O presidente da Câmara Municipal de Viana do Castelo, Luís Nobre, e a vereadora da Coesão Social, Carlota Borges, entregaram esta terça-feira cerca de duas mil lembranças de Natal aos responsáveis de 23 Instituições Particulares de Solidariedade Social (IPSS) do concelho.
As lembranças foram, assim, atribuídas aos 1.914 idosos utentes de IPSS que têm nas suas valências ERPI – Estrutura Residencial para Idosos, Centro de dia e SAD – Serviço de Apoio ao Domicílio e ainda a 84 crianças e jovens de três instituições.
Na cerimónia, que aconteceu no Salão Nobre da autarquia, o presidente da Câmara referiu que as Instituições Particulares de Solidariedade Social “são os agentes do território mais relevantes para a sociedade” já que o seu trabalho diário é “uma referência para todos e merecedor do nosso agradecimento e reconhecimento”.
“O vosso trabalho é feito com experiência e resiliência, apesar das dificuldades. A cooperação é essencial num processo de construção da verdadeira comunidade e estou certo que, juntos, vamos encontrar soluções”, declarou o autarca. “Vocês concretizam o espírito de Natal, da solidariedade, da entreajuda, de respeito pela condição humana e pelo Outro, todos os dias”, considerou ainda Luís Nobre.
Também a vereadora Carlota Borges referiu que este tem sido “um ano de desafios grandes”, mas que a Câmara Municipal “tem estado ao lado das IPSS e tentado apoiar e ajudar na missão das instituições”.
As lembranças do Município foram, pois, entregues à APPACDM de Viana do Castelo – Associação Portuguesa de Pais e Amigos do Cidadão Deficiente Mental, ARPVC – Associação de Reformados e Pensionistas do Distrito de Viana do Castelo, Casa dos Rapazes e Oficinas de S. José, Casa Sacerdotal da Diocese de Viana do Castelo, Centro Paroquial de Promoção Social e Cultural de Darque, Centro Paroquial e Social de Barroselas, Centro Paroquial e Social de Lanheses, Centro Social da Paróquia de Santa Marta de Portuzelo, Centro Social e Cultural da Meadela, Centro Social e Cultural da Paróquia de Cardielos, Centro Social e Cultural de Carreço, Centro Social e Paroquial da Meadela, Centro Social e Paroquial de Afife, Centro Social e Paroquial de Deão, Centro Social e Paroquial de Nossa Senhora de Fátima, Centro Social e Paroquial de S. Sebastião de Chafé, Centro Social e Paroquial de Subportela, Centro Social e Paroquial de Vila Franca, Centro Social e Paroquial de Vila Nova de Anha, Congregação Nossa Senhora da Caridade, Lar de Santa Teresa, Posto de Assistência Social de Alvarães e Santa Casa da Misericórdia de Viana do Castelo.

Viana do Castelo acolhe, a partir de hoje, a 14.ª edição do Viana Volley Cup, um dos maiores torneios de voleibol da região. O evento, organizado pelo Clube de Voleibol de Viana, reúne centenas de atletas, treinadores e adeptos, combinando competição e convívio.
A associação ambientalista Zero criticou a CCDR-Norte por ter colocado em consulta pública o plano de gestão do aterro da Valorminho, em Valença, considerando o projeto “ilegal” e um “atentado ao ambiente”.
Doze pessoas morreram e 453 foram detidas por condução com taxa de álcool no sangue considerada crime, nos primeiros oito dias das operações de Natal e Ano Novo realizadas pela GNR e pela PSP.
Viana do Castelo celebra mais um talento desportivo local. A velejadora Luísa Peres, natural da cidade, foi distinguida pelo Comité Olímpico de Portugal com o estatuto de Esperança Olímpica de Vela, após a sua participação no recente Campeonato do Mundo de Seniores, realizado na China.
O Largo das Neves volta a ser, este sábado, 27 de dezembro, ponto de encontro da comunidade com a realização da tradicional Fogueira de Natal. A edição deste ano contará com os DJs Marshall Hall e Pedro Pereira, prometendo uma noite de música, convívio e celebração coletiva.
O distrito de Viana do Castelo está entre os 11 distritos de Portugal continental colocados sob aviso amarelo pelo Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA), devido à persistência de valores baixos da temperatura mínima. O aviso estará em vigor entre a meia-noite de 26 de dezembro e as 6 horas de 27 de dezembro, com exceção das localidades junto ao litoral, onde o impacto do frio poderá ser menos intenso.
A Escola Secundária de Monserrate, certificada como EPAS e Escola Embaixadora do Parlamento Europeu, conquistou pela quarta vez consecutiva uma viagem ao Parlamento Europeu, em Estrasburgo, fruto de um ano repleto de atividades educativas, exposições, workshops, encontros nacionais, desafios e concursos.