O Instituto Politécnico de Viana do Castelo (IPVC) é uma das instituições de ensino superior da região que vai beneficiar do apoio do Programa Regional Norte 2030, no âmbito de um investimento global superior a 94 milhões de euros destinado a 47 projetos de ciência e inovação.
Deste montante, 57 milhões de euros são financiados pela União Europeia, através do Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional (FEDER).
Em comunicado, a Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Norte (CCDR-N) sublinha que o Norte 2030 está a dar “um novo impulso à ciência e à inovação na região”, envolvendo universidades e politécnicos, entre os quais o IPVC, numa estratégia que pretende aproximar a investigação dos desafios concretos das pessoas e das empresas.
O Politécnico de Viana do Castelo integra também a nova Rede Temática Regional “Valorização do Ensino Superior e do Conhecimento no Norte”, criada para reforçar a cooperação entre as instituições de ensino e investigação. A rede junta a CCDR-N, as universidades do Porto, Minho, Trás-os-Montes e Alto Douro e Católica Portuguesa, bem como os politécnicos do Porto, Bragança, Cávado e Ave, e Viana do Castelo, além das escolas superiores de Aveiro Norte e de Tecnologia e Gestão de Lamego.
As iniciativas apoiadas abrangem áreas estratégicas como a saúde, agricultura sustentável, energias limpas, materiais avançados, tecnologia fotónica, cibersegurança e transição digital — setores em que o IPVC tem vindo a afirmar-se como referência na investigação aplicada e ligação às empresas da região do Alto Minho.
“Mais do que financiar projetos, o Norte 2030 está a aproximar a ciência do território, incentivando parcerias entre instituições de ensino superior, centros de investigação, empresas e entidades públicas”, afirmou António Cunha, presidente da CCDR-N.
Para o responsável, este investimento representa “um salto qualitativo na consolidação da região Norte como polo de conhecimento e inovação de referência na Europa”, reforçando a capacidade de transformar investigação científica em soluções que melhoram a vida dos cidadãos e aumentam a competitividade regional.
Com este conjunto de apoios, o Norte 2030 reafirma o compromisso com uma região mais competitiva, inovadora e sustentável, onde o conhecimento e as instituições de ensino, como o IPVC, são pilares essenciais do futuro.
A empresa Joca Fotógrafo, celebra hoje 30 anos de atividade dedicados à fotografia e ao serviço da comunidade de Viana do Castelo.
A Juventude Viana desloca-se esta terça-feira, 16 de dezembro, a Oliveira de Azeméis para medir forças com a UD Oliveirense B, em jogo da 10.ª jornada do Campeonato Nacional da 2.ª Divisão de Hóquei em Patins, com início marcado para as 21h30, no Pavilhão Dr. Salvador Machado.
Viana do Castelo passa a integrar a rede europeia do projeto ALLOCATE, liderado pelo Concello da Coruña e aprovado no âmbito da European Urban Initiative, que visa aplicar inteligência artificial verde e ética como motor de transformação urbana.
Uma embarcação de pesca de Vila Praia de Âncora naufragou esta manhã ao largo de Aveiro, deixando quatro tripulantes desaparecidos. A Marinha Portuguesa, através do Centro de Coordenação de Busca e Salvamento Marítimo de Lisboa (MRCC Lisboa), coordena atualmente as operações de resgate.
Viana do Castelo dá mais um passo no apoio ao comércio local com o lançamento do VianaPocket, uma iniciativa que pretende promover e incentivar o consumo no comércio do concelho.
Um homem de 38 anos perdeu a vida esta terça-feira na sequência de um atropelamento ferroviário na Linha do Minho, na freguesia de Areosa, em Viana do Castelo.
Valença associa-se, mais uma vez, à iniciativa solidária da Rede de Farmácias ABEM – a Rede Solidária do Medicamento da Associação Dignitude – com a campanha “Dê Troco a Quem Precisa”, que decorre até 26 de dezembro em cerca de 600 farmácias por todo o país.