Logo
Regional

Município de Viana do Castelo avança com projeto para conservação dos habitats e da avifauna

23 Abril, 2024 | 15:23
Partilhar
Viana TV
1 min. leitura

A Câmara Municipal de Viana do Castelo está a iniciar um projeto, que irá decorrer durante três anos, focado não só na conservação dos habitats, mas também nas espécies de avifauna que nidificam em Espanha e Portugal, principalmente em áreas de Rede Natura 2000.

O Município é parceiro da Deputação de Pontevedra e da entidade SEO/Bird Life, no desenvolvimento do projeto “Biocosteiro”, alvo de financiamento do Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional (FEDER).

Para além de ações mais concretas de intervenção no território, como a eliminação de espécies invasoras em determinadas áreas, será realizada uma forte campanha de sensibilização e comunicação. Paralelamente, pretende-se criar um modelo de gestão turística responsável e sustentável como forma de minimizar o impacto do Homem em áreas já muito sensíveis.

Avaliando o espaço transfronteiriço, desde Pontevedra até Viana do Castelo, encontra-se uma elevada riqueza patrimonial, cultural, etnográfica, paisagística e ambiental. 

Este território localizado na Rede Ecológica da União Europeia – Rede Natura 2000, onde se verifica um crescente desenvolvimento turístico, partilha espaço com diversas espécies de aves, algumas migratórias, outras em situação de proteção ou catalogadas em perigo, vulnerável ou ameaçadas. O território é ainda marcado pela presença de espécies de flora exóticas invasoras que acabam por colocar em causa a biodiversidade local e transformar os ecossistemas.

Desta forma, o trabalho de proteção e conservação irá desenvolver-se de forma integral, com a colaboração integral entre os setores público e privado, mediante a proposta e desenvolvimento das melhores práticas de conservação e gestão turísticas.

Em Viana do Castelo, a Divisão de Ambiente e Alterações Climáticas da Câmara Municipal, através do Centro de Monitorização e Interpretação Ambiental (CMIA= e do Gabinete Técnico Florestal, continuarão a desenvolver a proteção do Borrelho-de-coleira-interrompida (Charadrius alexandrinus) e o controlo de vegetação exótica invasora, nomeadamente através da implementação de técnicas aconselhadas para o combate do chorão-das-praias (Carpobrotus edulis) e da acácia-de-espigas (Acacia longifolia), ambas espécies invasoras com grande expressão no território.

Com os desafios que o planeta enfrenta, cada vez com mais expressão, nomeadamente na perda de biodiversidade por vários fatores, com este projeto dá-se ainda cumprimento aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, da Agenda 2030, 11|Cidades e Comunidades sustentáveis, 13|Ação Climática, 14|Proteger a Vida Terrestre e 17|Parcerias para a Implementação dos objetivos. 

A Blisq Creative é uma agência de comunicação, especialista em planeamento estratégico, marketing digital, design e web. Orientamo-nos pela estratégia e pela criatividade

Programas de Autor

Episódios Recentes Ver Mais

Notícias

Nacional 3 Maio, 2024

Cerca de 30 mil alunos sem todos os professores atribuídos

Cerca de 30 mil alunos continuam sem todos os professores atribuídos, segundo uma estimativa da Fenprof, que hoje alertou para um agravamento da situação tendo em conta a previsão de reforma de cinco mil doentes ainda este ano.

Regional 3 Maio, 2024

Este domingo há “Nadar em Família” em Viana do Castelo

O "Nadar em Família" está de regresso, este domingo, 5 de maio, à Piscina Municipal do Atlântico – Joaquim Baptista Alves, em Viana do Castelo. A atividade é gratuita, mas tem lotação limitada. 

Regional 3 Maio, 2024

PCP de Viana do Castelo diz que fim de portagens na A28 peca por tardio

O PCP de Viana do Castelo considerou hoje que “peca por tardia” a aprovação, na generalidade, do projeto de lei do PS que prevê a eliminação de portagens na autoestrada A28, entre pórticos de Viana do Castelo e Esposende.

Regional 3 Maio, 2024

Melgaço avança em junho com pedido de classificação do ‘castrejo’

O pedido de inscrição como Património Cultural Imaterial (PCI) do ‘castrejo’, língua utilizada pelos habitantes de Castro Laboreiro, em Melgaço, distrito de Viana do Castelo, vai ser formalizado em junho por iniciativa da câmara local.

Regional 3 Maio, 2024

Empresários do Alto Minho congratulam-se com fim de portagens na A28

A Confederação Empresarial do Alto Minho (CEVAL) congratulou-se hoje com a aprovação, na generalidade, do projeto de lei do PS que prevê a eliminação de portagens na autoestrada A28, entre pórticos de Viana do Castelo e Esposende.

Nacional 3 Maio, 2024

Pescadores voltam a capturar sardinhas a partir desta quinta-feira

Os pescadores podem, a partir desta quinta-feira, voltar a pescar sardinhas em Portugal, com um limite máximo anual de 29.560 toneladas, mais de 66% da quota atribuída à Península Ibérica.

Regional 3 Maio, 2024

Vila Nova de Cerveira avança com protocolo para criação de “Centro de Inovação de Cerveira”

O Município de Vila Nova de Cerveira formalizou, esta segunda-feira, um protocolo de colaboração com o pólo de inovação em Engenharia de Polímeros (PIEP), da Universidade do Minho, para a criação do Centro de Inovação de Cerveira. O edifício vai ficar instalado próximo ao Centro de Saúde (antiga Galaecia).