A “Noite dos Medos” está de volta a Melgaço. O ponto alto da edição deste ano acontece este sábado. Todos são convidados a vestir-se a preceito para celebrar o oculto e participar nas várias atividades que a autarquia melgacense preparou.
A festa começa na Casa da Cultura com o Welcome Drink dos Medos, pelas 21h00. O espaço estará devidamente decorado, criando o cenário perfeito para a apresentação do Concurso dos Medos, este ano subordinado ao tema “Lobisomem”.
Organizado em parceria com a Associação Empresarial do Minho Fronteiriço, o concurso pretende estimular o espírito crítico e imaginativo, envolvendo toda a comunidade, bem como as entidades do concelho e que, de ano para ano, tem feito as delícias da plateia com os trabalhos incríveis que são apresentados.
Segue-se o Cortejo dos Medos, um percurso entre a Casa da Cultura e o Castelo e Melgaço, onde o público poderá visitar o cemitério dos medos, assistir à Queimada Galega & Esconjuro das Bruxas e ao espetáculo de fogo.
Perante condições meteorológicas adversas, que impeçam a realização do programa ao ar livre, os vários momentos desta noite acontecerão no Pavilhão Gimnodesportivo do Centro de Estágios de Melgaço. A situação será avaliada e comunicada assim que possível.
Terminados os festejos no Castelo, os mais aventureiros poderão prolongar esta noite nos bares da vila que irão promover festas temáticas, nomeadamente: Rio’s Bar, Lc café e Bar da Alameda.
SERÕES DO MEDOS DESPERTARAM O INTERESSE DOS MAIS CURIOSOS
A edição deste ano contempla ainda um programa complementar com diversas atividades, como “Os Serões dos Medos”, que se realizou pela primeira vez, mas já com garantia de se repetir nas próximas edições. A iniciativa contou com a participação do professor melgacense Albertino Gonçalves e das castrejas Angelina Fernandes e Palmira Fernandes, que partilharam histórias relacionadas com o sobrenatural. Foram “Coisas do outro mundo”, com uma abordagem científica, que prenderam a atenção dos presentes. O momento foi recriado tendo como referência historinhas contadas à lareira, de modo a encantar e assombrar os presentes.
O evento “Noite dos Medos” acontece desde 2017 e surge da necessidade de proporcionar animação em épocas baixas, e, simultaneamente, criar condições para a divulgação de crenças e contos, relacionados com a temática do ‘oculto’, que fazem parte da cultura da comunidade de Melgaço.
PROGRAMA / 29 de outubro:
“Noite dos Medos” | Casa da Cultura de Melgaço
21h00 – Welcome Drink dos Medos
21h30 – Apresentação do Concurso dos “Medos”
22h30 – Cortejo dos Medos (Percurso da Casa da Cultura ao Castelo de Melgaço)
23h15 – Queimada Galega & Esconjuro das Bruxas (Castelo de Melgaço)
– Espetáculo de Fogo (Castelo de Melgaço)
A poucas horas do Natal e a escassos dias do final de mais um ano, agradecemos a todos pela confiança na Viana TV. Continuamos a ter "Uma nova forma de ver Viana do Castelo".
Embora não seja muito comum nas grandes cidades as famílias com filhos pequenos saírem à rua depois da meia noite, em muitas aldeias de norte a sul do país, a missa do galo continua a ser uma tradição inquebrável.
Os presentes de natal são sem qualquer sombra de dúvida uma das maiores tradições de natal. Tendo começado há mais de 10 mil anos (os agricultores trocavam nesta altura o excedente das suas colheitas como forma de celebração do inverno já estar a meio), ainda hoje se mantém, fazendo as delicias de miúdos e graúdos, que deliram na altura de rasgar os presentes.
Cerca de 80 estudantes internacionais que permanecerão em Viana do Castelo durante a quadra natalícia recebem cabazes de Natal oferecidos pelos Serviços de Ação Social do Politécnico de Viana do Castelo, numa iniciativa que visa promover inclusão, solidariedade e sentimento de pertença.
A Ceia de Natal envolve muitas tradições populares. Em Portugal, a ceia de natal recebe o nome de consoada sendo celebrada na noite do dia 24 de Dezembro, a véspera de Natal. Esta tradição leva as famílias a reunirem-se à volta da mesa de jantar, comendo uma refeição reforçada. Por ser uma festa de família, muitas pessoas percorrem longas distâncias para se juntarem aos seus familiares.
O Serviço de Pediatria da Unidade Local de Saúde do Alto Minho (ULSAM) proporcionou às crianças internadas momentos especiais de celebração natalícia.
O Papa Leão XIV manifestou “grande tristeza” pela rejeição, por parte da Rússia, do pedido de trégua de Natal e apelou a que os conflitos armados sejam interrompidos em todo o mundo durante pelo menos 24 horas no dia de Natal.