Logo
Internacional

Norte de Portugal e Galiza preparam manifesto sobre alta velocidade Porto – Vigo

30 Maio, 2024 | 10:25
Partilhar
Pedro Xavier
2 min. leitura

A eurorregião Galiza e Norte de Portugal está a preparar um manifesto conjunto para defender a ligação ferroviária de alta velocidade, prevista, do lado português, até 2032, revelou o presidente da Xunta da Galiza, Espanha.

“Vamos apresentar, em breve, um manifesto conjunto com a Comunidade de Trabalho do Norte de Portugal, defendendo que o Norte de Portugal e a Galiza tenham um transporte do século XXI na ferrovia”, disse Alfonso Rueda no plenário do parlamento galego.

A posição do chefe do governo galego, Alfonso Rueda, foi divulgada numa nota de imprensa do ‘site’ oficial da Xunta e confirmada pela Lusa junto de fonte da eurorregião.

De acordo com o presidente da Xunta da Galiza, o documento assinala que a Galiza e o governo português “estão totalmente alinhados na prioridade das infraestruturas”, pois, para o governo português, esta ligação é prioritária.

“Estive reunido com o ministro português de Infraestruturas e deixou clara a posição de Portugal, que beneficia a Galiza, de fazer a alta velocidade que liga à Galiza até 2032”, afirmou.

O presidente da Comissão de Coordenação Regional e Desenvolvimento (CCDR) do Norte, António Cunha, disse a 23 de maio à Lusa estar confiante e moderadamente otimista sobre a conclusão do projeto de ligação ferroviária de alta velocidade Lisboa-Porto-Vigo em 2032.

António Cunha falava após ter participado na reunião entre o ministro das Infraestruturas e Habitação, Miguel Pinto Luz, e o Presidente da Xunta de Galicia, Alfonso Rueda, que decorreu em Lisboa e de onde retirou resultados positivos, disse.

A Lusa tentou hoje, sem sucesso, ouvir a posição da CCDR-N sobre esta matéria.

A 14 de maio, o Governo aprovou a construção do novo aeroporto da região de Lisboa no Campo de Tiro de Alcochete, decidindo também mandatar a Infraestruturas de Portugal para concluir os estudos para a construção da Terceira Travessia do Tejo e da ligação ferroviária de alta velocidade Lisboa-Madrid.

Antes, o ministro dos Negócios Estrangeiros, Paulo Rangel, já se tinha reunido com o seu homólogo espanhol, José Manuel Albares, e garantiu que houve consenso entre as duas partes em relação às ligações de comboio de alta velocidade e ao “mesmo grau de prioridade” que deve ter a linha entre Madrid e Lisboa e aquela que está prevista para unir Lisboa, Porto e Vigo, na Galiza.

A linha de alta velocidade Lisboa-Porto deverá ligar as duas principais cidades do país numa hora e 15 minutos, com paragens possíveis em Gaia, Aveiro, Coimbra e Leiria. O percurso Porto-Vigo está estimado em 50 minutos.

A primeira fase (Porto-Soure) da linha de alta velocidade em Portugal deverá estar pronta em 2030, estando previsto que a segunda fase (Soure-Carregado) se complete em 2032, com ligação a Lisboa assegurada via Linha do Norte.

A ligação do Porto a Vigo, na Galiza (Espanha), terá estações no Aeroporto Francisco Sá Carneiro, Braga, Ponte de Lima e Valença (distrito de Viana do Castelo).

No total, segundo o anterior Governo, os custos do investimento no eixo Lisboa-Valença rondam os sete a oito mil milhões de euros.

Programas de Autor

Episódios Recentes Ver Mais

Notícias

Nacional 8 Fevereiro, 2026

António José Seguro eleito Presidente da República

António José Seguro foi eleito este domingo Presidente da República, após vencer a segunda volta das eleições presidenciais de 2026 frente a André Ventura. O candidato socialista alcançou cerca de dois terços dos votos expressos, confirmando uma vitória expressiva a nível nacional.

Nacional 8 Fevereiro, 2026

Seguro vence com larga margem em Viana do Castelo

No distrito de Viana do Castelo, António José Seguro venceu de forma clara a segunda volta das eleições presidenciais, realizadas este domingo, reforçando a vantagem que obteve a nível nacional frente a André Ventura.

Desporto 8 Fevereiro, 2026

Portugal é vice-campeão europeu de futsal após derrota frente à Espanha

A seleção portuguesa de futsal falhou o sonho do tricampeonato europeu, ao perder por 5-3 frente à Espanha na final do Campeonato da Europa, disputada em Liubliana.

Regional 8 Fevereiro, 2026

Câmara de Vila Nova de Cerveira abre concurso para concessão do Bar da Lenta

Está aberto o concurso público para a concessão do Bar da Lenta, localizado na Praia Fluvial da Lenta, espaço destinado à instalação de um estabelecimento de bebidas com capacidade para 72 pessoas. O prazo para apresentação de propostas decorre até às 16h00 do dia 27 de fevereiro.

Opinião 8 Fevereiro, 2026

OPINIÃO: Anemia: Um problema de saúde pública que não podemos ignorar

A anemia afeta cerca de 2 biliões de pessoas em todo o mundo, sendo mais frequente em crianças, mulheres e idosos. Trata-se de um importante problema de saúde pública, com impacto significativo na qualidade de vida e na saúde geral.

Cultura 8 Fevereiro, 2026

Morreu Tomé Moreira, figura histórica do Grupo Folclórico de Carreço

O Grupo Folclórico e Cultural Danças e Cantares de Carreço (GFCDCC) anunciou o falecimento de Tomé Moreira, um dos seus fundadores e figura histórica do grupo.

Regional 8 Fevereiro, 2026

Câmara de Viana promove sessão de esclarecimento sobre procedimentos urbanísticos junto das juntas de freguesia

A Câmara Municipal de Viana do Castelo, através do Gabinete de Coesão Territorial, realizou uma sessão de esclarecimento destinada a todas as Juntas de Freguesia do concelho, com o objetivo de clarificar os procedimentos urbanísticos a adotar em futuras obras.