O presidente da Câmara Municipal de Viana do Castelo, Luís Nobre, e a vereadora da Coesão Social, Carlota Borges, entregaram esta terça-feira cerca de duas mil lembranças de Natal aos responsáveis de 23 Instituições Particulares de Solidariedade Social (IPSS) do concelho.
As lembranças foram, assim, atribuídas aos 1.914 idosos utentes de IPSS que têm nas suas valências ERPI – Estrutura Residencial para Idosos, Centro de dia e SAD – Serviço de Apoio ao Domicílio e ainda a 84 crianças e jovens de três instituições.
Na cerimónia, que aconteceu no Salão Nobre da autarquia, o presidente da Câmara referiu que as Instituições Particulares de Solidariedade Social “são os agentes do território mais relevantes para a sociedade” já que o seu trabalho diário é “uma referência para todos e merecedor do nosso agradecimento e reconhecimento”.
“O vosso trabalho é feito com experiência e resiliência, apesar das dificuldades. A cooperação é essencial num processo de construção da verdadeira comunidade e estou certo que, juntos, vamos encontrar soluções”, declarou o autarca. “Vocês concretizam o espírito de Natal, da solidariedade, da entreajuda, de respeito pela condição humana e pelo Outro, todos os dias”, considerou ainda Luís Nobre.
Também a vereadora Carlota Borges referiu que este tem sido “um ano de desafios grandes”, mas que a Câmara Municipal “tem estado ao lado das IPSS e tentado apoiar e ajudar na missão das instituições”.
As lembranças do Município foram, pois, entregues à APPACDM de Viana do Castelo – Associação Portuguesa de Pais e Amigos do Cidadão Deficiente Mental, ARPVC – Associação de Reformados e Pensionistas do Distrito de Viana do Castelo, Casa dos Rapazes e Oficinas de S. José, Casa Sacerdotal da Diocese de Viana do Castelo, Centro Paroquial de Promoção Social e Cultural de Darque, Centro Paroquial e Social de Barroselas, Centro Paroquial e Social de Lanheses, Centro Social da Paróquia de Santa Marta de Portuzelo, Centro Social e Cultural da Meadela, Centro Social e Cultural da Paróquia de Cardielos, Centro Social e Cultural de Carreço, Centro Social e Paroquial da Meadela, Centro Social e Paroquial de Afife, Centro Social e Paroquial de Deão, Centro Social e Paroquial de Nossa Senhora de Fátima, Centro Social e Paroquial de S. Sebastião de Chafé, Centro Social e Paroquial de Subportela, Centro Social e Paroquial de Vila Franca, Centro Social e Paroquial de Vila Nova de Anha, Congregação Nossa Senhora da Caridade, Lar de Santa Teresa, Posto de Assistência Social de Alvarães e Santa Casa da Misericórdia de Viana do Castelo.

A Câmara Municipal de Monção lança uma nova iniciativa dedicada à promoção de hábitos saudáveis e à prática regular de exercício físico: o projeto “Caminhar Ativo”.
O Município de Valença apresenta, no próximo 29 de janeiro, o Programa Anual de Educação Ambiental 2026, numa sessão pública que terá lugar às 11h00, no Auditório da Biblioteca Municipal, integrada nas comemorações do Dia Mundial da Educação Ambiental.
O Sporting Clube de Portugal garantiu, esta quarta-feira, o apuramento direto para os oitavos de final da Liga dos Campeões de futebol, ao vencer o Athletic Bilbau por 3-2, na última jornada da fase de liga, num encontro decidido já no período de compensação.
Um golo inesperado do guarda-redes Anatoliy Trubin, aos 90+8 minutos, garantiu esta quarta-feira a vitória do Benfica por 4-2 frente ao Real Madrid e a consequente qualificação das águias para o play-off de acesso aos oitavos de final da Liga dos Campeões.
Paredes de Coura recebe esta sexta-feira, 30 de janeiro, pelas 21h30, o concerto acústico da banda alentejana Átoa, no Centro Cultural local. O espetáculo, intitulado Prova dos 9, já está com lotação esgotada.
Cerveira e Tomiño reforçaram a cooperação transfronteiriça com a aprovação de novos projetos estratégicos para a Eurocidade. O Comité de Gestão Estratégica (CGE) reuniu-se para avaliar iniciativas em curso, candidaturas a fundos europeus e planear ações para 2026.
A nova equipa dirigente da Cáritas Diocesana de Viana do Castelo tomou posse no passado dia 20 de janeiro, numa cerimónia realizada no Convento de São Domingos, em Viana do Castelo. O ato foi presidido pelo Bispo da Diocese, D. João Lavrador, que conferiu posse aos órgãos sociais para um novo mandato com a duração de três anos.