Logo
Regional

“Não há profissões de homens ou de mulheres”

13 Novembro, 2023 | 14:35
Partilhar
Viana TV
2 min. leitura

O Thomas Silva escolheu Gerontologia Social e a Inês Alves concluiu a licenciatura em Engenharia Informática. Os dois estudantes do Instituto Politécnico de Viana do Castelo, provam que não há profissões de homens nem de mulheres.

De forma a contribuir para uma maior consciencialização de que a igualdade de género é um bem necessário para todos e que a falta de representatividade é um dos principais motivos que mantêm homens e mulheres afastados da carreira que gostam, o IPVC dá a conhecer o testemunho de Thomas e Inês.

Natural de Esposende, Thomas vive num meio onde a população idosa se destaca pelo número e as suas necessidades específicas.  “Tinha essa preocupação, mas não sabia ao certo o que fazer com ela. Andei a pesquisar e interessei-me pelo plano de estudos do CTeSP em Intervenção Sociocomunitária e Envelhecimento”, descreve. Daí até à licenciatura e, agora, ao mestrado, o caminho pareceu-lhe natural e lógico.

“Sempre fui o único homem na turma e isso nunca foi um problema, porque sempre olhei para as minhas colegas como ‘pessoas’ e não como homens ou mulheres. As pessoas não podem nem devem ser definidas pelo género que têm, mas pelas suas capacidades e ações. O mais importante, antes do género, é sabermos que estamos a lidar com pessoas. Não é por frequentar um curso tradicionalmente mais frequentado por mulheres que a minha identidade de género é afetada. Claro que sei que ainda existem alguns preconceitos sociais e culturais, mas isso também se trabalha”, defende Thomas Silva, que, com o passar dos anos, viu o seu interesse e identificação com a área da gerontologia crescerem.

Thomas, vivendo ele próprio “num cenário de incapacidade”, partilha algumas caraterísticas de quem envelhece, por isso, acredita ter as competências, e a sensibilidade, para contribuir para que a investigação e o conhecimento avancem e para que a perspetiva de que tem é mais velho seja mais tida em conta na hora de uma tomada de decisão.

Também a Inês Alves, credita que não há profissões de homens e de mulheres. A jovem de 20 anos concluiu, no último ano letivo, o curso de licenciatura em Engenharia Informática na Escola Superior de Tecnologia e Gestão do Politécnico de Viana do Castelo. “O meu padrasto também é engenheiro informático e acho que terá sido a influência dele, mesmo sem ele dar conta, que me fascinou. Via de perto o que um engenheiro informático fazia e gostei. Na família, nunca houve qualquer pressão para escolher esta ou aquela profissão. Aliás, temos já uma espécie de tradição de engenheiros informáticos na família: duas primas e dois primos na mesma área”.

Ao contrário de Thomas, Inês tinha algumas colegas na turma, mas, acredita, mesmo que assim não fosse, não seria por isso que deixaria de fazer a sua licenciatura. “Não é a área que escolhemos que nos define, mas aquilo que fazemos. Se gosto e acredito que posso ser boa numa determinada área, então o que me impede?”, questiona Inês Alves, que trabalha atualmente na área em que se formou e conta, como colegas de trabalho, com mais algumas mulheres. “O que é bom. Um bom sinal”.

Thomas e Inês são dois estudantes do Politécnico de Viana do Castelo, com percursos que demonstram que não há profissões de homens nem de mulheres.

A Blisq Creative é uma agência de comunicação, especialista em planeamento estratégico, marketing digital, design e web. Orientamo-nos pela estratégia e pela criatividade

Programas de Autor

Episódios Recentes Ver Mais

Notícias

Regional 26 Dezembro, 2024

“SOMOS NÓS: 1.º Encontro de Saberes e Tradições” em Freixieiro de Soutelo

No dia 29 de dezembro irá decorrer a inauguração da Fábrica de Memórias com a exposição “SOMOS NÓS, 1.º Encontro dos Saberes e Tradições”, localizado na antiga Escola Primária da Freguesia de Freixieiro de Soutelo em Viana do Castelo.

Desporto 26 Dezembro, 2024

Rui Borges é o novo treinador do Sporting

Rui Borges, até agora treinador do Vitória de Guimarães, sucede a João Pereira, que deixa o comando técnico do Sporting após três vitórias em oito jogos, anunciaram hoje os campeões nacionais de futebol.

Regional 26 Dezembro, 2024

Melgaço com orçamento de 37 milhões de euros para 2025

O orçamento da Câmara de Melgaço, de cerca de 37 milhões de euros, tem como prioridade as zonas de acolhimento empresarial e a reabilitação do centro de saúde, divulgou a autarquia.

Nacional 26 Dezembro, 2024

Especial Grávida Online aborda cuidados a ter durante o inverno

Esta sexta-feira, dia 27 de dezembro, das 21h às 22h30, a “Mamãs Sem Dúvidas” volta a promover o “EGO - Especial Grávida Online”, um evento gratuito e informativo dedicado às futuras mamãs, desta vez com uma edição dedicada aos cuidados a ter na gravidez e com o bebé durante o inverno.

Nacional 25 Dezembro, 2024

Tradições de Natal: Presépio

Para a grande maioria dos cristãos, o natal significa o nascimento de Jesus. Assim sendo, colocar o presépio por debaixo da árvore de natal é uma das tradições de natal mais comuns. O mesmo recria o nascimento do menino jesus num estábulo.

Nacional 25 Dezembro, 2024

Tradições de Natal: Meias na chaminé

Reza a lenda, que há muitos muitos anos, um homem da nobreza, muito desgostoso pela morte da sua mulher, terá gasto todo o seu dinheiro, deixando as suas 3 filhas sem nada.

Nacional 24 Dezembro, 2024

Tradições de Natal: Missa do Galo

Embora não seja muito comum nas grandes cidades as famílias com filhos pequenos saírem à rua depois da meia noite, em muitas aldeias de norte a sul do país, a missa do galo continua a ser uma tradição inquebrável.