Logo
Regional

Museus municipais e Elevador de Santa Luzia de borla durante o dia de hoje 

27 Setembro, 2023 | 14:06
Partilhar
Eduarda Alves
1 min. leitura

Viana do Castelo está a celebrar o Dia Mundial do Turismo, hoje 27 de setembro, com diversas atividades que têm como tema central o “Turismo & Investimentos Verdes”.

Hoje, o programa é variado e com iniciativas para os mais variados gostos. O Dia Mundial do Turismo é marcado pela entrada gratuita nos museus e espaços museológicos, nomeadamente Museu do Traje, Museu de Artes Decorativas, Casa dos Nichos – Núcleo de Arqueologia, Centro Interpretativo do Caminho Português da Costa, Centro de Monitorização e Interpretação e Ambiental, Centro de Mar, Porta do Neiva | Do Mel ao Caulino , Porta de Arga | Os Mineiros e os Minérios e Citânia de Santa Luzia.

Neste dia, também as viagens no Elevador de Santa Luzia são gratuitas. Já a visita ao navio-hospital Gil Eannes terá um desconto de 50% no bilhete de acesso, que fica a 2,5 euros por pessoa ou 6 euros para bilhete familiar.

As comemorações incluem ainda visitas guiadas diversas: para as 15h00 está agendada visita temática orientada “Viana uma Vocação Marítima e Viana na Rota do Oriente” no Museu de Artes Decorativas (gratuita), às 15h30 a Bianinha Bike Tour, visita guiada nas bicicletas “Bianinhas” (20 euros por pessoa), seguindo-se, às 16h30, uma visita guiada ao Gil Eannes no âmbito do turismo industrial (gratuita). Serão também promovidas visitas guiadas à Citânia de Santa Luzia mediante marcação.

No que toca a outras experiências, no Dia Mundial do Turismo o munícipe ou visitante poderá aproveitar descontos de 50% nos passeios de barco no Rio Lima, preço especial em experiência de surf e preço especial em passeio de barco Mar de Ardora. 

Já a 30 de setembro, encerrando as comemorações, às 9h00 será inaugurada a Rede de Aderentes ao “Selo Equestre” com um passeio equestre da Praia Norte até ao Parque Ecológico Urbano de Viana do Castelo.

Nessa manhã, na Praia Norte, das 9h30 às 12h30 serão também promovidos Passeios de Charrete abertos ao público em geral. O programa deste último dia inclui, às 11h00, inauguração do Ponto de Acolhimento Equestre do Parque Ecológico Urbano e, de seguida, apresentação da Rede de Aderentes ao Selo Equestre de Viana do Castelo no Centro de Monitorização e Interpretação Ambiental.

Desde 1980 que o dia 27 de setembro celebra o Turismo. Esta comemoração anual tem como objetivo chamar a atenção para a importância do turismo em todo o mundo. Em 2023, o tema do Dia Mundial do Turismo é “Turismo & Investimentos Verdes”.

A Blisq Creative é uma agência de comunicação, especialista em planeamento estratégico, marketing digital, design e web. Orientamo-nos pela estratégia e pela criatividade

Programas de Autor

Episódios Recentes Ver Mais

Notícias

Nacional 5 Março, 2024

Portugal regista o 2.º maior consumo do mundo de fármaco para insónias

Portugal registou em 2022 o segundo maior consumo do mundo do fármaco de combate à insónia zolpidem, e um dos maiores do anestésico e sedativo cetamina, segundo o relatório do Conselho Internacional para o Controlo de Narcóticos (INCB).

Desporto 5 Março, 2024

Atleta da APPACDM conquista medalha de bronze no primeiro dia do “Virtus European Winter Games”

Jorge Miguel Sousa, atleta da Associação Portuguesa de Pais e Amigos do Cidadão Deficiente Mental (APPACDM) de Viana do Castelo, está a representar Portugal no Campeonato do Mundo e da Europa de Remo Indoor VIRTUS, tendo conquistado já uma medalha de bronze esta segunda-feira. A competição decorre até esta sexta-feira, 8 de março, em Zakopane, na Polónia. 

Nacional 5 Março, 2024

5G: Tecnologia em todos os concelhos e 69% das freguesias no final de dezembro

A tecnologia 5G chegava "a todos os concelhos" de Portugal e a "69% das freguesias" no final do ano passado, de acordo com dados hoje divulgados pela Autoridade Nacional de Comunicações (Anacom).

Nacional 5 Março, 2024

Viana do Castelo sob aviso amarelo na quinta-feira

Viana do Castelo está entre os dez distritos do continente sob aviso amarelo, a partir de quinta-feira, 7 de março, devido à previsão de agitação marítima. A informação foi avançada pelo Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).

Regional 5 Março, 2024

Plano de salvaguarda de branda em Monção vai para discussão pública

O Plano de Pormenor de Salvaguarda da branda de Santo António de Vale de Poldros, Riba de Mouro, Monção, entra em consulta pública, na próxima terça-feira, por 20 dias úteis, segundo o aviso hoje publicado em Diário da República.

Regional 4 Março, 2024

Município de Viana planta mais de meia centena de árvores em Cardielos

A Câmara Municipal de Viana do Castelo através do Gabinete Florestal e do Horto Municipal apoiou a União de Freguesias de Cardielos e Serreleis no fornecimento e plantação de cerca de 60 árvores junto ao parque de merendas de Cardielos, contíguo ao rio Lima.

Regional 4 Março, 2024

Solar do Alvarinho recebe no Dia Internacional da Mulher uma prova de vinhos comentada

O Solar do Alvarinho, em Melgaço, vai acolher esta sexta-feira, 8 de março, Dia Internacional da Mulher, pelas 18h00, uma prova de vinhos comentada com a enóloga Patrícia Peixoto, das Quintas de Melgaço. A ação é gratuita, mas carece de inscrição obrigatória até quinta-feira.