Os Paços do Concelho de Ponte da Barca acolheram a apresentação oficial da programação de Natal para este ano. O Presidente da Câmara, Augusto Marinho, acompanhado pelos Vereadores, Rosa Arezes, Diana Sequeira e José Alfredo Oliveira, anunciou as iniciativas que vão transformar o concelho num verdadeiro palco natalício, reforçando a tradição, a solidariedade e a união comunitária.
A abertura da quadra festiva terá lugar já na próxima sexta-feira, dia 29 de novembro, com a inauguração da iluminação de Natal, marcada para as 18h. Este momento contará com um espetáculo sincronizado de luz e som no edifício dos Paços do Concelho, concebido em colaboração com alunos dos cursos de Mecânica e Eletrónica da EPRALIMA – Escola Profissional do Alto Lima. Além da componente decorativa, o Presidente destacou o papel dos jovens nesta criação, valorizando o talento local e o contributo das escolas com iniciativas que dinamizam o território.
Entre os dias 14 e 22 de dezembro, a Praça da República será o epicentro da animação com o evento “EmBARCA no Natal”, que inclui o Mercado de Natal com cerca de 25 stands de comercialização de artesanato local e artigos variados, espetáculos de música, dança, teatro, showcookings, oficinas de Natal, apresentações literárias e muito mais, garantindo que todos os públicos possam desfrutar de momentos especiais durante a quadra natalícia.
Uma das novidades deste ano é um encantador carrossel parisiense no Largo do Urca. Este carrossel, que estará instalado de 8 de dezembro a 8 de janeiro, será uma das principais atrações para famílias e visitantes, proporcionando um cenário mágico e acolhedor.
De entre a programação, destaque também para o dia 14 de dezembro, onde decorrerá um dos momentos mais marcantes com a recriação da histórica “Sopa dos Pobres”, assinalando os 100 anos desta tradição. Trata-se de uma encenação escrita e dirigida por Ana Costa, com a participação do grupo MincJuvenil, utentes da Santa Casa da Misericórdia de Ponte da Barca, as Cantadeiras de S. Martinho de Crasto e o Grupo do projeto “Cultura para Todos”. A música original é de Orlando Costa, arranjos de António Rocha e a confeção e a distribuição da sopa pelo GCRLPL Associação Lavradas.
Outro ponto alto será o evento “Natal do Meu País”, a realizar-se a 19 de dezembro, uma celebração das tradições de países como a Venezuela, Brasil, Andorra e França, que têm uma expressiva comunidade residente em Ponte da Barca, numa iniciativa que visa, como salientou o autarca barquense, “unir culturas e a comunidade”.
Para a passagem de ano, a Praça da República será palco de grande animação com o grupo Delfim Júnior & Ympério Show, às 22h, fogo de artifício e a oferta de bolo-rei e espumante para celebrar a chegada de 2025.
O Presidente Augusto Marinho expressou entusiasmo com a programação, destacando a importância de envolver a comunidade em todas as iniciativas e reforçando o compromisso da autarquia em proporcionar momentos de alegria e partilha durante a época festiva. Augusto Marinho lembrou também o envolvimento de diversas associações e instituições locais a quem agradeceu a colaboração. “Este é um momento de união, de reforçar as nossas tradições e de acolher todos aqueles que fazem parte desta grande família que é Ponte da Barca”, afirmou.
A árbitra Filipa Cunha, filiada na Associação de Futebol de Viana do Castelo (AFVC), foi promovida à Primeira Categoria de Arbitragem da UEFA, por decisão do Comité de Arbitragem do organismo europeu. A promoção entra em vigor a partir de 1 de janeiro de 2026.
A freguesia de Miranda, em Arcos de Valdevez, voltou a acolher, no primeiro fim de semana de dezembro, a tradicional matança do porco, organizada pela Associação Cultural, Recreativa e Desportiva local. A iniciativa, em vigor desde 2016, procura manter viva uma prática histórica da comunidade rural e reforçar os laços familiares e comunitários.
Portugal saiu vitorioso das negociações europeias sobre as quotas de pesca para 2026, garantindo resultados que trazem estabilidade e previsibilidade para os pescadores nacionais. O destaque vai para o bacalhau, com mais 800 toneladas asseguradas nos grandes bancos da Terra Nova, no Canadá.
A Câmara Municipal de Ponte de Lima aprovou um aumento de 25% nos apoios financeiros destinados às Juntas de Freguesia do concelho.
O espetáculo Circo Mágico de Natal, previsto para o próximo dia 20 de dezembro, no Centro Cultural de Viana do Castelo, foi cancelado por motivos de força maior, anunciou a organização, Cardinali Live Entertainment.
A Câmara Municipal de Caminha aprovou por unanimidade uma recomendação ao Governo para a instalação de uma estação salva-vidas no concelho, na sequência dos recentes naufrágios em Moledo e ao largo de Aveiro que afetaram a comunidade piscatória local.
A embarcação de pesca Carlos Cunha, que naufragou esta terça-feira a cerca de 200 milhas da costa de Aveiro, causando um morto e quatro desaparecidos, é a mesma que já se tinha afundado em 2005, quando operava com outro nome e bandeira.