O Município de Viana do Castelo está presente até ao próximo domingo, na Bolsa de Turismo de Lisboa (BTL), reconhecida como o evento mais importante na área do turismo em Portugal. O município integra o stand "Amar o Minho" do Consórcio Minho Inovação (que integra os 24 municípios das três Comunidades Intermunicipais do Alto Minho, Cávado e Ave).
Viana do Castelo promove, de 28 de fevereiro a 2 de março, o que de melhor tem para oferecer, dando a conhecer a diversidade e qualidade dos seus agentes locais desde alojamento, restauração, agentes de animação turística e enoturismo.
O município marca pela promoção de momentos de animação com provas de vinho e degustação gastronómica, bem como mostra de artesanato certificado com trabalho de artesã ao vivo e as apresentações do “Destino Equestre” e do “Navio Gil Eannes”, também em destaque no espaço existente no Turismo do Porto e Norte dedicado à divulgação dos parceiros da Rede Nacional de Turismo Industrial.


Viana do Castelo, está também presente no stand dedicado ao Turismo Religioso, através da Associação Promotora das Festas da Cidade – Vianafestas, destacando a Romaria d’Agonia, bem como o Caminho Português da Costa, que passa em Viana do Castelo e constitui atualmente um forte atrativo para o território, tendo no último ano um crescimento de 53% em relação a 2022.
A presença do município nas principais Feiras de Turismo, integra a estratégia política local na dinamização turística que visa melhorar a visibilidade e notoriedade de Viana do Castelo enquanto destino turístico de qualidade.
De 28 de fevereiro a 1 de março, o evento é dedicado aos profissionais e nos dias 2 e 3 de março (sábado e domingo) a BTL abre as portas ao público.
Em 2023, esta feira contou com 1.401 expositores, 63 000 visitantes e 75 destinos internacionais.
A Piscina Municipal de Barroselas, em Viana do Castelo, passou a dispor de uma nova cadeira de transferência aquática, equipamento que permite a pessoas com deficiência motora e/ou cognitiva aceder ao plano de água com segurança e autonomia.
O Orçamento do Estado para 2026 prevê 58,7 milhões de euros para o desporto, mais 8,1 milhões do que este ano, anunciou a ministra da Cultura, Juventude e Desporto, Margarida Balseiro Lopes.
Viana do Castelo volta a acolher uma iniciativa solidária que já se tornou tradição: o Calendário Solidário “Nina, a Bombeira” 2026. A mascote dos Bombeiros Voluntários da cidade volta a unir comunidade e solidariedade, ajudando a angariar fundos essenciais para a corporação.
Viana do Castelo acolheu, no inicio da semana, a tradicional bênção do caloiro, organizada pelo Departamento Diocesano da Pastoral do Ensino Superior, em parceria com a Federação Académica do Instituto Politécnico de Viana do Castelo (IPVC).
O filme “Vira do Minho”, realizado por Flávio Cruz, foi duplamente premiado na 13.ª edição do Finisterra Portugal Film Art & Tourism Festival, que decorreu este ano em Sines. A obra distinguiu-se entre 165 filmes de 35 países, arrecadando o Prémio Especial do Júri e o Prémio de Melhor Banda Sonora.
O Cine Teatro João Verde, em Monção, acolhe este domingo, dia 9 de novembro, o espetáculo “E os DesFados… Pimba?”, que apresenta versões inéditas de alguns dos maiores clássicos da música pimba.
Paredes de Coura acolhe hoje, 8 de novembro, mais uma edição da Feira de Troca de Sementes, no Museu Regional, numa iniciativa que pretende sensibilizar a população, especialmente os mais jovens, para a importância da preservação da biodiversidade e do património genético local.