A Câmara Municipal de Viana do Castelo aprovou hoje, em reunião ordinária de executivo, a proposta do projeto “Náutica para Todos”, que o município promove em parceria com a Associação Portuguesa de Pais e Amigos do Cidadão Deficiente Mental (APPACDM) e os Agrupamentos de Escolas, apoiando os alunos sinalizados com deficiência nas turmas que frequentam as atividades náuticas.
Assim, no ano letivo que está a decorrer, o projeto inclui 67 utentes da APPACDM, sendo que a Câmara Municipal atribui um apoio mensal no valor de 5.000 euros à associação, perspetivando a inclusão nas atividades curriculares na expressão físico motora da natação no 1º CEB e da náutica na disciplina de educação física, no 2º e 3º ciclos e secundário, adaptada, em todos os estabelecimentos de educação e ensino dos agrupamentos, proporcionando aos alunos portadores de incapacidade e deficiência a prática incluída na respetiva aula.
De acordo com a proposta hoje aprovada, “a Câmara Municipal tem desenvolvido estratégias para a inclusão dos alunos portadores de incapacidade e deficiência dos estabelecimentos de educação e ensino dos agrupamentos de escolas nos projetos municipais, nomeadamente Natação no 1º CEB e Desportos náuticos nos 2º, 3º ciclos e secundário”.
Este projeto acontece numa “perspetiva de igualdade de oportunidades para todos”, que assenta na colaboração entre o Município, a APPACDM e os agrupamentos escolares. ”Considerando este apoio dado aos alunos sinalizados com necessidades educativas especiais e a pretensão de dar continuidade ao presente projeto de inclusão de todos nas atividades natação e náuticas, bem como, dar resposta a outros projetos que envolvem a autarquia durante o ano, torna-se necessário renovar o protocolo existente entre o Município e a APPACDM”, explica a proposta.
No primeiro ano de Náutica para Todos, ano letivo 2016/2017, estiveram envolvidos no projeto 30 alunos de dois agrupamentos escolares. Desde então, a iniciativa tem crescido ano após ano, incrementando a inclusão social através do desporto.
O presidente da Câmara Municipal de Viana do Castelo, Luís Nobre, pediu para integrar o grupo de trabalho criado pelo Governo para avaliar a situação das salas de cinema no país, manifestando disponibilidade para contribuir com “ações de mitigação” face ao eventual encerramento das quatro salas do Estação Viana Shopping.
A Escola Superior de Saúde do Instituto Politécnico de Viana do Castelo (ESS-IPVC) acolheu o II Encontro Nacional da Rede Académica de Literacia em Saúde (RALS), que reuniu especialistas, docentes e investigadores de todo o país para refletir sobre o papel da literacia na promoção de comunidades mais informadas e saudáveis.
O SC Vianense desloca-se este domingo ao terreno do CD Celoricense, em jogo a contar para a 9.ª jornada da Série A do Campeonato de Portugal. A partida está marcada para as 15h00.
A Polícia Judiciária realizou na terça-feira buscas no quartel dos Bombeiros Voluntários de Arcos de Valdevez. A investigação, motivada por uma denúncia anónima, centra-se em seis bombeiros e está relacionada com alegadas irregularidades nos pagamentos estatais de combate aos incêndios florestais.
Este sábado, 8 de novembro, às 10h30, a Biblioteca Municipal de Valença volta a encher-se de imaginação e partilha com mais uma sessão do ciclo “Histórias em Família”, desta vez com a história “Gusta, a Trapicheira”, da autora Rita Nicolau.
A Anémona Sonora e o Club Lote 5 produzem, no próximo dia 05 de dezembro, entre as 23h00 e as 06h00 uma festa para celebrar o natal ao som da melhor "house music".
A emblemática Discoteca Galáxia, agora Galáxia Discos, única loja de discos do comércio tradicional de Viana do Castelo, comemora meio século de história este sábado, 8 de novembro de 2025. A celebração dos 50 anos terá lugar na própria loja, situada na Rua da Bandeira, n.º 94, entre as 17h00 e as 19h00, e contará com uma sessão especial intitulada “Recordar com Vítor Coutinho”, dedicada à memória musical e afetiva do espaço.