O Instituto Politécnico de Viana do Castelo (IPVC) é uma das instituições de ensino superior da região que vai beneficiar do apoio do Programa Regional Norte 2030, no âmbito de um investimento global superior a 94 milhões de euros destinado a 47 projetos de ciência e inovação.
Deste montante, 57 milhões de euros são financiados pela União Europeia, através do Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional (FEDER).
Em comunicado, a Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Norte (CCDR-N) sublinha que o Norte 2030 está a dar “um novo impulso à ciência e à inovação na região”, envolvendo universidades e politécnicos, entre os quais o IPVC, numa estratégia que pretende aproximar a investigação dos desafios concretos das pessoas e das empresas.
O Politécnico de Viana do Castelo integra também a nova Rede Temática Regional “Valorização do Ensino Superior e do Conhecimento no Norte”, criada para reforçar a cooperação entre as instituições de ensino e investigação. A rede junta a CCDR-N, as universidades do Porto, Minho, Trás-os-Montes e Alto Douro e Católica Portuguesa, bem como os politécnicos do Porto, Bragança, Cávado e Ave, e Viana do Castelo, além das escolas superiores de Aveiro Norte e de Tecnologia e Gestão de Lamego.
As iniciativas apoiadas abrangem áreas estratégicas como a saúde, agricultura sustentável, energias limpas, materiais avançados, tecnologia fotónica, cibersegurança e transição digital — setores em que o IPVC tem vindo a afirmar-se como referência na investigação aplicada e ligação às empresas da região do Alto Minho.
“Mais do que financiar projetos, o Norte 2030 está a aproximar a ciência do território, incentivando parcerias entre instituições de ensino superior, centros de investigação, empresas e entidades públicas”, afirmou António Cunha, presidente da CCDR-N.
Para o responsável, este investimento representa “um salto qualitativo na consolidação da região Norte como polo de conhecimento e inovação de referência na Europa”, reforçando a capacidade de transformar investigação científica em soluções que melhoram a vida dos cidadãos e aumentam a competitividade regional.
Com este conjunto de apoios, o Norte 2030 reafirma o compromisso com uma região mais competitiva, inovadora e sustentável, onde o conhecimento e as instituições de ensino, como o IPVC, são pilares essenciais do futuro.
O Santa Luzia FC parte este domingo rumo ao Pavilhão dos Desportos, em Vila do Conde, para defrontar o GD Árvore na 8.ª jornada da Liga Feminina Placard. O apito inicial está marcado para as 13h00, com transmissão em direto pelo Canal 11.
O Instituto Politécnico de Viana do Castelo (IPVC) é uma das instituições de ensino superior da região que vai beneficiar do apoio do Programa Regional Norte 2030, no âmbito de um investimento global superior a 94 milhões de euros destinado a 47 projetos de ciência e inovação.
A Câmara Municipal de Viana do Castelo já arrecadou 433.550 euros desde a entrada em vigor, em agosto de 2024, da taxa turística municipal — de 1,50 euros na época alta e 1 euro na época baixa.
O Município de Viana do Castelo felicitou o ciclista Iúri Leitão, natural de Santa Marta de Portuzelo, pela conquista da medalha de bronze na prova de scratch dos Campeonatos do Mundo de Ciclismo de Pista 2025, que decorrem no Velódromo Peñalolén, em Santiago do Chile.
O Teatro Municipal Sá de Miranda, em Viana do Castelo, foi o cenário escolhido para a apresentação do teaser do filme de animação “Viana – A Lenda dos Corações de Ouro”, uma produção inspirada nas tradições, arquitetura e identidade cultural da cidade. O evento contou com apresentação de Pêpê Rapazote e Ana Guedes Rodrigues e reuniu várias personalidades, entre elas Diogo Piçarra, Cuca Roseta e Contraponto.
O Teatro Municipal Sá de Miranda foi, esta sexta-feira, palco da cerimónia de instalação dos órgãos autárquicos de Viana do Castelo, que marcou o início do segundo mandato de Luís Nobre como presidente da Câmara Municipal.
A Juventude Viana volta hoje a entrar em ação no Campeonato Nacional da II Divisão de Hóquei em Patins, deslocando-se a Vale de Cambra para defrontar a equipa local. O encontro, que promete emoção e intensidade, está marcado para as 18h00 no Pavilhão Municipal de Vale de Cambra.