A Câmara Municipal de Viana do Castelo através do Gabinete Florestal e do Horto Municipal apoiou a União de Freguesias de Cardielos e Serreleis no fornecimento e plantação de cerca de 60 árvores junto ao parque de merendas de Cardielos, contíguo ao rio Lima.
Segundo o Município, estas árvores foram inseridas em três áreas que careciam de reforço arbóreo. Nas zonas com maior proximidade à linha de água foram plantadas espécies como salgueiros, freixos e amieiros. Foram igualmente plantados carvalhos e pinheiros mansos de forma a proporcionar o desenvolvimento de novas áreas de recreio e lazer para a comunidade local.
“Esta atividade vem complementar e foi pensada tendo como referência os trabalhos de estabilização recentemente realizados nas margens do rio Lima (financiados pelo Compete2020), onde foram aplicadas técnicas de engenharia natural para minimizar os problemas erosivos que se tem vindo a verificar”, explicou o Município de Viana em nota.
“Estas ações surgem pela importância que os ecossistemas ribeirinhos desempenham ao nível do equilíbrio ecológico e da sustentabilidade dos sistemas aquáticos e terrestres”, completou.

O Santa Luzia FC venceu (0-1) a Novasemente, em partida da 16.ª jornada da Liga Feminina Placard de Futsal disputada em Espinho, reforçando a posição entre os primeiros classificados.
Valença recebeu na sexta-feira, 13 de fevereiro, o Corso Carnavalesco Infantil, que encheu de cor, música e fantasia o Pavilhão Municipal. A iniciativa reuniu mais de 1100 crianças de diversos jardins de infância e escolas básicas, numa celebração do Carnaval junto da comunidade educativa e das famílias.
O Teatro do Noroeste – Centro Dramático de Viana está a implementar o projeto Capaciteatro, uma iniciativa inovadora que utiliza o teatro como ferramenta de inclusão social, com o objetivo de capacitar cerca de dois mil profissionais do Alto Minho ao longo de 24 meses.
A Comunidade Intermunicipal (CIM) do Alto Minho aprovou a criação de 52 novas Micro e Pequenas Empresas (PME) no distrito de Viana do Castelo, num investimento total de 10,5 milhões de euros.
O Desportivo de Monção venceu administrativamente o encontro frente ao Vilaverdense SAD, referente à 17.ª jornada do Campeonato de Portugal, após decisão do Conselho de Disciplina da Federação Portuguesa de Futebol.
A atividade piscatória no litoral norte e no Troço Internacional do Rio Minho está parada há várias semanas devido aos temporais que têm afetado a região desde o início de janeiro, deixando dezenas de pescadores e mariscadores sem rendimento.
O VMC – Viana Motor Clube, reconhecido na região pelos seus eventos ligados ao desporto motorizado e aos automóveis clássicos, reactivou recentemente a sua pista de Slot Cars, abrindo-a ao público até final do mês de fevereiro.