A Câmara Municipal de Viana do Castelo aprovou hoje, em reunião ordinária de executivo, a proposta do projeto “Náutica para Todos”, que o município promove em parceria com a Associação Portuguesa de Pais e Amigos do Cidadão Deficiente Mental (APPACDM) e os Agrupamentos de Escolas, apoiando os alunos sinalizados com deficiência nas turmas que frequentam as atividades náuticas.
Assim, no ano letivo que está a decorrer, o projeto inclui 67 utentes da APPACDM, sendo que a Câmara Municipal atribui um apoio mensal no valor de 5.000 euros à associação, perspetivando a inclusão nas atividades curriculares na expressão físico motora da natação no 1º CEB e da náutica na disciplina de educação física, no 2º e 3º ciclos e secundário, adaptada, em todos os estabelecimentos de educação e ensino dos agrupamentos, proporcionando aos alunos portadores de incapacidade e deficiência a prática incluída na respetiva aula.
De acordo com a proposta hoje aprovada, “a Câmara Municipal tem desenvolvido estratégias para a inclusão dos alunos portadores de incapacidade e deficiência dos estabelecimentos de educação e ensino dos agrupamentos de escolas nos projetos municipais, nomeadamente Natação no 1º CEB e Desportos náuticos nos 2º, 3º ciclos e secundário”.
Este projeto acontece numa “perspetiva de igualdade de oportunidades para todos”, que assenta na colaboração entre o Município, a APPACDM e os agrupamentos escolares. ”Considerando este apoio dado aos alunos sinalizados com necessidades educativas especiais e a pretensão de dar continuidade ao presente projeto de inclusão de todos nas atividades natação e náuticas, bem como, dar resposta a outros projetos que envolvem a autarquia durante o ano, torna-se necessário renovar o protocolo existente entre o Município e a APPACDM”, explica a proposta.
No primeiro ano de Náutica para Todos, ano letivo 2016/2017, estiveram envolvidos no projeto 30 alunos de dois agrupamentos escolares. Desde então, a iniciativa tem crescido ano após ano, incrementando a inclusão social através do desporto.
Apesar dos avanços da medicina e da dedicação dos profissionais de saúde, algumas doenças hepáticas podem evoluir para fases avançadas, em que as opções de tratamento curativo são limitadas.
A presidente da Iniciativa Liberal (IL), Mariana Leitão, afirmou em Viana do Castelo, que os líderes nacionais dos partidos devem assumir a corresponsabilidade pelos resultados das autárquicas e mostrou-se otimista quanto ao desempenho da IL no próximo domingo, garantindo que o partido “não será um dos cabeçudos da noite eleitoral”.
O Município de Arcos de Valdevez renovou, para o ano letivo 2025/2026, os protocolos relativos aos transportes escolares com 15 entidades responsáveis pela realização de circuitos especiais.
A vianense Bruna Parente foi chamada à seleção nacional de remo que vai disputar o Campeonato da Europa de Beach Sprints, competição marcada para os dias 11 e 12 de outubro, em Antalya, na Turquia.
O parque de estacionamento do Navio Gil Eannes esta encerrado ao público, devido à realização do Rally de Viana do Castelo.
O Município de Valença anunciou o arranque da intervenção “Este é o Caminho 2.0”, um projeto que prevê a requalificação do Albergue São Teotónio e melhorias no troço do Caminho de Santiago que atravessa o concelho.
Na Bairrada, a equipa feminina do Sport/CRAV voltou a fazer história ao vencer o Sporting Clube de Portugal por 34–10, conquistando a Supertaça de Rugby Feminino.