O Space Festival 2023 está de regresso a Caminha no dia 12 de novembro, com dois espetáculos: o Cine Música - Space Ensemble com a Academia de Música Fernandes Fão e o concerto Luís Vicente Trio. O festival decorre no Teatro Valadares e tem entrada gratuita, com a possibilidade de donativo livre.
O Space Festival pretende explorar novas formas de produzir e divulgar a música experimental e improvisada em Portugal, ao promover o acesso a projetos artísticos ligados a este género musical fora dos grandes centros urbanos.
O Cine Música – Space Ensemble com Academia de Música Fernandes Fão vai decorrer pelas 15h00. O filme-concerto é o resultado da Oficina de Música para Filmes do Space Ensemble, concebida para trabalhar com estudantes e formações musicais a fim de lhes mostrar o processo de musicar filmes ao vivo. Nesta ocasião, alunos da Academia de Música Fernandes Fão de Vila Praia de Âncora partilham as suas experiências com a improvisação livre, a improvisação dirigida e a criação de músicas para filmes, partindo da questão sobre como dar novos significados a um filme através de diferentes sons.
O concerto de Luís Vicente Trio terá lugar pelas 16h30. Luís Vicente é um trompetista português reconhecido internacionalmente que toca em vários grupos com diferentes conceitos – desde música totalmente livre a música composta – tendo sempre presente um sentido de liberdade. Depois do sucesso das suas parcerias com John Dikeman, William Parker e Hamid Drake em Goes Without Saying, But It’s Got to Be Said, vira-se para a prata nacional (aqui representada por Gonçalo Almeida e Pedro Melo Alves, ambos protagonistas de projetos autorais) e lança o aclamado álbum Chanting in the Name Of (2021) pela Clean Feed Records.
O Space Festival surgiu em 1999, em Coimbra. No decorrer de várias edições itinerantes até 2005, em diversos locais como Porto, Lisboa, Braga e Aveiro, programou inúmeros artistas portugueses de referência, abordando os novos rumos da música possibilitados pela experimentação e pelas novas tecnologias digitais.
Com o propósito de contribuir para a divulgação desta área da música inovadora, contemporânea e cheia de possibilidades por explorar, a edição de 2021 marcou o regresso do festival passados 16 anos da última edição, com especial foco em territórios de baixa densidade, com o objetivo de estimular a coesão territorial na fruição de espetáculos artísticos diversos e a circulação de artistas em todo o território nacional.
A programação completa pode ser consultada aqui.
Entre os dias 11 e 13 de abril, a Câmara Municipal de Viana do Castelo, em colaboração com a Entidade Regional do Turismo do Porto e Norte de Portugal e em parceria com as empresas de restauração e alojamentos turísticos aderentes, promove o Fim-de-semana Gastronómico de Viana do Castelo, evento integrado no programa “Vale do Lima – Região Europeia da Gastronomia e Vinho 2025”.
De 9 a 11 de maio, a Festa das Tradições transforma a Praça Terra da Nóbrega, em Ponte da Barca, num autêntico palco de cultura e gastronomia. Em colaboração com associações e ranchos folclóricos locais, promete um fim de semana memorável com a participação de José Cid como artista convidado, no dia 10 de maio, às 22h00.
O Politécnico de Viana do Castelo apresenta a nova pós-graduação em Tecnologia de Energias Oceânicas, uma formação inovadora que responde à crescente procura por profissionais qualificados no setor das energias renováveis oceânicas.
A Head Value, holding liderada pelo empresário vianense Carlos Palhares, acaba de adquirir 51% do capital da M2Bewear, empresa portuguesa que detém a icónica marca de calçado Sanjo, bem como uma área de negócio dedicada a fardas e equipamentos de proteção individual (EPI’s).
Treze partidos concorrem às legislativas de maio, por Viana do Castelo, com o atual presidente da Assembleia da República, Aguiar Branco, a voltar a encabeçar a lista da AD e o PS a recandidatar a ex-ministra, Marina Gonçalves.
Fernando Pimenta, duas vezes medalhado olímpico, renovou com o Benfica até 2028, anunciou o clube da Luz, com o canoísta a mostrar-se "muito feliz" por continuar a representar os 'encarnados' durante o ciclo de Los Angeles2028.
Uma quinta devoluta há mais de duas décadas em Arcos de Valdevez vai ser transformada em centro de produção de conhecimento e inovação agrícola, num investimento estimado em 3,5 milhões de euros, revelou o presidente da Câmara.