Para assinalar o Dia Nacional do Azulejo, o Dia Internacional dos Museus, a iniciativa de âmbito europeu Bom Dia Cerâmica e o Dia Internacional do Mar, a decorrer durante o mês de maio, a Câmara Municipal de Viana do Castelo vai dinamizar um conjunto de atividades e eventos culturais que conta com a participação de público diferenciado, desde o escolar e geral ao especializado, no Museu de Artes Decorativas de Viana do Castelo e no Museu do Traje.
A organização desta programação vai ao encontro da agenda proposta pelas entidades museológicas promotoras, que se interseta com as diretivas do Museu do Traje e do Museu de Artes Decorativas, no que concerne à investigação, estudo e divulgação das suas coleções, atribuindo expressivo relevo, ao longo do mês de maio, à faiança e azulejos.
Assim, dia 6 de maio, para assinalar o Dia Nacional do Azulejo, será promovida a segunda edição do Roteiro de Azulejos na Cidade, das 10h00 às 17h00.
O Dia Internacional dos Museus e Noite dos Museus assinala-se a 18 de maio, tendo como foco “Museus, Educação e Investigação”. O programa integra, logo dia 17 de maio, às 15h00, no Museu de Artes Decorativas, uma palestra orientada por Hugo Crespo, com o tema “Mais Além da Pimenta: As Artes Decorativas na Carreira da Índia”.
No dia 19 de maio, o Museu do Traje terá visitas guiadas às reservas (por marcação e grupo, até 5 pessoas), às 10h00, 11h00, 12h00, 15h00, 16h00 e 17h00. Pelas 10h30, será promovida uma palestra, também no Museu do Traje, orientada por Hermenegildo Viana, sobre “Investigação Etnográfica”. Já no Museu de Artes Decorativas, às 15h00, acontece a palestra “Novas abordagens para o estudo da faiança portuguesa da Idade Moderna”, por Gustavo Portocarrero.
Nessa noite, 18 de maio, às 21h00, o Museu de Artes Decorativas é palco do concerto de música de câmara pelo IN TRIO – Ensemble.
No Dia Internacional do Mar, 20 de maio, às 15h00, promovem-se visitas guiadas, orientadas e participadas às exposições “Viana: uma vocação marítima” e “Viana: na rota do Oriente”.
O Bom dia Cerâmica acontece de 24 a 26 de maio, às 15h00, com workshops e oficinas de olaria e pintura, orientadas por António Coutinho, Agostinho Kunha e Ana Matos.
Já dia 25 de maio, às 11h00 e 16h00, acontece o 1º Encontro de colecionadores de Faiança e Cerâmica Portuguesas com visitas à exposição e reservas.
Assinala-se este sábado, 31 de janeiro, o 28.º aniversário do resgate e da chegada do Navio Hospital Gil Eannes a Viana do Castelo, um momento marcante da história recente da cidade e um exemplo notável de mobilização cívica em defesa do património marítimo.
A apresentadora de televisão portuguesa Teresa Guilherme estará em Viana do Castelo, no Teatro Sá de Miranda, este sábado, 31 de janeiro, para apresentar o espetáculo de teatro “As Vaginas e Eu – Tudo o que ficou por dizer”.
O Alto Minho volta a ser palco de formação internacional na gestão do fogo controlado com o European TREX 2026, que decorre de 30 de janeiro a 6 de fevereiro, em Paredes de Coura.
As baixas temperaturas e a elevada humidade características do inverno podem comprometer o bem-estar de cães e gatos, sobretudo dos animais de pequeno porte, de pelo curto e seniores. O alerta é deixado por Elena Díaz, médica veterinária da Kivet, que sublinha a importância de pequenos cuidados diários para prevenir problemas de saúde nesta altura do ano.
São Tomé e Príncipe acolheu o lançamento do projeto +COESÃO, uma iniciativa do Politécnico de Viana do Castelo que visa reforçar a qualidade do ensino superior, capacitar docentes e aproximar a formação académica das necessidades reais do país.
A freguesia de Carreço acolhe este sábado, 31 de janeiro, a primeira edição do evento “Ecos de Janeiro”, uma iniciativa dedicada à preservação e valorização do Cantar dos Reis, tradição do património imaterial português.
A Juventude Viana recebe este sábado, às 21h30, a Académica de Coimbra, em jogo da 15.ª jornada do Campeonato Nacional da II Divisão de hóquei em patins, no Pavilhão José Natário.