Foi oficialmente entregue na EB1 de Abelheira, em Viana do Castelo, o mural artístico concebido e executado pelos estudantes do 1.º ano do curso de licenciatura em Artes Plásticas e Tecnologias Artísticas da Escola Superior de Educação do Politécnico de Viana do Castelo (ESE-IPVC). A obra, que ocupa três paredes, num total de cerca de 16 metros, foi desenvolvida ao longo de vários meses no âmbito da unidade curricular de Atelier de Artes Plásticas – Vertente Pintura.
O desafio partiu da coordenadora do 1.º Ciclo, Maria João Covinha, com o objetivo de transformar a zona da ludoteca num espaço mais estimulante para os alunos. Agora, entre jogos didáticos e leituras, os mais pequenos estarão rodeados por um ambiente mágico desenvolvido por perto de 30 estudantes do Politécnico de Viana do Castelo. A resposta foi imediata e entusiástica por parte da ESE-IPVC. O projeto, de cariz interventivo e colaborativo, articulou arte, educação e comunidade.
O mural apresenta uma viagem visual pelo universo da banda desenhada e da animação, com figuras emblemáticas como Tintim, Mickey Mouse, Winnie the Pooh, Branca de Neve e os Sete Anões, Sininho, Astérix ou os Smurfs, entre muitos outros personagens que têm alimentado o imaginário de várias gerações. A escolha das cores e das figuras teve em conta o público-alvo, crianças do 1.º Ciclo, mas também os educadores e todos os que trabalham no espaço escolar.
Segundo o docente responsável pela coordenação da intervenção, também coordenador do CTeSP de Arte e Fabricação Digital da ESE-IPVC, Filipe Rodrigues, este tipo de projetos “tem um impacto enorme na formação dos estudantes”, permitindo-lhes aplicar conhecimentos em contextos reais, reforçar competências humanas e responder a desafios concretos com utilidade pública. “Este foi o segundo mural do género e queremos fazer mais. A ESE-IPVC foi, em tempos, responsável pelo maior mural académico do país, criado aqui em Viana do Castelo.
Depois, uma outra instituição também criou um e ficou maior do que o nosso. Mas queremos desafiar o Município aqui presente para que nos desafie a criarmos novamente o maior mural académico do país”, afirmou.
A diretora da Escola Superior de Educação (ESE-IPVC), Carla Faria, sublinhou o duplo impacto do projeto: “Além da transformação de um espaço privilegiado da escola, que passa a dispor de uma obra que certamente encantará as crianças, este foi um desafio extraordinário para os nossos estudantes, que se superaram tanto do ponto de vista académico como humano.” A responsável lançou ainda um repto ao docente Filipe Rodrigues: “A nossa escola também tem uma parede disponível para ser transformada num novo mural.”
Inspirado no universo visual das crianças e pensado para “dialogar” com diferentes gerações, o mural alia criatividade, técnica e empatia social. A criação envolveu 27 estudantes que, ao longo de nove meses, deram espaço à imaginação e à criatividade.
Embora a cerimónia oficial de entrega tenha acontecido sem os estudantes do Politécnico de Viana do Castelo, atualmente em período de férias, será no início do próximo ano letivo que estes terão a oportunidade de “inaugurar” simbolicamente a “nova” ludoteca da EB1 de Abelheira.
O Governo galego anunciou a criação, no próximo ano, de uma nova categoria destinada a reconhecer rotas culturais de interesse regional associadas ao Caminho de Santiago, incluindo o Caminho Cultural de Santiago da Geira e dos Arrieiros, que começa em Braga.
Vila Nova de Cerveira prepara uma Passagem de Ano 2025-2026 marcada pelo glamour dos Anos 20, com dois palcos, banda ao vivo e quatro DJ’s de renome. A iniciativa da Câmara Municipal aposta numa programação diversificada, dirigida a diferentes públicos, com animação garantida até de manhã.
Viana do Castelo foi palco do I Encontro Nacional de InVolei, evento pioneiro de desporto adaptado que reuniu mais de 60 participantes no Centro Cultural da cidade, com delegações da APPACDM de Viana do Castelo e da APPACDM da Trofa.
A Unidade Local de Saúde do Alto Minho (ULSAM) registou, este sábado, o parto número 1500 deste ano, um marco que reflete o aumento da procura pelos serviços de saúde materna na região.
A Associação Cultural, Recreativa e Desportiva de Miranda (ACRDM) promoveu recentemente a iniciativa solidária “Uma Receita de Amor”, envolvendo as crianças da freguesia de Miranda, no concelho de Arcos de Valdevez, na criação de postais de Natal e pequenos mimos para os idosos da comunidade local.
A Operação de Natal da PSP e da GNR registou 15 vítimas mortais e 1.444 feridos, dos quais 89 em estado grave, na sequência de 4.847 acidentes de viação ocorridos entre 18 e 26 de dezembro, segundo dados divulgados pelas autoridades.
O Centro Social de Santa Marta viveu, ao longo da última semana, momentos de grande significado humano e comunitário, num ambiente pautado pelo verdadeiro espírito natalício, pela solidariedade e pela emoção.