A canção 'Deslocado', interpretada pelos NAPA, venceu o 58.º Festival da Canção e, por isso, irá representar Portugal no 68.º Festival Eurovisão da Canção, em maio na Suíça.
O tema vencedor foi escolhido através do sistema de votação habitual: metade da pontuação é atribuída por um júri, composto por representantes de sete regiões de Portugal Continental e ilhas, e a outra metade pelo voto do público.
Em caso de empate, prevalece a escolha do público e os NAPA ficaram à frente de Diana Vilarinho.
Na final do 58.º Festival da Canção, que começou no sábado à noite e terminou perto das 01h00 de hoje, e que decorreu nos estúdios da RTP em Lisboa, estavam em competição 12 temas.
Além da canção dos NAPA estiveram também a competir na final: ‘Apago tudo’ (autoria e interpretação de Bombazine), ‘Eu sei que o amor’ (Margarida Campelo), ‘I wanna destroy you’ (HENKA), ‘Ninguém’ (Bluay), ‘Calafrio’ (Jéssica Pina), ‘A minha casa’ (Marco Rodrigues), ‘Peculiar’ (Adamastor), ‘Medo’ (Fernando Daniel), ‘Rapsódia da Paz’ (emmy Curl), ‘Tristeza’ (JOSH) e ‘Cotovia’ (Diana Vilarinho).
As semifinais do 69.º Festival Eurovisão da Canção estão marcadas para 13 e 15 de maio e a final para 17 de maio. Portugal atua na primeira semifinal.
No ano passado, na 68.ª edição, que aconteceu em Malmo, na Suécia, a representante portuguesa, Iolanda, alcançou o 10.º lugar com a canção ‘Grito’.
Portugal participou pela primeira vez no Festival Eurovisão da Canção em 1964, tendo entretanto falhado cinco edições (em 1970, 2000, 2002, 2013 e 2016).
Em 2017, Portugal venceu pela primeira e única vez o concurso com a canção ‘Amar pelos dois’, de Luísa Sobral, interpretada por Salvador Sobral.
O famoso bolo rei, é uma das tradições de natal que em Portugal não passa despercebida a praticamente nenhuma família. Com uma forma redonda e com um buraco no meio coberto com frutas cristalizadas e com frutos secos no seu interior.
Viana do Castelo será uma das cidades contempladas, esta quarta-feira, por um sobrevoo especial da Força Aérea Portuguesa. Às 10h28, uma parelha de F-16M deverá cruzar os céus da região, no âmbito das últimas horas de treino do ano.
A Guarda Nacional Republicana (GNR) já registou mais de seis mil contraordenações no âmbito da “Operação Natal e Ano Novo 2025/2026”, sendo o excesso de velocidade uma das infrações mais frequentes.
A primeira referência à árvore de natal como conhecemos hoje, data do século XVI. Nesta altura, na Alemanha, todas as famílias decoravam pinheiros com papeis coloridos, frutas secas e doces.
Viana do Castelo volta a encher-se de animação neste Natal com a realização do tradicional evento “Viana, Moscatel e Banana”, cuja primeira edição acontece já quarta-feira, 24 de dezembro, no centro histórico da cidade.
Acuse-se quem nunca entregou uma prenda com um postal de natal agregado? Pois bem, a probabilidade é de que se tenha acusado. Mas sabe de onde é que veio esta, que é uma das maiores tradições de natal de sempre?
A canábis continua a ser a droga ilícita mais consumida em Portugal, segundo dados de 2024 divulgados pelo Instituto para os Consumos Aditivos e as Dependências (ICAD), no âmbito do Inquérito Online Europeu Sobre Drogas.