Para propostas e projetos desportivos diversos, o executivo municipal aprovou, na reunião ordinária desta terça-feira, quase meio milhão de euros, "num esforço significativo para o bem-estar dos vianenses e incremento da promoção de estilos de vida saudáveis".
Assim, foram aprovados 228.000 euros para Apoio à Atividade Desportiva – Medida 2, para construção/beneficiação de equipamentos desportivos, 20.300 euros para Apoio à Atividade Desportiva Regular – Medida 1, 22.000 euros para clubes que participaram em Campeonatos Nacionais e ainda 6.464 euros para o projeto Vencer a Idade com Saúde, para além de 220.000 euros para que os estudantes de Viana do Castelo tenham acesso aos projetos “Náutica nas Escolas” e “Natação nas Escolas do 1º CEB”.
A verba maior foi aprovada na proposta de Apoio à Atividade Desportiva – Medida 2, para apoio ao associativismo desportivo para a construção/beneficiação e apetrechamento de equipamentos desportivos por parte de Juntas de Freguesias, de clubes e associações desportivas.
Para a Associação Cultural e Recreativa de Vila Franca foram aprovados 50.000 euros para a 1ª fase dos trabalhos finais do Centro de BTT; para a Associação Desportiva e Cultural de Perre foram 15.000 euros para a 1ª fase dos trabalhos finais de reabilitação Campo Senhora do Olival; e 45.000 euros para a 1ª fase da construção de rampa de acesso do Clube de Vela de Viana do Castelo.
Foram ainda aprovados 65.000 euros para cobertura e fachada para bancada do Grupo Desportivo Castelense; 8.000 euros para a 1ª fase da sustentação de muros de suporte da União Desportiva de Lanheses; e 45.000 euros para a 1ª fase da requalificação do Polidesportivo de Serreleis, em apoio à União de Freguesias de Cardielos e Serreleis.
Já a proposta de Apoio à Atividade Desportiva Regular – Medida 1, a vigorar de outubro a dezembro de 2023, implica um valor total de 20.330 euros para apoio a 18 associações e clubes desportivos vianenses.
“O orçamento dos clubes e associações não lhes permite, por si só, a promoção e desenvolvimento de atividades desportivas nem a criação de condições específicas necessárias para dar e manter a atividade desportiva, tanto a nível de competição, como da formação e lazer. Assim, torna-se importante a intervenção da autarquia no apoio aos clubes e associações, permitindo-lhes o desenvolvimento da sua atividade regular, contribuindo também para a coesão social e para a qualidade de vida da população”, justificou o vereador do Desporto, Ricardo Rego, na prorrogação do apoio regular para o último trimestre de 2023.
A proposta incluiu ainda 22.000 euros para os clubes que participaram em Campeonatos Nacionais, nomeadamente Associação Juventude de Viana (6.500 euros), Clube de Basquete de Viana (2.000 euros), Santa Luzia Futebol Clube (3.900 euros), Sport Clube Vianense (4.800 euros) e Voleibol Clube de Viana (4.800 euros).
No âmbito do projeto “Vencer a Idade com Saúde”, a proposta aprovada inclui 2.581 euros para a Escola Desportiva de Viana, um apoio mensal de 258,10 euros; e 3.883 euros para o Viana Natação Clube, apoio mensal de 388,30 euros, para que os dois clubes proporcionem aulas de hidroginástica à população sénior do concelho.
A estes apoios juntam-se os 220.000 euros protocolados com os clubes dos quatro centros náuticos e as duas escolas de natação para que 2.023 alunos de 103 turmas do concelho tenham acesso aos projetos “Náutica nas Escolas” e “Natação nas Escolas do 1º CEB”.
A XXIII Bienal Internacional de Arte de Cerveira (BIAC), que teve início no dia 20 de julho e terminou na segunda-feira, recebeu 8.560 visitantes e 2.848 participantes nas atividades da edição dedicada à liberdade.
Bluay, autor do single “Faz bem”, com a participação especial de Julinho KSD, é o cabeça de cartaz da passagem de ano de Viana do Castelo, que decorrerá no Centro Cultural da capital do Alto Minho.
No dia 4 de janeiro começa o novo ano das caminhadas Walk With a Doc e o tema de saúde vai ser a Saúde Visual.
O Politécnico de Viana do Castelo (IPVC) encerra 2024 com um balanço positivo, marcado por conquistas significativas que reafirmam o seu papel enquanto referência no ensino superior politécnico em Portugal. Com os olhos postos no futuro, a instituição prepara-se para enfrentar os desafios de 2025 com determinação e ambição.
O Navio Patrulha Oceânico Viana do Castelo, que foi construído nos Estaleiros Navais de Viana do Castelo, aumentou o efetivo dos navios da Armada em 30 de dezembro de 2010. Foi concebido como navio não combatente, e destina-se prioritariamente a exercer funções de autoridade do Estado e a realizar tarefas de interesse público nas áreas de jurisdição ou responsabilidade Nacional.
Realizaram-se, no domingo, os jogos dos campeonatos distritais da Associação de Futebol de Viana do Castelo. Na 1ª e 2ª Divisão cumpriu-se a 15ª jornada. No principal escalão do futebol distrital vianense, destaque para a vitória (2-0) do Desportivo de Monção frente ao vizinho Melgacense.
A Autoridade de Segurança Alimentar e Económica (ASAE) instaurou nos últimos dias cinco processos-crime e 58 processos de contraordenação relacionados com alimentos, e apreendeu 1,1 toneladas de alimentos, nomeadamente carne, bacalhau, azeite e hortofrutícolas.