As ações selecionadas para estes espaços implicaram a plantação de 152 árvores de cariz autóctone e ornamental, a plantação de 727 unidades de arbustos autóctones, o abatimento de 86 árvores com graves problemas de fitossanidade e a poda de manutenção de 50 árvores.
A Câmara Municipal de Viana do Castelo está a concluir um projeto de valorização ecológica, paisagística e social de seis espaços ao longo da malha urbana e periurbana da cidade, numa área de intervenção aproximada de 14 hectares, distribuída por Centro Cultural de Viana do Castelo, Rotunda Afonso III, Parque Ecológico Urbano, acesso a Santa Luzia, incluindo ainda a Capela de São Lourenço e Praia do Cabedelo, ambas na freguesia de Darque.
O Município de Viana do Castelo considera que, através deste projeto, se confere uma melhor expressão e qualidade destes espaços verdes urbanos e periurbanos, contribuindo para o objetivo de valorização dos espaços verdes definido
pelo executivo.
Este projeto, designado “(Re)arborização de Espaços Verdes e criação de Ilhas-sombra em meio urbano”, foi elaborado pelos técnicos municipais e candidatado ao Programa Compete 2020, obtendo um apoio financeiro de praticamente 74 mil euros.
Recorde-se que, no âmbito do Plano de Atividades e Orçamento do presente ano, estas ações integram a rubrica com maior orçamento, Ambiente, Qualidade de Vida e Transição Climática, que ascende a 8,81 milhões de euros e visa o bem-estar coletivo, a proteção do ambiente e o combate às alterações climáticas, assim como a erradicação da pobreza e a promoção da prosperidade.
Para a grande maioria dos cristãos, o natal significa o nascimento de Jesus. Assim sendo, colocar o presépio por debaixo da árvore de natal é uma das tradições de natal mais comuns. O mesmo recria o nascimento do menino jesus num estábulo.
Reza a lenda, que há muitos muitos anos, um homem da nobreza, muito desgostoso pela morte da sua mulher, terá gasto todo o seu dinheiro, deixando as suas 3 filhas sem nada.
Embora não seja muito comum nas grandes cidades as famílias com filhos pequenos saírem à rua depois da meia noite, em muitas aldeias de norte a sul do país, a missa do galo continua a ser uma tradição inquebrável.
Os presentes de natal são sem qualquer sombra de dúvida uma das maiores tradições de natal. Tendo começado há mais de 10 mil anos (os agricultores trocavam nesta altura o excedente das suas colheitas como forma de celebração do inverno já estar a meio), ainda hoje se mantém, fazendo as delicias de miúdos e graúdos, que deliram na altura de rasgar os presentes.
A Ceia de Natal envolve muitas tradições populares. Em Portugal, a ceia de natal recebe o nome de consoada sendo celebrada na noite do dia 24 de Dezembro, a véspera de Natal. Esta tradição leva as famílias a reunirem-se à volta da mesa de jantar, comendo uma refeição reforçada. Por ser uma festa de família, muitas pessoas percorrem longas distâncias para se juntarem aos seus familiares.
Bluay, autor do single “Faz bem”, com a participação especial de Julinho KSD, é o cabeça de cartaz da passagem de ano de Viana do Castelo, que decorrerá no Centro Cultural da capital do Alto Minho.
Embora a figura do Pai Natal como o “conhecemos” atualmente tenha sido criado pela Coca Cola, esta continua a ser uma das figuras mais míticas do natal.