O Instituto Politécnico de Viana do Castelo (IPVC) é uma das instituições de ensino superior da região que vai beneficiar do apoio do Programa Regional Norte 2030, no âmbito de um investimento global superior a 94 milhões de euros destinado a 47 projetos de ciência e inovação.
Deste montante, 57 milhões de euros são financiados pela União Europeia, através do Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional (FEDER).
Em comunicado, a Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Norte (CCDR-N) sublinha que o Norte 2030 está a dar “um novo impulso à ciência e à inovação na região”, envolvendo universidades e politécnicos, entre os quais o IPVC, numa estratégia que pretende aproximar a investigação dos desafios concretos das pessoas e das empresas.
O Politécnico de Viana do Castelo integra também a nova Rede Temática Regional “Valorização do Ensino Superior e do Conhecimento no Norte”, criada para reforçar a cooperação entre as instituições de ensino e investigação. A rede junta a CCDR-N, as universidades do Porto, Minho, Trás-os-Montes e Alto Douro e Católica Portuguesa, bem como os politécnicos do Porto, Bragança, Cávado e Ave, e Viana do Castelo, além das escolas superiores de Aveiro Norte e de Tecnologia e Gestão de Lamego.
As iniciativas apoiadas abrangem áreas estratégicas como a saúde, agricultura sustentável, energias limpas, materiais avançados, tecnologia fotónica, cibersegurança e transição digital — setores em que o IPVC tem vindo a afirmar-se como referência na investigação aplicada e ligação às empresas da região do Alto Minho.
“Mais do que financiar projetos, o Norte 2030 está a aproximar a ciência do território, incentivando parcerias entre instituições de ensino superior, centros de investigação, empresas e entidades públicas”, afirmou António Cunha, presidente da CCDR-N.
Para o responsável, este investimento representa “um salto qualitativo na consolidação da região Norte como polo de conhecimento e inovação de referência na Europa”, reforçando a capacidade de transformar investigação científica em soluções que melhoram a vida dos cidadãos e aumentam a competitividade regional.
Com este conjunto de apoios, o Norte 2030 reafirma o compromisso com uma região mais competitiva, inovadora e sustentável, onde o conhecimento e as instituições de ensino, como o IPVC, são pilares essenciais do futuro.
O humorista Joel Ricardo Santos sobe ao palco do Auditório Municipal de Esposende no próximo dia 20 de novembro para apresentar o seu novo espetáculo de stand-up comedy, “OVERBOOKING”, uma iniciativa promovida pela CLAP.
Alunos do 1.º ciclo de várias escolas do distrito de Viana do Castelo vão participar no programa “Já Chegámos”, uma iniciativa do Grupo Brisa que pretende ensinar, de forma divertida, as principais regras de segurança rodoviária e mobilidade sustentável.
A árbitra internacional Filipa Cunha, da Associação de Futebol de Viana do Castelo (AFVC), foi nomeada pela UEFA para dirigir dois encontros da fase de grupos da Ronda 1 de qualificação do Campeonato da Europa Sub-17 Feminino 2025/26.
A ministra da Cultura, Juventude e Desporto, Margarida Balseiro Lopes, anunciou a criação de um grupo de trabalho sobre a exibição de cinema, depois do encerramento de várias salas em todo o país, incluindo em Viana do Castelo.
O Benfica somou esta terça-feira a quarta derrota consecutiva na presente edição da Liga dos Campeões, ao perder por 1-0 frente ao Bayer Leverkusen, no Estádio da Luz.
A Câmara Municipal de Viana do Castelo deu início a mais um ano letivo das Aulas de Português para Migrantes, uma iniciativa que volta a promover a integração linguística e cultural de cidadãos estrangeiros residentes no concelho.
O Campo de Jogos do Âncora Praia Futebol Clube (APFC) está a ganhar uma nova vida. As obras de requalificação e instalação do relvado sintético encontram-se na fase final, representando um investimento de cerca de meio milhão de euros suportado pela Câmara Municipal de Caminha.