trabalho”.
Pretende-se que esse sistema sirva para “formar e certificar os principais intervenientes: professores e técnicos de igualdade, principalmente”.
“O objetivo é conseguir a inclusão efetiva e generalizada da perspetiva de género em todas as atividades profissionais da eurorregião, bem como a formação da sociedade em geral”, explica.
No ‘site’ do projeto, explica-se que a intenção do Iqual Campus é, “através de uma plataforma virtual acessível, transformar a formação em igualdade no trabalho, estabelecendo um modelo replicável e transferível para outros contextos educativos”.
Entre as atividades previstas, estão a “conceção de um sistema de formação conjunta e de um currículo comum sobre igualdade de género no mercado de trabalho” e a implementação de um sistema de certificação de competências “em matéria de igualdade entre homens e mulheres”.
Está também previsto o lançamento de um campus virtual com planos de formação sobre igualdade de género.
O programa prevê também criar um observatório transfronteiriço de competências de formação, para que exista monitorização e análise das competências de formação em igualdade laboral na eurorregião Galiza – Norte de Portugal.
Assinala-se este sábado, 31 de janeiro, o 28.º aniversário do resgate e da chegada do Navio Hospital Gil Eannes a Viana do Castelo, um momento marcante da história recente da cidade e um exemplo notável de mobilização cívica em defesa do património marítimo.
A apresentadora de televisão portuguesa Teresa Guilherme estará em Viana do Castelo, no Teatro Sá de Miranda, este sábado, 31 de janeiro, para apresentar o espetáculo de teatro “As Vaginas e Eu – Tudo o que ficou por dizer”.
O Alto Minho volta a ser palco de formação internacional na gestão do fogo controlado com o European TREX 2026, que decorre de 30 de janeiro a 6 de fevereiro, em Paredes de Coura.
As baixas temperaturas e a elevada humidade características do inverno podem comprometer o bem-estar de cães e gatos, sobretudo dos animais de pequeno porte, de pelo curto e seniores. O alerta é deixado por Elena Díaz, médica veterinária da Kivet, que sublinha a importância de pequenos cuidados diários para prevenir problemas de saúde nesta altura do ano.
São Tomé e Príncipe acolheu o lançamento do projeto +COESÃO, uma iniciativa do Politécnico de Viana do Castelo que visa reforçar a qualidade do ensino superior, capacitar docentes e aproximar a formação académica das necessidades reais do país.
A freguesia de Carreço acolhe este sábado, 31 de janeiro, a primeira edição do evento “Ecos de Janeiro”, uma iniciativa dedicada à preservação e valorização do Cantar dos Reis, tradição do património imaterial português.
A Juventude Viana recebe este sábado, às 21h30, a Académica de Coimbra, em jogo da 15.ª jornada do Campeonato Nacional da II Divisão de hóquei em patins, no Pavilhão José Natário.