Logo
Regional

Municípios do Alto Minho vão ter plataforma urbanística financiada em 1,5 ME

16 Maio, 2025 | 17:25
Partilhar
Pedro Xavier
2 min. leitura

A Comunidade Intermunicipal (CIM) do Alto Minho vai avançar com uma plataforma digital de gestão urbanística nos 10 municípios do distrito de Viana do Castelo, financiada com cerca de 1,5 milhões de euros.

“Este projeto permitirá implementar ferramentas digitais mais eficientes e integradas, com vista a apoiar os municípios na gestão das suas áreas urbanas, otimizando recursos, sistematizando dados e facilitando a tomada de decisão em domínios como a mobilidade, o ambiente, a qualidade de vida e os serviços urbanos”, resume a CIM, em comunicado.

De acordo com a CIM, a iniciativa vai ainda possibilitar que os munícipes acedam a serviços urbanísticos ‘online’ de forma mais fácil e rápida, bem como submeter pedidos, obter informações e acompanhar processos sem necessidade de deslocação física aos serviços.

O projeto chama-se Plataforma de Gestão Urbanística (PGU) Alto Minho e foi recentemente aprovado no âmbito de uma candidatura apresentada à Agência para a Modernização Administrativa (AMA), financiada pelo Plano de Recuperação e Resiliência (PRR) com um apoio de cerca de 1,5 milhões de euros.

A PGU Alto Minho contempla várias ações, incluindo “a evolução e melhoria da plataforma digital de gestão urbana já existente, desde logo com “a introdução de novas ferramentas tecnológicas – como ‘dashboards’ regionais e sistemas de análise de dados”.

Vão também ser implementados “sistemas de sensores para recolha de dados em tempo real” e desenvolvidos serviços de integração e partilha de dados entre municípios.

A abordagem será liderada pela CIM Alto Minho, em colaboração com os municípios associados: Arcos de Valdevez, Caminha, Melgaço, Monção, Paredes de Coura, Ponte da Barca, Ponte de Lima, Valença, Viana do Castelo e Vila Nova de Cerveira.

“Para além de facilitar a gestão do território e o trabalho técnico das autarquias, o projeto contribuirá também para reforçar a transparência, promover a cooperação intermunicipal e envolver os cidadãos na gestão pública”, observa.

Assim, a plataforma permite o “acompanhamento de indicadores e resultados em tempo real, através de uma plataforma digital mais acessível, interativa e integrada”.

Para o presidente da CIM Alto Minho, Manoel Batista, esta iniciativa “representa um passo importante no caminho da transição digital”, alinhando-se com o objetivo de tornar os serviços municipais mais eficientes.

“Com esta plataforma, conseguiremos tomar decisões mais informadas e baseadas em dados concretos, que se traduzirá numa melhor qualidade de vida para os cidadãos do Alto Minho”, afirma, citado no comunicado.

A implementação da PGU Alto Minho enquadra-se na Estratégia Nacional para os Territórios Inteligentes (ENTI) e na Estratégia Alto Minho 2030, “que visa tornar o território mais conectado, inovador e resiliente aos desafios do futuro”.

Programas de Autor

Episódios Recentes Ver Mais

Notícias

Desporto 5 Julho, 2025

Centenas de pessoas acompanharam funeral de Diogo Jota e André Silva

Centenas de pessoas marcaram presença, este sábado, no funeral dos dois irmãos. A cerimónia, destinada à família, amigos próximos e convidados, não impediu que uma multidão acompanhasse o momento no exterior.

Regional 5 Julho, 2025

Caminha: Contentores do Mercado provisório ganham nova vida ao serviço de associações do concelho

A Câmara Municipal de Caminha vai dar uma nova utilidade aos contentores que serviram como mercado provisório durante a construção do novo Mercado Municipal.

Nacional 5 Julho, 2025

Polícia de Segurança Pública celebrou 158.º Aniversário

No passado dia 2 de julho, foram celebrados 158 anos de uma das instituições mais antigas, respeitadas e presentes na vida dos portugueses. A História da Polícia de Segurança Pública remonta a 1383, ano em que, por iniciativa do rei D. Fernando I, foi constituído o primeiro corpo organizado de polícias em Lisboa, denominados Quadrilheiros.

Regional 5 Julho, 2025

‘Murmúrio’: Espetáculo comunitário para assistir em Paredes de Coura

A partir de uma criação e texto de Gonçalo Fonseca nasce o espetáculo comunitário 'Murmúrio', que vai ser apresentado ao final da tarde deste sábado e domingo, 5 e 6 de junho, pelas 18h00, no Monte de São Silvestre, em Paredes de Coura, com a participação de pessoas da comunidade, o coro Couração e com entrada livre.

Regional 5 Julho, 2025

CIM Alto Minho promove sessão pública sobre oportunidades de financiamento do Programa Mar 2030

A Comunidade Intermunicipal do Alto Minho (CIM Alto Minho) promove, na próxima terça-feira 8 de julho, pelas 16h00, no auditório do Museu de Artes Decorativas, em Viana do Castelo, uma sessão pública de esclarecimento sobre as oportunidades de financiamento disponíveis no âmbito da 3.ª Prioridade do Programa Mar 2030, com especial destaque para os avisos lançados pelo Grupo de Ação Local (GAL) Costeiro do Litoral Norte.

Regional 5 Julho, 2025

Mural de 16 metros criado por estudantes do IPVC inspira o imaginário de dezenas de crianças

Foi oficialmente entregue na EB1 de Abelheira, em Viana do Castelo, o mural artístico concebido e executado pelos estudantes do 1.º ano do curso de licenciatura em Artes Plásticas e Tecnologias Artísticas da Escola Superior de Educação do Politécnico de Viana do Castelo (ESE-IPVC). A obra, que ocupa três paredes, num total de cerca de 16 metros, foi desenvolvida ao longo de vários meses no âmbito da unidade curricular de Atelier de Artes Plásticas – Vertente Pintura.

Regional 5 Julho, 2025

Jovem detido na A3 por conduzir em contramão e com taxa de álcool de 1,59

Um jovem de 25 anos foi detido quando circulava em contramão na Autoestrada 3 (A3), no concelho de Famalicão, com uma taxa de álcool no sangue de 1,59 (g/l).