Setembro está aí e a rentrée de Paredes de Coura mantém dias preenchidos com uma oferta cultural assinalável.
Do concerto intimista de Caio, pseudónimo de João Santos, que nos traz um primeiro avanço para do “Descentrar 24” onde está o incontornável ‘Queda Livre’, mas também o bailado contemporâneo coreografado por Vasco Wellenkamp para ‘Na substância do tempo’ com inspiração na poesia de Sophia de Mello Breyner ou até as conversas em torno de Abril neste ano de celebração pelos 50 anos da restituição da liberdade e as Conversas na Casa Grande este mês sobre ‘A Ruralidade’ prometem um setembro intenso de iniciativas, às quais não faltam também o cinema com os blockbusters da estação, o programa família e as já habituais oficinas com as construções Lego na Caixa dos Brinquedos.
Caio, que volta a Coura, depois de também ter protagonizado em agosto do ano passado uma das Vodafone Music Sessions na igreja românica de Rubiães. Agora, pelo Centro Cultural promete a 20 de setembro desfilar algumas das suas canções do álbum prometido para final do ano, nomeadamente ‘Queda Livre’, “uma canção sobre encontrarmos o nosso lugar num mundo que cada vez mais se pode considerar preto e branco”, explica João Santos.
Por sua vez, a Companhia Portuguesa de Bailado Contemporâneo traz a Coura ‘Na substância do tempo’, um espetáculo em três momentos que inclui as peças ‘Em Redor da Suspensão’, ‘Outono para Graça’ e ‘Requiem’. ‘Em Redor da Suspensão’ surge da inspiração na poesia de Sophia de Mello Breyner, enquanto ‘Outono para Graça’ é um dueto coreografado inicialmente para a bailarina Graça Barroso, cofundadora da CPBC com Vasco Wellenkamp. Já ‘Requiem’, inspirada pela obra musical de Benjamin Britten, Sinfonia da Requiem, apresenta-se como uma peça alusiva à perda e ao cenário de guerra, retratando as consequências e impacto que estes dois agentes têm na sociedade.
As tertúlias e conversas voltam a marcar a agenda de setembro, com ‘Abril por fora e Abril por dentro’ neste ano de celebração pelos 50 anos do 25 de Abril, reunindo a 21 de setembro no Centro Cultural a conferência com Alfredo Cunha, João Pereira, Rui Vieira de Castro e Vitor Paulo Pereira, com moderação de Tiago Brandão Rodrigues. Já as Conversas na Casa Grande colocam a arquiteta paisagista Ana Isabel Queiroz a conversar com Vitor Paulo Pereira sobre o tema ‘A Ruralidade’.
Setembro também nos traz cinema com ‘Podia ter esperado por agosto’, dirigido por César Mourão, e o filme de aventura e ação realizado por Shawn Levy, ‘Deadpool & Wolverine’. Mas também há o Programa Família com ‘Manuel, uma homenagem poética a uma infância…’ e as já habituais oficinas/workshops com construções Lego na Caixa dos Brinquedos, para uma rentrée com múltiplas e apelativas iniciativas.
O Tribunal de Trabalho de Viana do Castelo iniciou na quinta-feira, 20 de novembro, o julgamento do processo movido, em 2014, por antigos trabalhadores dos Estaleiros Navais de Viana do Castelo (ENVC), que contestam o despedimento coletivo que marcou o encerramento da empresa pública. A ação, que começou com 12 autores e hoje envolve oito, tornou-se um dos processos laborais mais extensos da região, acumulando já 13 volumes.
A Câmara Municipal de Caminha anunciou que já tem garantido financiamento comunitário para duas intervenções prioritárias: a recuperação da praia de Moledo e o desassoreamento do rio Minho.
A Senhora do Minho, em Viana do Castelo, foi palco de uma operação de fogo controlado destinada à renovação de pastagens e à gestão preventiva do território. A ação contou com a presença dos Bombeiros Voluntários de Viana do Castelo, que integraram uma vasta equipa de entidades envolvidas na defesa da floresta e na proteção civil.
O Projeto Bem Comum terminou este sábado dois anos de intervenção focada na valorização e gestão sustentável dos baldios do Norte do país, numa sessão realizada na Escola Superior Agrária do Politécnico de Viana do Castelo (IPVC). O encontro reuniu comunidades, autarcas e representantes de entidades públicas, destacando o papel da academia na capacitação local e na criação de soluções aplicadas ao território.
A Casa da Cultura de Ponte da Barca recebe, no próximo dia 28 de novembro, às 21h00, a conferência “Qual o Futuro para o Lobo – A Importância do Restauro Ecológico”, inserida na iniciativa “Reais Conversas com…”, promovida pela Real Associação de Viana do Castelo, com o apoio do Município de Ponte da Barca.
O presidente da Câmara de Paredes de Coura, Tiago Cunha, foi recentemente cooptado para integrar a Comissão Executiva do Turismo do Porto e Norte de Portugal.
A Polícia Judiciária (PJ) deteve mais quatro indivíduos suspeitos de integrarem uma rede criminosa internacional ligada a furtos qualificados, associação criminosa e falsificação de documentos, no âmbito da investigação ao furto ocorrido numa ourivesaria de Ponte de Lima.