Para assinalar o Dia Nacional do Azulejo, o Dia Internacional dos Museus, a iniciativa de âmbito europeu Bom Dia Cerâmica e o Dia Internacional do Mar, a decorrer durante o mês de maio, a Câmara Municipal de Viana do Castelo vai dinamizar um conjunto de atividades e eventos culturais que conta com a participação de público diferenciado, desde o escolar e geral ao especializado, no Museu de Artes Decorativas de Viana do Castelo e no Museu do Traje.
A organização desta programação vai ao encontro da agenda proposta pelas entidades museológicas promotoras, que se interseta com as diretivas do Museu do Traje e do Museu de Artes Decorativas, no que concerne à investigação, estudo e divulgação das suas coleções, atribuindo expressivo relevo, ao longo do mês de maio, à faiança e azulejos.
Assim, dia 6 de maio, para assinalar o Dia Nacional do Azulejo, será promovida a segunda edição do Roteiro de Azulejos na Cidade, das 10h00 às 17h00.
O Dia Internacional dos Museus e Noite dos Museus assinala-se a 18 de maio, tendo como foco “Museus, Educação e Investigação”. O programa integra, logo dia 17 de maio, às 15h00, no Museu de Artes Decorativas, uma palestra orientada por Hugo Crespo, com o tema “Mais Além da Pimenta: As Artes Decorativas na Carreira da Índia”.
No dia 19 de maio, o Museu do Traje terá visitas guiadas às reservas (por marcação e grupo, até 5 pessoas), às 10h00, 11h00, 12h00, 15h00, 16h00 e 17h00. Pelas 10h30, será promovida uma palestra, também no Museu do Traje, orientada por Hermenegildo Viana, sobre “Investigação Etnográfica”. Já no Museu de Artes Decorativas, às 15h00, acontece a palestra “Novas abordagens para o estudo da faiança portuguesa da Idade Moderna”, por Gustavo Portocarrero.
Nessa noite, 18 de maio, às 21h00, o Museu de Artes Decorativas é palco do concerto de música de câmara pelo IN TRIO – Ensemble.
No Dia Internacional do Mar, 20 de maio, às 15h00, promovem-se visitas guiadas, orientadas e participadas às exposições “Viana: uma vocação marítima” e “Viana: na rota do Oriente”.
O Bom dia Cerâmica acontece de 24 a 26 de maio, às 15h00, com workshops e oficinas de olaria e pintura, orientadas por António Coutinho, Agostinho Kunha e Ana Matos.
Já dia 25 de maio, às 11h00 e 16h00, acontece o 1º Encontro de colecionadores de Faiança e Cerâmica Portuguesas com visitas à exposição e reservas.
O realizador Flávio Cruz, natural de Viana do Castelo, foi um dos grandes vencedores da 18.ª edição do ART&TUR – Festival Internacional de Cinema de Turismo, que decorreu no Fundão. O cineasta arrecadou cinco prémios com três filmes distintos, em várias categorias das competições nacional e internacional.
A Câmara Municipal de Viana do Castelo aprovou esta terça-feira, por unanimidade, um investimento de 650.540,79 euros para o transporte escolar de 390 alunos do concelho no ano letivo 2025/2026.
O jovem ciclista vianense Daniel Moreira foi convocado para integrar a Seleção Nacional de sub-23 que irá participar no Campeonato do Mundo de Ciclismo de Estrada, a decorrer entre os dias 21 e 28 de setembro, no Ruanda.
O sistema informático do Serviço Nacional de Saúde (SNS) já está a funcionar normalmente após uma falha que afetou várias unidades hospitalares e centros de saúde em todo o país, incluindo a Unidade Local de Saúde do Alto Minho (ULSAM).
A Polícia Judiciária, através do Departamento de Investigação Criminal de Braga, deteve, fora de flagrante delito, o presumível autor de cinco crimes de incêndio florestal, ocorridos a 21 de agosto deste ano, na freguesia de Chafé, concelho de Viana do Castelo, em zonas com condições de propagação a manchas florestais extensas e aglomerados habitacionais.
No dia 19 de outubro, decorre a II edição do BTT Transibérico, um percurso não competitivo que une ciclistas de Portugal e da Galiza para explorar a natureza, cultura e património da Eurocidade Cerveira-Tomiño. A iniciativa tem como objetivo promover o turismo sustentável e o lazer ativo na região.
A União de Freguesias de Barroselas e Carvoeiro desmentiu esta quinta-feira, 18 de setembro, os rumores que circularam nas redes sociais sobre uma alegada dívida de 400 mil euros. Em comunicado enviado à imprensa, o Executivo classificou a informação como “falsa, irresponsável e ofensiva”, garantindo que não corresponde à realidade financeira da autarquia.