Para assinalar o Dia Nacional do Azulejo, o Dia Internacional dos Museus, a iniciativa de âmbito europeu Bom Dia Cerâmica e o Dia Internacional do Mar, a decorrer durante o mês de maio, a Câmara Municipal de Viana do Castelo vai dinamizar um conjunto de atividades e eventos culturais que conta com a participação de público diferenciado, desde o escolar e geral ao especializado, no Museu de Artes Decorativas de Viana do Castelo e no Museu do Traje.
A organização desta programação vai ao encontro da agenda proposta pelas entidades museológicas promotoras, que se interseta com as diretivas do Museu do Traje e do Museu de Artes Decorativas, no que concerne à investigação, estudo e divulgação das suas coleções, atribuindo expressivo relevo, ao longo do mês de maio, à faiança e azulejos.
Assim, dia 6 de maio, para assinalar o Dia Nacional do Azulejo, será promovida a segunda edição do Roteiro de Azulejos na Cidade, das 10h00 às 17h00.
O Dia Internacional dos Museus e Noite dos Museus assinala-se a 18 de maio, tendo como foco “Museus, Educação e Investigação”. O programa integra, logo dia 17 de maio, às 15h00, no Museu de Artes Decorativas, uma palestra orientada por Hugo Crespo, com o tema “Mais Além da Pimenta: As Artes Decorativas na Carreira da Índia”.
No dia 19 de maio, o Museu do Traje terá visitas guiadas às reservas (por marcação e grupo, até 5 pessoas), às 10h00, 11h00, 12h00, 15h00, 16h00 e 17h00. Pelas 10h30, será promovida uma palestra, também no Museu do Traje, orientada por Hermenegildo Viana, sobre “Investigação Etnográfica”. Já no Museu de Artes Decorativas, às 15h00, acontece a palestra “Novas abordagens para o estudo da faiança portuguesa da Idade Moderna”, por Gustavo Portocarrero.
Nessa noite, 18 de maio, às 21h00, o Museu de Artes Decorativas é palco do concerto de música de câmara pelo IN TRIO – Ensemble.
No Dia Internacional do Mar, 20 de maio, às 15h00, promovem-se visitas guiadas, orientadas e participadas às exposições “Viana: uma vocação marítima” e “Viana: na rota do Oriente”.
O Bom dia Cerâmica acontece de 24 a 26 de maio, às 15h00, com workshops e oficinas de olaria e pintura, orientadas por António Coutinho, Agostinho Kunha e Ana Matos.
Já dia 25 de maio, às 11h00 e 16h00, acontece o 1º Encontro de colecionadores de Faiança e Cerâmica Portuguesas com visitas à exposição e reservas.
Os preços das casas em Viana do Castelo registaram uma subida expressiva nos últimos 12 meses. Segundo o índice do portal imobiliário Idealista, em janeiro de 2026 o valor mediano por metro quadrado atingiu 2.233 euros, refletindo um aumento de 16,8% face a janeiro de 2025.
O distrito de Viana do Castelo está a promover uma campanha de recolha de bens para apoiar as vítimas afetadas pela tempestade Kristin, que causou vários estragos na região de Leiria. A iniciativa é promovida pelo OLYMPICS4ALL – Desporto/Solidariedade, com o apoio da Câmara Municipal de Viana do Castelo e da Federação Distrital de Bombeiros de Viana do Castelo.
Paredes de Coura prepara-se para um fevereiro recheado de cultura, tradições e programação para todos os públicos. O mês começa com o já tradicional Entrudo Sopeiro, mas traz também propostas de teatro, dança, cinema e atividades para famílias e bebés.
A Câmara Municipal de Viana do Castelo realiza, esta terça-feira 3 de fevereiro, mais uma reunião ordinária do executivo, com uma ordem de trabalhos composta por 21 pontos que abrangem áreas como gestão financeira, apoios sociais e associativos, mobilidade, saúde e desenvolvimento local.
O Festival Viana Jazz foi distinguido como um dos 10 finalistas da 10.ª edição dos Iberian Festival Awards, um prestigiado certame que reconhece os melhores festivais de música da Península Ibérica.
Valença celebra, uma vez mais, o mês do amor com a iniciativa “Valença – Onde o Amor Acontece”, um concurso de fotografia que convida os casais a registar momentos especiais nos cenários mais emblemáticos do concelho.
A Região Escutista de Viana do Castelo mobilizou uma equipa de dirigentes para apoiar as populações afetadas pela passagem da depressão Kristin, que provocou elevados prejuízos em várias zonas do país, sobretudo no centro de Portugal.