Logo
Regional

Município de Viana vai estabelecer Protocolos de Desenvolvimento Cultural no valor global de 150 mil euros

7 Março, 2023 | 15:46
Partilhar
Eduarda Alves
2 min. leitura

No âmbito do programa Valorizar o Património, a Câmara Municipal de Viana do Castelo vai estabelecer Protocolos de Desenvolvimento Cultural com instituições concelhias detentoras de bens ou património cultural, permitindo empreitadas de reabilitação e conservação de igrejas no valor global de 150 mil euros.

A parceria prevê que as instituições detentoras de património cultural se comprometam a desenvolver hábitos culturais e fruição artística dos cidadãos; estimular os públicos de infância e juventude para as artes, património material e imaterial assim como qualificar a oferta dos ativos culturais do concelho como apoiar a organização e realização de eventos culturais associados aos bens culturais objeto de intervenção no âmbito destas parcerias.

Neste contexto, o município vai atribuir 25 mil euros à Fábrica da Igreja Paroquial de S. Miguel, de Perre, para reabilitação do pavimento interior da Igreja Paroquial – 1ª fase. Na União de Freguesias de Barroselas e Carvoeiro, a Fábrica da Igreja Paroquial de S. Pedro de Barroselas receberá 17 mil euros para reabilitação do Altar da Capela de S. Sebastião – Barroselas.

Já na União de Freguesias de Mazarefes e Vila Fria, a Fábrica da Igreja Paroquial de S. Nicolau de Mazarefes será contemplada com 10 mil euros para o restauro e conservação da Capela de S. Simão. Em Vila de Punhe, a Fábrica da Igreja Paroquial de Santa Eulália receberá 25 mil euros para reabilitação interior – 1ª fase.

Na União de Freguesias de Viana do Castelo (Santa Maria Maior e Monserrate) e Meadela serão beneficiadas três igrejas: o Santuário de Nossa Senhora d’Agonia receberá 30 mil euros para conservação e restauro da nave – 1ª fase.

A Paróquia de Santa Maria Maior – Sé, receberá 11 mil euros para reabilitação da Sé Catedral – execução de rampa e pintura de paredes exteriores.

A Paróquia de Nossa Senhora de Monserrate vai ser comparticipada com 32 mil euros para requalificação do beiral do Convento de S. Domingos – 1ª fase.

De acordo com a proposta apresentada pelo Presidente da Câmara, Luís Nobre, “o Município tem como objetivos previstos no Plano de Atividades e Orçamento para 2023, em especial nas Grandes Opções do Plano, a Valorização do Património Cultural, a promoção de atividades e projetos culturais, a afirmação da identidade cultural do concelho, reforçar e alargar o trabalho dos museus municipais, centros interpretativos e núcleos museológicos”.

É ainda indicado que “o Município identificou como objetivos a concretizar no corrente ano a promoção da identidade cultural, a conservação do património material e imaterial e a valorização cultural e turística de Viana do Castelo”.

No que toca ao Património Cultural, o município pretende apoiar projetos e iniciativas: inventariação, divulgação e animação do património; proteção, conservação, valorização e promoção do património histórico e cultural com elevado interesse cultural e turístico; musealização e dinamização de espaços interpretativos culturais, núcleos museológicos e museus; apoio a eventos associados à valorização do património, à cultura e a bens culturais; divulgação e integração na promoção institucional do município de iniciativas e eventos culturais de ações e projetos no âmbito do património cultural.

 

A Blisq Creative é uma agência de comunicação, especialista em planeamento estratégico, marketing digital, design e web. Orientamo-nos pela estratégia e pela criatividade

Programas de Autor

Episódios Recentes Ver Mais

Notícias

Opinião 17 Abril, 2024

OPINIÃO: “Arbitragem – O Refúgio dos Incompetentes”

De Norte a Sul do país, das competições regionais até às competições profissionais de futebol o tema recorrente foi, é e será, a arbitragem.

Nacional 18 Abril, 2024

Ministra avalia dificuldades na aquisição de vacinas pelas Unidades Locais de Saúde

A ministra da Saúde disse, esta quarta-feira, desconhecer formalmente a existência de ruturas de vacinas, mas espera que a Direção Executiva forneça a “informação necessária” para avaliar dificuldades que Unidades Locais de Saúde possam estar a ter para as adquirir.

Desporto 17 Abril, 2024

FC Porto volta a vencer Guimarães e vai disputar final da Taça de Portugal com o Sporting

O FC Porto avançou para a final da Taça da Portugal em futebol, ao vencer o Vitória de Guimarães, por 3-1, na segunda mão das ‘meias’, indo defender frente ao Sporting o troféu conquistado nas duas últimas edições.

Regional 17 Abril, 2024

Colisão envolvendo autocarro e táxi fere 5 crianças e um adulto em Viana do Castelo

Uma colisão que envolveu um autocarro e um táxi hoje, em Darque, Viana do Castelo, provocou ferimentos ligeiros em cinco crianças e um adulto, disse à agência Lusa o comandante dos Bombeiros Voluntários.

Regional 17 Abril, 2024

Trabalhos de reabilitação das ruas da Retorta e do Bulhente em “fase bastante adiantada”

Encontram-se em "fase bastante adiantada" os trabalhos de reabilitação das ruas da Retorta e do Bulhente, em Vila Praia de Âncora, uma das zonas bastante afetadas pelas intempéries que, no início do ano passado, causaram profundos estragos por todo o concelho de Caminha.

Nacional 17 Abril, 2024

Desmantelada em Portugal e Espanha rede de narcotráfico e branqueamento

Uma rede criminosa internacional de tráfico de estupefacientes e branqueamento de capitais, ativa há oito anos na União Europeia e América do Sul, foi desmantelada em Portugal e Espanha e detidos 20 suspeitos, informou hoje a Polícia Judiciária (PJ).

Regional 17 Abril, 2024

Assembleia Jovens de Abril fez-se ouvir nos Paços do Concelho de Valença

Dezenas de alunos do Agrupamento de Escolas Muralhas do Minho, em Valença, deram corpo e voz às suas ideias e anseios na Assembleia Jovens de Abril, que decorreu, esta quarta-feira, 17 de Abril, nos Paços do Concelho. 

Regional 17 Abril, 2024

Ponte de Lima: Museu dos Terceiros expõe festa e procissão de Nossa Senhora das Dores

O Museu dos Terceiros, em Ponte de Lima, inaugura, esta sexta-feira, pelas 18h00, a exposição "A Festa e Procissão de Nossa Senhora das Dores em Ponte de Lima" que “põe em evidência a devoção” do concelho àquela santa, foi hoje divulgado.