Vários festivais de portugueses, entre eles o NeoPop, que decorre em Viana do Castelo, estão nomeados para os Iberian Festival Awards (Prémios dos Festivais Ibéricos), que contam com mais de 20 categorias e cujos vencedores são anunciados em março em Granada, Espanha.
De acordo com informação divulgada pela organização, na 8.ª edição dos prémios, os nomeados estão distribuídos por 24 categorias, às quais se juntam dois prémios Excelência, um para uma entidade e outro para uma personalidade, e o prémio Inatel.
Na categoria de Melhor Grande Festival estão nomeados os portugueses Festival Músicas do Mundo (Sines), MEO Kalorama (Lisboa), North Music Festival (Porto) e O Sol da Caparica (Almada).
Além destes, entre as dezenas de festivais portugueses nomeados, alguns em mais do que uma categoria, estão também CoolJazz (Cascais), Artes à Rua (Évora), Às Vezes o Amor (que decorre em várias localidades), Med (Loulé), N2 (Chaves), Summer Opening (Funchal) e NeoPop (Viana do Castelo).
Em algumas categorias os vencedores são escolhidos por um júri e, noutras, pelo público, como acontece em Melhor Grande Festival, Melhor Festival de Médio Formato, Melhor Festival de Pequeno Formato, Melhor Novo Festival e Melhor Festival ‘Indoor’ (em recinto coberto).
O público pode votar ‘online’, até 17 de janeiro.
Dos festivais portugueses também estão entre os nomeados Brazil Groove Music, Ciclo Mundos, Cistermúsica, GOAT Community Intimate Festival, Matosinhos em Jazz, Festival Causa Efeito, Festival Ponte d’Lima, NewGang Festival, Tum Tá Tum Tum – Festa da Percussão, Vilar Summer Festival, Festival Imaterial, Misty Fest, Montepio às vezes o amor, Revenge of the 90’s, Azores Burning Summer, Festival de Setembro, Brunch Electronik Lisboa, Lisb-On #Jardimsonoro, Season Impulso, Alma do Vinho, Andanças, Festival Literário Livros a Oeste, Montanha Pico Festival, Pico Zen Festival, Porto Beer Fest, Wool – Covilhã Urban Art.
A cerimónia de entrega dos prémios da 8.ª edição está marcada para 15 de março, em Granada.
O programa “Viana Coração do Natal” regressa ao centro histórico de Viana do Castelo entre 5 de dezembro e 5 de janeiro de 2026, e traz consigo dois destaques culturais que prometem captar a atenção de vianenses e visitantes: a exposição “Ah Amália – Living Experience on Tour” e a XV Bienal de Pintura do Eixo Atlântico.
O Viana STARTS representou Viana do Castelo na Irlanda, onde participou no encontro de capacitação promovido pela European Urban Initiative (EUI), realizado em Monaghan, sob o tema “Reimagining Places: Sustainable Conservation of Ireland’s Beautiful Heritage”.
O Bloco de Esquerda conseguiu aprovar, no Orçamento de Estado para 2026, duas propostas históricas para o Alto Minho: a requalificação do portinho de Vila Praia de Âncora, em Caminha, e as dragagens em Castelo de Neiva, em Viana do Castelo.
Entre os dias 24 e 30 de novembro, o Comando Territorial de Viana do Castelo realizou um conjunto de operações que visaram a prevenção da criminalidade, fiscalização rodoviária e segurança geral, resultando em 16 detenções e várias apreensões.
O Presidente da Câmara Municipal de Viana do Castelo, Luís Nobre, passou a integrar o Conselho Económico e Social do Conselho Regional do Norte, órgão deliberativo da CCDR-N, reforçando assim a voz do concelho nas instâncias que orientam o desenvolvimento estratégico da região.
A Companhia de Bombeiros Sapadores de Viana do Castelo abriu, no passado sábado, as portas do Centro Cultural para um treino operacional destinado ao público em geral. A iniciativa teve como objetivo aproximar a população do dia a dia da corporação, mostrando a exigência física, a técnica e o trabalho de equipa envolvidos nas operações dos bombeiros.
O festival Sonic Blast vai voltar a animar a Praia da Duna do Caldeirão, em Âncora, concelho de Caminha, entre 6 e 8 de agosto de 2026, para a sua 14.ª edição. A organização anunciou os primeiros 22 nomes que irão marcar presença no evento, reforçando a aposta em sonoridades pesadas, psicadélicas e alternativas que fazem do Sonic Blast uma referência no panorama europeu.