A Câmara Municipal de Viana do Castelo é um dos 11 parceiros espanhóis e portugueses que integram o projeto “BLUEWWATER”, alvo de financiamento do Programa de Cooperação Interreg VI Espanha-Portugal (POCTEP) 2021-2027.
O projeto, que irá decorrer durante 3 anos, foca-se na melhoria da qualidade das massas de águas fluviais, de transição e costeiras.
Através do controlo, seguimento e evolução das emissões de microplásticos e poluentes emergentes no meio aquático, pretende-se, pois, estudar a eficiência das estações de tratamento de águas residuais (ETAR’s) nos dois países. De forma a garantir um uso sustentável dos recursos hídricos e contribuindo para a implementação da normativa comunitária, haverá ainda a avaliação do risco ambiental dos contaminantes.
Com a proposta da revisão da Diretiva das Águas Residuais Urbanas, estão previstos novos desafios no que se refere à eliminação dos poluentes emergentes e microplásticos nas ETAR’s, assim como a definição de novos padrões ambientais.
Nesse sentido, de forma a proporcionar apoio às entidades responsáveis pelos tratamentos, o projeto BlueWWater desenvolverá métodos analíticos automatizados de alto rendimento que facilitem a monitorização dos poluentes em questão, nas massas de água. Paralelamente, será possível uma avaliação ambiental dos tratamentos terciário e quaternário.
A Câmara Municipal de Viana do Castelo, através do Centro de Monitorização e Interpretação Ambiental (CMIA), participará ativamente no desenvolvimento de atividades de sensibilização, assim como diferentes materiais para informação da problemática deste tipo de contaminantes, dirigidos à comunidade escolar e público em geral.
Com os desafios que o planeta enfrenta, nomeadamente o aumento de contaminação das massas de água, com cada vez mais substâncias difíceis de tratar, com este projeto, dá-se ainda cumprimento aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, da Agenda 2030, 3| Saúde de Qualidade, 6 | Água Potável e Saneamento, 11|Cidades e Comunidades sustentáveis, 13|Ação Climática, 15|Proteger a Vida Marinha e 17|Parcerias para a Implementação dos objetivos.
A Infraestruturas de Portugal (IP) anunciou que a instalação de barreiras de proteção à catenária da Ponte Eiffel de Viana do Castelo só terá início a partir de 4 de janeiro de 2026.
O humorista vianense Hugo Soares vai apresentar o seu mais recente espetáculo de stand-up comedy, “em Honra de”, em várias freguesias do concelho de Viana do Castelo. A iniciativa conta já com 12 datas agendadas em 12 freguesias diferentes, sendo o primeiro espetáculo marcado para 3 de janeiro, no Centro Cultural de Outeiro.
A árbitra Filipa Cunha, filiada na Associação de Futebol de Viana do Castelo (AFVC), foi promovida à Primeira Categoria de Arbitragem da UEFA, por decisão do Comité de Arbitragem do organismo europeu. A promoção entra em vigor a partir de 1 de janeiro de 2026.
A freguesia de Miranda, em Arcos de Valdevez, voltou a acolher, no primeiro fim de semana de dezembro, a tradicional matança do porco, organizada pela Associação Cultural, Recreativa e Desportiva local. A iniciativa, em vigor desde 2016, procura manter viva uma prática histórica da comunidade rural e reforçar os laços familiares e comunitários.
Portugal saiu vitorioso das negociações europeias sobre as quotas de pesca para 2026, garantindo resultados que trazem estabilidade e previsibilidade para os pescadores nacionais. O destaque vai para o bacalhau, com mais 800 toneladas asseguradas nos grandes bancos da Terra Nova, no Canadá.
A Câmara Municipal de Ponte de Lima aprovou um aumento de 25% nos apoios financeiros destinados às Juntas de Freguesia do concelho.
O espetáculo Circo Mágico de Natal, previsto para o próximo dia 20 de dezembro, no Centro Cultural de Viana do Castelo, foi cancelado por motivos de força maior, anunciou a organização, Cardinali Live Entertainment.