Vários festivais de portugueses, entre eles o NeoPop, que decorre em Viana do Castelo, estão nomeados para os Iberian Festival Awards (Prémios dos Festivais Ibéricos), que contam com mais de 20 categorias e cujos vencedores são anunciados em março em Granada, Espanha.
De acordo com informação divulgada pela organização, na 8.ª edição dos prémios, os nomeados estão distribuídos por 24 categorias, às quais se juntam dois prémios Excelência, um para uma entidade e outro para uma personalidade, e o prémio Inatel.
Na categoria de Melhor Grande Festival estão nomeados os portugueses Festival Músicas do Mundo (Sines), MEO Kalorama (Lisboa), North Music Festival (Porto) e O Sol da Caparica (Almada).
Além destes, entre as dezenas de festivais portugueses nomeados, alguns em mais do que uma categoria, estão também CoolJazz (Cascais), Artes à Rua (Évora), Às Vezes o Amor (que decorre em várias localidades), Med (Loulé), N2 (Chaves), Summer Opening (Funchal) e NeoPop (Viana do Castelo).
Em algumas categorias os vencedores são escolhidos por um júri e, noutras, pelo público, como acontece em Melhor Grande Festival, Melhor Festival de Médio Formato, Melhor Festival de Pequeno Formato, Melhor Novo Festival e Melhor Festival ‘Indoor’ (em recinto coberto).
O público pode votar ‘online’, até 17 de janeiro.
Dos festivais portugueses também estão entre os nomeados Brazil Groove Music, Ciclo Mundos, Cistermúsica, GOAT Community Intimate Festival, Matosinhos em Jazz, Festival Causa Efeito, Festival Ponte d’Lima, NewGang Festival, Tum Tá Tum Tum – Festa da Percussão, Vilar Summer Festival, Festival Imaterial, Misty Fest, Montepio às vezes o amor, Revenge of the 90’s, Azores Burning Summer, Festival de Setembro, Brunch Electronik Lisboa, Lisb-On #Jardimsonoro, Season Impulso, Alma do Vinho, Andanças, Festival Literário Livros a Oeste, Montanha Pico Festival, Pico Zen Festival, Porto Beer Fest, Wool – Covilhã Urban Art.
A cerimónia de entrega dos prémios da 8.ª edição está marcada para 15 de março, em Granada.
Ponte da Barca inaugurou a exposição de Velas de Natal, que pode ser visitada nos Paços do Concelho até ao início de janeiro de 2026. A iniciativa resulta de um desafio lançado pelo Município à comunidade e reúne trabalhos de escolas, IPSS, APPACDM e população em geral.
Viana do Castelo encerra este sábado, 13 de novembro, o título de Capital da Cultura do Eixo Atlântico com uma cerimónia especial no Teatro Municipal Sá de Miranda, marcada para as 21h00.
A Igreja de São Domingos, em Viana do Castelo, será palco, no próximo dia 6 de janeiro de 2026, da tradicional “Adoração dos Reis Magos”, um dos momentos mais emblemáticos das celebrações natalícias no concelho. O evento está marcado para as 21h30 e promete voltar a encher o templo de público.
A Liga Feminina Placard está de volta este sábado, 13 de dezembro, após a longa paragem motivada pela realização do Mundial de Futsal Feminino. O Pavilhão Municipal José Natário volta a ganhar vida às 18h00, com um dos jogos mais aguardados da jornada: o vice-campeão Santa Luzia recebe o atual campeão nacional Nun’Álvares.
O Teatro Municipal Sá de Miranda recebe, nos próximos dias 26 e 27 de dezembro, o espetáculo “Baião d’Oxigénio”, com início marcado para as 21h00. João Baião promete levar ao palco uma mistura de música, humor e emoção, numa produção pensada para toda a família.
A Praça da República, no centro histórico de Viana do Castelo, recebe este sábado, às 15h00, o tradicional Feirão do Mel, uma iniciativa gastronómica promovida pela Associação dos Grupos Folclóricos do Alto Minho. O evento promete animar a cidade e atrair visitantes interessados em conhecer e adquirir mel de qualidade para o inverno.
A Magic Van da Salsa Jeans passou por Viana do Castelo naquela que foi uma das etapas mais participadas do percurso nacional. A iniciativa — que transformou uma carrinha num provador móvel — esteve na cidade no final de setembro, atraindo dezenas de mulheres interessadas em descobrir o seu Perfect Fit e partilhar experiências sobre a escolha de jeans.