No âmbito do programa Valorizar o Património, a Câmara Municipal de Viana do Castelo vai estabelecer Protocolos de Desenvolvimento Cultural com instituições concelhias detentoras de bens ou património cultural, permitindo empreitadas de reabilitação e conservação de igrejas no valor global de 150 mil euros.
A parceria prevê que as instituições detentoras de património cultural se comprometam a desenvolver hábitos culturais e fruição artística dos cidadãos; estimular os públicos de infância e juventude para as artes, património material e imaterial assim como qualificar a oferta dos ativos culturais do concelho como apoiar a organização e realização de eventos culturais associados aos bens culturais objeto de intervenção no âmbito destas parcerias.
Neste contexto, o município vai atribuir 25 mil euros à Fábrica da Igreja Paroquial de S. Miguel, de Perre, para reabilitação do pavimento interior da Igreja Paroquial – 1ª fase. Na União de Freguesias de Barroselas e Carvoeiro, a Fábrica da Igreja Paroquial de S. Pedro de Barroselas receberá 17 mil euros para reabilitação do Altar da Capela de S. Sebastião – Barroselas.
Já na União de Freguesias de Mazarefes e Vila Fria, a Fábrica da Igreja Paroquial de S. Nicolau de Mazarefes será contemplada com 10 mil euros para o restauro e conservação da Capela de S. Simão. Em Vila de Punhe, a Fábrica da Igreja Paroquial de Santa Eulália receberá 25 mil euros para reabilitação interior – 1ª fase.
Na União de Freguesias de Viana do Castelo (Santa Maria Maior e Monserrate) e Meadela serão beneficiadas três igrejas: o Santuário de Nossa Senhora d’Agonia receberá 30 mil euros para conservação e restauro da nave – 1ª fase.
A Paróquia de Santa Maria Maior – Sé, receberá 11 mil euros para reabilitação da Sé Catedral – execução de rampa e pintura de paredes exteriores.
A Paróquia de Nossa Senhora de Monserrate vai ser comparticipada com 32 mil euros para requalificação do beiral do Convento de S. Domingos – 1ª fase.
De acordo com a proposta apresentada pelo Presidente da Câmara, Luís Nobre, “o Município tem como objetivos previstos no Plano de Atividades e Orçamento para 2023, em especial nas Grandes Opções do Plano, a Valorização do Património Cultural, a promoção de atividades e projetos culturais, a afirmação da identidade cultural do concelho, reforçar e alargar o trabalho dos museus municipais, centros interpretativos e núcleos museológicos”.
É ainda indicado que “o Município identificou como objetivos a concretizar no corrente ano a promoção da identidade cultural, a conservação do património material e imaterial e a valorização cultural e turística de Viana do Castelo”.
No que toca ao Património Cultural, o município pretende apoiar projetos e iniciativas: inventariação, divulgação e animação do património; proteção, conservação, valorização e promoção do património histórico e cultural com elevado interesse cultural e turístico; musealização e dinamização de espaços interpretativos culturais, núcleos museológicos e museus; apoio a eventos associados à valorização do património, à cultura e a bens culturais; divulgação e integração na promoção institucional do município de iniciativas e eventos culturais de ações e projetos no âmbito do património cultural.
A Câmara Municipal de Vila Nova de Cerveira reforçou o seu compromisso com a proteção e o bem-estar da população, através da aquisição de uma nova viatura para o transporte de doentes, entregue recentemente aos Bombeiros Voluntários de Vila Nova de Cerveira.
Um golo de Diana Gomes, em cima do final do jogo, permitiu à seleção portuguesa feminina de futebol empatar 1-1 diante da Itália, na segunda jornada do Grupo B do Campeonato da Europa.
A Companhia Residente do Teatro Municipal Sá de Miranda vai abranger mais de 14.000 crianças de todos os níveis de ensino obrigatório durante o próximo ano coletivo, numa temporada que contempla 6 estreias dedicadas às comunidades educativas.
A CCD do Bloco de Esquerda de Viana do Castelo reuniu, para ratificar as listas de candidatos às próximas eleições autárquicas de outubro de 2025. O candidato do partido à Câmara de Viana do Castelo é Carlos da Torre, designer e artista visual.
Um homem foi constituído arguido por ter na sua posse 18 armas sem qualquer tipo de registo ou documentação em Valença.
O Presidente da Câmara Municipal de Viana do Castelo, Luís Nobre, marcou presença na inauguração da sede da junta de freguesia de Perre, que foi alvo de uma empreitada de refuncionalização da antiga escola primária.
O Valença Aqua Park abriu esta sexta-feira, no Complexo Desportivo do Sport Clube Valenciano, e promete animar os fins de semana deste verão com muita diversão para toda a família, até 17 de agosto.