Vila Nova de Cerveira ocupa os lugares cimeiros na lista dos municípios do Alto Minho que demonstram melhor eficiência económico-financeira, segundo o Anuário Financeiro dos Municípios Portugueses 2022, tornado público no passado dia 28 de setembro.
Na elaboração deste ranking da responsabilidade do Centro de Investigação em Contabilidade e Fiscalidade do Instituto Politécnico do Cávado e do Ave e do Centro de Investigação em Ciência Política da Universidade do Minho, e que conta com o apoio da Ordem dos Contabilistas Certificados e do Tribunal de Contas, os autores tiveram em linha de conta o desempenho dos municípios em 10 indicadores, a saber: índice de Liquidez; razão entre o EBITDA e os Proveitos Operacionais; peso Passivo exigível no Ativo; passivo por habitante; grau de cobertura das despesas: despesa comprometida / receita liquidada líquida; Prazo Médio de Pagamentos; grau de execução do saldo efetivo, na ótica dos compromissos; índice de Dívida Total; índice de Superavit e impostos diretos por habitante.
De acordo com o Anuário, o Município Cerveirense apresenta dados positivos em vários indicadores, desde logo, no que ao “Índice de Liquidez” diz respeito, já que, enquanto em 2021 se situava nos 183,1%, em 2022 subiu para 278,9% (um dos melhores do distrito, figurando no 3º lugar); no que concerne ao “Peso do Passivo exigível no Ativo”, em 2022, situa-se nos 13,9% (sendo o 2º melhor do Alto Minho); já no tocante ao “Índice de Divida Total”, enquanto em 2021 era de 46,4%, no ano de 2022 desceu para os 37,0% (surgindo como o 3º melhor entre os 10 municípios do Alto-Minhotos); quanto ao “Prazo Médio de Pagamentos”, o Município de Vila Nova de Cerveira, em 2022, continua a figurar no grupo de municípios com prazo médio de pagamentos inferior a 30 dias.
De sublinhar que, no que à população se refere, o Município de Vila Nova de Cerveira obtém mais um indicador positivo, mantendo uma tendência de crescimento populacional, passando de 8 923 habitantes em 2021 para 9 175 em 2022 (mais 252 indivíduos em apenas um ano).
Na ótica do Presidente da Câmara Municipal, Rui Teixeira, “estes resultados são o corolário dos esforços efetuados pelo Executivo
Municipal na boa gestão das contas municipais, com máxima eficácia e eficiência na gestão dos dinheiros públicos, enquanto princípios basilares da gestão autárquica”.
Já no “Relatório Norte Estrutura”, recentemente publicado, que analisa as empresas do setor exportador do Norte em 2021, o Município de Vila Nova de Cerveira destaca-se no TOP 3 entre os municípios onde o setor exportador tem um maior peso relativo na economia local (sabendo-se que, geralmente, as economias mais abertas ao exterior localizam-se em municípios de média dimensão fora dos territórios de baixa densidade, onde o setor industrial é predominante), representando 87,2% do volume de negócios das empresas do município, seguido de Oliveira de Azeméis (68%) e de São João da Madeira (67,5%), estes dois municípios no distrito de Aveiro.
De referir que os resultados económicos patentes neste Relatório levaram o Presidente da Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Norte (CCDR-N), António Cunha, a considerar que “o Norte é a região industrial e exportadora do país, e que esta é uma tendência ascendente”, permitindo diagnosticar oportunidades no setor.
A poucas horas do Natal e a escassos dias do final de mais um ano, agradecemos a todos pela confiança na Viana TV. Continuamos a ter "Uma nova forma de ver Viana do Castelo".
Embora não seja muito comum nas grandes cidades as famílias com filhos pequenos saírem à rua depois da meia noite, em muitas aldeias de norte a sul do país, a missa do galo continua a ser uma tradição inquebrável.
Os presentes de natal são sem qualquer sombra de dúvida uma das maiores tradições de natal. Tendo começado há mais de 10 mil anos (os agricultores trocavam nesta altura o excedente das suas colheitas como forma de celebração do inverno já estar a meio), ainda hoje se mantém, fazendo as delicias de miúdos e graúdos, que deliram na altura de rasgar os presentes.
Cerca de 80 estudantes internacionais que permanecerão em Viana do Castelo durante a quadra natalícia recebem cabazes de Natal oferecidos pelos Serviços de Ação Social do Politécnico de Viana do Castelo, numa iniciativa que visa promover inclusão, solidariedade e sentimento de pertença.
A Ceia de Natal envolve muitas tradições populares. Em Portugal, a ceia de natal recebe o nome de consoada sendo celebrada na noite do dia 24 de Dezembro, a véspera de Natal. Esta tradição leva as famílias a reunirem-se à volta da mesa de jantar, comendo uma refeição reforçada. Por ser uma festa de família, muitas pessoas percorrem longas distâncias para se juntarem aos seus familiares.
O Serviço de Pediatria da Unidade Local de Saúde do Alto Minho (ULSAM) proporcionou às crianças internadas momentos especiais de celebração natalícia.
O Papa Leão XIV manifestou “grande tristeza” pela rejeição, por parte da Rússia, do pedido de trégua de Natal e apelou a que os conflitos armados sejam interrompidos em todo o mundo durante pelo menos 24 horas no dia de Natal.