Logo
Regional

“Noite dos Medos” está de volta a Melgaço

5 Outubro, 2022 | 0:24
Partilhar
Eduarda Alves
4 min. leitura

A “Noite dos Medos” está de volta a Melgaço e este ano, entre outras novidades, traz-nos os “Os Serões dos Medos”. A iniciativa irá decorrer de 15 de outubro a 26 de novembro, com uma panóplia de atividades para pequenos e adultos. O concurso dos medos tem as inscrições abertas até dia 21 de outubro.

A novidade para esta edição, a 6ª, são os “Os Serões dos Medos”, sob a temática “Coisas do outro mundo”. Serão uma espécie de tertúlias com a participação do melgacense Albertino Gonçalves (professor aposentado do Instituto de Ciências Sociais da Universidade do Minho) e relatos de histórias na 1ª pessoa. A ação tem data marcada para 21 de outubro, com duas sessões: uma pelas 14h30 (público-alvo: alunos do secundário do Agrupamento de Escolas de Melgaço) e uma à noite, pelas 21h00 (público-alvo: M/16). Pretende-se, por um lado, promover uma abordagem científica às temáticas do oculto, com recurso à interpretação por parte de investigadores destas matérias, e, de um modo mais recreativo, juntar relatos arrepiantes daqueles que já vivenciaram episódios sobrenaturais. O momento foi idealizado tendo como referência as historinhas contadas à lareira, de modo a encantar e assombrar miúdos e graúdos, assumindo-se, no entanto, como ações de promoção e valorização de aspetos culturais de Melgaço relacionados com estas temáticas.

Da programação para esta edição fazem ainda parte outras atividades que decorrerão na Casa da Cultura de Melgaço: uma exposição de pintura – “A melodia das trevas”; contos para os mais pequenos – Contos Contigo “Histórias de arrepiar”; e Sessões de Cinema.

Mas o grande dia será a 29 de outubro. Da Casa da Cultura ao Castelo de Melgaço, as ruas vão vestir-se a preceito. Um Welcome Drink dos Medos, pelas 21h00, na Casa da Cultura, marca o momento de arranque para esta noite. O espaço estará devidamente decorado, criando o cenário perfeito para a apresentação do Concurso dos Medos, este ano subordinado ao tema “Lobisomem”.

A população e turistas são convidados a juntar-se à festa, vestindo-se a rigor para o Cortejo dos Medos – um percurso entre a Casa da Cultura e o Castelo e Melgaço. Já no Castelo, são convidados a visitar o cemitério dos medos, a assistir à Queimada Galega & Esconjuro das Bruxas e ao espetáculo de fogo.

O evento, que acontece desde 2017, surge da necessidade de proporcionar animação em épocas baixas, e, simultaneamente, criar condições para a divulgação de crenças e contos, relacionados com a temática do ‘oculto’, que fazem parte da cultura da comunidade de Melgaço.

PROGRAMA

29 de outubro

“Noite dos Medos” | Casa da Cultura de Melgaço

21h00 – Welcome Drink dos Medos 

21h30 – Apresentação do Concurso dos “Medos”

22h30 – Cortejo dos Medos (Percurso da Casa da Cultura ao Castelo de Melgaço)

23h15 – Queimada Galega & Esconjuro das Bruxas (Castelo de Melgaço)

– Espetáculo de Fogo (Castelo de Melgaço)

PROGRAMA COMPLEMENTAR

De 15 de outubro a 26 de novembro 

Exposição de pintura: “A melodia das trevas” | Casa da Cultura de Melgaço

Autor: Alua Polen (Manuel António)

15 de outubro

Contos Contigo: “Histórias de arrepiar” |Casa da Cultura de Melgaço

10h00 – Público-alvo: público infantil

21 de outubro 

Os Serões dos Medos: “Coisas do outro mundo” | Casa da Cultura de Melgaço

Albertino Gonçalves e relatos de histórias na 1ª pessoa

14h30 – Público-alvo: alunos do secundário do Agrupamento de Escolas de Melgaço

21h00 – Público-alvo: M/16

22 de outubro

Sessões de Cinema | Casa da Cultura de Melgaço

10h30 – A Família Addams 2 (M6)

21h30 – Orfã: A Origem (M16)

CONCURSO DOS MEDOS: INSCRIÇÕES ATÉ 21 DE OUTUBRO

Subordinado ao tema “Lobisomem”, o concurso dos “Medos” vai premiar os trabalhos mais criativos e imaginativos desenvolvidos. As inscrições estão a decorrer, até 21 de outubro.

