O Thomas Silva escolheu Gerontologia Social e a Inês Alves concluiu a licenciatura em Engenharia Informática. Os dois estudantes do Instituto Politécnico de Viana do Castelo, provam que não há profissões de homens nem de mulheres.
De forma a contribuir para uma maior consciencialização de que a igualdade de género é um bem necessário para todos e que a falta de representatividade é um dos principais motivos que mantêm homens e mulheres afastados da carreira que gostam, o IPVC dá a conhecer o testemunho de Thomas e Inês.
Natural de Esposende, Thomas vive num meio onde a população idosa se destaca pelo número e as suas necessidades específicas. “Tinha essa preocupação, mas não sabia ao certo o que fazer com ela. Andei a pesquisar e interessei-me pelo plano de estudos do CTeSP em Intervenção Sociocomunitária e Envelhecimento”, descreve. Daí até à licenciatura e, agora, ao mestrado, o caminho pareceu-lhe natural e lógico.
“Sempre fui o único homem na turma e isso nunca foi um problema, porque sempre olhei para as minhas colegas como ‘pessoas’ e não como homens ou mulheres. As pessoas não podem nem devem ser definidas pelo género que têm, mas pelas suas capacidades e ações. O mais importante, antes do género, é sabermos que estamos a lidar com pessoas. Não é por frequentar um curso tradicionalmente mais frequentado por mulheres que a minha identidade de género é afetada. Claro que sei que ainda existem alguns preconceitos sociais e culturais, mas isso também se trabalha”, defende Thomas Silva, que, com o passar dos anos, viu o seu interesse e identificação com a área da gerontologia crescerem.
Thomas, vivendo ele próprio “num cenário de incapacidade”, partilha algumas caraterísticas de quem envelhece, por isso, acredita ter as competências, e a sensibilidade, para contribuir para que a investigação e o conhecimento avancem e para que a perspetiva de que tem é mais velho seja mais tida em conta na hora de uma tomada de decisão.
Também a Inês Alves, credita que não há profissões de homens e de mulheres. A jovem de 20 anos concluiu, no último ano letivo, o curso de licenciatura em Engenharia Informática na Escola Superior de Tecnologia e Gestão do Politécnico de Viana do Castelo. “O meu padrasto também é engenheiro informático e acho que terá sido a influência dele, mesmo sem ele dar conta, que me fascinou. Via de perto o que um engenheiro informático fazia e gostei. Na família, nunca houve qualquer pressão para escolher esta ou aquela profissão. Aliás, temos já uma espécie de tradição de engenheiros informáticos na família: duas primas e dois primos na mesma área”.
Ao contrário de Thomas, Inês tinha algumas colegas na turma, mas, acredita, mesmo que assim não fosse, não seria por isso que deixaria de fazer a sua licenciatura. “Não é a área que escolhemos que nos define, mas aquilo que fazemos. Se gosto e acredito que posso ser boa numa determinada área, então o que me impede?”, questiona Inês Alves, que trabalha atualmente na área em que se formou e conta, como colegas de trabalho, com mais algumas mulheres. “O que é bom. Um bom sinal”.
Thomas e Inês são dois estudantes do Politécnico de Viana do Castelo, com percursos que demonstram que não há profissões de homens nem de mulheres.
Viana do Castelo volta a unir-se à luta contra o cancro da mama com a iniciativa Outubro Rosa 2025, um mês dedicado à consciencialização, prevenção e apoio a quem enfrenta esta doença. A campanha é promovida pela Câmara Municipal de Viana do Castelo, pela Alexandra Carvalho – Associação Desportiva Cultural e Recreativa e pela Liga Portuguesa Contra o Cancro.
Ponte de Lima vai dar início, este sábado dia 18 de outubro, à nova temporada do Laboratório de Robótica e Programação, numa iniciativa do Município que pretende promover a inovação e o conhecimento tecnológico entre os mais jovens.
A Câmara Municipal de Viana do Castelo conquistou o Prémio Autarquia do Ano 2025 na categoria Apoio Social – Apoio à Saúde Mental, graças ao Programa Municipal de Apoio aos Cuidadores Informais (PMACI), que promove a saúde psicológica e o bem-estar dos cuidadores informais do concelho.
A Eurocidade Cerveira–Tomiño prepara-se para receber a segunda edição do BTT Transibérico, marcada para domingo, 19 de outubro, com um evento pensado para todos os níveis de experiência. As inscrições estão abertas até sexta-feira, 17 de outubro.
A Câmara Municipal de Caminha concluiu os trabalhos de recuperação da Estrada de Acesso à Praia da Foz do Minho, devolvendo à via as condições adequadas de circulação e segurança.
Valença assinalou, no dia 13 de outubro, o Dia Nacional do Peregrino com um acolhimento especial a todos aqueles que percorrem o Caminho de Santiago e passaram pela Loja de Turismo, localizada na emblemática Fortaleza.
O concerto do grupo Excesso, que estava marcado para este sábado, 18 de outubro de 2025, no Centro Cultural de Viana do Castelo, foi adiado para o dia 10 de janeiro de 2026.