Logo
Regional

Natal em Ponte da Barca arranca esta sexta-feira com a inauguração da iluminação

29 Novembro, 2024 | 15:55
Partilhar
Pedro Xavier
2 min. leitura

Os Paços do Concelho de Ponte da Barca acolheram a apresentação oficial da programação de Natal para este ano. O Presidente da Câmara, Augusto Marinho, acompanhado pelos Vereadores, Rosa Arezes, Diana Sequeira e José Alfredo Oliveira, anunciou as iniciativas que vão transformar o concelho num verdadeiro palco natalício, reforçando a tradição, a solidariedade e a união comunitária.

A abertura da quadra festiva terá lugar já na próxima sexta-feira, dia 29 de novembro, com a inauguração da iluminação de Natal, marcada para as 18h. Este momento contará com um espetáculo sincronizado de luz e som no edifício dos Paços do Concelho, concebido em colaboração com alunos dos cursos de Mecânica e Eletrónica da EPRALIMA – Escola Profissional do Alto Lima. Além da componente decorativa, o Presidente destacou o papel dos jovens nesta criação, valorizando o talento local e o contributo das escolas com iniciativas que dinamizam o território.

Entre os dias 14 e 22 de dezembro, a Praça da República será o epicentro da animação com o evento “EmBARCA no Natal”, que inclui o Mercado de Natal com cerca de 25 stands de comercialização de artesanato local e artigos variados, espetáculos de música, dança, teatro, showcookings, oficinas de Natal, apresentações literárias e muito mais, garantindo que todos os públicos possam desfrutar de momentos especiais durante a quadra natalícia.  

Uma das novidades deste ano é um encantador carrossel parisiense no Largo do Urca. Este carrossel, que estará instalado de 8 de dezembro a 8 de janeiro, será uma das principais atrações para famílias e visitantes, proporcionando um cenário mágico e acolhedor. 

De entre a programação, destaque também para o dia 14 de dezembro, onde decorrerá um dos momentos mais marcantes com a recriação da histórica “Sopa dos Pobres”, assinalando os 100 anos desta tradição. Trata-se de uma encenação escrita e dirigida por Ana Costa, com a participação do grupo MincJuvenil, utentes da Santa Casa da Misericórdia de Ponte da Barca, as Cantadeiras de S. Martinho de Crasto e o Grupo do projeto “Cultura para Todos”. A música original é de Orlando Costa, arranjos de António Rocha e a confeção e a distribuição da sopa pelo GCRLPL Associação Lavradas.

Outro ponto alto será o evento “Natal do Meu País”, a realizar-se a 19 de dezembro, uma celebração das tradições de países como a Venezuela, Brasil, Andorra e França, que têm uma expressiva comunidade residente em Ponte da Barca, numa iniciativa que visa, como salientou o autarca barquense, “unir culturas e a comunidade”.

Para a passagem de ano, a Praça da República será palco de grande animação com o grupo Delfim Júnior & Ympério Show, às 22h, fogo de artifício e a oferta de bolo-rei e espumante para celebrar a chegada de 2025. 

O Presidente Augusto Marinho expressou entusiasmo com a programação, destacando a importância de envolver a comunidade em todas as iniciativas e reforçando o compromisso da autarquia em proporcionar momentos de alegria e partilha durante a época festiva. Augusto Marinho lembrou também o envolvimento de diversas associações e instituições locais a quem agradeceu a colaboração. “Este é um momento de união, de reforçar as nossas tradições e de acolher todos aqueles que fazem parte desta grande família que é Ponte da Barca”, afirmou.

Programas de Autor

Episódios Recentes Ver Mais

Notícias

Regional 12 Dezembro, 2025

Menino Jesus em chocolate é atração do Mercadinho de Natal em Freixieiro de Soutelo

A aldeia de Freixieiro de Soutelo, no concelho de Viana do Castelo, acolhe esta época natalícia uma iniciativa singular: uma escultura do Menino Jesus feita em chocolate. Esta peça única resulta da colaboração entre o estucador local Tomé Lourenço Alves e o mestre chocolateiro António Gonçalves Pereira, antigo chef da histórica Confeitaria Império, no Porto.

Nacional 12 Dezembro, 2025

Centenário da Locomotiva 0186 é celebrado com viagem histórica a vapor

A CP, Comboios de Portugal assinala este sábado, 13 de dezembro, os 100 anos da Locomotiva 0186 com uma cerimónia especial na Estação de São Bento, no Porto. O programa começa às 17h15 com uma visita à locomotiva e o descerrar de uma placa comemorativa, seguindo-se às 18h37 uma viagem até Ermesinde a bordo do Comboio Histórico a Vapor de Natal.

Desporto 12 Dezembro, 2025

Viana do Castelo vive fim de semana intenso de desporto e atividades recreativas

Viana do Castelo prepara-se para um fim de semana recheado de desporto e animação, com eventos para todos os gostos e idades.

Regional 12 Dezembro, 2025

Monção recebe III Jornadas Micológicas este sábado

Monção vai acolher, no dia 13 de dezembro, as III Jornadas Micológicas, iniciativa que junta ciência, natureza, cultura e gastronomia em torno do estudo e preservação dos cogumelos. O ponto de encontro será às 9h00 no Parque da Senhora da Vista, em Pias.

Regional 12 Dezembro, 2025

Valença lança campanha para premiar clientes do comércio local

O espírito natalício já chegou a Valença e traz este ano uma campanha especial para incentivar as compras no comércio tradicional. A iniciativa, intitulada “Valença é Natal 2025”, permite aos clientes habilitarem-se a ganhar vales de compras ao realizarem compras nos estabelecimentos aderentes.

Internacional 12 Dezembro, 2025

Viana STARTS torna-se referência nacional na inovação urbana e inspira outras cidades

O Viana STARTS, único projeto nacional selecionado na primeira call da European Urban Initiative (EUI), voltou a destacar-se no panorama da inovação urbana ao marcar presença no encontro nacional “EUI | Ações Inovadoras”, promovido pela Direção-Geral do Território.

Regional 11 Dezembro, 2025

Viana do Castelo: Luís Nobre exige estratégia nacional para travar aumento “galopante” dos custos de resíduos

O presidente da Câmara de Viana do Castelo, Luís Nobre, lançou um alerta sério sobre o aumento “galopante e insustentável” dos custos de depósito de resíduos, defendendo que a situação já ultrapassa a capacidade de resposta dos municípios e exige uma intervenção urgente do Governo.