Logo
Regional

Município de Viana do Castelo investe 650 mil euros “impactar” cidade e concelho em DataCoLAB

20 Junho, 2023 | 15:58
Partilhar
Eduarda Alves
2 min. leitura

O Presidente da Câmara Municipal de Viana do Castelo, Luís Nobre, marcou hoje presença na inauguração da sede do Data CoLAB - Laboratório Colaborativo para Serviços de Inovação Orientados para os Dados. Para o autarca "não será apenas uma incubadora de ideias, mas sim um espaço de receção” que deverá “impactar a nossa cidade e concelho”.

“Este é um projeto holístico, que trabalha em rede, com ligação e projetos nacionais e internacionais”, indicou Luís Nobre, Presidente da Câmara Municipal de Viana do Castelo, afirmando que “temos que perceber este projeto e aquilo que pode impactar, já que pode desmaterializar os nossos dados e impactar todos os agentes económicos”.

Reconhecido como Laboratório Colaborativo pela Fundação para Ciência e a Tecnologia (FCT), este espaço pretende promover o exercício de iniciativas e atividades de Investigação e Desenvolvimento orientadas para a criação de um ecossistema de inovação intersectorial com a utilização de dados para redefinir a forma como produzimos, consumimos e vivemos.

Com um investimento de 4 milhões de euros, este projeto pretende contribuir para aprofundar o esforço de alargamento e consolidação da rede de instituições de interface entre o sistema académico, científico e tecnológico e o tecido empresarial português, garantindo o apoio necessário para potenciar o impacto inovador das empresas.

Composto por sete entidades multidisciplinares, o consórcio compreende as especificidades das diferentes cadeias de valor de dados, para desenvolver serviço específicos e iniciativas de inovação.

Luís Nobre afirmou que Viana do Castelo “quer estar no processo fundamental de transição climática e energética e transição digital”, pelo que a autarquia investiu 1 milhão de euros em projetos de futuro, como o Data CoLAB e o Centro de Investigação e Desenvolvimento das energias offshore, a ser desenvolvido em
parceria com o Instituto Politécnico de Viana do Castelo.

António Ferreira Dias, do Data CoLAB, afirmou que “pretendemos desenvolver muitos projetos de impacto”, sendo que a associação “está voltada para fora e quer trabalhar com todos os que estão no território, desenvolvendo o Alto Minho”. O laboratório colaborativo conta atualmente com 37 recursos humanos altamente qualificados, estando 24 destes em Viana do Castelo.

Sara Paiva, do Instituto Politécnico de Viana do Castelo, afirmou que o CoLAB “fará toda a diferença” e que será uma grande oportunidade para os alunos do IPVC, que “podem beneficiar do espaço, por exemplo durante os estágios”, defendendo que este projeto é importante para a fixação de empresas e talentos assim como para o desenvolvimento do território.

Para Manoel Batista, Presidente da Comunidade Intermunicipal do Alto Minho, este é  “um extraordinário projeto” que “terá o trabalho, a importância, a capacidade de alteração e mudança, a conquista de economia que é absolutamente fundamental para o Alto Minho”.

Sofia Couto, da Agência Nacional de Inovação, lembrou que existem atualmente 41 laboratórios colaborativos a nível nacional e afirmou que o Data CoLAB vianense foi aprovado em 2021 “e em tão pouco tempo” já demonstrou grande capacidade de trabalho.

Além das instalações em Viana do Castelo, o Data CoLAB conta ainda com escritórios em Coimbra e Lisboa.

A Blisq Creative é uma agência de comunicação, especialista em planeamento estratégico, marketing digital, design e web. Orientamo-nos pela estratégia e pela criatividade

Programas de Autor

Episódios Recentes Ver Mais

Notícias

Regional 21 Maio, 2024

Vila Nova de Cerveira: Catarina Furtado apresenta espetáculo triplo no Palco das Artes

Como já tem sido habitual, a Câmara Municipal de Vila Nova de Cerveira de forma a assinalar o Dia Mundial da Criança (1 de junho), tem vindo a desenvolver atividades lúdicas de vertente pedagógica, culminando num dia de convívio marcado com algumas surpresas.  Este ano, não é exceção, e o município diz ter colocado "a cereja no topo do bolo" com "Doce Gotinha - Uma Grande Viagem" que traz, no dia 28 de maio, a reconhecida apresentadora Catarina Furtado ao Palco das Artes.

Nacional 21 Maio, 2024

Negociações entre o Governo e os professores terminam hoje

O Ministério da Educação, Ciência e Inovação (MECI) recebe hoje as organizações sindicais para a última reunião negocial com vista à definição dos termos para a recuperação do tempo de serviço dos professores.

Nacional 21 Maio, 2024

Operação Nacional “Tiro Seguro” apreende mais de 6 mil munições

Decorrente das ações de fiscalização realizadas, foram apreendidas 6182 munições da classe D, por suspeitas de tráfico de munições em campo de tiro, tendo sido constituído arguido o proprietário.

Regional 21 Maio, 2024

Câmara Municipal de Ponte de Lima distinguida pela sua presença na Internet

A Câmara Municipal de Ponte de Lima foi distinguida no âmbito do Índice da Presença na Internet das Câmaras Municipais (IPIC) 2023, cujos resultados foram apresentados numa sessão pública realizada no dia 23 de abril, nas instalações da UNU Egov, em Guimarães. 

Regional 21 Maio, 2024

Monção: Polidesportivo da Escola da Estrada já abriu as portas

Após um processo de requalificação, que englobou colocação de cobertura e um novo gradeamento, o Polidesportivo da Escola da Estrada, em Mazedo, já está ao serviço da comunidade educativa. Hoje, as portas abriram-se, pela primeira vez, e as crianças manifestaram-se, alegres e entusiasmadas com a nova estrutura.

Regional 20 Maio, 2024

“Bendas de Bagageira” está de regresso a Vila Praia de Âncora

A 2ª edição da "Bendas de Bagageira" da Quinta da Quinhas e Hotel Meira, em Vila Praia de Âncora acontece este domingo dia 26 de maio.

Nacional 20 Maio, 2024

Fisco alerta para mensagens falsas sobre pagamento de coimas

Alguns contribuintes estão a receber mensagens escritas (SMS) para pagarem determinada quantia a título de coimas ou contraordenações, o que levou a Autoridade Tributária e lançar um alerta avisando de que estas mensagens são falsas.