Vila Nova de Cerveira ocupa os lugares cimeiros na lista dos municípios do Alto Minho que demonstram melhor eficiência económico-financeira, segundo o Anuário Financeiro dos Municípios Portugueses 2022, tornado público no passado dia 28 de setembro.
Na elaboração deste ranking da responsabilidade do Centro de Investigação em Contabilidade e Fiscalidade do Instituto Politécnico do Cávado e do Ave e do Centro de Investigação em Ciência Política da Universidade do Minho, e que conta com o apoio da Ordem dos Contabilistas Certificados e do Tribunal de Contas, os autores tiveram em linha de conta o desempenho dos municípios em 10 indicadores, a saber: índice de Liquidez; razão entre o EBITDA e os Proveitos Operacionais; peso Passivo exigível no Ativo; passivo por habitante; grau de cobertura das despesas: despesa comprometida / receita liquidada líquida; Prazo Médio de Pagamentos; grau de execução do saldo efetivo, na ótica dos compromissos; índice de Dívida Total; índice de Superavit e impostos diretos por habitante.
De acordo com o Anuário, o Município Cerveirense apresenta dados positivos em vários indicadores, desde logo, no que ao “Índice de Liquidez” diz respeito, já que, enquanto em 2021 se situava nos 183,1%, em 2022 subiu para 278,9% (um dos melhores do distrito, figurando no 3º lugar); no que concerne ao “Peso do Passivo exigível no Ativo”, em 2022, situa-se nos 13,9% (sendo o 2º melhor do Alto Minho); já no tocante ao “Índice de Divida Total”, enquanto em 2021 era de 46,4%, no ano de 2022 desceu para os 37,0% (surgindo como o 3º melhor entre os 10 municípios do Alto-Minhotos); quanto ao “Prazo Médio de Pagamentos”, o Município de Vila Nova de Cerveira, em 2022, continua a figurar no grupo de municípios com prazo médio de pagamentos inferior a 30 dias.
De sublinhar que, no que à população se refere, o Município de Vila Nova de Cerveira obtém mais um indicador positivo, mantendo uma tendência de crescimento populacional, passando de 8 923 habitantes em 2021 para 9 175 em 2022 (mais 252 indivíduos em apenas um ano).
Na ótica do Presidente da Câmara Municipal, Rui Teixeira, “estes resultados são o corolário dos esforços efetuados pelo Executivo
Municipal na boa gestão das contas municipais, com máxima eficácia e eficiência na gestão dos dinheiros públicos, enquanto princípios basilares da gestão autárquica”.
Já no “Relatório Norte Estrutura”, recentemente publicado, que analisa as empresas do setor exportador do Norte em 2021, o Município de Vila Nova de Cerveira destaca-se no TOP 3 entre os municípios onde o setor exportador tem um maior peso relativo na economia local (sabendo-se que, geralmente, as economias mais abertas ao exterior localizam-se em municípios de média dimensão fora dos territórios de baixa densidade, onde o setor industrial é predominante), representando 87,2% do volume de negócios das empresas do município, seguido de Oliveira de Azeméis (68%) e de São João da Madeira (67,5%), estes dois municípios no distrito de Aveiro.
De referir que os resultados económicos patentes neste Relatório levaram o Presidente da Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Norte (CCDR-N), António Cunha, a considerar que “o Norte é a região industrial e exportadora do país, e que esta é uma tendência ascendente”, permitindo diagnosticar oportunidades no setor.
A banda Bela Trama, natural de Viana do Castelo, protagonizou um momento singular ao atuar em pleno deserto do Saara, nas imponentes dunas de Erg Chebbi, em Merzouga (Marrocos).
Ponte da Barca inaugurou a exposição de Velas de Natal, que pode ser visitada nos Paços do Concelho até ao início de janeiro de 2026. A iniciativa resulta de um desafio lançado pelo Município à comunidade e reúne trabalhos de escolas, IPSS, APPACDM e população em geral.
Viana do Castelo encerra este sábado, 13 de novembro, o título de Capital da Cultura do Eixo Atlântico com uma cerimónia especial no Teatro Municipal Sá de Miranda, marcada para as 21h00.
A Igreja de São Domingos, em Viana do Castelo, será palco, no próximo dia 6 de janeiro de 2026, da tradicional “Adoração dos Reis Magos”, um dos momentos mais emblemáticos das celebrações natalícias no concelho. O evento está marcado para as 21h30 e promete voltar a encher o templo de público.
A Liga Feminina Placard está de volta este sábado, 13 de dezembro, após a longa paragem motivada pela realização do Mundial de Futsal Feminino. O Pavilhão Municipal José Natário volta a ganhar vida às 18h00, com um dos jogos mais aguardados da jornada: o vice-campeão Santa Luzia recebe o atual campeão nacional Nun’Álvares.
O Teatro Municipal Sá de Miranda recebe, nos próximos dias 26 e 27 de dezembro, o espetáculo “Baião d’Oxigénio”, com início marcado para as 21h00. João Baião promete levar ao palco uma mistura de música, humor e emoção, numa produção pensada para toda a família.
A Praça da República, no centro histórico de Viana do Castelo, recebe este sábado, às 15h00, o tradicional Feirão do Mel, uma iniciativa gastronómica promovida pela Associação dos Grupos Folclóricos do Alto Minho. O evento promete animar a cidade e atrair visitantes interessados em conhecer e adquirir mel de qualidade para o inverno.