Estimular o espírito crítico e imaginativo, envolvendo toda a comunidade, bem como as entidades do concelho, é o propósito da ação que, de ano para ano tem feito as delícias da plateia com os trabalhos incríveis que são apresentados.

Todos podem participar, em nome individual ou como entidades (Comércios, Associações, Empresas, Comunidades Escolares, Instituições Particulares de Solidariedade ou Juntas de Freguesia, do concelho de Melgaço). Caso a organização entenda que existem propostas de outros participantes fora do concelho de Melgaço que se enquadram no âmbito do concurso e que acrescentam valor ao evento, serão aceites.

Existem três categorias:

I – Categoria Escola: exclusivamente destinada à comunidade Escolar;

II – Categoria Individual: apresentação de candidaturas para a restante comunidade individualmente, exclusivamente para maiores de 18 anos;

III – Categoria de Grupo: restante comunidade em formato de grupo, com um mínimo de quatro elementos. 

PRÉMIOS PARA OS TRÊS MELHORES TRABALHOS DE CADA CATEGORIA:

Categoria Escola:

1º Prémio: Troféu 1º classificado

2º Prémio: Troféu 2º classificado

3º Prémio: Troféu 3º classificado

Categoria Individual:

1ºPrémio: pack de três garrafas de espumante de alvarinho

2º Prémio: pack de três garrafas de vinho alvarinho

3ºPrémio: uma garrafa de vinho alvarinho

Categoria Grupo:

1ºPrémio: cabaz de produtos locais

2ºPrémio: pack de seis garrafas de espumante de alvarinho

3ºPrémio: pack de três garrafas de espumante de alvarinho

A organização é do Município de Melgaço e da Associação Empresarial do Minho Fronteiriço. As normas de participação e a ficha de inscrição estão disponíveis em www.cm-melgaco.pt. 

 

Programas de Autor

Episódios Recentes Ver Mais

Notícias

Nacional 14 Janeiro, 2026

Politécnico de Viana do Castelo lança workshops gratuitos de cibersegurança para empresas do Alto Minho

O Politécnico de Viana do Castelo, em parceria com o Centro de Competências em Cibersegurança da Região Norte, vai promover um ciclo de workshops online gratuitos para apoiar empresas do Alto Minho na prevenção e resposta a ameaças digitais.

Regional 14 Janeiro, 2026

Escolas da Meadela e São João Bosco levam tradição à Câmara de Viana do Castelo

A Câmara Municipal de Viana do Castelo recebeu novamente o espírito das Janeiras, com a participação da E.B.1 da Igreja da Meadela e do Externato São João Bosco.

Cultura 14 Janeiro, 2026

VII Encontro de Reis juntou tradição e comunidade em Ponte da Barca

A Praça Fernão de Magalhães recebeu o VII Encontro de Reis, iniciativa que levou à vila de Ponte da Barca um momento de celebração da música tradicional, da memória coletiva e das tradições populares.

Regional 14 Janeiro, 2026

Sacerdote de Viana do Castelo defende tese de doutoramento em Roma

O Padre Renato Oliveira, sacerdote da Diocese de Viana do Castelo, realizou na terça-feira, dia 13 de janeiro, a defesa da sua tese de doutoramento no Pontifício Instituto Litúrgico de Santo Anselmo, em Roma.

Cultura 14 Janeiro, 2026

Exposição fotográfica de Rosalina Santos chega a Ponte da Barca

Ponte da Barca vai receber, até 13 de fevereiro, a exposição de fotografia de Rosalina Santos, que estará patente nos Paços do Concelho. Serão apresentadas 39 peças fotográficas que procuram transmitir os momentos vividos durante o percurso feito na mina de Freixo de Numão, em Vila Nova de Foz Côa.

Música 14 Janeiro, 2026

Jazz contemporâneo regressa ao Cine Teatro João Verde com DUK

O Cine Teatro João Verde, em Monção, volta a receber o jazz contemporâneo com o concerto de DUK, marcado para o dia 6 de fevereiro de 2026, às 21h30. O espetáculo insere-se na programação cultural do equipamento municipal e promete atrair apreciadores de novas linguagens do jazz.

Regional 14 Janeiro, 2026

Ponte de Lima certifica primeiros restaurantes para servir Arroz de Sarrabulho como Especialidade Tradicional Garantida

A Câmara Municipal de Ponte de Lima vai atribuir, na próxima sexta-feira, a certificação aos primeiros restaurantes do concelho autorizados a confecionar e servir o Arroz de Sarrabulho à Moda de Ponte de Lima como Especialidade Tradicional Garantida (ETG). Ao todo, 14 estabelecimentos recebem as placas que atestam o cumprimento das normas definidas pela União Europeia.