A “Noite dos Medos” está de volta a Melgaço. O ponto alto da edição deste ano acontece este sábado. Todos são convidados a vestir-se a preceito para celebrar o oculto e participar nas várias atividades que a autarquia melgacense preparou.
A festa começa na Casa da Cultura com o Welcome Drink dos Medos, pelas 21h00. O espaço estará devidamente decorado, criando o cenário perfeito para a apresentação do Concurso dos Medos, este ano subordinado ao tema “Lobisomem”.
Organizado em parceria com a Associação Empresarial do Minho Fronteiriço, o concurso pretende estimular o espírito crítico e imaginativo, envolvendo toda a comunidade, bem como as entidades do concelho e que, de ano para ano, tem feito as delícias da plateia com os trabalhos incríveis que são apresentados.
Segue-se o Cortejo dos Medos, um percurso entre a Casa da Cultura e o Castelo e Melgaço, onde o público poderá visitar o cemitério dos medos, assistir à Queimada Galega & Esconjuro das Bruxas e ao espetáculo de fogo.
Perante condições meteorológicas adversas, que impeçam a realização do programa ao ar livre, os vários momentos desta noite acontecerão no Pavilhão Gimnodesportivo do Centro de Estágios de Melgaço. A situação será avaliada e comunicada assim que possível.
Terminados os festejos no Castelo, os mais aventureiros poderão prolongar esta noite nos bares da vila que irão promover festas temáticas, nomeadamente: Rio’s Bar, Lc café e Bar da Alameda.
SERÕES DO MEDOS DESPERTARAM O INTERESSE DOS MAIS CURIOSOS
A edição deste ano contempla ainda um programa complementar com diversas atividades, como “Os Serões dos Medos”, que se realizou pela primeira vez, mas já com garantia de se repetir nas próximas edições. A iniciativa contou com a participação do professor melgacense Albertino Gonçalves e das castrejas Angelina Fernandes e Palmira Fernandes, que partilharam histórias relacionadas com o sobrenatural. Foram “Coisas do outro mundo”, com uma abordagem científica, que prenderam a atenção dos presentes. O momento foi recriado tendo como referência historinhas contadas à lareira, de modo a encantar e assombrar os presentes.
O evento “Noite dos Medos” acontece desde 2017 e surge da necessidade de proporcionar animação em épocas baixas, e, simultaneamente, criar condições para a divulgação de crenças e contos, relacionados com a temática do ‘oculto’, que fazem parte da cultura da comunidade de Melgaço.
PROGRAMA / 29 de outubro:
“Noite dos Medos” | Casa da Cultura de Melgaço
21h00 – Welcome Drink dos Medos
21h30 – Apresentação do Concurso dos “Medos”
22h30 – Cortejo dos Medos (Percurso da Casa da Cultura ao Castelo de Melgaço)
23h15 – Queimada Galega & Esconjuro das Bruxas (Castelo de Melgaço)
– Espetáculo de Fogo (Castelo de Melgaço)
O Teatro do Noroeste – Centro Dramático de Viana está a implementar o projeto Capaciteatro, uma iniciativa inovadora que utiliza o teatro como ferramenta de inclusão social, com o objetivo de capacitar cerca de dois mil profissionais do Alto Minho ao longo de 24 meses.
A Comunidade Intermunicipal (CIM) do Alto Minho aprovou a criação de 52 novas Micro e Pequenas Empresas (PME) no distrito de Viana do Castelo, num investimento total de 10,5 milhões de euros.
O Desportivo de Monção venceu administrativamente o encontro frente ao Vilaverdense SAD, referente à 17.ª jornada do Campeonato de Portugal, após decisão do Conselho de Disciplina da Federação Portuguesa de Futebol.
A atividade piscatória no litoral norte e no Troço Internacional do Rio Minho está parada há várias semanas devido aos temporais que têm afetado a região desde o início de janeiro, deixando dezenas de pescadores e mariscadores sem rendimento.
O VMC – Viana Motor Clube, reconhecido na região pelos seus eventos ligados ao desporto motorizado e aos automóveis clássicos, reactivou recentemente a sua pista de Slot Cars, abrindo-a ao público até final do mês de fevereiro.
A 16.ª jornada da Liga Feminina Placard traz um confronto entre Novasemente e Santa Luzia FC, este sábado, 14 de fevereiro, às 18h00, no Pavilhão Municipal Napoleão Guerra em Espinho. O jogo assume particular relevância numa fase em que a luta pelos lugares de acesso ao Play-Off começa a ganhar definição.
A cidade de Viana do Castelo destaca‑se hoje nas celebrações do Dia dos Namorados, com um programa cultural e turístico que estende as festividades de 13 a 17 de fevereiro sob o mote “Viana Amor & Folia”. A iniciativa da Câmara Municipal alia o romantismo da data ao espírito festivo do Carnaval, transformando o centro histórico num palco de atividades para todas as idades.