A Câmara Municipal de Viana do Castelo aprovou, em reunião de executivo, mais de 363 mil euros para a coesão territorial, em duas propostas que visam apoiar as Juntas e Uniões de freguesias para a construção e requalificação de equipamentos e no âmbito da mobilidade, segurança rodoviária e material circulante.
A proposta de Apoio às Juntas e Uniões das Freguesias – Construção e Requalificação de Equipamentos ascende a 268 mil euros e abrange dez Juntas e Uniões de Freguesia.
Para Alvarães, foram aprovados 26 mil euros, para a aquisição de terreno para construção da Unidade de Saúde de Alvarães. Para Amonde, foram definidos cerca de 11 mil euros para a conclusão dos acabamentos interiores da Casa Mortuária.
Para a freguesia de Chafé, foram aprovados mais de 4 mil euros para a aquisição de material informático que permita a modernização administrativa e, para Perre, 20 mil euros para a 1ª fase da reparação e reforço dos quarteirões A e C do cemitério, pintura dos muros e esmaltagem dos portões.
Já para a União de Freguesias de Barroselas e Carvoeiro foram definidos 87 mil euros para trabalhos complementares da obra da Casa do Povo e 30 mil euros para a União de Freguesias de Cardielos e Serreleis para a terceira fase da construção da Casa Mortuária de Serreleis.
Já para a União de Freguesias de Mazarefes e Vila Fria foram definidos aproximadamente 25 mil euros para a conclusão da construção do Parque de Lazer de Mazarefes e para a União de Freguesias de Geraz do Lima e Deão foram 30 mil euros para a quarta fase da construção da Casa Mortuária de Deão.
Para Vila Nova de Anha, o executivo aprovou 15 mil euros para a reconstrução do muro de suporte do cemitério e ainda, para Vila de Punhe, 20 mil euros para a primeira fase da requalificação do cemitério.
Já a proposta de Apoio às Juntas e Uniões das Freguesias – Mobilidade, Segurança rodoviária e material circulante vai beneficiar cinco freguesias, num valor total de 95.200 euros.
Assim, a Chafé foram atribuídos 20 mil euros para a primeira fase da beneficiação dos Caminhos da Lagôa, do Bairro e da Escola e, para Santa Marta de Portuzelo, 30 mil euros para a primeira fase da requalificação da Rua 1º de Maio.
Para a União de Freguesias de Geraz do Lima e Deão foram atribuídos 30 mil euros para a primeira fase da requalificação do Caminho do Mirante, cerca de 8 mil euros a Vila Nova de Anha para a requalificação da Rua Nova (trabalhos complementares) e ainda mais de 7 mil euros para Vila Franca executar o muro de vedação no Caminho da Mina.
O presidente da Câmara de Viana do Castelo, Luís Nobre, assegurou que fará “tudo ao seu alcance” para que o cinema continue a existir no concelho e no distrito, face ao encerramento das salas da Cineplace.
O Teatro Municipal de Tui acolhe, no próximo sábado, dia 7 de fevereiro, às 19h00, o Concerto do 14.º Aniversário da Eurocidade Tui–Valença, um evento que celebra a união cultural e artística entre as duas cidades fronteiriças.
A Câmara Municipal de Viana do Castelo aprovou esta terça-feira o novo regulamento do transporte público urbano, que simplifica tarifas e lança um passe único de 20 euros por mês, válido para todas as linhas do TUViana.
A Câmara Municipal de Viana do Castelo aprovou esta terça-feira, por unanimidade, as tolerâncias de ponto para os trabalhadores municipais, incluindo os serviços municipalizados, ao longo do ano de 2026. A medida permite que os funcionários possam planear as férias em consonância com datas festivas, sem comprometer o funcionamento dos serviços essenciais.
O projeto de regulamento municipal que prevê a atribuição de apoios aos Bombeiros Voluntários de Monção, incluindo comparticipação no pagamento do Imposto Municipal sobre Imóveis (IMI), entrou esta terça-feira em consulta pública, após publicação em Diário da República.
O executivo da Câmara Municipal de Viana do Castelo aprovou, esta terça-feira, a emissão de um parecer favorável ao Projeto de Lei n.º 354/XVII, que propõe a elevação da povoação de Vila de Punhe à categoria de vila.
Estão oficialmente abertas as inscrições para o concurso “Coca de Edição”, uma iniciativa que convida à liberdade criativa, inovação artística e interpretação contemporânea da emblemática Coca de Monção, figura mitológica profundamente enraizada na identidade cultural do concelho.