A Câmara Municipal de Viana do Castelo aprovou, em reunião de executivo, mais de 363 mil euros para a coesão territorial, em duas propostas que visam apoiar as Juntas e Uniões de freguesias para a construção e requalificação de equipamentos e no âmbito da mobilidade, segurança rodoviária e material circulante.
A proposta de Apoio às Juntas e Uniões das Freguesias – Construção e Requalificação de Equipamentos ascende a 268 mil euros e abrange dez Juntas e Uniões de Freguesia.
Para Alvarães, foram aprovados 26 mil euros, para a aquisição de terreno para construção da Unidade de Saúde de Alvarães. Para Amonde, foram definidos cerca de 11 mil euros para a conclusão dos acabamentos interiores da Casa Mortuária.
Para a freguesia de Chafé, foram aprovados mais de 4 mil euros para a aquisição de material informático que permita a modernização administrativa e, para Perre, 20 mil euros para a 1ª fase da reparação e reforço dos quarteirões A e C do cemitério, pintura dos muros e esmaltagem dos portões.
Já para a União de Freguesias de Barroselas e Carvoeiro foram definidos 87 mil euros para trabalhos complementares da obra da Casa do Povo e 30 mil euros para a União de Freguesias de Cardielos e Serreleis para a terceira fase da construção da Casa Mortuária de Serreleis.
Já para a União de Freguesias de Mazarefes e Vila Fria foram definidos aproximadamente 25 mil euros para a conclusão da construção do Parque de Lazer de Mazarefes e para a União de Freguesias de Geraz do Lima e Deão foram 30 mil euros para a quarta fase da construção da Casa Mortuária de Deão.
Para Vila Nova de Anha, o executivo aprovou 15 mil euros para a reconstrução do muro de suporte do cemitério e ainda, para Vila de Punhe, 20 mil euros para a primeira fase da requalificação do cemitério.
Já a proposta de Apoio às Juntas e Uniões das Freguesias – Mobilidade, Segurança rodoviária e material circulante vai beneficiar cinco freguesias, num valor total de 95.200 euros.
Assim, a Chafé foram atribuídos 20 mil euros para a primeira fase da beneficiação dos Caminhos da Lagôa, do Bairro e da Escola e, para Santa Marta de Portuzelo, 30 mil euros para a primeira fase da requalificação da Rua 1º de Maio.
Para a União de Freguesias de Geraz do Lima e Deão foram atribuídos 30 mil euros para a primeira fase da requalificação do Caminho do Mirante, cerca de 8 mil euros a Vila Nova de Anha para a requalificação da Rua Nova (trabalhos complementares) e ainda mais de 7 mil euros para Vila Franca executar o muro de vedação no Caminho da Mina.
Os preços das casas em Viana do Castelo registaram uma subida expressiva nos últimos 12 meses. Segundo o índice do portal imobiliário Idealista, em janeiro de 2026 o valor mediano por metro quadrado atingiu 2.233 euros, refletindo um aumento de 16,8% face a janeiro de 2025.
O distrito de Viana do Castelo está a promover uma campanha de recolha de bens para apoiar as vítimas afetadas pela tempestade Kristin, que causou vários estragos na região de Leiria. A iniciativa é promovida pelo OLYMPICS4ALL – Desporto/Solidariedade, com o apoio da Câmara Municipal de Viana do Castelo e da Federação Distrital de Bombeiros de Viana do Castelo.
Paredes de Coura prepara-se para um fevereiro recheado de cultura, tradições e programação para todos os públicos. O mês começa com o já tradicional Entrudo Sopeiro, mas traz também propostas de teatro, dança, cinema e atividades para famílias e bebés.
A Câmara Municipal de Viana do Castelo realiza, esta terça-feira 3 de fevereiro, mais uma reunião ordinária do executivo, com uma ordem de trabalhos composta por 21 pontos que abrangem áreas como gestão financeira, apoios sociais e associativos, mobilidade, saúde e desenvolvimento local.
O Festival Viana Jazz foi distinguido como um dos 10 finalistas da 10.ª edição dos Iberian Festival Awards, um prestigiado certame que reconhece os melhores festivais de música da Península Ibérica.
Valença celebra, uma vez mais, o mês do amor com a iniciativa “Valença – Onde o Amor Acontece”, um concurso de fotografia que convida os casais a registar momentos especiais nos cenários mais emblemáticos do concelho.
A Região Escutista de Viana do Castelo mobilizou uma equipa de dirigentes para apoiar as populações afetadas pela passagem da depressão Kristin, que provocou elevados prejuízos em várias zonas do país, sobretudo no centro de Portugal.