O Space Festival 2023 está de regresso a Caminha no dia 12 de novembro, com dois espetáculos: o Cine Música - Space Ensemble com a Academia de Música Fernandes Fão e o concerto Luís Vicente Trio. O festival decorre no Teatro Valadares e tem entrada gratuita, com a possibilidade de donativo livre.
O Space Festival pretende explorar novas formas de produzir e divulgar a música experimental e improvisada em Portugal, ao promover o acesso a projetos artísticos ligados a este género musical fora dos grandes centros urbanos.
O Cine Música – Space Ensemble com Academia de Música Fernandes Fão vai decorrer pelas 15h00. O filme-concerto é o resultado da Oficina de Música para Filmes do Space Ensemble, concebida para trabalhar com estudantes e formações musicais a fim de lhes mostrar o processo de musicar filmes ao vivo. Nesta ocasião, alunos da Academia de Música Fernandes Fão de Vila Praia de Âncora partilham as suas experiências com a improvisação livre, a improvisação dirigida e a criação de músicas para filmes, partindo da questão sobre como dar novos significados a um filme através de diferentes sons.
O concerto de Luís Vicente Trio terá lugar pelas 16h30. Luís Vicente é um trompetista português reconhecido internacionalmente que toca em vários grupos com diferentes conceitos – desde música totalmente livre a música composta – tendo sempre presente um sentido de liberdade. Depois do sucesso das suas parcerias com John Dikeman, William Parker e Hamid Drake em Goes Without Saying, But It’s Got to Be Said, vira-se para a prata nacional (aqui representada por Gonçalo Almeida e Pedro Melo Alves, ambos protagonistas de projetos autorais) e lança o aclamado álbum Chanting in the Name Of (2021) pela Clean Feed Records.
O Space Festival surgiu em 1999, em Coimbra. No decorrer de várias edições itinerantes até 2005, em diversos locais como Porto, Lisboa, Braga e Aveiro, programou inúmeros artistas portugueses de referência, abordando os novos rumos da música possibilitados pela experimentação e pelas novas tecnologias digitais.
Com o propósito de contribuir para a divulgação desta área da música inovadora, contemporânea e cheia de possibilidades por explorar, a edição de 2021 marcou o regresso do festival passados 16 anos da última edição, com especial foco em territórios de baixa densidade, com o objetivo de estimular a coesão territorial na fruição de espetáculos artísticos diversos e a circulação de artistas em todo o território nacional.
A programação completa pode ser consultada aqui.

Paredes de Coura recebe esta sexta-feira, 30 de janeiro, pelas 21h30, o concerto acústico da banda alentejana Átoa, no Centro Cultural local. O espetáculo, intitulado Prova dos 9, já está com lotação esgotada.
Cerveira e Tomiño reforçaram a cooperação transfronteiriça com a aprovação de novos projetos estratégicos para a Eurocidade. O Comité de Gestão Estratégica (CGE) reuniu-se para avaliar iniciativas em curso, candidaturas a fundos europeus e planear ações para 2026.
A nova equipa dirigente da Cáritas Diocesana de Viana do Castelo tomou posse no passado dia 20 de janeiro, numa cerimónia realizada no Convento de São Domingos, em Viana do Castelo. O ato foi presidido pelo Bispo da Diocese, D. João Lavrador, que conferiu posse aos órgãos sociais para um novo mandato com a duração de três anos.
Apesar de a depressão Kristin ter afetado principalmente o centro e sul do país, o impacto em Viana do Castelo tem sido reduzido. Ainda assim, o município reforça a sua total disponibilidade para ajudar os mais atingidos.
Fernando Mamede, uma das maiores figuras da história do atletismo português e natural de Beja, faleceu esta terça-feira aos 74 anos.
A Quercus – Associação Nacional de Conservação da Natureza manifestou esta semana preocupação com declarações recentes do Ministro da Agricultura dirigidas aos dirigentes do Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas (ICNF). A associação considera que o episódio não deve ser visto como um simples lapso de linguagem, mas sim como um sinal político que ameaça a autonomia técnica do instituto.
O Governo confirmou esta quarta-feira a morte de duas pessoas na sequência dos efeitos da tempestade Kristin, que atingiu várias regiões do país, provocando danos significativos em infraestruturas, equipamentos e redes de abastecimento.