O Norte de Portugal e a Galiza, em Espanha, lançaram o programa transfronteiriço Iqual Campus, que tem por objetivo uma “inclusão efetiva e generalizada” da igualdade de género em todas as atividades profissionais, através da aposta na formação.
A informação foi divulgada em comunicado pela Junta da Galiza, que lidera o processo no âmbito da 4.ª convocatória do Programa Interreg Espanha – Portugal (POCTEP 2021-2027), que reúne ainda a Comunidade Intermunicipal (CIM) do Alto Minho, a do Vale do Cávado, a Universidade do Porto e a Universidade de Santiago de Compostela.
“Melhorar a qualidade e a cobertura dos serviços de formação no domínio da igualdade no trabalho na Galiza e no Norte de Portugal” é o propósito do projeto, de acordo com o governo regional galego.
Para isso, vai avançar-se com o “desenvolvimento conjunto de um sistema piloto de formação especializado em igualdade entre homens e mulheres no local de trabalho”.
Pretende-se que esse sistema sirva para “formar e certificar os principais intervenientes: professores e técnicos de igualdade, principalmente”.
“O objetivo é conseguir a inclusão efetiva e generalizada da perspetiva de género em todas as atividades profissionais da eurorregião, bem como a formação da sociedade em geral”, explica.
No ‘site’ do projeto, explica-se que a intenção do Iqual Campus é, “através de uma plataforma virtual acessível, transformar a formação em igualdade no trabalho, estabelecendo um modelo replicável e transferível para outros contextos educativos”.
Entre as atividades previstas, estão a “conceção de um sistema de formação conjunta e de um currículo comum sobre igualdade de género no mercado de trabalho” e a implementação de um sistema de certificação de competências “em matéria de igualdade entre homens e mulheres”.
Está também previsto o lançamento de um campus virtual com planos de formação sobre igualdade de género.
O programa prevê também criar um observatório transfronteiriço de competências de formação, para que exista monitorização e análise das competências de formação em igualdade laboral na eurorregião Galiza – Norte de Portugal.
O Governo anunciou hoje que a situação de calamidade em Portugal continental vai ser prolongada por mais sete dias, estendendo-se de domingo até 15 de fevereiro, devido à continuação do mau tempo. A informação foi transmitida pelo primeiro-ministro, Luís Montenegro, na residência oficial em São Bento, Lisboa.
A Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil (ANEPC) alerta para a manutenção de caudais elevados nos rios nos próximos dias, na sequência da precipitação intensa registada recentemente e da previsão de continuação de chuva.
A Câmara Municipal de Viana do Castelo aprovou esta terça-feira emitir parecer favorável à atribuição do estatuto de utilidade pública à Associação Casino Afifense, instituição com mais de 140 anos de história, fundada em 15 de fevereiro de 1885.
O Município de Vila Nova de Cerveira cortou a circulação na Avenida dos Pescadores, entre a entrada da Piscina Municipal e o Cais do Rio Minho, devido ao risco de cheias.
O Palco das Artes de Vila Nova de Cerveira recebe, no próximo dia 19 de abril, às 15h00, o espetáculo “As Guerreiras do K-POP Em Concerto (Tributo)”, um dos fenómenos musicais e visuais mais populares da atualidade. Os bilhetes já estão à venda em www.bol.pt.
Menos de 24 horas depois de se sagrar campeão europeu de Omnium, o ciclista vianense Iúri Leitão voltou a brilhar nos Campeonatos da Europa de Pista, em Konya, na Turquia.
A Câmara Municipal de Caminha anunciou esta semana o lançamento de um concurso público para a requalificação da escola EB1/JI de Caminha, num investimento superior a um milhão de euros.