A canção 'Deslocado', interpretada pelos NAPA, venceu o 58.º Festival da Canção e, por isso, irá representar Portugal no 68.º Festival Eurovisão da Canção, em maio na Suíça.
O tema vencedor foi escolhido através do sistema de votação habitual: metade da pontuação é atribuída por um júri, composto por representantes de sete regiões de Portugal Continental e ilhas, e a outra metade pelo voto do público.
Em caso de empate, prevalece a escolha do público e os NAPA ficaram à frente de Diana Vilarinho.
Na final do 58.º Festival da Canção, que começou no sábado à noite e terminou perto das 01h00 de hoje, e que decorreu nos estúdios da RTP em Lisboa, estavam em competição 12 temas.
Além da canção dos NAPA estiveram também a competir na final: ‘Apago tudo’ (autoria e interpretação de Bombazine), ‘Eu sei que o amor’ (Margarida Campelo), ‘I wanna destroy you’ (HENKA), ‘Ninguém’ (Bluay), ‘Calafrio’ (Jéssica Pina), ‘A minha casa’ (Marco Rodrigues), ‘Peculiar’ (Adamastor), ‘Medo’ (Fernando Daniel), ‘Rapsódia da Paz’ (emmy Curl), ‘Tristeza’ (JOSH) e ‘Cotovia’ (Diana Vilarinho).
As semifinais do 69.º Festival Eurovisão da Canção estão marcadas para 13 e 15 de maio e a final para 17 de maio. Portugal atua na primeira semifinal.
No ano passado, na 68.ª edição, que aconteceu em Malmo, na Suécia, a representante portuguesa, Iolanda, alcançou o 10.º lugar com a canção ‘Grito’.
Portugal participou pela primeira vez no Festival Eurovisão da Canção em 1964, tendo entretanto falhado cinco edições (em 1970, 2000, 2002, 2013 e 2016).
Em 2017, Portugal venceu pela primeira e única vez o concurso com a canção ‘Amar pelos dois’, de Luísa Sobral, interpretada por Salvador Sobral.
A PLATEA – Plataforma do Teatro Amador do Alto Minho inicia, no próximo dia 31 de janeiro, o seu Ciclo Teatral 2026, com um espetáculo no Auditório Gabriel Gonçalves, em Lanheses.
A Comissão Municipal de Trânsito reuniu-se no Centro Municipal da Proteção Civil, com o objetivo de promover a articulação e cooperação entre diversas entidades na resolução das questões relacionadas com o trânsito no concelho.
A Câmara Municipal de Caminha, em parceria com as Juntas de Freguesia do concelho, lançou a campanha solidária Operação Nariz Vermelho, com o objetivo de mobilizar a comunidade em torno de gestos de solidariedade.
A Cabo Eva Santos entrou para a história do Comando Territorial de Viana do Castelo ao tornar-se a primeira mulher a alcançar o posto de Cabo-Mor, o nível mais elevado da categoria de Guardas da GNR neste distrito.
A Associação Sócio Cultural de Moradores do Núcleo Habitacional da Abelheira esteve na Câmara Municipal de Viana do Castelo, onde deu voz à tradição das janeiras, levando música, alegria e votos de um Feliz 2026 ao executivo municipal.
A Câmara Municipal de Viana do Castelo abriu um concurso para a atribuição de 32 habitações sociais, em regime de arrendamento apoiado, distribuídas pelas freguesias de Alvarães, Areosa, Barroselas e Darque. O período de apresentação de candidaturas decorre entre 2 e 27 de fevereiro de 2026.
A Juventude Viana manifestou publicamente a sua total solidariedade e apoio ao Sporting Clube Marinhense, na sequência da destruição do Pavilhão da Embra, na Marinha Grande, provocada pela passagem da Depressão Kristin.