No âmbito do programa Valorizar o Património, a Câmara Municipal de Viana do Castelo vai estabelecer Protocolos de Desenvolvimento Cultural com instituições concelhias detentoras de bens ou património cultural, permitindo empreitadas de reabilitação e conservação de igrejas no valor global de 150 mil euros.
A parceria prevê que as instituições detentoras de património cultural se comprometam a desenvolver hábitos culturais e fruição artística dos cidadãos; estimular os públicos de infância e juventude para as artes, património material e imaterial assim como qualificar a oferta dos ativos culturais do concelho como apoiar a organização e realização de eventos culturais associados aos bens culturais objeto de intervenção no âmbito destas parcerias.
Neste contexto, o município vai atribuir 25 mil euros à Fábrica da Igreja Paroquial de S. Miguel, de Perre, para reabilitação do pavimento interior da Igreja Paroquial – 1ª fase. Na União de Freguesias de Barroselas e Carvoeiro, a Fábrica da Igreja Paroquial de S. Pedro de Barroselas receberá 17 mil euros para reabilitação do Altar da Capela de S. Sebastião – Barroselas.
Já na União de Freguesias de Mazarefes e Vila Fria, a Fábrica da Igreja Paroquial de S. Nicolau de Mazarefes será contemplada com 10 mil euros para o restauro e conservação da Capela de S. Simão. Em Vila de Punhe, a Fábrica da Igreja Paroquial de Santa Eulália receberá 25 mil euros para reabilitação interior – 1ª fase.
Na União de Freguesias de Viana do Castelo (Santa Maria Maior e Monserrate) e Meadela serão beneficiadas três igrejas: o Santuário de Nossa Senhora d’Agonia receberá 30 mil euros para conservação e restauro da nave – 1ª fase.
A Paróquia de Santa Maria Maior – Sé, receberá 11 mil euros para reabilitação da Sé Catedral – execução de rampa e pintura de paredes exteriores.
A Paróquia de Nossa Senhora de Monserrate vai ser comparticipada com 32 mil euros para requalificação do beiral do Convento de S. Domingos – 1ª fase.
De acordo com a proposta apresentada pelo Presidente da Câmara, Luís Nobre, “o Município tem como objetivos previstos no Plano de Atividades e Orçamento para 2023, em especial nas Grandes Opções do Plano, a Valorização do Património Cultural, a promoção de atividades e projetos culturais, a afirmação da identidade cultural do concelho, reforçar e alargar o trabalho dos museus municipais, centros interpretativos e núcleos museológicos”.
É ainda indicado que “o Município identificou como objetivos a concretizar no corrente ano a promoção da identidade cultural, a conservação do património material e imaterial e a valorização cultural e turística de Viana do Castelo”.
No que toca ao Património Cultural, o município pretende apoiar projetos e iniciativas: inventariação, divulgação e animação do património; proteção, conservação, valorização e promoção do património histórico e cultural com elevado interesse cultural e turístico; musealização e dinamização de espaços interpretativos culturais, núcleos museológicos e museus; apoio a eventos associados à valorização do património, à cultura e a bens culturais; divulgação e integração na promoção institucional do município de iniciativas e eventos culturais de ações e projetos no âmbito do património cultural.
A Escola de Hotelaria e Turismo de Viana do Castelo vai receber, entre 5 de janeiro e 29 de junho de 2026, um novo Curso de Bartender, destinado a todos os interessados em aprofundar conhecimentos na arte da mixologia e na prestação de serviço em bar.
O Politécnico de Viana do Castelo abriu as candidaturas para a 2.ª edição da pós-graduação em Liderança em Economia Azul Sustentável, com inscrições até 14 de dezembro. O curso, totalmente online, destina-se a profissionais e estudantes que querem conciliar liderança e sustentabilidade.
Viana do Castelo está a acelerar a sua aposta na economia azul e nas energias limpas, com o objetivo de transformar o Porto de Viana num polo de competitividade capaz de atrair empresas, investimento e talento.
O presépio da Polícia de Segurança Pública (PSP) de Viana do Castelo, uma tradição que remonta à década de 1950, já está aberto a visitas na sede do Comando Distrital, na Rua de Aveiro.
O centro histórico de Viana do Castelo já respira o espírito natalício com o início do programa “Viana Coração do Natal”, iniciativa da Câmara Municipal, em parceria com a Associação Empresarial do Distrito de Viana do Castelo (AEDVC) e a Vianafestas, que se estenderá até 5 de janeiro de 2026.
O Vitória Sport Clube assegurou esta quarta-feira a presença na ‘final four’ da Taça da Liga de futebol, ao vencer o FC Porto por 3-1, em jogo disputado no Estádio do Dragão, no último encontro dos quartos de final. A equipa vimaranense chegou a estar em desvantagem, mas reagiu e garantiu a passagem à próxima fase.
Luís Marques Mendes voltou a marcar distância de uma Presidência de perfil simbólico, garantindo esta quarta-feira, em Monção, que não será um “Presidente como a rainha de Inglaterra”, mas sim um chefe de Estado “pró-ativo, interventivo e com ação”.