Logo
Regional

Norte de Portugal e Galiza unem-se para certificação de caminho medieval de Santiago

29 Setembro, 2023 | 8:50
Partilhar
Eduarda Alves
2 min. leitura

Cinco municípios do Norte de Portugal e quatro da Galiza assinam, esta sexta-feira, uma declaração de apoio à certificação do Caminho de Nossa Senhora do Norte até Santiago de Compostela, itinerário medieval com 200 quilómetros.

Em causa está uma ‘Ruta Jacobea’ (rota jacobea) que tem início em Portugal, na igreja de São Pedro de Rates, concelho da Póvoa de Varzim, distrito do Porto, atravessa os concelhos de Barcelos (Braga), Viana do Castelo, Caminha e Vila Nova Cerveira, no Alto Minho.

Do lado galego, o caminho, percorrido por peregrinos desde o século XIII passa por Tomiño, Gondomar, Vigo e Redondela, local onde interceta com o Caminho Português, rumo a Santiago de Compostela.

A declaração de apoio à certificação do Caminho de Nossa Senhora do Norte vai ser assinada, na sexta-feira, às 10h30 (hora portuguesa) no Espaço Fortaleza, em Goián, no concelho de Tomiño, por presidentes de câmara e vereadores dos municípios abrangidos no percurso.

Do lado português, a certificação tem de ser formalizada ao Turismo do Porto e Norte de Portugal (TPNP) e, do lado espanhol, junto do Xacobeo e do Turismo de Galiza.

O projeto de reconhecimento e valorização do Caminho de Nossa Senhora do Norte foi iniciado há cerca de um ano pela eurocidade constituída por Cerveira e Tomiño, através de uma investigação histórica da variante.

Em abril, os dois municípios anunciaram que aquele trabalho resultou num livro, que foi apresentado, do lado português, em junho.

A pesquisa histórica que sustenta o projeto de certificação da variante foi feita pelo arquiteto e investigador António Soliño e “documenta a passagem de peregrinos por Tomiño para Santiago de Compostela desde, pelo menos, 1295, ano que surge como a referência mais antiga conhecida”.

Segundo o investigador, “a origem da passagem do caminho pelo território Tomiño está na vila da Barca, entretanto já desaparecida situada na atual Goián, topónimo que certifica que era uma das passagens importantes do Minho”.

A “extinta Vila da Barca, hoje Goián (Tomiño), era uma das travessias mais importantes do rio Minho, que se encontra referenciada no segundo Foral a Vila Nova de Cerveira, atribuído por D. Manuel I, em 1512”.

A investigação permitiu evidenciar “o valor natural, patrimonial e imaterial” do caminho, “consubstanciado pela arquitetura medieval e barroca, arquitetura militar e pelo elevado número de elementos etnográficos, designadamente pelos caniços, cruzeiros e alminhas”.

Para a eurocidade Cerveira e Tomiño, o Caminho de Nossa Senhora do Norte a Santiago de Compostela “fortalece a identidade transfronteiriça e permite estabelecer novas pontes de amizade entre a Galiza e o Norte de Portugal”.

Os Caminhos de Santiago são uma rota milenar seguida por milhões de peregrinos desde o início do século IX, quando foi descoberto o sepulcro do apóstolo Santiago.

Do lado português há dois caminhos certificados: o Central, que parte de Viseu e passa pelo Porto, e o da Costa, que parte do Porto e termina em Valença, este último num total de 138 quilómetros de extensão.

Do lado espanhol há oito caminhos certificados.

Programas de Autor

Episódios Recentes Ver Mais

Notícias

Música 5 Setembro, 2025

Fillas de Cassandra animam Palco da Liberdade no Festival Viana Bate Forte

A aguardada atuação das Fillas de Cassandra promete ser um dos grandes momentos da edição deste ano do Festival Viana Bate Forte. No sábado, dia 13, às 00h30, o duo sobe ao Palco da Liberdade, localizado na Praça da Liberdade, para um concerto que já está a gerar grande expectativa entre os amantes da música na região.

Regional 5 Setembro, 2025

“Rua a Brincar” enche o centro histórico de Viana do Castelo de alegria aos sábados

Todos os sábados de setembro, o centro histórico de Viana do Castelo transforma-se num espaço vibrante de alegria, convívio e criatividade com o regresso do projeto Rua a Brincar.

Desporto 5 Setembro, 2025

Santa Luzia FC estreia-se frente ao campeão nacional na jornada inaugural da Liga Feminina Placard

A edição 2025/2026 da Liga Feminina Placard arranca este sábado, 6 de setembro, e a primeira jornada reserva desde logo um dos duelos mais aguardados da época: o Santa Luzia FC, vice-campeão nacional, desloca-se ao terreno do GCR Nun’Álvares, atual detentor do título, num jogo marcado para as 19h30, em Fafe. A partida terá transmissão em direto no Canal 11.

Regional 5 Setembro, 2025

IPVC disponibiliza bolsas e apoios para estudantes em várias áreas de necessidade

O Instituto Politécnico de Viana do Castelo (IPVC) tem disponíveis várias bolsas e apoios destinados a estudantes do ensino superior, com o objetivo de garantir condições de equidade no acesso e permanência no ensino superior. Os apoios abrangem áreas como alimentação, alojamento, material de estudo, estágios e integração de estudantes internacionais.

Regional 5 Setembro, 2025

Incêndios: Município de Ponte da Barca entrega alimento para abelhas a apicultores afetados

A Câmara Municipal de Ponte da Barca distribuiu cerca de 1800 quilos de alimento para abelhas aos apicultores das freguesias mais afetadas pelos incêndios que devastaram o concelho em julho.

Regional 5 Setembro, 2025

Tribunal de Contas dá luz verde à construção do novo Mercado Municipal de Viana do Castelo

A Câmara Municipal de Viana do Castelo acaba de ser notificada do visto do Tribunal de Contas (TdC), com data de hoje, à empreitada de construção do novo Mercado Municipal de Viana do Castelo.

Desporto 5 Setembro, 2025

Canoísta Fernando Pimenta de novo campeão do Mundo

O canoísta português Fernando Pimenta sagrou-se esta quinta-feira campeão do mundo de maratonas, ao vencer a final da 'short race' (3,6 km) no Campeonato do Mundo, que decorre em Gyor, na Hungria.