Os Paços do Concelho de Ponte da Barca acolheram a apresentação oficial da programação de Natal para este ano. O Presidente da Câmara, Augusto Marinho, acompanhado pelos Vereadores, Rosa Arezes, Diana Sequeira e José Alfredo Oliveira, anunciou as iniciativas que vão transformar o concelho num verdadeiro palco natalício, reforçando a tradição, a solidariedade e a união comunitária.
A abertura da quadra festiva terá lugar já na próxima sexta-feira, dia 29 de novembro, com a inauguração da iluminação de Natal, marcada para as 18h. Este momento contará com um espetáculo sincronizado de luz e som no edifício dos Paços do Concelho, concebido em colaboração com alunos dos cursos de Mecânica e Eletrónica da EPRALIMA – Escola Profissional do Alto Lima. Além da componente decorativa, o Presidente destacou o papel dos jovens nesta criação, valorizando o talento local e o contributo das escolas com iniciativas que dinamizam o território.
Entre os dias 14 e 22 de dezembro, a Praça da República será o epicentro da animação com o evento “EmBARCA no Natal”, que inclui o Mercado de Natal com cerca de 25 stands de comercialização de artesanato local e artigos variados, espetáculos de música, dança, teatro, showcookings, oficinas de Natal, apresentações literárias e muito mais, garantindo que todos os públicos possam desfrutar de momentos especiais durante a quadra natalícia.
Uma das novidades deste ano é um encantador carrossel parisiense no Largo do Urca. Este carrossel, que estará instalado de 8 de dezembro a 8 de janeiro, será uma das principais atrações para famílias e visitantes, proporcionando um cenário mágico e acolhedor.
De entre a programação, destaque também para o dia 14 de dezembro, onde decorrerá um dos momentos mais marcantes com a recriação da histórica “Sopa dos Pobres”, assinalando os 100 anos desta tradição. Trata-se de uma encenação escrita e dirigida por Ana Costa, com a participação do grupo MincJuvenil, utentes da Santa Casa da Misericórdia de Ponte da Barca, as Cantadeiras de S. Martinho de Crasto e o Grupo do projeto “Cultura para Todos”. A música original é de Orlando Costa, arranjos de António Rocha e a confeção e a distribuição da sopa pelo GCRLPL Associação Lavradas.
Outro ponto alto será o evento “Natal do Meu País”, a realizar-se a 19 de dezembro, uma celebração das tradições de países como a Venezuela, Brasil, Andorra e França, que têm uma expressiva comunidade residente em Ponte da Barca, numa iniciativa que visa, como salientou o autarca barquense, “unir culturas e a comunidade”.
Para a passagem de ano, a Praça da República será palco de grande animação com o grupo Delfim Júnior & Ympério Show, às 22h, fogo de artifício e a oferta de bolo-rei e espumante para celebrar a chegada de 2025.
O Presidente Augusto Marinho expressou entusiasmo com a programação, destacando a importância de envolver a comunidade em todas as iniciativas e reforçando o compromisso da autarquia em proporcionar momentos de alegria e partilha durante a época festiva. Augusto Marinho lembrou também o envolvimento de diversas associações e instituições locais a quem agradeceu a colaboração. “Este é um momento de união, de reforçar as nossas tradições e de acolher todos aqueles que fazem parte desta grande família que é Ponte da Barca”, afirmou.
Ponte de Lima celebra, no próximo dia 11 de dezembro, os 25 anos da Área de Paisagem Protegida das Lagoas de Bertiandos e São Pedro d’Arcos, classificada como Área Protegida de Âmbito Regional em 2000.
Ponte da Barca regressa ao espírito natalício com a iniciativa “Neste Natal, Compre no Comércio Local”, que pretende dinamizar o comércio da vila e aproximar consumidores e comerciantes.
Este sábado, a Juventude Viana regressa aos jogos em casa, recebendo o Infante de Sagres no Pavilhão José Natário, em Viana do Castelo, a partir das 21h30, em partida referente à 9.ª jornada do Campeonato Nacional da II Divisão de Hóquei em Patins.
Portugal vai integrar o Grupo K do Mundial2026, que se realiza nos Estados Unidos, Canadá e México, e vai estrear-se no torneio frente ao vencedor do play-off intercontinental, anunciou a FIFA, após o sorteio em Washington.
O Teatro Nacional D. Maria II (TNDM) anunciou a programação para o primeiro semestre de 2026 e Viana do Castelo volta a integrar o conjunto de cidades que acolhem espetáculos em digressão enquanto o edifício do Rossio, em Lisboa, permanece em obras.
Portugal entrou oficialmente em fase epidémica de gripe, registando um aumento de casos confirmados, incluindo internamentos em cuidados intensivos, alertou o Instituto Nacional de Saúde Doutor Ricardo Jorge (INSA).
O Centro Cultural de Viana do Castelo, obra emblemática do arquiteto Eduardo Souto Moura, acolheu a cerimónia dos Prémios “ESPAÇO” – Prémios Nacionais de Arquitetura, iniciativa da ANTEPROJECTOS que distingue anualmente as obras mais relevantes realizadas em território português.