A “Noite dos Medos” está de volta a Melgaço. O ponto alto da edição deste ano acontece este sábado. Todos são convidados a vestir-se a preceito para celebrar o oculto e participar nas várias atividades que a autarquia melgacense preparou.
A festa começa na Casa da Cultura com o Welcome Drink dos Medos, pelas 21h00. O espaço estará devidamente decorado, criando o cenário perfeito para a apresentação do Concurso dos Medos, este ano subordinado ao tema “Lobisomem”.
Organizado em parceria com a Associação Empresarial do Minho Fronteiriço, o concurso pretende estimular o espírito crítico e imaginativo, envolvendo toda a comunidade, bem como as entidades do concelho e que, de ano para ano, tem feito as delícias da plateia com os trabalhos incríveis que são apresentados.
Segue-se o Cortejo dos Medos, um percurso entre a Casa da Cultura e o Castelo e Melgaço, onde o público poderá visitar o cemitério dos medos, assistir à Queimada Galega & Esconjuro das Bruxas e ao espetáculo de fogo.
Perante condições meteorológicas adversas, que impeçam a realização do programa ao ar livre, os vários momentos desta noite acontecerão no Pavilhão Gimnodesportivo do Centro de Estágios de Melgaço. A situação será avaliada e comunicada assim que possível.
Terminados os festejos no Castelo, os mais aventureiros poderão prolongar esta noite nos bares da vila que irão promover festas temáticas, nomeadamente: Rio’s Bar, Lc café e Bar da Alameda.
SERÕES DO MEDOS DESPERTARAM O INTERESSE DOS MAIS CURIOSOS
A edição deste ano contempla ainda um programa complementar com diversas atividades, como “Os Serões dos Medos”, que se realizou pela primeira vez, mas já com garantia de se repetir nas próximas edições. A iniciativa contou com a participação do professor melgacense Albertino Gonçalves e das castrejas Angelina Fernandes e Palmira Fernandes, que partilharam histórias relacionadas com o sobrenatural. Foram “Coisas do outro mundo”, com uma abordagem científica, que prenderam a atenção dos presentes. O momento foi recriado tendo como referência historinhas contadas à lareira, de modo a encantar e assombrar os presentes.
O evento “Noite dos Medos” acontece desde 2017 e surge da necessidade de proporcionar animação em épocas baixas, e, simultaneamente, criar condições para a divulgação de crenças e contos, relacionados com a temática do ‘oculto’, que fazem parte da cultura da comunidade de Melgaço.
PROGRAMA / 29 de outubro:
“Noite dos Medos” | Casa da Cultura de Melgaço
21h00 – Welcome Drink dos Medos
21h30 – Apresentação do Concurso dos “Medos”
22h30 – Cortejo dos Medos (Percurso da Casa da Cultura ao Castelo de Melgaço)
23h15 – Queimada Galega & Esconjuro das Bruxas (Castelo de Melgaço)
– Espetáculo de Fogo (Castelo de Melgaço)
O Presidente da Câmara Municipal de Viana do Castelo, Luís Nobre, despediu-se da Presidência do Eixo Atlântico com um discurso onde enfatizou o trabalho realizado em prol da partilha de valores comuns, promovendo a integração, a transmissão de conhecimentos, de saberes e de experiências acumulados ao longo do tempo, o entendimento mútuo e o desenvolvimento conjunto.
Viana do Castelo está a pressionar o Governo para agilizar os processos de expropriação de terrenos para fins habitacionais, de forma a dar resposta rápida à crescente procura de habitação no concelho.
Valença vai assinalar, esta quarta-feira, 19 de novembro, o Dia Internacional para a Eliminação da Violência Contra as Mulheres com iniciativas educativas que visam sensibilizar a comunidade para a prevenção da violência e a promoção da igualdade.
Viana do Castelo vai receber este ano, pela primeira vez, a bandeira verde de “Autarquia + Familiarmente Responsável”, reconhecimento atribuído a municípios que implementam políticas de apoio às famílias, anunciou o Observatório das Autarquias Familiarmente Responsáveis (OAFR).
No último dia do 14.º Congresso da Federação Nacional dos Médicos (Fnam), realizado em Viana do Castelo, os participantes aprovaram por unanimidade uma moção de adesão à greve geral marcada para 11 de dezembro, em protesto contra o pacote laboral do Governo.
Pampilhosa da Serra, no distrito de Coimbra, é o município onde os preços de habitação são mais acessíveis em Portugal. Segundo uma análise do idealista, marketplace imobiliário, os proprietários pedem, em média, apenas 494 euros por metro quadrado, o valor mais baixo do país.
A Guarda Nacional Republicana (GNR) deu início a uma operação de fiscalização rodoviária direcionada aos veículos pesados de mercadorias e de passageiros, que decorrerá até 23 de novembro em todo o território nacional. A ação concentra-se nas vias mais críticas e com maior volume de tráfego destes veículos.