Logo
Internacional

Navio petroleiro avariado em Viana do Castelo com 150 mil litros de gasóleo a bordo

4 Novembro, 2024 | 9:25
Partilhar
Pedro Xavier
1 min. leitura

O navio Nissos Rhenia, com bandeira das ilhas Marshall, que transporta mais de 150 mil litros de gasóleo, está a ser reparado ao largo de Viana do Castelo, anunciaram a Autoridade Marítima e a Marinha.

Em comunicado, a Autoridade Marítima e Marinha explicam que o navio com bandeira das Ilhas Marshall (Oceânia) sofreu uma “avaria na sua máquina, ficando sem propulsão”, estando a embarcação a mais de 24 milhas náuticas (36,6 quilómetros) de distância da costa de Viana do Castelo.

“A reparação iniciou-se na quinta-feira passada, com o embarque de uma equipa de técnicos, e prevê-se que continue durante esta semana, por forma a que o navio prossiga a viagem, que tem como destino Le Haver, na Normandia (França)”, refere-se no comunicado.

O Centro de Coordenação de Busca e Salvamento Marítimo de Lisboa (MRCC Lisboa) foi alertado na terça-feira para a existência, ao largo de Viana do Castelo, de um navio petroleiro sem propulsão e a situação levou a “resposta coordenada de forma proativa da Marinha com a Autoridade Marítima Nacional para acompanhar a situação do Nissos Rhenia, com Bandeira das ilhas Marshall, que transporta mais de 150 mil litros de gasóleo, possui mais de 330 metros de comprimento e 60 metros de boca (largura)”.

A Marinha enviou a NRP António Enes, uma corveta com a missão de vigilância, busca e salvamento, para junto da posição do navio à deriva.

“Ao chegar ao local (…) desenvolvendo as ações necessárias para apoiar o petroleiro, nomeadamente contacto com o navio, monitorização da navegação na área e preservação da segurança de todos os navios nas proximidades” e o reboque do navio, com 28 tripulantes, iniciou-se na quinta-feira.

As autoridades estimam que os arranjos terminem “no final desta semana”.

Programas de Autor

Episódios Recentes Ver Mais

Notícias

Regional 15 Janeiro, 2026

Crianças de Monção mantêm viva a tradição de “Cantar os Reis”

Cerca de 50 crianças da Santa Casa da Misericórdia de Monção passaram pelo Edifício do Loreto para cantar os Reis ao executivo municipal e aos funcionários da Câmara Municipal, numa iniciativa que voltou a dar voz a uma das tradições mais enraizadas da região.

Regional 15 Janeiro, 2026

Eixo Atlântico divulga Relatório Socioeconómico 2024 em Viana do Castelo

O Eixo Atlântico do Noroeste Peninsular apresentou esta manhã, em Viana do Castelo, o Relatório Socioeconómico Anual 2024, num encontro que decorreu na Biblioteca Municipal e que reuniu autarcas, técnicos e representantes de entidades económicas e sociais da região.

Regional 15 Janeiro, 2026

PSP promove ação de sensibilização contra o bullying na Escola Básica da Abelheira

O Comando Distrital da PSP de Viana do Castelo promoveu uma ação de sensibilização contra o bullying na Escola Básica n.º 1 da Abelheira, em Viana do Castelo, no âmbito das iniciativas de proximidade desenvolvidas junto da comunidade escolar.

Nacional 15 Janeiro, 2026

Presidenciais 2026: Local de voto na Meadela muda para o Pavilhão Desportivo

Os eleitores da freguesia da Meadela irão votar num novo local nas Eleições Presidenciais de 2026, marcadas para o próximo dia 18 de janeiro.

Desporto 15 Janeiro, 2026

Santa Luzia e Freixo entram em ação na Taça de Portugal Feminina de Futsal

O Santa Luzia FC e a Casa do Povo de Freixo entram em ação no próximo sábado na 3.ª eliminatória da Taça de Portugal Feminina de Futsal, fase que marca a entrada das equipas da Liga Feminina Placard.

Música 15 Janeiro, 2026

Tuna de Veteranos de Viana do Castelo assinala 23 anos com música nas ruas da cidade

A Tuna de Veteranos de Viana do Castelo celebra este sábado, 17 de janeiro, o seu XXIII Aniversário, com uma arruada de Reis pelo centro histórico da cidade e um jantar comemorativo, marcando mais de duas décadas de atividade cultural e académica ligada a Viana do Castelo.

Nacional 15 Janeiro, 2026

Viana do Castelo e Figueira da Foz juntam-se para preparar empresas para a eólica offshore

As associações empresariais de Viana do Castelo e da Figueira da Foz estão a trabalhar em conjunto para analisar os projetos de energia eólica offshore previstos para as duas regiões e avaliar os seus impactos sociais, ambientais e económicos.