A “Noite dos Medos” está de volta a Melgaço. O ponto alto da edição deste ano acontece este sábado. Todos são convidados a vestir-se a preceito para celebrar o oculto e participar nas várias atividades que a autarquia melgacense preparou.
A festa começa na Casa da Cultura com o Welcome Drink dos Medos, pelas 21h00. O espaço estará devidamente decorado, criando o cenário perfeito para a apresentação do Concurso dos Medos, este ano subordinado ao tema “Lobisomem”.
Organizado em parceria com a Associação Empresarial do Minho Fronteiriço, o concurso pretende estimular o espírito crítico e imaginativo, envolvendo toda a comunidade, bem como as entidades do concelho e que, de ano para ano, tem feito as delícias da plateia com os trabalhos incríveis que são apresentados.
Segue-se o Cortejo dos Medos, um percurso entre a Casa da Cultura e o Castelo e Melgaço, onde o público poderá visitar o cemitério dos medos, assistir à Queimada Galega & Esconjuro das Bruxas e ao espetáculo de fogo.
Perante condições meteorológicas adversas, que impeçam a realização do programa ao ar livre, os vários momentos desta noite acontecerão no Pavilhão Gimnodesportivo do Centro de Estágios de Melgaço. A situação será avaliada e comunicada assim que possível.
Terminados os festejos no Castelo, os mais aventureiros poderão prolongar esta noite nos bares da vila que irão promover festas temáticas, nomeadamente: Rio’s Bar, Lc café e Bar da Alameda.
SERÕES DO MEDOS DESPERTARAM O INTERESSE DOS MAIS CURIOSOS
A edição deste ano contempla ainda um programa complementar com diversas atividades, como “Os Serões dos Medos”, que se realizou pela primeira vez, mas já com garantia de se repetir nas próximas edições. A iniciativa contou com a participação do professor melgacense Albertino Gonçalves e das castrejas Angelina Fernandes e Palmira Fernandes, que partilharam histórias relacionadas com o sobrenatural. Foram “Coisas do outro mundo”, com uma abordagem científica, que prenderam a atenção dos presentes. O momento foi recriado tendo como referência historinhas contadas à lareira, de modo a encantar e assombrar os presentes.
O evento “Noite dos Medos” acontece desde 2017 e surge da necessidade de proporcionar animação em épocas baixas, e, simultaneamente, criar condições para a divulgação de crenças e contos, relacionados com a temática do ‘oculto’, que fazem parte da cultura da comunidade de Melgaço.
PROGRAMA / 29 de outubro:
“Noite dos Medos” | Casa da Cultura de Melgaço
21h00 – Welcome Drink dos Medos
21h30 – Apresentação do Concurso dos “Medos”
22h30 – Cortejo dos Medos (Percurso da Casa da Cultura ao Castelo de Melgaço)
23h15 – Queimada Galega & Esconjuro das Bruxas (Castelo de Melgaço)
– Espetáculo de Fogo (Castelo de Melgaço)
A vila de Ponte de Lima destacou-se na 3.ª edição dos Prémios Património Ibérico, entregues no encerramento da 8.ª Bienal Ibérica do Património Cultural, em Sintra. O município foi premiado na categoria de Melhor Projeto de Parceria pelo projeto Vínculos com (a) História – À descoberta das casas históricas da Ribeira Lima, desenvolvido em colaboração com o Instituto de História Contemporânea da FCSH-UNL.
Viana do Castelo vai receber, no próximo dia 20 de dezembro, o regresso do Circo Mágico de Natal, no Centro Cultural, com um espetáculo que promete encantar toda a família.
O jovem canoísta vianense Tiago Maciel foi distinguido com o estatuto de Esperança Olímpica de Canoagem, tornando-se o primeiro atleta de Viana do Castelo a alcançar este reconhecimento pelo Comité Olímpico Português.
O executivo municipal de Viana do Castelo aprovou, na terça-feira, em reunião ordinária, o projeto de execução para a requalificação e ampliação da Escola EB1 e Jardim-de-Infância do Cabedelo, na freguesia de Darque, com um investimento previsto de 2,061 milhões de euros.
A Câmara Municipal de Valença vai reforçar a sua aposta no setor agropecuário com a atribuição de 10 mil euros de apoio direto à produção pecuária local, verba que será distribuída por 15 explorações candidatas ao Programa de Incentivo Municipal à Produção Pecuária.
A Assembleia Municipal de Monção aprovou, esta terça-feira, o Orçamento e Plano Plurianual de Investimentos para 2026, no valor de 46.580.885 euros, o maior da história do concelho. A proposta recebeu 39 votos a favor, 1 contra e 9 abstenções.
Valença acolhe hoje a segunda jornada das VI Jornadas de Organização e Gestão do Minho, na Escola Superior de Ciências Empresariais do Politécnico de Viana do Castelo (ESCE-IPVC). O evento reúne especialistas, académicos e profissionais para debater tendências da economia, do mercado de trabalho e da gestão de pessoas.