A Câmara Municipal de Viana do Castelo vai realizar o I MEETUP de 2025 no âmbito da Rede Municipal de Turismo, pretendendo promover o debate em torno do tema "Rotas Estratégicas: Mar e Turismo", proporcionando uma conversa envolvente e descontraída sobre a valorização económica do território costeiro.
No dia 4 de abril, no Centro de Mar (Navio-hospital Gil Eannes), das 10h00 às 12h00, o encontro tem como objetivo abordar questões relacionadas com a integração entre o setor turístico e a economia marítima, tendo como ponto de partida as Estações Náuticas, o desenvolvimento de estratégias de promoção da valorização económica do território Costeiro, bem como identificar novas oportunidades de negócio que cruzem turismo, rio e mar.
O encontro irá contar com a presença do Presidente da Câmara Municipal de Viana do Castelo, Luís Nobre, e com diversos oradores convidados: José Maria Costa, deputado à Assembleia da República; Mário Ferreira, Presidente do grupo Mystic Invest, CEO da DouroAzul; representante do Fórum Oceano/Estações Náuticas (a indicar); Turismo do Porto e Norte de Portugal (a confirmar); com moderação de Vera Cunha.
A participação neste evento é gratuita, porém requer inscrição prévia através do link: https://form.typeform.com/to/cVc7XDE6
O I MEETUP de 2025 dá continuidade ao trabalho desenvolvido pela Unidade de Turismo da Câmara Municipal de Viana do Castelo e pela Associação Fórum Turismo.
A Câmara Municipal de Viana do Castelo tem como uma das suas competências o desenvolvimento e promoção do turismo do Município, trabalhando em estreita colaboração com entidades locais e regionais para potencializar o setor turístico e promover a cidade como um destino de excelência.
Já a Associação Fórum Turismo, parceira da Rede Municipal de Turismo, é uma entidade dedicada à promoção do turismo e ao desenvolvimento sustentável do setor, através de iniciativas que visam a qualificação dos serviços turísticos e a valorização dos destinos.
O Centro Cultural de Viana do Castelo volta a acolher a tradicional festa de passagem de ano, marcada para a noite de 31 de dezembro com abertura de portas às 23h00. O evento promete muita animação, surpresas e música, prolongando-se até às 06h00.
A Federação Portuguesa de Ciclismo (FPC) anunciou esta segunda-feira ter terminado, com efeitos imediatos, o contrato de concessão da Volta a Portugal em bicicleta com a empresa Podium Events, alegando incumprimento contratual e falta de pagamentos.
O Castelo de Lindoso, em Ponte da Barca, tem vindo a registar um aumento significativo de visitantes desde a inauguração do novo Centro Interpretativo, no passado dia 24 de julho. Desde então, o monumento nacional já recebeu 3.648 visitantes, confirmando o sucesso da requalificação e da nova proposta museológica.
A operação “Portugal Sempre Seguro”, coordenada pelo Sistema de Segurança Interna (SSI), resultou na detenção de 46 pessoas nos primeiros dez dias e na fiscalização de centenas de cidadãos, veículos e estabelecimentos em todo o país, incluindo Viana do Castelo.
Viana do Castelo enfrenta um aumento significativo nos custos da iluminação pública, levando o presidente da Câmara, Luís Nobre, a apelar ao Governo para a redução do IVA da eletricidade de 23% para 6%, classificando a atual taxa como “imoral e inaceitável”.
A E-REDES – Distribuição de Eletricidade anunciou que, em 2026, vai realizar trabalhos de gestão de faixas de combustível em várias freguesias de Vila Nova de Cerveira, incluindo Cornes, Sopo, Covas, União das Freguesias de Candemil e Gondar, Sapardos e Mentrestido.
A Câmara Municipal de Viana do Castelo aprovou, por unanimidade, a adjudicação da empreitada de reabilitação da Igreja de São Domingos, no valor de 522.649 euros, mais IVA.