A canção 'Deslocado', interpretada pelos NAPA, venceu o 58.º Festival da Canção e, por isso, irá representar Portugal no 68.º Festival Eurovisão da Canção, em maio na Suíça.
O tema vencedor foi escolhido através do sistema de votação habitual: metade da pontuação é atribuída por um júri, composto por representantes de sete regiões de Portugal Continental e ilhas, e a outra metade pelo voto do público.
Em caso de empate, prevalece a escolha do público e os NAPA ficaram à frente de Diana Vilarinho.
Na final do 58.º Festival da Canção, que começou no sábado à noite e terminou perto das 01h00 de hoje, e que decorreu nos estúdios da RTP em Lisboa, estavam em competição 12 temas.
Além da canção dos NAPA estiveram também a competir na final: ‘Apago tudo’ (autoria e interpretação de Bombazine), ‘Eu sei que o amor’ (Margarida Campelo), ‘I wanna destroy you’ (HENKA), ‘Ninguém’ (Bluay), ‘Calafrio’ (Jéssica Pina), ‘A minha casa’ (Marco Rodrigues), ‘Peculiar’ (Adamastor), ‘Medo’ (Fernando Daniel), ‘Rapsódia da Paz’ (emmy Curl), ‘Tristeza’ (JOSH) e ‘Cotovia’ (Diana Vilarinho).
As semifinais do 69.º Festival Eurovisão da Canção estão marcadas para 13 e 15 de maio e a final para 17 de maio. Portugal atua na primeira semifinal.
No ano passado, na 68.ª edição, que aconteceu em Malmo, na Suécia, a representante portuguesa, Iolanda, alcançou o 10.º lugar com a canção ‘Grito’.
Portugal participou pela primeira vez no Festival Eurovisão da Canção em 1964, tendo entretanto falhado cinco edições (em 1970, 2000, 2002, 2013 e 2016).
Em 2017, Portugal venceu pela primeira e única vez o concurso com a canção ‘Amar pelos dois’, de Luísa Sobral, interpretada por Salvador Sobral.
O presidente da Câmara Municipal de Viana do Castelo, Luís Nobre, rejeitou esta terça-feira qualquer ilegalidade na revisão orçamental aprovada pelo executivo socialista, garantindo que o procedimento adotado respeita a lei e não desrespeita a Assembleia Municipal.
Os céus de Viana do Castelo vão ser cortados esta quarta-feira pelo som característico dos F-16M da Força Aérea Portuguesa. A passagem está marcada para as 10h28 e integra o último treino operacional do ano, que garante a qualificação dos pilotos militares.
O tradicional evento “Viana, Moscatel e Banana” conta, este ano, com uma edição especial de Ano Novo, a realizar-se esta quarta-feira, 31 de dezembro, na Praça da República, no centro histórico de Viana do Castelo, entre as 10h00 e as 20h00.
O vereador do Chega na Câmara Municipal de Viana do Castelo acusou esta terça-feira a maioria socialista de ter cometido um “grave incumprimento da lei” ao aprovar uma revisão orçamental sem a submeter à apreciação da Assembleia Municipal.
O lançamento da TuViana, o novo sistema urbano de transportes 100% elétrico de Viana do Castelo, foi um dos principais destaques informativos do mês de julho de 2025, num período marcado por investimentos, distinções e acontecimentos relevantes no concelho e no Alto Minho.
O Comando Territorial de Viana do Castelo, através do Posto Territorial de Valença, deteve no dia 28 de dezembro uma mulher de 25 anos por tráfico de estupefacientes.
O Plano de Atividades e Orçamento para 2026 da Câmara Municipal de Paredes de Coura, o primeiro deste executivo, foi aprovado por esmagadora maioria da Assembleia Municipal. O orçamento globaliza 30 milhões, 166 mil e 40 euros e tem como principais eixos o aumento das transferências para as freguesias, a aposta na Educação e Cultura, o apoio às famílias e a criação de oportunidades económicas.