O Space Festival 2023 está de regresso a Caminha no dia 12 de novembro, com dois espetáculos: o Cine Música - Space Ensemble com a Academia de Música Fernandes Fão e o concerto Luís Vicente Trio. O festival decorre no Teatro Valadares e tem entrada gratuita, com a possibilidade de donativo livre.
O Space Festival pretende explorar novas formas de produzir e divulgar a música experimental e improvisada em Portugal, ao promover o acesso a projetos artísticos ligados a este género musical fora dos grandes centros urbanos.
O Cine Música – Space Ensemble com Academia de Música Fernandes Fão vai decorrer pelas 15h00. O filme-concerto é o resultado da Oficina de Música para Filmes do Space Ensemble, concebida para trabalhar com estudantes e formações musicais a fim de lhes mostrar o processo de musicar filmes ao vivo. Nesta ocasião, alunos da Academia de Música Fernandes Fão de Vila Praia de Âncora partilham as suas experiências com a improvisação livre, a improvisação dirigida e a criação de músicas para filmes, partindo da questão sobre como dar novos significados a um filme através de diferentes sons.
O concerto de Luís Vicente Trio terá lugar pelas 16h30. Luís Vicente é um trompetista português reconhecido internacionalmente que toca em vários grupos com diferentes conceitos – desde música totalmente livre a música composta – tendo sempre presente um sentido de liberdade. Depois do sucesso das suas parcerias com John Dikeman, William Parker e Hamid Drake em Goes Without Saying, But It’s Got to Be Said, vira-se para a prata nacional (aqui representada por Gonçalo Almeida e Pedro Melo Alves, ambos protagonistas de projetos autorais) e lança o aclamado álbum Chanting in the Name Of (2021) pela Clean Feed Records.
O Space Festival surgiu em 1999, em Coimbra. No decorrer de várias edições itinerantes até 2005, em diversos locais como Porto, Lisboa, Braga e Aveiro, programou inúmeros artistas portugueses de referência, abordando os novos rumos da música possibilitados pela experimentação e pelas novas tecnologias digitais.
Com o propósito de contribuir para a divulgação desta área da música inovadora, contemporânea e cheia de possibilidades por explorar, a edição de 2021 marcou o regresso do festival passados 16 anos da última edição, com especial foco em territórios de baixa densidade, com o objetivo de estimular a coesão territorial na fruição de espetáculos artísticos diversos e a circulação de artistas em todo o território nacional.
A programação completa pode ser consultada aqui.

O mês de janeiro de 2025 ficou marcado por acontecimentos de forte impacto social, político e humano no Alto Minho, muitos deles em destaque na Viana TV.
O Centro Cultural de Viana do Castelo volta a ser o palco da tradicional festa de passagem de ano, marcada para a noite de 31 de dezembro. As portas abrem às 23h00, prometendo uma noite repleta de animação, música e surpresas, que se prolongará até às 06h00 do dia seguinte.
A 15ª jornada da Primeira Divisão AF Viana do Castelo, última do calendário de 2025, trouxe emoções fortes e definiu a liderança da competição.
A 15ª jornada da Segunda Divisão da AF Viana do Castelo, disputada este domingo, fechou o calendário de 2025 com emoção e resultados surpreendentes.
A 12.ª Corrida de São Silvestre de Viana do Castelo voltou a consagrar Mónica Silva, do Clube Atlético de Macedo de Cavaleiros, que venceu a prova feminina com o tempo de 34:46, repetindo os triunfos alcançados em 2022, 2023 e 2024. A atleta, que é também madrinha da corrida, reforça assim o seu domínio absoluto na competição vianense, tornando-se uma das figuras maiores da história do evento.
A atriz francesa Brigitte Bardot, uma das maiores figuras do cinema europeu do século XX, morreu aos 91 anos, informou hoje a Fundação Brigitte Bardot em comunicado.
A edição 2025 do Lourear a Pevide voltou a afirmar Ponte de Lima como território de excelência na valorização da gastronomia local e do Vinho Verde Loureiro, reforçando a ligação entre restauração, produtores, consumidores e identidade territorial. A forte participação do público confirmou o crescente interesse por esta iniciativa, que alia tradição, inovação e envolvimento comunitário.