Vários festivais de portugueses, entre eles o NeoPop, que decorre em Viana do Castelo, estão nomeados para os Iberian Festival Awards (Prémios dos Festivais Ibéricos), que contam com mais de 20 categorias e cujos vencedores são anunciados em março em Granada, Espanha.
De acordo com informação divulgada pela organização, na 8.ª edição dos prémios, os nomeados estão distribuídos por 24 categorias, às quais se juntam dois prémios Excelência, um para uma entidade e outro para uma personalidade, e o prémio Inatel.
Na categoria de Melhor Grande Festival estão nomeados os portugueses Festival Músicas do Mundo (Sines), MEO Kalorama (Lisboa), North Music Festival (Porto) e O Sol da Caparica (Almada).
Além destes, entre as dezenas de festivais portugueses nomeados, alguns em mais do que uma categoria, estão também CoolJazz (Cascais), Artes à Rua (Évora), Às Vezes o Amor (que decorre em várias localidades), Med (Loulé), N2 (Chaves), Summer Opening (Funchal) e NeoPop (Viana do Castelo).
Em algumas categorias os vencedores são escolhidos por um júri e, noutras, pelo público, como acontece em Melhor Grande Festival, Melhor Festival de Médio Formato, Melhor Festival de Pequeno Formato, Melhor Novo Festival e Melhor Festival ‘Indoor’ (em recinto coberto).
O público pode votar ‘online’, até 17 de janeiro.
Dos festivais portugueses também estão entre os nomeados Brazil Groove Music, Ciclo Mundos, Cistermúsica, GOAT Community Intimate Festival, Matosinhos em Jazz, Festival Causa Efeito, Festival Ponte d’Lima, NewGang Festival, Tum Tá Tum Tum – Festa da Percussão, Vilar Summer Festival, Festival Imaterial, Misty Fest, Montepio às vezes o amor, Revenge of the 90’s, Azores Burning Summer, Festival de Setembro, Brunch Electronik Lisboa, Lisb-On #Jardimsonoro, Season Impulso, Alma do Vinho, Andanças, Festival Literário Livros a Oeste, Montanha Pico Festival, Pico Zen Festival, Porto Beer Fest, Wool – Covilhã Urban Art.
A cerimónia de entrega dos prémios da 8.ª edição está marcada para 15 de março, em Granada.
A 11ª jornada da Primeira Divisão da AF Viana do Castelo, disputada este domingo, trouxe mudanças no topo da tabela: o SC Valenciano venceu e assumiu a liderança isolada do campeonato, num fim de semana pautado por muitos empates.
A 11.ª jornada da Segunda Divisão da AF Viana do Castelo, disputada este domingo, trouxe resultados surpreendentes e mexeu com as contas do topo da tabela. O Távora sofreu uma inesperada derrota caseira por 2-0 diante do SC Vianense B, mas mantém-se no comando com 27 pontos. Ainda assim, o desaire abriu caminho para a aproximação do Neves FC, que venceu de forma convincente o Perre por 3-1 e reduziu a diferença para apenas dois pontos, relançando a luta pela liderança.
No âmbito das comemorações do Dia Internacional para a Eliminação da Violência contra as Mulheres, foi inaugurado nos Paços do Concelho de Ponte da Barca um mural comunitário que reúne peças artísticas criadas por alunos das escolas locais e utentes de instituições do concelho.
O Centro Educativo das Lagoas recebeu os docentes das turmas selecionadas para a 11.ª edição do Festival de Jardins Escolinhas, que este ano tem como tema “Jardins de Sonho”.
Depois de cinco jogos sem vencer, o SC Vianense voltou este domingo de manhã aos triunfos, batendo os madeirenses do Ribeira Brava por 2-1, em jogo disputado no Estádio Dr. José de Matos, referente à 10.ª jornada do Campeonato de Portugal, série A.
A Juventude Viana entrou da melhor forma na edição 2025/2026 da Taça de Portugal, ao vencer este sábado a Biblioteca Instrução e Recreio (BIR) por 3-5, em Valado dos Frades, num encontro dos 32 avos de final marcado pelo equilíbrio, intensidade e pela eficácia vianense nos momentos-chave.
A VianaFestas vai abrir ao público, no dia 6 de dezembro, um dos ofícios mais emblemáticos da Romaria da Senhora d’Agonia. O workshop “Arte em Fio – Arte da Filigrana” inaugura o ciclo “Somos Todos Romaria” e convida 12 participantes a aprender, passo a passo, a técnica ancestral que atravessa séculos de tradição no Minho.