A Câmara Municipal de Viana do Castelo é um dos 11 parceiros espanhóis e portugueses que integram o projeto “BLUEWWATER”, alvo de financiamento do Programa de Cooperação Interreg VI Espanha-Portugal (POCTEP) 2021-2027.
O projeto, que irá decorrer durante 3 anos, foca-se na melhoria da qualidade das massas de águas fluviais, de transição e costeiras.
Através do controlo, seguimento e evolução das emissões de microplásticos e poluentes emergentes no meio aquático, pretende-se, pois, estudar a eficiência das estações de tratamento de águas residuais (ETAR’s) nos dois países. De forma a garantir um uso sustentável dos recursos hídricos e contribuindo para a implementação da normativa comunitária, haverá ainda a avaliação do risco ambiental dos contaminantes.
Com a proposta da revisão da Diretiva das Águas Residuais Urbanas, estão previstos novos desafios no que se refere à eliminação dos poluentes emergentes e microplásticos nas ETAR’s, assim como a definição de novos padrões ambientais.
Nesse sentido, de forma a proporcionar apoio às entidades responsáveis pelos tratamentos, o projeto BlueWWater desenvolverá métodos analíticos automatizados de alto rendimento que facilitem a monitorização dos poluentes em questão, nas massas de água. Paralelamente, será possível uma avaliação ambiental dos tratamentos terciário e quaternário.
A Câmara Municipal de Viana do Castelo, através do Centro de Monitorização e Interpretação Ambiental (CMIA), participará ativamente no desenvolvimento de atividades de sensibilização, assim como diferentes materiais para informação da problemática deste tipo de contaminantes, dirigidos à comunidade escolar e público em geral.
Com os desafios que o planeta enfrenta, nomeadamente o aumento de contaminação das massas de água, com cada vez mais substâncias difíceis de tratar, com este projeto, dá-se ainda cumprimento aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, da Agenda 2030, 3| Saúde de Qualidade, 6 | Água Potável e Saneamento, 11|Cidades e Comunidades sustentáveis, 13|Ação Climática, 15|Proteger a Vida Marinha e 17|Parcerias para a Implementação dos objetivos.
O realizador Flávio Cruz, natural de Viana do Castelo, foi um dos grandes vencedores da 18.ª edição do ART&TUR – Festival Internacional de Cinema de Turismo, que decorreu no Fundão. O cineasta arrecadou cinco prémios com três filmes distintos, em várias categorias das competições nacional e internacional.
A Câmara Municipal de Viana do Castelo aprovou esta terça-feira, por unanimidade, um investimento de 650.540,79 euros para o transporte escolar de 390 alunos do concelho no ano letivo 2025/2026.
O jovem ciclista vianense Daniel Moreira foi convocado para integrar a Seleção Nacional de sub-23 que irá participar no Campeonato do Mundo de Ciclismo de Estrada, a decorrer entre os dias 21 e 28 de setembro, no Ruanda.
O sistema informático do Serviço Nacional de Saúde (SNS) já está a funcionar normalmente após uma falha que afetou várias unidades hospitalares e centros de saúde em todo o país, incluindo a Unidade Local de Saúde do Alto Minho (ULSAM).
A Polícia Judiciária, através do Departamento de Investigação Criminal de Braga, deteve, fora de flagrante delito, o presumível autor de cinco crimes de incêndio florestal, ocorridos a 21 de agosto deste ano, na freguesia de Chafé, concelho de Viana do Castelo, em zonas com condições de propagação a manchas florestais extensas e aglomerados habitacionais.
No dia 19 de outubro, decorre a II edição do BTT Transibérico, um percurso não competitivo que une ciclistas de Portugal e da Galiza para explorar a natureza, cultura e património da Eurocidade Cerveira-Tomiño. A iniciativa tem como objetivo promover o turismo sustentável e o lazer ativo na região.
A União de Freguesias de Barroselas e Carvoeiro desmentiu esta quinta-feira, 18 de setembro, os rumores que circularam nas redes sociais sobre uma alegada dívida de 400 mil euros. Em comunicado enviado à imprensa, o Executivo classificou a informação como “falsa, irresponsável e ofensiva”, garantindo que não corresponde à realidade financeira da autarquia.