O presidente da Câmara Municipal de Viana do Castelo, Luís Nobre, e a vereadora da Coesão Social, Carlota Borges, entregaram esta terça-feira cerca de duas mil lembranças de Natal aos responsáveis de 23 Instituições Particulares de Solidariedade Social (IPSS) do concelho.
As lembranças foram, assim, atribuídas aos 1.914 idosos utentes de IPSS que têm nas suas valências ERPI – Estrutura Residencial para Idosos, Centro de dia e SAD – Serviço de Apoio ao Domicílio e ainda a 84 crianças e jovens de três instituições.
Na cerimónia, que aconteceu no Salão Nobre da autarquia, o presidente da Câmara referiu que as Instituições Particulares de Solidariedade Social “são os agentes do território mais relevantes para a sociedade” já que o seu trabalho diário é “uma referência para todos e merecedor do nosso agradecimento e reconhecimento”.
“O vosso trabalho é feito com experiência e resiliência, apesar das dificuldades. A cooperação é essencial num processo de construção da verdadeira comunidade e estou certo que, juntos, vamos encontrar soluções”, declarou o autarca. “Vocês concretizam o espírito de Natal, da solidariedade, da entreajuda, de respeito pela condição humana e pelo Outro, todos os dias”, considerou ainda Luís Nobre.
Também a vereadora Carlota Borges referiu que este tem sido “um ano de desafios grandes”, mas que a Câmara Municipal “tem estado ao lado das IPSS e tentado apoiar e ajudar na missão das instituições”.
As lembranças do Município foram, pois, entregues à APPACDM de Viana do Castelo – Associação Portuguesa de Pais e Amigos do Cidadão Deficiente Mental, ARPVC – Associação de Reformados e Pensionistas do Distrito de Viana do Castelo, Casa dos Rapazes e Oficinas de S. José, Casa Sacerdotal da Diocese de Viana do Castelo, Centro Paroquial de Promoção Social e Cultural de Darque, Centro Paroquial e Social de Barroselas, Centro Paroquial e Social de Lanheses, Centro Social da Paróquia de Santa Marta de Portuzelo, Centro Social e Cultural da Meadela, Centro Social e Cultural da Paróquia de Cardielos, Centro Social e Cultural de Carreço, Centro Social e Paroquial da Meadela, Centro Social e Paroquial de Afife, Centro Social e Paroquial de Deão, Centro Social e Paroquial de Nossa Senhora de Fátima, Centro Social e Paroquial de S. Sebastião de Chafé, Centro Social e Paroquial de Subportela, Centro Social e Paroquial de Vila Franca, Centro Social e Paroquial de Vila Nova de Anha, Congregação Nossa Senhora da Caridade, Lar de Santa Teresa, Posto de Assistência Social de Alvarães e Santa Casa da Misericórdia de Viana do Castelo.

O Mundial de Clubes, o apagão europeu de abril e a tragédia do Elevador da Glória estiveram entre os temas que mais despertaram a atenção dos portugueses ao longo de 2025, de acordo com o relatório Ano em Pesquisa da Google, divulgado esta semana.
A seleção da Associação de Futebol de Viana do Castelo (AFVC) saiu derrotada, este fim de semana, frente à Associação de Futebol de Braga, por 1–0, numa partida equilibrada e disputada ao detalhe, inserida na competição interassociativa.
O Teatro Municipal Sá de Miranda, em Viana do Castelo, recebe no dia 31 de janeiro, às 21h30, o espetáculo “As Vaginas e Eu – Tudo o que ficou por dizer”, a mais recente criação a solo de Teresa Guilherme.
A jovem cantora Diva Oliveira, de 23 anos, natural de Viana do Castelo, continua a fazer brilhar o nome da região além-fronteiras com a sua participação no concurso televisivo “La Voz”, em Espanha.
Portugal garantiu esta sexta-feira um lugar na final da edição inaugural do Campeonato do Mundo Feminino de Futsal, ao vencer a Argentina por 7-1, em Pasig (Manila).
Ponte de Lima celebra, no próximo dia 11 de dezembro, os 25 anos da Área de Paisagem Protegida das Lagoas de Bertiandos e São Pedro d’Arcos, classificada como Área Protegida de Âmbito Regional em 2000.
Ponte da Barca regressa ao espírito natalício com a iniciativa “Neste Natal, Compre no Comércio Local”, que pretende dinamizar o comércio da vila e aproximar consumidores e comerciantes.