A Câmara Municipal de Viana do Castelo aprovou, em reunião de executivo, mais de 363 mil euros para a coesão territorial, em duas propostas que visam apoiar as Juntas e Uniões de freguesias para a construção e requalificação de equipamentos e no âmbito da mobilidade, segurança rodoviária e material circulante.
A proposta de Apoio às Juntas e Uniões das Freguesias – Construção e Requalificação de Equipamentos ascende a 268 mil euros e abrange dez Juntas e Uniões de Freguesia.
Para Alvarães, foram aprovados 26 mil euros, para a aquisição de terreno para construção da Unidade de Saúde de Alvarães. Para Amonde, foram definidos cerca de 11 mil euros para a conclusão dos acabamentos interiores da Casa Mortuária.
Para a freguesia de Chafé, foram aprovados mais de 4 mil euros para a aquisição de material informático que permita a modernização administrativa e, para Perre, 20 mil euros para a 1ª fase da reparação e reforço dos quarteirões A e C do cemitério, pintura dos muros e esmaltagem dos portões.
Já para a União de Freguesias de Barroselas e Carvoeiro foram definidos 87 mil euros para trabalhos complementares da obra da Casa do Povo e 30 mil euros para a União de Freguesias de Cardielos e Serreleis para a terceira fase da construção da Casa Mortuária de Serreleis.
Já para a União de Freguesias de Mazarefes e Vila Fria foram definidos aproximadamente 25 mil euros para a conclusão da construção do Parque de Lazer de Mazarefes e para a União de Freguesias de Geraz do Lima e Deão foram 30 mil euros para a quarta fase da construção da Casa Mortuária de Deão.
Para Vila Nova de Anha, o executivo aprovou 15 mil euros para a reconstrução do muro de suporte do cemitério e ainda, para Vila de Punhe, 20 mil euros para a primeira fase da requalificação do cemitério.
Já a proposta de Apoio às Juntas e Uniões das Freguesias – Mobilidade, Segurança rodoviária e material circulante vai beneficiar cinco freguesias, num valor total de 95.200 euros.
Assim, a Chafé foram atribuídos 20 mil euros para a primeira fase da beneficiação dos Caminhos da Lagôa, do Bairro e da Escola e, para Santa Marta de Portuzelo, 30 mil euros para a primeira fase da requalificação da Rua 1º de Maio.
Para a União de Freguesias de Geraz do Lima e Deão foram atribuídos 30 mil euros para a primeira fase da requalificação do Caminho do Mirante, cerca de 8 mil euros a Vila Nova de Anha para a requalificação da Rua Nova (trabalhos complementares) e ainda mais de 7 mil euros para Vila Franca executar o muro de vedação no Caminho da Mina.
O Concelho de Caminha foi um dos vencedores destacados na edição 2025 do Prémio Cinco Estrelas Regiões. Conquistou o Prémio Cinco Estrelas com a Serra d’Arga, na Categoria Serras e Montanhas, e com a Praia de Moledo, na Categoria Praias.
A Direção-Geral da Saúde (DGS) e a Guarda Nacional Republicana (GNR) iniciam as ações do módulo de verão do "Projeto de Promoção da Saúde", com o objetivo de disseminar boas práticas de saúde junto da população durante o período sazonal de verão.
O XXVII Festival de Folclore Internacional - Alto Minho, decorrerá de 14 a 20 de julho de 2025, em Viana do Castelo, com a participação de grupos da Eslovénia, França, Lituânia, México, Polónia, Portugal e Venezuela.
A empresa Portilame, com sede em Viana do Castelo, vai investir oito milhões de euros no concelho e criar “cinco ou mais postos de trabalho”, revelou a autarquia vianense.
As matrículas dos alunos que em setembro vão para o 5.º ano de escolaridade já começaram e os encarregados de educação devem fazê-lo até ao dia 11 de julho.
Centenas de livros vão reforçar os espaços de leitura das residências estudantis do Politécnico de Viana do Castelo, graças a um protocolo assinado com Cavaleiros de Gutenberg – Associação Lusófona.
Entre 2021 e 2026, o Alto Minho beneficiou de um conjunto expressivo de investimentos ao abrigo do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR), com 6216 projetos aprovados, num montante total de 307,9 milhões de euros.