O Presidente da Câmara Municipal de Viana do Castelo, Luís Nobre, e as Uniões e Juntas de Freguesia do concelho firmaram, protocolos para implementação do Programa Aspirante Geoparque Litoral de Viana do Castelo da UNESCO, cuja candidatura deve avançar em 2025.
“Precisamos de todos. Fazer parte desta rede global não é fácil”, considerou o autarca vianense, assumindo que a candidatura à UNESCO “é também uma oportunidade de dar visibilidade e notoriedade ao concelho”.
A área que o Geoparque Litoral abrange coincide com os limites administrativos do concelho de Viana do Castelo e os protocolos foram agora firmados tendo em conta que “a implementação do projeto envolve um trabalho colaborativo com comunidades locais, agentes turísticos, instituições de ensino e entidades gestoras do território, visando promover a região e valorizar o seu património, gerando um impacto positivo e sustentável”.
Nesse sentido, as freguesias apresentam-se como parceiras estratégicas “pela sua atuação local, proximidade com as comunidades e conhecimento aprofundado do património natural e cultural existente na sua área de jurisdição”, considerando-se que “a colaboração entre o Município e a União de Freguesia/Junta de Freguesia é essencial para o sucesso das ações previstas no programa do aspirante”.
O Geoparque Litoral de Viana do Castelo foi criado em 2017, depois de mais de uma década de trabalho de inventariação do património geológico do concelho que resultou na identificação de 13 áreas classificadas como Monumentos Naturais. Neste território, aspirante a geoparque mundial UNESCO, é preservada a herança geológica que comprova que um dia Portugal já fez parte do Hemisfério Sul ou foi banhado por um oceano que já não existe.
A Vereadora do Ambiente, Fabíola Oliveira, considerou, nesta reunião, que o Geoparque Litoral “interfere com todo o território, não apenas com as freguesias onde já temos 13 monumentos classificados”. Por isso mesmo, frisou, são objetivos dos protocolos “a promoção, a colaboração, a divulgação e o apoio na conservação” destas áreas.
A excecionalidade dos interesses geológicos preservados, bem como as múltiplas relações estabelecidas com áreas de relevante biodiversidade e património histórico-arqueológico, e outras em que o património imaterial tem uma forte ligação com a geodiversidade local, constitui uma oportunidade para o fortalecimento do desenvolvimento sustentado das vertentes socioeconómica e ambiental do concelho de Viana do Castelo.
Nesse sentido, a estratégia que se está a implementar enquadra o desenvolvimento do Geoparque Litoral de Viana do Castelo. Pretende-se que este projeto constitua uma âncora da identidade de Viana do Castelo, impulsionando a atividade turística, criando oportunidades educativas e permitindo uma gestão eficaz das fontes de financiamento para a promoção e fortalecimento do desenvolvimento territorial.
De acordo com a minuta dos protocolos, o aspirante Geoparque Litoral de Viana do Castelo visa a preservação, valorização e promoção do património geológico, biológico e cultural do território, assim como a sustentabilidade ambiental e o desenvolvimento económico do território, particularmente através do turismo e da educação.
O Sporting saiu esta terça-feira da Baviera com uma derrota por 3-1 frente ao Bayern Munique, em jogo da sexta jornada da fase de liga da Liga dos Campeões, mas deixou uma imagem de coragem, organização e ambição diante de um dos colossos do futebol europeu.
Viana do Castelo já vive a magia do Natal! Desde esta sexta-feira, a capital do Alto Minho acolhe o tradicional Mercado de Natal, que se estende este ano por vários pontos do centro urbano, incluindo a Avenida dos Combatentes da Grande Guerra, o Passeio das Mordomas da Romaria e o Largo Maestro José Pedro.
Tui-Valença vai receber mais de 500 mil euros de fundos europeus para reforçar o seu programa conjunto de atividades culturais e desportivas. O financiamento integra o Programa de Cooperação Interreg VI-A Espanha–Portugal (POCTEP) 2021-2027 e reconhece a Eurocidade como um exemplo de integração transfronteiriça.
O Instituto Português de Oncologia (IPO) do Porto reagiu esta segunda-feira ao apelo público feito por Ângela Pereira, jovem de 23 anos natural de Afife, Viana do Castelo, que pediu ajuda nas redes sociais à procura de alternativas de tratamento, afirmando que, em Portugal, “já não há saída”.
A Câmara Municipal de Viana do Castelo concluiu as obras de substituição do pavimento na Rua da Aldeia de Baixo e na Rua do Radivau, em São Romão de Neiva, numa intervenção que representou um investimento de 45 mil euros.
O Politécnico de Viana do Castelo (IPVC) alcançou a sua melhor classificação de sempre no UI GreenMetric World University Rankings, subindo ao 156.º lugar entre 1.745 instituições de ensino superior de 105 países. A nível nacional, o IPVC mantém-se no pódio e volta a conquistar o 3.º lugar, reforçando a posição de referência no panorama da sustentabilidade em Portugal.
Viana do Castelo registou na madrugada e à noite da passada sexta-feira a detenção de dois condutores por condução sob efeito de álcool, anunciou o Comando Distrital da PSP.