A Câmara Municipal de Viana do Castelo é um dos 11 parceiros espanhóis e portugueses que integram o projeto “BLUEWWATER”, alvo de financiamento do Programa de Cooperação Interreg VI Espanha-Portugal (POCTEP) 2021-2027.
O projeto, que irá decorrer durante 3 anos, foca-se na melhoria da qualidade das massas de águas fluviais, de transição e costeiras.
Através do controlo, seguimento e evolução das emissões de microplásticos e poluentes emergentes no meio aquático, pretende-se, pois, estudar a eficiência das estações de tratamento de águas residuais (ETAR’s) nos dois países. De forma a garantir um uso sustentável dos recursos hídricos e contribuindo para a implementação da normativa comunitária, haverá ainda a avaliação do risco ambiental dos contaminantes.
Com a proposta da revisão da Diretiva das Águas Residuais Urbanas, estão previstos novos desafios no que se refere à eliminação dos poluentes emergentes e microplásticos nas ETAR’s, assim como a definição de novos padrões ambientais.
Nesse sentido, de forma a proporcionar apoio às entidades responsáveis pelos tratamentos, o projeto BlueWWater desenvolverá métodos analíticos automatizados de alto rendimento que facilitem a monitorização dos poluentes em questão, nas massas de água. Paralelamente, será possível uma avaliação ambiental dos tratamentos terciário e quaternário.
A Câmara Municipal de Viana do Castelo, através do Centro de Monitorização e Interpretação Ambiental (CMIA), participará ativamente no desenvolvimento de atividades de sensibilização, assim como diferentes materiais para informação da problemática deste tipo de contaminantes, dirigidos à comunidade escolar e público em geral.
Com os desafios que o planeta enfrenta, nomeadamente o aumento de contaminação das massas de água, com cada vez mais substâncias difíceis de tratar, com este projeto, dá-se ainda cumprimento aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, da Agenda 2030, 3| Saúde de Qualidade, 6 | Água Potável e Saneamento, 11|Cidades e Comunidades sustentáveis, 13|Ação Climática, 15|Proteger a Vida Marinha e 17|Parcerias para a Implementação dos objetivos.
A Câmara Municipal de Viana do Castelo entregou as primeiras 17 escrituras relativas a habitações situadas no Lugar da Costeira, em Alvarães, dando início ao processo de legalização de uma Área Urbana de Génese Ilegal (AUGI) com mais de 50 anos.
O Município de Silves distinguiu o atleta do Clube de Atletismo Olímpico Vianense (CAOV), Ussumani Djumo, na cerimónia "Estrelas do Desporto, da Serra ao Mar". A homenagem reconhece o percurso exemplar do jovem luso-guineense e a sua representação digna da Guiné-Bissau nos Campeonatos Mundiais de Atletismo em Tóquio 2025.
A Polícia Judiciária, através do Departamento de Investigação Criminal de Braga, deteve um homem de 30 anos suspeito de provocar um incêndio numa habitação na freguesia de Vila Meã, em Vila Nova de Cerveira, no contexto de violência doméstica.
A GNR de Viana do Castelo realizou, entre 1 e 7 de dezembro, operações de prevenção criminal e fiscalização rodoviária, que resultaram em 17 detenções, incluindo 13 por condução sob efeito de álcool e uma por tráfico de droga.
O Benfica reforçou esta quarta-feira a sua candidatura ao play-off de acesso aos oitavos de final da Liga dos Campeões, ao bater na Luz o campeão italiano Nápoles por claros 2-0, somando a segunda vitória consecutiva na fase de liga.
Após uma longa paragem devido ao Mundial de Futsal Feminino, a Liga Feminina Placard regressa este sábado, 13 de dezembro, às 18h00, ao Pavilhão Municipal José Natário, em Viana do Castelo, com um confronto muito aguardado: o vice-campeão Santa Luzia defronta o atual campeão nacional Nun’Alvares.
Três réplicas em LEGO® de monumentos icónicos do Porto – a Torre dos Clérigos, a Livraria Lello e a Sé Catedral – viajaram recentemente da Caixa dos Brinquedos, em Paredes de Coura, para o WOW Porto, onde integram a exposição imersiva ‘Brick World’.