O Norte de Portugal e a Galiza, em Espanha, lançaram o programa transfronteiriço Iqual Campus, que tem por objetivo uma “inclusão efetiva e generalizada” da igualdade de género em todas as atividades profissionais, através da aposta na formação.
A informação foi divulgada em comunicado pela Junta da Galiza, que lidera o processo no âmbito da 4.ª convocatória do Programa Interreg Espanha – Portugal (POCTEP 2021-2027), que reúne ainda a Comunidade Intermunicipal (CIM) do Alto Minho, a do Vale do Cávado, a Universidade do Porto e a Universidade de Santiago de Compostela.
“Melhorar a qualidade e a cobertura dos serviços de formação no domínio da igualdade no trabalho na Galiza e no Norte de Portugal” é o propósito do projeto, de acordo com o governo regional galego.
Para isso, vai avançar-se com o “desenvolvimento conjunto de um sistema piloto de formação especializado em igualdade entre homens e mulheres no local de trabalho”.
Pretende-se que esse sistema sirva para “formar e certificar os principais intervenientes: professores e técnicos de igualdade, principalmente”.
“O objetivo é conseguir a inclusão efetiva e generalizada da perspetiva de género em todas as atividades profissionais da eurorregião, bem como a formação da sociedade em geral”, explica.
No ‘site’ do projeto, explica-se que a intenção do Iqual Campus é, “através de uma plataforma virtual acessível, transformar a formação em igualdade no trabalho, estabelecendo um modelo replicável e transferível para outros contextos educativos”.
Entre as atividades previstas, estão a “conceção de um sistema de formação conjunta e de um currículo comum sobre igualdade de género no mercado de trabalho” e a implementação de um sistema de certificação de competências “em matéria de igualdade entre homens e mulheres”.
Está também previsto o lançamento de um campus virtual com planos de formação sobre igualdade de género.
O programa prevê também criar um observatório transfronteiriço de competências de formação, para que exista monitorização e análise das competências de formação em igualdade laboral na eurorregião Galiza – Norte de Portugal.
O Largo Maestro José Pedro recebe, pela primeira vez, o Largo do Chocolate, uma das grandes novidades da programação “Viana Coração do Natal”.
A Câmara Municipal de Viana do Castelo aprovou a declaração de Interesse Municipal para o Eco Albergue do Neiva, um novo empreendimento turístico a instalar em Castelo do Neiva, destinado a responder às crescentes necessidades dos peregrinos do Caminho de Santiago.
No âmbito do Dia Internacional das Pessoas com Deficiência, que se comemora a 3 de dezembro, o Centro Cultural de Paredes de Coura e o Município promovem hoje a apresentação da companhia Terra Amarela com a peça “Mãos minhas”, em Língua Gestual Portuguesa, às 21h30.
A Associação de Futebol de Viana do Castelo (AFVC) realizou esta quinta-feira, 27 de fevereiro, o sorteio dos quartos de final da Taça da AFVC, definindo os encontros que vão decidir os semifinalistas da competição.
O Mercado de Natal de Viana do Castelo, que decorre entre 5 de dezembro e 5 de janeiro de 2026, será alargado ao Passeio das Mordomas da Romaria devido ao número elevado de pedidos. Esta ampliação garante mais espaço e conforto para quem deseja desfrutar da magia natalícia no centro da cidade.
O Politécnico de Viana do Castelo acaba de anunciar uma nova pós-graduação em Gestão de Transporte e Logística Marítima, totalmente online e com regime pós-laboral, destinada a profissionais que desejam atualizar ou aprofundar competências num setor estratégico para a economia nacional e internacional. As candidaturas estão abertas até 6 de janeiro.
A companhia Krisálida apresenta nos dias 29 e 30 de novembro, no Teatro Municipal Valadares, em Caminha, o espetáculo “Caminhos Cruzados”, a sua 30.ª produção. A peça contemporânea cruza teatro, cinema e máscaras para refletir sobre migração, multiculturalidade e relações humanas.