Foram oito títulos nacionais e o Clube Náutico de Ponte de Lima sagrou-se novamente, Campeão Nacional de Maratona com 761 pontos, seguindo o CN Prado com 736 e em terceiro lugar o CC Amora com 312 pontos.
Ponte de lima, foi o palco escolhido, nos passados dias 16, 17 e 18 de junho, para a realização do Campeonato Nacional de Maratonas, onde competiram 39 clubes, 336 atletas, totalizando 443 tripulações.
Subiram ao 1º lugar do pódio da competição, alcançando a respetiva medalha de ouro, 8 atletas do Clube de Ponte de Lima.
O atleta João Pinto de Sousa (júnior) foi, assim, o mais rápido na prova de K1. No mesmo escalão, Francisca Lopes, foi 1ª classificada na Short Race (K1) e em conjunto com a Maria Pereira Gomes, arrecadou também o lugar mais alto do pódio em K2. Já na categoria sénior, Ricardo Coelho (C1) foi 1º classificado na Short Race, sendo que em conjunto com Rui Lacerda, arrecadaram o 1º lugar em C2.
Ângela Fernandes (SUPC) arrecadou ouro na categoria absoluto.
Já a nível de medalhas de prata foram arrecadadas 12: no escalão de juniores, Maria Pereira Gomes (K1) e as duplas João Pinto de Sousa e Gonçalo Cruz Gonçalves (K2), Filipa Lamas e Rosana Dias (K2) E João Matos Silva e Tiago Araújo (C2).
No escalão de seniores, Rui Lacerda na Short Race (C1). Na prova normal Francisco Barbosa dos Santos (K1), Ricardo Coelho (C1) e a dupla Beatriz Caldas e Francisca Carvalho em K2. Subiram também ao 3º lugar do pódio os atletas do Clube de Ponte de Lima, na categoria Júnior, Rosana Dias (K1) e João Pinto de Sousa (K1) na Short Race. Na prova normal, João Matos Silva (C1) e Francisca Malheiro Lopes (K1).
Na categoria sénior, destaque para os atletas Beatriz Caldas (K1), conseguiu o 3º lugar na short race e na prova normal e o atleta Francisco Barbosa dos Santos, que alcançou também o 3º lugar na short race e na prova normal em K2.
Também Rui Lacerda (C1) e Ana Barreiros Pereira (C1) alcançaram o 3.º lugar. Salientam-se ainda os seguintes resultados do Clube Limiano: na categoria Júnior, na short race, João Matos Silva (C1) e Maria Pereira Gomes (K1) que alcançaram o 4º lugar. Gonçalo Cruz Gomes (K1) em 10º lugar.
Na distância normal, Filipa Lamas (K1) e a dupla Marta Alves (K2) e Barbara Fonseca Costa (K2) alcançaram o 4º lugar. Tiago Araújo (C1) em 8º, Rafael Dias Gonçalves (SUPC) 7º, João Gonçalves Silva (K1) 13º lugar e a dupla Bruno Gonçalves Gomes e André Moreira de Azevedo em K2, o 15º lugar.
Já na categoria sénior, nem short race, Ana Barreiros Pereira (C1) alcançou o 4º lugar, Mariana Morais (K1) 6º e Bruno Brasileiro (K1) O 7º lugar.
Na distância normal as duplas Joana Marinho e Maria Lopes em K2 alcançaram o 6º e o César Sá e Jardel Costa em K2, o 9º lugar, sendo que este último atleta também alcançou o 13º lugar em K1.
Por fim, na categoria absoluto Paulo Caldeira Lopes (SUPC) o 5º lugar e o Bruno Vieira Cerqueira (SUPC) 7º lugar.
Parabéns a todos os atletas pelo sacrifício e empenho em participar neste campeonato, sem vocês este título não seria possível. Uma palavra aos treinadores pelo trabalho e aos atletas que se disponibilizaram para o abastecimento nas portagens e apoio.
O jornalista Paulo Julião, natural de Viana do Castelo, foi um dos vencedores dos Prémios Lusa do 3.º trimestre de 2025, distinção atribuída pelo Conselho de Administração da agência noticiosa. O repórter integrou a equipa que assinou um conjunto de trabalhos realizados em Cabo Delgado, Moçambique, durante a última semana de julho.
Três iniciativas nacionais – incluindo duas desenvolvidas na região Centro e uma no Norte – foram distinguidas com os Prémios ODSlocal, que reconhecem projetos exemplares na promoção dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), definidos pela Agenda 2030 das Nações Unidas.
O Município de Valença vai aderir à Semana Europeia da Prevenção de Resíduos com uma campanha especial de recolha de Resíduos de Equipamentos Elétricos e Eletrónicos (REEE), a decorrer de 22 a 30 deste mês. A iniciativa pretende mobilizar a comunidade para a deposição responsável de aparelhos elétricos e eletrónicos em fim de vida, promovendo práticas ambientais mais sustentáveis.
O Dia Jubilar da Música 2025, que reúne bandas filarmónicas do distrito e da diocese de Viana do Castelo, sofreu uma alteração de última hora devido às previsões de chuva para domingo, 23 de novembro.
Vila Nova de Cerveira vai receber este sábado, dia 22 de novembro, às 11 horas, a estreia do espetáculo infantil “Faz-me um Resumo”, uma criação de Joana Magalhães encomendada pelas Comédias do Minho. A sessão decorre na Biblioteca Municipal e é de entrada livre, antecedendo apresentações para escolas do concelho entre 24 e 27 de novembro.
Aproveitando o bom tempo que se tem feito sentir, a Câmara Municipal de Caminha está a acelerar várias intervenções de manutenção no exterior dos Paços do Concelho. As equipas municipais encontram-se no terreno a realizar trabalhos de limpeza, reparação e conservação, numa ação que visa melhorar a imagem e a funcionalidade do edifício.
A Biblioteca Municipal de Ponte de Lima volta amanhã a transformar-se num pequeno centro de inovação. Entre as 10h30 e as 12h30, realiza-se mais uma sessão do Laboratório de Robótica e Programação, iniciativa promovida pelo Município com o objetivo de aproximar os mais jovens das competências tecnológicas.