Os Paços do Concelho de Ponte da Barca acolheram a apresentação oficial da programação de Natal para este ano. O Presidente da Câmara, Augusto Marinho, acompanhado pelos Vereadores, Rosa Arezes, Diana Sequeira e José Alfredo Oliveira, anunciou as iniciativas que vão transformar o concelho num verdadeiro palco natalício, reforçando a tradição, a solidariedade e a união comunitária.
A abertura da quadra festiva terá lugar já na próxima sexta-feira, dia 29 de novembro, com a inauguração da iluminação de Natal, marcada para as 18h. Este momento contará com um espetáculo sincronizado de luz e som no edifício dos Paços do Concelho, concebido em colaboração com alunos dos cursos de Mecânica e Eletrónica da EPRALIMA – Escola Profissional do Alto Lima. Além da componente decorativa, o Presidente destacou o papel dos jovens nesta criação, valorizando o talento local e o contributo das escolas com iniciativas que dinamizam o território.
Entre os dias 14 e 22 de dezembro, a Praça da República será o epicentro da animação com o evento “EmBARCA no Natal”, que inclui o Mercado de Natal com cerca de 25 stands de comercialização de artesanato local e artigos variados, espetáculos de música, dança, teatro, showcookings, oficinas de Natal, apresentações literárias e muito mais, garantindo que todos os públicos possam desfrutar de momentos especiais durante a quadra natalícia.
Uma das novidades deste ano é um encantador carrossel parisiense no Largo do Urca. Este carrossel, que estará instalado de 8 de dezembro a 8 de janeiro, será uma das principais atrações para famílias e visitantes, proporcionando um cenário mágico e acolhedor.
De entre a programação, destaque também para o dia 14 de dezembro, onde decorrerá um dos momentos mais marcantes com a recriação da histórica “Sopa dos Pobres”, assinalando os 100 anos desta tradição. Trata-se de uma encenação escrita e dirigida por Ana Costa, com a participação do grupo MincJuvenil, utentes da Santa Casa da Misericórdia de Ponte da Barca, as Cantadeiras de S. Martinho de Crasto e o Grupo do projeto “Cultura para Todos”. A música original é de Orlando Costa, arranjos de António Rocha e a confeção e a distribuição da sopa pelo GCRLPL Associação Lavradas.
Outro ponto alto será o evento “Natal do Meu País”, a realizar-se a 19 de dezembro, uma celebração das tradições de países como a Venezuela, Brasil, Andorra e França, que têm uma expressiva comunidade residente em Ponte da Barca, numa iniciativa que visa, como salientou o autarca barquense, “unir culturas e a comunidade”.
Para a passagem de ano, a Praça da República será palco de grande animação com o grupo Delfim Júnior & Ympério Show, às 22h, fogo de artifício e a oferta de bolo-rei e espumante para celebrar a chegada de 2025.
O Presidente Augusto Marinho expressou entusiasmo com a programação, destacando a importância de envolver a comunidade em todas as iniciativas e reforçando o compromisso da autarquia em proporcionar momentos de alegria e partilha durante a época festiva. Augusto Marinho lembrou também o envolvimento de diversas associações e instituições locais a quem agradeceu a colaboração. “Este é um momento de união, de reforçar as nossas tradições e de acolher todos aqueles que fazem parte desta grande família que é Ponte da Barca”, afirmou.
A passagem para o Ano Novo deverá ser marcada por tempo tendencialmente seco e temperaturas dentro do normal para a época, de acordo com as previsões do Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).
O Centro Cultural de Viana do Castelo recebe, de 30 de janeiro a 1 de fevereiro, mais uma edição do Festival de Dança de Viana do Castelo, um evento que promete três dias intensos dedicados à arte do movimento, à formação e ao espetáculo.
Viana do Castelo recebe este sábado, às 17h30, o candidato presidencial João Cotrim de Figueiredo, apoiado pela Iniciativa Liberal (IL), que marcará presença na tradicional corrida de São Silvestre, integrada na sua agenda de campanha para as eleições presidenciais de 2026.
O funeral de Ângela Pereira, jovem natural de Viana do Castelo que lutava contra uma doença grave, realiza-se este sábado, na Igreja Paroquial de Afife, no concelho de Viana do Castelo.
Viana do Castelo acolhe, a partir de hoje, a 14.ª edição do Viana Volley Cup, um dos maiores torneios de voleibol da região. O evento, organizado pelo Clube de Voleibol de Viana, reúne centenas de atletas, treinadores e adeptos, combinando competição e convívio.
A associação ambientalista Zero criticou a CCDR-Norte por ter colocado em consulta pública o plano de gestão do aterro da Valorminho, em Valença, considerando o projeto “ilegal” e um “atentado ao ambiente”.
Doze pessoas morreram e 453 foram detidas por condução com taxa de álcool no sangue considerada crime, nos primeiros oito dias das operações de Natal e Ano Novo realizadas pela GNR e pela PSP.