Logo
Regional

Município e freguesias de Viana do Castelo firmam protocolo

22 Novembro, 2024 | 14:55
Partilhar
Pedro Xavier
2 min. leitura

O Presidente da Câmara Municipal de Viana do Castelo, Luís Nobre, e as Uniões e Juntas de Freguesia do concelho firmaram, protocolos para implementação do Programa Aspirante Geoparque Litoral de Viana do Castelo da UNESCO, cuja candidatura deve avançar em 2025.

“Precisamos de todos. Fazer parte desta rede global não é fácil”, considerou o autarca vianense, assumindo que a candidatura à UNESCO “é também uma oportunidade de dar visibilidade e notoriedade ao concelho”.

A área que o Geoparque Litoral abrange coincide com os limites administrativos do concelho de Viana do Castelo e os protocolos foram agora firmados tendo em conta que “a implementação do projeto envolve um trabalho colaborativo com comunidades locais, agentes turísticos, instituições de ensino e entidades gestoras do território, visando promover a região e valorizar o seu património, gerando um impacto positivo e sustentável”.

Nesse sentido, as freguesias apresentam-se como parceiras estratégicas “pela sua atuação local, proximidade com as comunidades e conhecimento aprofundado do património natural e cultural existente na sua área de jurisdição”, considerando-se que “a colaboração entre o Município e a União de Freguesia/Junta de Freguesia é essencial para o sucesso das ações previstas no programa do aspirante”.

O Geoparque Litoral de Viana do Castelo foi criado em 2017, depois de mais de uma década de trabalho de inventariação do património geológico do concelho que resultou na identificação de 13 áreas classificadas como Monumentos Naturais. Neste território, aspirante a geoparque mundial UNESCO, é preservada a herança geológica que comprova que um dia Portugal já fez parte do Hemisfério Sul ou foi banhado por um oceano que já não existe. 

A Vereadora do Ambiente, Fabíola Oliveira, considerou, nesta reunião, que o Geoparque Litoral “interfere com todo o território, não apenas com as freguesias onde já temos 13 monumentos classificados”. Por isso mesmo, frisou, são objetivos dos protocolos “a promoção, a colaboração, a divulgação e o apoio na conservação” destas áreas.

A excecionalidade dos interesses geológicos preservados, bem como as múltiplas relações estabelecidas com áreas de relevante biodiversidade e património histórico-arqueológico, e outras em que o património imaterial tem uma forte ligação com a geodiversidade local, constitui uma oportunidade para o fortalecimento do desenvolvimento sustentado das vertentes socioeconómica e ambiental do concelho de Viana do Castelo.

Nesse sentido, a estratégia que se está a implementar enquadra o desenvolvimento do Geoparque Litoral de Viana do Castelo. Pretende-se que este projeto constitua uma âncora da identidade de Viana do Castelo, impulsionando a atividade turística, criando oportunidades educativas e permitindo uma gestão eficaz das fontes de financiamento para a promoção e fortalecimento do desenvolvimento territorial. 

De acordo com a minuta dos protocolos, o aspirante Geoparque Litoral de Viana do Castelo visa a preservação, valorização e promoção do património geológico, biológico e cultural do território, assim como a sustentabilidade ambiental e o desenvolvimento económico do território, particularmente através do turismo e da educação. 

Programas de Autor

Episódios Recentes Ver Mais

Notícias

Música 26 Abril, 2025

Fadistas limianos no Museu dos Terceiros a 4 de maio

No próximo dia 04 de maio, às 18h00, o Museu dos Terceiros abrirá as suas portas aos Fadistas Limianos, que interpretarão diversas composições do fado de Lisboa e de Coimbra certamente bem conhecidas do público.

Nacional 26 Abril, 2025

Estudo: Quase metade dos farmacêuticos estão insatisfeitos com a profissão

O estudo promovido pela associação representativa dos jovens farmacêuticos, revela que a percentagem é maior nos profissionais jovens, com 48% dos farmacêuticos com menos de 35 anos insatisfeitos com as condições de trabalho.

Desporto 26 Abril, 2025

AFVC: Vianense B goleou em Barroselas e continua no pódio da 2ª divisão distrital

No dia da Liberdade, 25 de abril, cumpriu-se mais uma jornada no Campeonato Distrital da 2ª Divisão da Associação de Futebol de Viana do Castelo. Na frente da classificação nada mudou.

Desporto 26 Abril, 2025

Santa Luzia derrotou Novasemente e ganha vantagem no play-off da Liga Feminina de futsal

O Santa Luzia Futebol Clube realizou, na sexta-feira, o seu primeiro jogo dos 'play-offs' da Liga Feminina Placard Futsal. No Pavilhão Municipal da Maia a equipa de Viana do Castelo derrotou (2-3) a Novasemente e ganhou vantagem na eliminatória.

Nacional 25 Abril, 2025

Maria Augusta d’ Alpuim foi a primeira mulher a ocupar o cargo de presidente da Câmara de Viana

Viana do Castelo foi "o primeiro município português a ter uma mulher como presidente". Maria Augusta Pereira d' Eça d' Agorreta d' Alpuim teve de assumir a presidência, depois do 25 de abril, por ser a vereadora mais antiga em exercício, tornando-se a primeira mulher a ocupar o cargo.

Desporto 25 Abril, 2025

Santa Luzia começa hoje a lutar pelo titulo com a Novasemente

O Santa Luzia Futebol Clube realiza, este sexta-feira, o seu primeiro jogo dos 'play-offs' da Liga Feminina Placard Futsal. No Pavilhão Municipal da Maia a equipa de Viana do Castelo começa a lutar pelo titulo com a Novasemente às 20h00, uma partida com transmissão em direto no Canal 11.

Nacional 25 Abril, 2025

Salgueiro Maia, o eterno símbolo da revolução

Fernando José Salgueiro Maia, foi um militar português. Foi um dos capitães do Exército Português que liderou as forças revolucionárias durante a Revolução de 25 de Abril de 1974, que marcou o final da ditadura em Portugal.