A eurorregião Galiza e Norte de Portugal está a preparar um manifesto conjunto para defender a ligação ferroviária de alta velocidade, prevista, do lado português, até 2032, revelou o presidente da Xunta da Galiza, Espanha.
“Vamos apresentar, em breve, um manifesto conjunto com a Comunidade de Trabalho do Norte de Portugal, defendendo que o Norte de Portugal e a Galiza tenham um transporte do século XXI na ferrovia”, disse Alfonso Rueda no plenário do parlamento galego.
A posição do chefe do governo galego, Alfonso Rueda, foi divulgada numa nota de imprensa do ‘site’ oficial da Xunta e confirmada pela Lusa junto de fonte da eurorregião.
De acordo com o presidente da Xunta da Galiza, o documento assinala que a Galiza e o governo português “estão totalmente alinhados na prioridade das infraestruturas”, pois, para o governo português, esta ligação é prioritária.
“Estive reunido com o ministro português de Infraestruturas e deixou clara a posição de Portugal, que beneficia a Galiza, de fazer a alta velocidade que liga à Galiza até 2032”, afirmou.
O presidente da Comissão de Coordenação Regional e Desenvolvimento (CCDR) do Norte, António Cunha, disse a 23 de maio à Lusa estar confiante e moderadamente otimista sobre a conclusão do projeto de ligação ferroviária de alta velocidade Lisboa-Porto-Vigo em 2032.
António Cunha falava após ter participado na reunião entre o ministro das Infraestruturas e Habitação, Miguel Pinto Luz, e o Presidente da Xunta de Galicia, Alfonso Rueda, que decorreu em Lisboa e de onde retirou resultados positivos, disse.
A Lusa tentou hoje, sem sucesso, ouvir a posição da CCDR-N sobre esta matéria.
A 14 de maio, o Governo aprovou a construção do novo aeroporto da região de Lisboa no Campo de Tiro de Alcochete, decidindo também mandatar a Infraestruturas de Portugal para concluir os estudos para a construção da Terceira Travessia do Tejo e da ligação ferroviária de alta velocidade Lisboa-Madrid.
Antes, o ministro dos Negócios Estrangeiros, Paulo Rangel, já se tinha reunido com o seu homólogo espanhol, José Manuel Albares, e garantiu que houve consenso entre as duas partes em relação às ligações de comboio de alta velocidade e ao “mesmo grau de prioridade” que deve ter a linha entre Madrid e Lisboa e aquela que está prevista para unir Lisboa, Porto e Vigo, na Galiza.
A linha de alta velocidade Lisboa-Porto deverá ligar as duas principais cidades do país numa hora e 15 minutos, com paragens possíveis em Gaia, Aveiro, Coimbra e Leiria. O percurso Porto-Vigo está estimado em 50 minutos.
A primeira fase (Porto-Soure) da linha de alta velocidade em Portugal deverá estar pronta em 2030, estando previsto que a segunda fase (Soure-Carregado) se complete em 2032, com ligação a Lisboa assegurada via Linha do Norte.
A ligação do Porto a Vigo, na Galiza (Espanha), terá estações no Aeroporto Francisco Sá Carneiro, Braga, Ponte de Lima e Valença (distrito de Viana do Castelo).
No total, segundo o anterior Governo, os custos do investimento no eixo Lisboa-Valença rondam os sete a oito mil milhões de euros.
Viana do Castelo junta-se, uma vez mais, à Semana Europeia da Mobilidade, que decorre de 16 a 22 de setembro em centenas de cidades europeias. Este ano, o tema central é “Mobilidade para todos”, reforçando a importância de garantir acessibilidade, segurança e sustentabilidade nos modos de transporte para todos os cidadãos, independentemente da idade, condição física ou local de residência.
O Santuário de Nossa Senhora da Peneda vai ser alvo de uma profunda intervenção de reabilitação e conservação, num investimento global de quase dois milhões de euros, anunciou a Confraria responsável pelo monumento.
O Alcalde de Lugo, Miguel Fernández, esteve em Viana do Castelo para uma reunião de trabalho e visita a diversos equipamentos da cidade, no âmbito do Eixo Atlântico do Noroeste Peninsular. A deslocação teve como principal objetivo reforçar os laços entre as duas cidades, que são geminadas desde 1990.
Chegou ao fim a ligação entre o SC Vianense e um dos seus atletas mais titulados dos últimos anos. Após três épocas consecutivas marcadas por inúmeros títulos nacionais e internacionais, Henrique Correia, mais conhecido por Kiko,confirmou nas suas redes sociais a saída do clube, deixando em aberto o seu próximo destino desportivo.
A Câmara Municipal de Viana do Castelo aprovou esta terça-feira, por maioria, um pagamento adicional de 724.938 euros (acrescidos de IVA) por erros e omissões detetados na empreitada da nova ponte sobre o rio Lima, atualmente em construção e com um custo global estimado de 20 milhões de euros.
Na madrugada do passado dia 16 de setembro, pelas 03h20, um jovem de 25 anos, estudante e residente em Ponte de Lima, foi detido por elementos da PSP na sequência de desacatos registados na Rua do Mercado, em pleno centro da vila limiana.
Bruno Lage já não é treinador do Sport Lisboa e Benfica. A decisão foi tomada na sequência da derrota frente ao Qarabağ, na estreia do Benfica na fase de grupos da Liga dos Campeões.