No âmbito do programa Valorizar o Património, a Câmara Municipal de Viana do Castelo vai estabelecer Protocolos de Desenvolvimento Cultural com instituições concelhias detentoras de bens ou património cultural, permitindo empreitadas de reabilitação e conservação de igrejas no valor global de 150 mil euros.
A parceria prevê que as instituições detentoras de património cultural se comprometam a desenvolver hábitos culturais e fruição artística dos cidadãos; estimular os públicos de infância e juventude para as artes, património material e imaterial assim como qualificar a oferta dos ativos culturais do concelho como apoiar a organização e realização de eventos culturais associados aos bens culturais objeto de intervenção no âmbito destas parcerias.
Neste contexto, o município vai atribuir 25 mil euros à Fábrica da Igreja Paroquial de S. Miguel, de Perre, para reabilitação do pavimento interior da Igreja Paroquial – 1ª fase. Na União de Freguesias de Barroselas e Carvoeiro, a Fábrica da Igreja Paroquial de S. Pedro de Barroselas receberá 17 mil euros para reabilitação do Altar da Capela de S. Sebastião – Barroselas.
Já na União de Freguesias de Mazarefes e Vila Fria, a Fábrica da Igreja Paroquial de S. Nicolau de Mazarefes será contemplada com 10 mil euros para o restauro e conservação da Capela de S. Simão. Em Vila de Punhe, a Fábrica da Igreja Paroquial de Santa Eulália receberá 25 mil euros para reabilitação interior – 1ª fase.
Na União de Freguesias de Viana do Castelo (Santa Maria Maior e Monserrate) e Meadela serão beneficiadas três igrejas: o Santuário de Nossa Senhora d’Agonia receberá 30 mil euros para conservação e restauro da nave – 1ª fase.
A Paróquia de Santa Maria Maior – Sé, receberá 11 mil euros para reabilitação da Sé Catedral – execução de rampa e pintura de paredes exteriores.
A Paróquia de Nossa Senhora de Monserrate vai ser comparticipada com 32 mil euros para requalificação do beiral do Convento de S. Domingos – 1ª fase.
De acordo com a proposta apresentada pelo Presidente da Câmara, Luís Nobre, “o Município tem como objetivos previstos no Plano de Atividades e Orçamento para 2023, em especial nas Grandes Opções do Plano, a Valorização do Património Cultural, a promoção de atividades e projetos culturais, a afirmação da identidade cultural do concelho, reforçar e alargar o trabalho dos museus municipais, centros interpretativos e núcleos museológicos”.
É ainda indicado que “o Município identificou como objetivos a concretizar no corrente ano a promoção da identidade cultural, a conservação do património material e imaterial e a valorização cultural e turística de Viana do Castelo”.
No que toca ao Património Cultural, o município pretende apoiar projetos e iniciativas: inventariação, divulgação e animação do património; proteção, conservação, valorização e promoção do património histórico e cultural com elevado interesse cultural e turístico; musealização e dinamização de espaços interpretativos culturais, núcleos museológicos e museus; apoio a eventos associados à valorização do património, à cultura e a bens culturais; divulgação e integração na promoção institucional do município de iniciativas e eventos culturais de ações e projetos no âmbito do património cultural.
Pelo segundo ano consecutivo, o Município de Monção promove a valorização do comércio tradicional através da iniciativa “Tômbola de Natal”, que decorre até 24 de dezembro. Os clientes que realizarem compras nos estabelecimentos aderentes poderão habilitar-se a prémios variados.
Portugal entrou com pé direito na qualificação para o Mundial de 2027, vencendo Montenegro por 83-62, no Moraca Sports Centre, em Podgorica. Foi a primeira vitória da seleção portuguesa sobre os montenegrinos, atualmente 18.º no ranking FIBA.
O executivo municipal de Viana do Castelo aprovou a declaração de Interesse Municipal para um projeto de reabilitação e reconversão de uma moradia unifamiliar e anexos em Portuzelo, transformando-a num empreendimento turístico vocacionado para famílias com animais de estimação.
Ponte da Barca acolheu uma sessão dos Encontros Transfronteiriços e Workshops Formativos do projeto Red CIFT – Rede de Cruzeiros Ibéricos Fluviais Transfronteiriços, promovida pela CIM Alto Minho e pela Associação Galega de Actividades Náuticas (Agan+).
A Amnistia Internacional divulgou esta semana uma série de denúncias que revelam um agravamento preocupante da situação dos direitos humanos em várias regiões do mundo, da Europa ao Médio Oriente e ao continente africano.
A Juventude Viana defronta hoje, às 18h00, a Biblioteca Instrução e Recreio (BIR), no Pavilhão Amável dos Santos Pereira, em Valado dos Frades, em jogo dos 32 avos de final da Taça de Portugal. A deslocação ao distrito de Leiria representa o primeiro passo dos vianenses na edição desta época da prova-rainha.
A Biblioteca Municipal de Viana do Castelo (BMVC) vai transformar as manhãs de dezembro num momento especial dedicado à imaginação, com a iniciativa “Advento de Histórias – Uma História por Dia”, dirigida a crianças até aos 12 anos.