Logo
Regional

Município de Viana do Castelo investe 650 mil euros “impactar” cidade e concelho em DataCoLAB

20 Junho, 2023 | 15:58
Partilhar
Eduarda Alves
2 min. leitura

O Presidente da Câmara Municipal de Viana do Castelo, Luís Nobre, marcou hoje presença na inauguração da sede do Data CoLAB - Laboratório Colaborativo para Serviços de Inovação Orientados para os Dados. Para o autarca "não será apenas uma incubadora de ideias, mas sim um espaço de receção” que deverá “impactar a nossa cidade e concelho”.

“Este é um projeto holístico, que trabalha em rede, com ligação e projetos nacionais e internacionais”, indicou Luís Nobre, Presidente da Câmara Municipal de Viana do Castelo, afirmando que “temos que perceber este projeto e aquilo que pode impactar, já que pode desmaterializar os nossos dados e impactar todos os agentes económicos”.

Reconhecido como Laboratório Colaborativo pela Fundação para Ciência e a Tecnologia (FCT), este espaço pretende promover o exercício de iniciativas e atividades de Investigação e Desenvolvimento orientadas para a criação de um ecossistema de inovação intersectorial com a utilização de dados para redefinir a forma como produzimos, consumimos e vivemos.

Com um investimento de 4 milhões de euros, este projeto pretende contribuir para aprofundar o esforço de alargamento e consolidação da rede de instituições de interface entre o sistema académico, científico e tecnológico e o tecido empresarial português, garantindo o apoio necessário para potenciar o impacto inovador das empresas.

Composto por sete entidades multidisciplinares, o consórcio compreende as especificidades das diferentes cadeias de valor de dados, para desenvolver serviço específicos e iniciativas de inovação.

Luís Nobre afirmou que Viana do Castelo “quer estar no processo fundamental de transição climática e energética e transição digital”, pelo que a autarquia investiu 1 milhão de euros em projetos de futuro, como o Data CoLAB e o Centro de Investigação e Desenvolvimento das energias offshore, a ser desenvolvido em
parceria com o Instituto Politécnico de Viana do Castelo.

António Ferreira Dias, do Data CoLAB, afirmou que “pretendemos desenvolver muitos projetos de impacto”, sendo que a associação “está voltada para fora e quer trabalhar com todos os que estão no território, desenvolvendo o Alto Minho”. O laboratório colaborativo conta atualmente com 37 recursos humanos altamente qualificados, estando 24 destes em Viana do Castelo.

Sara Paiva, do Instituto Politécnico de Viana do Castelo, afirmou que o CoLAB “fará toda a diferença” e que será uma grande oportunidade para os alunos do IPVC, que “podem beneficiar do espaço, por exemplo durante os estágios”, defendendo que este projeto é importante para a fixação de empresas e talentos assim como para o desenvolvimento do território.

Para Manoel Batista, Presidente da Comunidade Intermunicipal do Alto Minho, este é  “um extraordinário projeto” que “terá o trabalho, a importância, a capacidade de alteração e mudança, a conquista de economia que é absolutamente fundamental para o Alto Minho”.

Sofia Couto, da Agência Nacional de Inovação, lembrou que existem atualmente 41 laboratórios colaborativos a nível nacional e afirmou que o Data CoLAB vianense foi aprovado em 2021 “e em tão pouco tempo” já demonstrou grande capacidade de trabalho.

Além das instalações em Viana do Castelo, o Data CoLAB conta ainda com escritórios em Coimbra e Lisboa.

Programas de Autor

Episódios Recentes Ver Mais

Notícias

Nacional 10 Dezembro, 2025

Viana do Castelo recebe centenas de autarcas no Congresso da ANMP

Viana do Castelo volta a assumir um papel central no contexto autárquico nacional ao acolher, no próximo sábado e domingo, o XXVII Congresso da Associação Nacional de Municípios Portugueses (ANMP), que reunirá centenas de autarcas de todo o país no Centro Cultural da cidade.

Nacional 10 Dezembro, 2025

Viana do Castelo entre os municípios que recebem imóveis devolutos do Estado para requalificação

O Governo vai transferir 25 imóveis devolutos para 19 municípios, num investimento total de 13,5 milhões de euros destinado à sua requalificação. Viana do Castelo está entre os concelhos contemplados, beneficiando assim de património público que poderá vir a ser reconvertido para novos usos de interesse local.

Regional 10 Dezembro, 2025

Viana do Castelo: Obras na Ponte Eiffel suspensas até sábado

A empreitada de colocação de barreiras para proteção à catenária na Ponte Eiffel vai ficar temporariamente parada até sábado, 13 de dezembro, anunciou a Infraestruturas de Portugal (IP). A empresa justifica a suspensão com “constrangimentos diversos” que obrigaram a reajustar o calendário da intervenção.

Nacional 10 Dezembro, 2025

Ponte de Lima brilha nos Prémios Património Ibérico 2025

A vila de Ponte de Lima destacou-se na 3.ª edição dos Prémios Património Ibérico, entregues no encerramento da 8.ª Bienal Ibérica do Património Cultural, em Sintra. O município foi premiado na categoria de Melhor Projeto de Parceria pelo projeto Vínculos com (a) História – À descoberta das casas históricas da Ribeira Lima, desenvolvido em colaboração com o Instituto de História Contemporânea da FCSH-UNL.

Regional 10 Dezembro, 2025

Circo Mágico de Natal regressa a Viana do Castelo com espetáculo familiar

Viana do Castelo vai receber, no próximo dia 20 de dezembro, o regresso do Circo Mágico de Natal, no Centro Cultural, com um espetáculo que promete encantar toda a família.

Desporto 10 Dezembro, 2025

Tiago Maciel é o primeiro canoísta vianense a receber estatuto de Esperança Olímpica

O jovem canoísta vianense Tiago Maciel foi distinguido com o estatuto de Esperança Olímpica de Canoagem, tornando-se o primeiro atleta de Viana do Castelo a alcançar este reconhecimento pelo Comité Olímpico Português.

Regional 10 Dezembro, 2025

Viana do Castelo investe mais de 2 milhões de euros na requalificação da Escola EB1 e Jardim-de-Infância do Cabedelo

O executivo municipal de Viana do Castelo aprovou, na terça-feira, em reunião ordinária, o projeto de execução para a requalificação e ampliação da Escola EB1 e Jardim-de-Infância do Cabedelo, na freguesia de Darque, com um investimento previsto de 2,061 milhões de euros.