Os Paços do Concelho de Ponte da Barca acolheram a apresentação oficial da programação de Natal para este ano. O Presidente da Câmara, Augusto Marinho, acompanhado pelos Vereadores, Rosa Arezes, Diana Sequeira e José Alfredo Oliveira, anunciou as iniciativas que vão transformar o concelho num verdadeiro palco natalício, reforçando a tradição, a solidariedade e a união comunitária.
A abertura da quadra festiva terá lugar já na próxima sexta-feira, dia 29 de novembro, com a inauguração da iluminação de Natal, marcada para as 18h. Este momento contará com um espetáculo sincronizado de luz e som no edifício dos Paços do Concelho, concebido em colaboração com alunos dos cursos de Mecânica e Eletrónica da EPRALIMA – Escola Profissional do Alto Lima. Além da componente decorativa, o Presidente destacou o papel dos jovens nesta criação, valorizando o talento local e o contributo das escolas com iniciativas que dinamizam o território.
Entre os dias 14 e 22 de dezembro, a Praça da República será o epicentro da animação com o evento “EmBARCA no Natal”, que inclui o Mercado de Natal com cerca de 25 stands de comercialização de artesanato local e artigos variados, espetáculos de música, dança, teatro, showcookings, oficinas de Natal, apresentações literárias e muito mais, garantindo que todos os públicos possam desfrutar de momentos especiais durante a quadra natalícia.
Uma das novidades deste ano é um encantador carrossel parisiense no Largo do Urca. Este carrossel, que estará instalado de 8 de dezembro a 8 de janeiro, será uma das principais atrações para famílias e visitantes, proporcionando um cenário mágico e acolhedor.
De entre a programação, destaque também para o dia 14 de dezembro, onde decorrerá um dos momentos mais marcantes com a recriação da histórica “Sopa dos Pobres”, assinalando os 100 anos desta tradição. Trata-se de uma encenação escrita e dirigida por Ana Costa, com a participação do grupo MincJuvenil, utentes da Santa Casa da Misericórdia de Ponte da Barca, as Cantadeiras de S. Martinho de Crasto e o Grupo do projeto “Cultura para Todos”. A música original é de Orlando Costa, arranjos de António Rocha e a confeção e a distribuição da sopa pelo GCRLPL Associação Lavradas.
Outro ponto alto será o evento “Natal do Meu País”, a realizar-se a 19 de dezembro, uma celebração das tradições de países como a Venezuela, Brasil, Andorra e França, que têm uma expressiva comunidade residente em Ponte da Barca, numa iniciativa que visa, como salientou o autarca barquense, “unir culturas e a comunidade”.
Para a passagem de ano, a Praça da República será palco de grande animação com o grupo Delfim Júnior & Ympério Show, às 22h, fogo de artifício e a oferta de bolo-rei e espumante para celebrar a chegada de 2025.
O Presidente Augusto Marinho expressou entusiasmo com a programação, destacando a importância de envolver a comunidade em todas as iniciativas e reforçando o compromisso da autarquia em proporcionar momentos de alegria e partilha durante a época festiva. Augusto Marinho lembrou também o envolvimento de diversas associações e instituições locais a quem agradeceu a colaboração. “Este é um momento de união, de reforçar as nossas tradições e de acolher todos aqueles que fazem parte desta grande família que é Ponte da Barca”, afirmou.
As Comédias do Minho lançam, este mês, um projeto pedagógico pioneiro para alunos do ensino secundário de escolas do Alto Minho, colocando-os a “discutir o mundo” com artistas ao longo de três anos.
Os preços das casas em Portugal subiram 10% em novembro face ao mesmo mês do ano anterior. Segundo o índice de preços do idealista, comprar casa tinha um custo de 2.783 euros por metro quadrado (euros/m2) no final do mês de novembro deste ano, tendo em conta o valor mediano. Já em relação à variação trimestral, os preços das casas em Portugal subiram 2,3%.
A Polícia de Segurança Pública (PSP) inicia hoje a operação "Iguais na Segurança", que visa sensibilizar para a defesa da dignidade e respeito pelos direitos e bem-estar das pessoas portadoras de deficiência.
O Executivo caminhense reúne esta quarta-feira, dia 04 de dezembro, no Salão Nobre dos Paços do Concelho, pelas 15h00, com vários assuntos em agenda, entre eles o processo de concretização (de acordo com a deliberação do Executivo de 06/11/2024) da contração de empréstimo de médio e longo prazo para aplicação em investimentos.
A idade da reforma deverá subir para os 66 anos e nove meses em 2026, um aumento de dois meses face ao valor que será praticado em 2025, segundo os cálculos com base nos dados provisórios divulgados pelo INE.
O orçamento da Câmara de Valença (PS) para 2025, no valor de cerca de 35 milhões de euros, foi chumbado com dois votos contra do PSD e dois votos contra do movimento Fortalecer Valença.
Realizaram-se, este domingo, os jogos dos campeonatos distritais da Associação de Futebol de Viana do Castelo. Na 1ª e 2ª Divisão cumpriu-se a 11ª jornada. No principal escalão do futebol distrital vianense, destaque para a vitória (1-4) do Cardielese na casa do Deucriste. O líder Correlhã empatou (1-1) em Valença