O Museu Bienal de Cerveira é o primeiro equipamento cultural do Alto Minho a integrar a Rede Portuguesa de Arte Contemporânea (RPAC). A decisão de deferimento foi comunicada à Fundação Bienal de Arte de Cerveira (FBAC) na passada sexta-feira pela Direção-Geral das Artes (DGARTES), entidade designada pelo Governo para a coordenação do procedimento de adesão.
Para o presidente da FBAC, Rui Teixeira “este é mais um reconhecimento atribuído ao trabalho de excelência e proximidade que é desenvolvido pela Fundação Bienal de Arte de Cerveira e a prova de que são cumpridos padrões de rigor e de qualidade no exercício das nossas atividades culturais e artísticas”.
A Fundação Bienal de Arte de Cerveira é uma das 58 entidades da RPAC que dinamizam 66 espaços de fruição e criação artística no âmbito da arte contemporânea, assegurando uma ampla cobertura do território nacional. Os equipamentos encontram-se dispersos por 36 concelhos em Portugal continental e regiões autónomas, nomeadamente seis no Alentejo, três no Algarve, 16 na Área Metropolitana de Lisboa, 14 na Região Centro, 24 no Norte (14 na área Metropolitana do Porto), dois na Região Autónoma da Madeira e um na Região Autónoma dos Açores.
A Feira do Alvarinho de Monção que decorre de 3 a 6 de julho de 2025, no Parque das Caldas, vai, no próximo dia 12 de abril, ser promovida no Mercado do Bolhão, durante o dia, e no Plano B, à noite.
Depois de algumas oficinas de trabalho em torno do linho, da lã e do crochet, a Junta de Freguesia de Mentrestido, com o apoio da Câmara Municipal de Vila Nova de Cerveira, dinamizou, no fim-de-semana, um Workshop dedicado ao 'Bolo do Tacho' no novo espaço de preservação do património cultural imaterial local.
O Comando Territorial de Viana do Castelo da GNR, através do Posto Territorial de São Julião de Freixo, deteve um homem de 69 anos, por posse ilegal de armas e de arma proibida, no concelho limiano.
A Direção-Geral de Recursos Naturais, Segurança e Serviços Marítimos lançou um concurso público para obras de dragagem e bombagem em Vila Praia de Âncora, Castelo do Neiva, Póvoa de Varzim, Vila do Conde, Angeiras e Esposende.
Este domingo, dia 6 de abril, Viana do Castelo assinala o Dia Mundial da Atividade Física com dois desafios à comunidade: BTT Selfie para explorar a natureza e Jogos Tradicionais para explorar a cidade.
Entre 12 e 19 de abril, Ponte da Barca prepara-se para oferecer uma experiência única que combina tradição, fé e cultura, num trio de encenações que será enriquecido por música ao vivo, figurinos detalhados e iluminação especial.
A Viana TV, com a colaboração de Ricardo Camelo, também se associou às brincadeiras do dia das mentiras e deu como certo o encerramento do Bar Républica, um dos principais locais de diversão noturna de Viana do Castelo, após 14 anos de portas abertas, para dar lugar ao 1º Hostel para Animais. Tudo não passou de uma brincadeira, bem recebida por uns e não tão bem por outros.