Para propostas e projetos desportivos diversos, o executivo municipal aprovou, na reunião ordinária desta terça-feira, quase meio milhão de euros, "num esforço significativo para o bem-estar dos vianenses e incremento da promoção de estilos de vida saudáveis".
Assim, foram aprovados 228.000 euros para Apoio à Atividade Desportiva – Medida 2, para construção/beneficiação de equipamentos desportivos, 20.300 euros para Apoio à Atividade Desportiva Regular – Medida 1, 22.000 euros para clubes que participaram em Campeonatos Nacionais e ainda 6.464 euros para o projeto Vencer a Idade com Saúde, para além de 220.000 euros para que os estudantes de Viana do Castelo tenham acesso aos projetos “Náutica nas Escolas” e “Natação nas Escolas do 1º CEB”.
A verba maior foi aprovada na proposta de Apoio à Atividade Desportiva – Medida 2, para apoio ao associativismo desportivo para a construção/beneficiação e apetrechamento de equipamentos desportivos por parte de Juntas de Freguesias, de clubes e associações desportivas.
Para a Associação Cultural e Recreativa de Vila Franca foram aprovados 50.000 euros para a 1ª fase dos trabalhos finais do Centro de BTT; para a Associação Desportiva e Cultural de Perre foram 15.000 euros para a 1ª fase dos trabalhos finais de reabilitação Campo Senhora do Olival; e 45.000 euros para a 1ª fase da construção de rampa de acesso do Clube de Vela de Viana do Castelo.
Foram ainda aprovados 65.000 euros para cobertura e fachada para bancada do Grupo Desportivo Castelense; 8.000 euros para a 1ª fase da sustentação de muros de suporte da União Desportiva de Lanheses; e 45.000 euros para a 1ª fase da requalificação do Polidesportivo de Serreleis, em apoio à União de Freguesias de Cardielos e Serreleis.
Já a proposta de Apoio à Atividade Desportiva Regular – Medida 1, a vigorar de outubro a dezembro de 2023, implica um valor total de 20.330 euros para apoio a 18 associações e clubes desportivos vianenses.
“O orçamento dos clubes e associações não lhes permite, por si só, a promoção e desenvolvimento de atividades desportivas nem a criação de condições específicas necessárias para dar e manter a atividade desportiva, tanto a nível de competição, como da formação e lazer. Assim, torna-se importante a intervenção da autarquia no apoio aos clubes e associações, permitindo-lhes o desenvolvimento da sua atividade regular, contribuindo também para a coesão social e para a qualidade de vida da população”, justificou o vereador do Desporto, Ricardo Rego, na prorrogação do apoio regular para o último trimestre de 2023.
A proposta incluiu ainda 22.000 euros para os clubes que participaram em Campeonatos Nacionais, nomeadamente Associação Juventude de Viana (6.500 euros), Clube de Basquete de Viana (2.000 euros), Santa Luzia Futebol Clube (3.900 euros), Sport Clube Vianense (4.800 euros) e Voleibol Clube de Viana (4.800 euros).
No âmbito do projeto “Vencer a Idade com Saúde”, a proposta aprovada inclui 2.581 euros para a Escola Desportiva de Viana, um apoio mensal de 258,10 euros; e 3.883 euros para o Viana Natação Clube, apoio mensal de 388,30 euros, para que os dois clubes proporcionem aulas de hidroginástica à população sénior do concelho.
A estes apoios juntam-se os 220.000 euros protocolados com os clubes dos quatro centros náuticos e as duas escolas de natação para que 2.023 alunos de 103 turmas do concelho tenham acesso aos projetos “Náutica nas Escolas” e “Natação nas Escolas do 1º CEB”.
O Sporting deu esta noite uma das maiores provas de força da sua campanha europeia ao vencer em Alvalade o Paris Saint-Germain, detentor do cetro europeu, por 2-1, resultado que garante, no mínimo, a presença no play-off de acesso aos oitavos de final da Liga dos Campeões.
A seleção nacional de andebol garantiu esta terça-feira, 20 de janeiro, a qualificação para a Ronda Principal do Campeonato da Europa de 2026, depois de uma vitória histórica frente à anfitriã e tetracampeã mundial Dinamarca, por 31-29, na terceira jornada do Grupo B.
O Presidente da Câmara Municipal de Viana do Castelo, Luís Nobre, acompanhou esta segunda-feira a Ministra da Saúde, Ana Paula Martins, numa visita ao Hospital de Santa Luzia, da Unidade Local de Saúde do Alto Minho (ULSAM). A iniciativa contou também com a presença do Presidente do Conselho de Administração da ULSAM, José Cardoso.
O executivo municipal de Viana do Castelo aprovou a abertura de concursos públicos para obras de beneficiação e promoção da eficiência energética em três piscinas municipais: Atlântico, Barroselas e Frederico Pinheiro.
A Câmara Municipal de Vila Nova de Cerveira vai investir cerca de 320 mil euros, ainda este ano e em 2027, para implementar investimentos estratégicos na recolha seletiva de resíduos urbanos.
A Câmara de Caminha lançou um novo regime de residências partilhadas destinado a pessoas em situação de isolamento, idosos dependentes ou cidadãos sem condições económicas para habitação adequada. A medida foi publicada no Diário da República.
As obras de construção do novo mercado municipal de Viana do Castelo, no local onde existiu o antigo prédio Coutinho, foram temporariamente interrompidas devido ao alargamento da área de escavações após a descoberta de achados arqueológicos.