Vila Nova de Cerveira ocupa os lugares cimeiros na lista dos municípios do Alto Minho que demonstram melhor eficiência económico-financeira, segundo o Anuário Financeiro dos Municípios Portugueses 2022, tornado público no passado dia 28 de setembro.
Na elaboração deste ranking da responsabilidade do Centro de Investigação em Contabilidade e Fiscalidade do Instituto Politécnico do Cávado e do Ave e do Centro de Investigação em Ciência Política da Universidade do Minho, e que conta com o apoio da Ordem dos Contabilistas Certificados e do Tribunal de Contas, os autores tiveram em linha de conta o desempenho dos municípios em 10 indicadores, a saber: índice de Liquidez; razão entre o EBITDA e os Proveitos Operacionais; peso Passivo exigível no Ativo; passivo por habitante; grau de cobertura das despesas: despesa comprometida / receita liquidada líquida; Prazo Médio de Pagamentos; grau de execução do saldo efetivo, na ótica dos compromissos; índice de Dívida Total; índice de Superavit e impostos diretos por habitante.
De acordo com o Anuário, o Município Cerveirense apresenta dados positivos em vários indicadores, desde logo, no que ao “Índice de Liquidez” diz respeito, já que, enquanto em 2021 se situava nos 183,1%, em 2022 subiu para 278,9% (um dos melhores do distrito, figurando no 3º lugar); no que concerne ao “Peso do Passivo exigível no Ativo”, em 2022, situa-se nos 13,9% (sendo o 2º melhor do Alto Minho); já no tocante ao “Índice de Divida Total”, enquanto em 2021 era de 46,4%, no ano de 2022 desceu para os 37,0% (surgindo como o 3º melhor entre os 10 municípios do Alto-Minhotos); quanto ao “Prazo Médio de Pagamentos”, o Município de Vila Nova de Cerveira, em 2022, continua a figurar no grupo de municípios com prazo médio de pagamentos inferior a 30 dias.
De sublinhar que, no que à população se refere, o Município de Vila Nova de Cerveira obtém mais um indicador positivo, mantendo uma tendência de crescimento populacional, passando de 8 923 habitantes em 2021 para 9 175 em 2022 (mais 252 indivíduos em apenas um ano).
Na ótica do Presidente da Câmara Municipal, Rui Teixeira, “estes resultados são o corolário dos esforços efetuados pelo Executivo
Municipal na boa gestão das contas municipais, com máxima eficácia e eficiência na gestão dos dinheiros públicos, enquanto princípios basilares da gestão autárquica”.
Já no “Relatório Norte Estrutura”, recentemente publicado, que analisa as empresas do setor exportador do Norte em 2021, o Município de Vila Nova de Cerveira destaca-se no TOP 3 entre os municípios onde o setor exportador tem um maior peso relativo na economia local (sabendo-se que, geralmente, as economias mais abertas ao exterior localizam-se em municípios de média dimensão fora dos territórios de baixa densidade, onde o setor industrial é predominante), representando 87,2% do volume de negócios das empresas do município, seguido de Oliveira de Azeméis (68%) e de São João da Madeira (67,5%), estes dois municípios no distrito de Aveiro.
De referir que os resultados económicos patentes neste Relatório levaram o Presidente da Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Norte (CCDR-N), António Cunha, a considerar que “o Norte é a região industrial e exportadora do país, e que esta é uma tendência ascendente”, permitindo diagnosticar oportunidades no setor.
A 28.ª edição anual da Gala dos Troféus Desportivos “O Minhoto” realiza-se na próxima segunda-feira, na Adega Cultural, em Vila Verde, com a promessa de celebrar um ano histórico para o desporto da região. Em 2025, atletas minhotos conquistaram um total de 62 títulos internacionais, um feito inédito na história da Gala.
Ponte da Barca recebe de 6 a 8 de fevereiro a tradicional Feira do Fumeiro, um evento que celebra a gastronomia, a música e a tradição local. A cantora Rosinha será a principal atração, atuando na sexta-feira, às 21h30, numa noite que promete animar visitantes de todas as idades.
O Darque Kayak Clube alerta para novos depósitos de lixo nas margens do rio Lima. O clube vianense reforça a importância de um comportamento cívico e responsável da população.
O Clube de Atletismo Olímpico Vianense (CAOV) destacou-se no Campeonato Absoluto do Norte de Portugal de Pista Coberta, conquistando títulos coletivos e individuais que consolidam o clube como referência regional.
Valença deu mais um passo rumo a uma mobilidade urbana sustentável e moderna. Na última reunião do Conselho Consultivo Estratégico para o Desenvolvimento de Valença (CCEDV), especialistas e conselheiros debateram os rumos da cidade para a próxima década.
O “Grupo de Danças e Cantares de Vila Fria” marcou presença no videoclipe oficial, “Bota Fogo No Terreiro”, do artista Martim, gravado recentemente nas ruas de Viana do Castelo. O vídeo, que já está disponível em todas as plataformas digitais, destaca a cultura tradicional portuguesa ao integrar os elementos do grupo de folclore com a música contemporânea de Martim.
A Câmara Municipal de Viana do Castelo aprovou a primeira fase do programa “Valorizar o Património”, destinando 201 mil euros à reabilitação de três igrejas do concelho.