Para assinalar o Dia Nacional do Azulejo, o Dia Internacional dos Museus, a iniciativa de âmbito europeu Bom Dia Cerâmica e o Dia Internacional do Mar, a decorrer durante o mês de maio, a Câmara Municipal de Viana do Castelo vai dinamizar um conjunto de atividades e eventos culturais que conta com a participação de público diferenciado, desde o escolar e geral ao especializado, no Museu de Artes Decorativas de Viana do Castelo e no Museu do Traje.
A organização desta programação vai ao encontro da agenda proposta pelas entidades museológicas promotoras, que se interseta com as diretivas do Museu do Traje e do Museu de Artes Decorativas, no que concerne à investigação, estudo e divulgação das suas coleções, atribuindo expressivo relevo, ao longo do mês de maio, à faiança e azulejos.
Assim, dia 6 de maio, para assinalar o Dia Nacional do Azulejo, será promovida a segunda edição do Roteiro de Azulejos na Cidade, das 10h00 às 17h00.
O Dia Internacional dos Museus e Noite dos Museus assinala-se a 18 de maio, tendo como foco “Museus, Educação e Investigação”. O programa integra, logo dia 17 de maio, às 15h00, no Museu de Artes Decorativas, uma palestra orientada por Hugo Crespo, com o tema “Mais Além da Pimenta: As Artes Decorativas na Carreira da Índia”.
No dia 19 de maio, o Museu do Traje terá visitas guiadas às reservas (por marcação e grupo, até 5 pessoas), às 10h00, 11h00, 12h00, 15h00, 16h00 e 17h00. Pelas 10h30, será promovida uma palestra, também no Museu do Traje, orientada por Hermenegildo Viana, sobre “Investigação Etnográfica”. Já no Museu de Artes Decorativas, às 15h00, acontece a palestra “Novas abordagens para o estudo da faiança portuguesa da Idade Moderna”, por Gustavo Portocarrero.
Nessa noite, 18 de maio, às 21h00, o Museu de Artes Decorativas é palco do concerto de música de câmara pelo IN TRIO – Ensemble.
No Dia Internacional do Mar, 20 de maio, às 15h00, promovem-se visitas guiadas, orientadas e participadas às exposições “Viana: uma vocação marítima” e “Viana: na rota do Oriente”.
O Bom dia Cerâmica acontece de 24 a 26 de maio, às 15h00, com workshops e oficinas de olaria e pintura, orientadas por António Coutinho, Agostinho Kunha e Ana Matos.
Já dia 25 de maio, às 11h00 e 16h00, acontece o 1º Encontro de colecionadores de Faiança e Cerâmica Portuguesas com visitas à exposição e reservas.
A Escola de Hotelaria e Turismo de Viana do Castelo vai receber, entre 5 de janeiro e 29 de junho de 2026, um novo Curso de Bartender, destinado a todos os interessados em aprofundar conhecimentos na arte da mixologia e na prestação de serviço em bar.
O Politécnico de Viana do Castelo abriu as candidaturas para a 2.ª edição da pós-graduação em Liderança em Economia Azul Sustentável, com inscrições até 14 de dezembro. O curso, totalmente online, destina-se a profissionais e estudantes que querem conciliar liderança e sustentabilidade.
Viana do Castelo está a acelerar a sua aposta na economia azul e nas energias limpas, com o objetivo de transformar o Porto de Viana num polo de competitividade capaz de atrair empresas, investimento e talento.
O presépio da Polícia de Segurança Pública (PSP) de Viana do Castelo, uma tradição que remonta à década de 1950, já está aberto a visitas na sede do Comando Distrital, na Rua de Aveiro.
O centro histórico de Viana do Castelo já respira o espírito natalício com o início do programa “Viana Coração do Natal”, iniciativa da Câmara Municipal, em parceria com a Associação Empresarial do Distrito de Viana do Castelo (AEDVC) e a Vianafestas, que se estenderá até 5 de janeiro de 2026.
O Vitória Sport Clube assegurou esta quarta-feira a presença na ‘final four’ da Taça da Liga de futebol, ao vencer o FC Porto por 3-1, em jogo disputado no Estádio do Dragão, no último encontro dos quartos de final. A equipa vimaranense chegou a estar em desvantagem, mas reagiu e garantiu a passagem à próxima fase.
Luís Marques Mendes voltou a marcar distância de uma Presidência de perfil simbólico, garantindo esta quarta-feira, em Monção, que não será um “Presidente como a rainha de Inglaterra”, mas sim um chefe de Estado “pró-ativo, interventivo e com ação”.