Logo
Regional

Município de Viana do Castelo comemora os 100 anos do Elevador Santa Luzia

24 Maio, 2023 | 13:26
Partilhar
Eduarda Alves
1 min. leitura

Para homenagear este meio de transporte que se tornou verdadeiro ex-libris da cidade e ponto de visita obrigatório para os turistas, a Câmara Municipal de Viana do Castelo preparou um vasto programa de Comemoração do Centenário do Elevador de Santa Luzia.

A 02 de junho, sexta-feira, pelas 17h00, dá-se a abertura da Praça do Centenário, no Parque das Tílias, que vai contar com estação dos sabores “Food & Drinks”, oficinas infantis “O elevador criativo” e o desafio “Aprende a conduzir com a By Wheels”.

Pelas 18h30, na Estação Superior do Elevador, terá lugar a sessão comemorativa do centenário.

Às 19h30, também no Parque das Tílias, será inaugurada a exposição “O Elevador de Santa Luzia: um património centenário”, seguida de teatro infantil com o Bicho Papelão.

Às 20h00, concerto dos Contraponto, às 21h30 atuação do DJ Padre Guilherme, seguido de atuação do DJ Pedro Faria, às 23h00, para uma festa que termina pelas 2 horas.

No dia 3 de junho, será promovida a caminhada “Trilho Interpretativo de Santa Luzia”, com visitas à Citânia e ao Zimbório, a partir das 9h00. O ponto de partida e chegada é o Escadório de Santa Luzia (Estrada de Santa Luzia 73-107), para uma distância de 3 quilómetros e uma duração estimada de 3 horas, num percurso fácil.

Já a 4 de junho, acontece o II Vertical Elevador de Santa Luzia, uma competição de SkyRunning disputada em percurso ascendente que acompanha os carris do elevador. Apresenta um desnível positivo de 160 metros e uma distância aproximada de 650 metros entre a partida e a chegada, organizada pela Associação Trilhos de Viana. Terá início na estação inferior do Elevador de Santa Luzia, na Avenida 25 Abril, e termina na estação superior do elevador, junto ao Santuário Diocesano do Sagrado Coração de Jesus.

A Blisq Creative é uma agência de comunicação, especialista em planeamento estratégico, marketing digital, design e web. Orientamo-nos pela estratégia e pela criatividade

Programas de Autor

Episódios Recentes Ver Mais

Notícias

Desporto 24 Fevereiro, 2024

Vianense recebe Sanjoanense na luta pela manutenção na Liga 3

A Liga 3 prossegue este fim-de-semana com a realização da 3.ª jornada da Fase de Apuramento de Campeão, bem como da segunda da Fase de Manutenção e Descida.

Regional 24 Fevereiro, 2024

Vila Nova de Cerveira abre novo Centro de Apoio à Integração de Migrantes

A Câmara de Vila Nova de Cerveira abriu no centro de Transportes um novo Centro Local de Apoio à Integração de Migrantes (CLAIM), que aumentaram nas “freguesias mais próximas da sede do concelho”.

Nacional 24 Fevereiro, 2024

Conselho Nacional da CGTP eleito com 98% dos votos

O Conselho Nacional da CGTP, composto por 147 dirigentes, foi eleito com 98% dos votos, no XV congresso da central sindical, que se realiza na Torre da Marinha, Seixal.

Desporto 24 Fevereiro, 2024

Liga Europa: Sporting reencontra Atalanta, Benfica defronta Rangers

O Sporting reencontra os italianos da Atalanta, que já defrontou na fase de grupos, nos oitavos de final da Liga Europa, e o Benfica defronta o Rangers, assim ditou o sorteio realizado em Nyon, na Suíça.

Música 23 Fevereiro, 2024

Escola do Rock de Paredes de Coura arranca celebração dos 10 anos em Castelo de Paiva

A Escola do Rock de Paredes de Coura promove, este fim de semana, nos dias 24 e 25 de fevereiro,  em Castelo de Paiva, no distrito de Aveiro, uma residência de intercâmbio entre alunos daquela residência intensiva e da academia de música local.

Regional 23 Fevereiro, 2024

Valença reuniu com a GNR local e de Viana para analisar a segurança do concelho

O Município de Valença convocou os destacamentos territoriais de Valença e Viana do Castelo da Guarda Nacional Republicana (GNR) para uma reunião de análise da situação atual da segurança do concelho.

Regional 23 Fevereiro, 2024

Pouca lampreia no Alto Minho vendida a cerca de 100 euros

A Associação Profissional de Pescas do Rio Minho e Mar afirmou hoje que “está a ser um ano complicado” para a pesca da lampreia, que é pouca, sendo vendida, face à elevada procura, entre os 70 a 100 euros.