A Câmara Municipal de Viana do Castelo é um dos 11 parceiros espanhóis e portugueses que integram o projeto “BLUEWWATER”, alvo de financiamento do Programa de Cooperação Interreg VI Espanha-Portugal (POCTEP) 2021-2027.
O projeto, que irá decorrer durante 3 anos, foca-se na melhoria da qualidade das massas de águas fluviais, de transição e costeiras.
Através do controlo, seguimento e evolução das emissões de microplásticos e poluentes emergentes no meio aquático, pretende-se, pois, estudar a eficiência das estações de tratamento de águas residuais (ETAR’s) nos dois países. De forma a garantir um uso sustentável dos recursos hídricos e contribuindo para a implementação da normativa comunitária, haverá ainda a avaliação do risco ambiental dos contaminantes.
Com a proposta da revisão da Diretiva das Águas Residuais Urbanas, estão previstos novos desafios no que se refere à eliminação dos poluentes emergentes e microplásticos nas ETAR’s, assim como a definição de novos padrões ambientais.
Nesse sentido, de forma a proporcionar apoio às entidades responsáveis pelos tratamentos, o projeto BlueWWater desenvolverá métodos analíticos automatizados de alto rendimento que facilitem a monitorização dos poluentes em questão, nas massas de água. Paralelamente, será possível uma avaliação ambiental dos tratamentos terciário e quaternário.
A Câmara Municipal de Viana do Castelo, através do Centro de Monitorização e Interpretação Ambiental (CMIA), participará ativamente no desenvolvimento de atividades de sensibilização, assim como diferentes materiais para informação da problemática deste tipo de contaminantes, dirigidos à comunidade escolar e público em geral.
Com os desafios que o planeta enfrenta, nomeadamente o aumento de contaminação das massas de água, com cada vez mais substâncias difíceis de tratar, com este projeto, dá-se ainda cumprimento aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, da Agenda 2030, 3| Saúde de Qualidade, 6 | Água Potável e Saneamento, 11|Cidades e Comunidades sustentáveis, 13|Ação Climática, 15|Proteger a Vida Marinha e 17|Parcerias para a Implementação dos objetivos.
A Cidade do Futebol foi palco, esta quarta-feira, do sorteio da 4.ª Eliminatória da Taça de Portugal Feminina de Futsal Placard, fase que marca a entrada em competição das equipas da Liga Feminina Placard, juntando-se aos conjuntos apurados nas rondas anteriores.
A banda vianense Jarojupe vai realizar um concerto acústico esta sexta-feira, 19 de dezembro, nos Paços do Concelho de Viana do Castelo, a partir das 18h00.
O ministro da Educação, Ciência e Inovação, Fernando Alexandre, anunciou que o Governo vai pagar aos professores 30 milhões de euros em horas extraordinárias acumuladas desde 2018. Este ano, estão previstos mais 20 milhões em pagamentos adicionais.
O MDOC – Festival Internacional de Documentário de Melgaço não se realizará em 2026 devido à falta de apoio da câmara municipal. O município deixará de disponibilizar cerca de 140 mil euros, que representavam 90% do orçamento do evento, tornando a sua realização inviável, explicou a AO NORTE, organizadora do festival.
A Associação de Municípios Portugueses do Vinho (AMPV) reuniu em Viana do Castelo, para a realização da sua Assembleia Intermunicipal, a primeira desde a eleição dos novos órgãos sociais.
A Polícia Judiciária deteve duas pessoas e constituiu arguidas duas pessoas coletivas no concelho de Valença, na sequência de uma operação destinada a travar a exploração ilegal de canais televisivos pagos através de serviços ilícitos de IPTV.
Viana do Castelo foi o cenário da cerimónia de entrega do Star Seeker, o mais recente iate de luxo da Windstar Cruises. Com capacidade para 224 hóspedes, o navio é a primeira construção da nova Classe Star da companhia, reforçando a expansão da sua frota de cruzeiros de pequeno porte.