A Câmara Municipal de Viana do Castelo está a avançar com a constituição do Conselho Municipal de Saúde. Durante a semana, foi promovida uma reunião preliminar do Conselho Municipal de Saúde, que teve como objetivos a definição da estrutura, os regimentos e ainda a Estratégia Municipal de Saúde.
A reunião, que contou com a presença do vereador da Promoção da Saúde, Ricardo Rego, reuniu diversas entidades, nomeadamente a representante das freguesias no Conselho Municipal de Saúde – Junta de Freguesia de Alvarães; ULSAM, EPE – Conselho de Administração da ULSAM; ULSAM, EPE – Unidade de Saúde Pública; ACES do Alto Minho – Conselho Clínico e de Saúde; Cruz Vermelha Portuguesa- Centro Humanitário do Alto Minho; Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Viana do Castelo; representante das IPSS’s; IPVC – Escola Superior de Saúde; Ordem dos Enfermeiros – Secção Regional do Norte; Ordem dos Médicos – Conselho Sub- Regional de Viana do Castelo; Ordem dos Psicólogos; e ainda Segurança Social.

Recorde-se que, de acordo com o Plano de Atividades e Orçamento para 2023 da autarquia vianense, na Saúde, as prioridades passam por definir e implementar a Estratégia Municipal da Saúde, com destaque para a temática da saúde mental; qualificar as instalações e os equipamentos de saúde existentes, adaptando estes equipamentos aos novos modelos de prestação de cuidados de saúde; aumentar a capacidade de resposta na prestação de cuidados de saúde de proximidade com a construção de três novas Unidades de Saúde (Unidade de Saúde da Meadela, Alvarães e Litoral Norte – Afife, Carreço e Areosa); implementar um conjunto de projetos que visem a promoção de estilos de vida saudáveis; criar, em parceria com os cuidados primários da ULSAM, uma unidade de investigação, inovação e desenvolvimento para os cuidados de saúde na comunidade.
A banda Bela Trama, natural de Viana do Castelo, protagonizou um momento singular ao atuar em pleno deserto do Saara, nas imponentes dunas de Erg Chebbi, em Merzouga (Marrocos).
Ponte da Barca inaugurou a exposição de Velas de Natal, que pode ser visitada nos Paços do Concelho até ao início de janeiro de 2026. A iniciativa resulta de um desafio lançado pelo Município à comunidade e reúne trabalhos de escolas, IPSS, APPACDM e população em geral.
Viana do Castelo encerra este sábado, 13 de novembro, o título de Capital da Cultura do Eixo Atlântico com uma cerimónia especial no Teatro Municipal Sá de Miranda, marcada para as 21h00.
A Igreja de São Domingos, em Viana do Castelo, será palco, no próximo dia 6 de janeiro de 2026, da tradicional “Adoração dos Reis Magos”, um dos momentos mais emblemáticos das celebrações natalícias no concelho. O evento está marcado para as 21h30 e promete voltar a encher o templo de público.
A Liga Feminina Placard está de volta este sábado, 13 de dezembro, após a longa paragem motivada pela realização do Mundial de Futsal Feminino. O Pavilhão Municipal José Natário volta a ganhar vida às 18h00, com um dos jogos mais aguardados da jornada: o vice-campeão Santa Luzia recebe o atual campeão nacional Nun’Álvares.
O Teatro Municipal Sá de Miranda recebe, nos próximos dias 26 e 27 de dezembro, o espetáculo “Baião d’Oxigénio”, com início marcado para as 21h00. João Baião promete levar ao palco uma mistura de música, humor e emoção, numa produção pensada para toda a família.
A Praça da República, no centro histórico de Viana do Castelo, recebe este sábado, às 15h00, o tradicional Feirão do Mel, uma iniciativa gastronómica promovida pela Associação dos Grupos Folclóricos do Alto Minho. O evento promete animar a cidade e atrair visitantes interessados em conhecer e adquirir mel de qualidade para o inverno.