O executivo de Viana do Castelo aprovou, esta terça-feira, 20 de fevereiro, um protocolo de cooperação e apoio financeiro entre o Município de Viana do Castelo e a Cooperativa Agrícola para apoio aos profissionais do setor e promoção da sanidade animal.
De acordo com o documento, “a sanidade animal envolve um trabalho de prevenção, planeamento e cuidados com a qualidade de vida dos animais, para que produção seja maior e melhor, já que animais saudáveis garantem a qualidade da cadeia do setor pecuário e ainda protegem a saúde pública e o meio ambiente”.
A proposta apresentada pela vereadora dos Serviços Urbanos, Carlota Borges, refere que a CAVCC – Cooperativa Agrícola de Viana do Castelo é a delegação responsável que visa dar apoio aos profissionais do sector agrícola no concelho vianense. A cooperativa presta, de forma direta, serviços técnicos e sanitários aos agricultores, nomeadamente no que se refere à erradicação de doenças que possam criar algum grau de perigosidade à saúde pública sendo, por isso, alvo de ação por parte do organismo, que executa diversas ações em prol da sanidade animal.
O documento refere que a CAVCC “sinalizou novamente junto do Município as dificuldades sentidas nos últimos anos, onde se destaca o aumento do preço dos produtos, com maior incidência no aumento dos combustíveis, colocando os produtores agrícolas numa situação de fragilidade, uma vez que o valor das suas produções agrícolas não acompanhou o aumento generalizado destes preços”.
“Face a esta situação de insustentabilidade financeira para o agricultor, existe uma grande probabilidade de encerramento das explorações agrícolas e pecuárias da nossa região”, indica a proposta. Nesse sentido, para evitar o encerramento de atividades agrícolas e para manter e robustecer as explorações existentes, a CAVCC solicitou ao Município colaboração financeira nas despesas relacionadas com as ações de sanidade animal, das quais os produtores poderão beneficiar.
Tendo em consideração a importância que o setor primário assume na região e para garantir as medidas necessárias para a manutenção dos trabalhadores agrícolas de Viana dos Castelo, o executivo aprovou a celebração de um protocolo financeiro no valor de 10.200,00 euros, correspondente a 850 euros mensais, referente ao ano de 2024.
Realizaram-se, este domingo, os jogos referentes às últimas jornadas dos campeonatos distritais da Associação de Futebol de Viana do Castelo. Na 1ª divisão, já depois do Desportivo de Monção se sagrar Campeão, confirmou-se este fim de semana a descida de Vila Fria e Adecas à 2ª Divisão. Em sentido inverso, o Atlético de Caminha e o Fachense subiram ao escalão principal da AFVC.
O Óquei de Barcelos, orientado pelo treinador vianense Rui Neto, sagrou-se, este domingo, campeão da Europa de hóquei em Patins. No Centro de Desportos de Matosinhos, a equipa de Barcelos venceu, na final o FC Porto nas grandes penalidades por 2-0 depois de uma igualdade (1-1) no tempo regulamentar e no prolongamento.
Os bilhetes para a final da Taça de Portugal Generali Tranquilidade 2024/2025 vão ser colocados à venda na próxima segunda-feira, dia 12 de maio.
A Associação de Futebol de Viana do Castelo vai transmitir os jogos dos campeonatos distritais da 1.ª e 2.ª divisão em streaming, já a partir da próxima época desportiva. O anuncio foi feito em conferência de imprensa, realizada na Biblioteca Municipal de Viana do Castelo.
O documentário do projeto MUSAE, coordenado por docentes e investigadores do Politécnico de Viana do Castelo, venceu o Prémio do Júri na categoria de Melhor Curta-Metragem Documental no Tokyo Short Fest, um dos mais prestigiados festivais internacionais de cinema independente no Japão.
Os cinco municípios envolvidos no projeto cultural Comédias do Minho assinaram novos contratos-programa para um apoio anual global de 150 mil euros, para enfrentar “a perda do principal mecenas” no fim de 2024.
No âmbito das comemorações do “Mês do Coração”, que se assinala durante o mês de maio, a Fundação Portuguesa de Cardiologia (FPC) divulga os resultados do estudo “Os portugueses e os fatores de risco”, realizado pela GfK Metris em abril de 2025.