O presidente da Câmara Municipal de Viana, Luís Nobre, e o presidente da direção do Centro Social e Paroquial de Areosa (CSPA), padre Manuel José Torres Lima, assinaram um protocolo de colaboração e cooperação para a 2ª fase da empreitada, no valor de 25 mil euros, no âmbito do programa de requalificação e novas valências de equipamentos sociais.
O momento contou também com a presença da vereadora da coesão social, Carlota Borges. Esta verba vem juntar-se a uma deliberação de 125 mil euros firmada em novembro de 2020, para a construção destas mesmas valências da instituição.
De acordo com a autarquia, “a realização dos protocolos teve como objetivo a colaboração financeira do Município de Viana do Castelo para a construção de uma ERPI – estrutura residencial para idosos e um centro de dia, sendo que as obras de edificação das instalações para estas respostas sociais já se encontravam a decorrer”.
Recorde-se que o CSPA assumiu a construção destas respostas sociais com um orçamento total, no valor de 850 mil euros, sempre encetando esforços necessários para a obtenção de apoios financeiros, nomeadamente através da submissão de candidaturas variadas.
Ao longo dos últimos seis anos, a Câmara Municipal de Viana tem vindo “a apoiar o Centro Social e Paroquial de Areosa com mais de 265 mil euros, quer através do apoio regular às organizações de solidariedade, à aquisição de equipamentos e no âmbito de protocolos de cooperação financeira para apoiar a construção de uma ERPI – Estrutura Residencial Para idosos e Centro de Dia da IPSS”, salientou o município.
O Centro Social e Paroquial de Areosa é uma Instituição Particular de Solidariedade Social fundada em 1989 e a sua missão tem como objetivo a prestação de apoio aos cidadãos na velhice e invalidez, na infância e às famílias, contribuindo para a promoção integral da pessoa e da promoção de solidariedade e justiça social.
O CSPA promove, atualmente, diversas respostas sociais, como Creche, Centro de Atividades de Tempos Livres e Serviço de Apoio ao Domiciliário.
A Seleção Nacional Sub-17 tornou-se, esta quinta-feira, campeã do mundo pela primeira vez na história, ao vencer a Áustria por 1-0 na final disputada no Catar. O golo decisivo, que garantiu o título inédito a Portugal, surgiu aos 32 minutos, após uma assistência perfeita do cerveirense Duarte Cunha, que colocou Anísio Cabral na cara do golo.
A Seleção Nacional sagrou-se, esta quinta-feira, Campeã do Mundo de Sub-17, após vencer a Áustria por 1-0 na final disputada no Estádio Internacional Khalifa, em Doha. O triunfo, inédito para o futebol português neste escalão, ficará eternizado como um dos momentos mais marcantes da história desportiva nacional.
O tradicional “Viana, Moscatel e Banana” regressa este Natal ao centro histórico de Viana do Castelo e chega este ano com uma novidade: além da habitual realização a 24 de dezembro, o evento terá também uma edição na véspera de Ano Novo.
A Liga dos Amigos do Hospital de Viana do Castelo celebrou, no último sábado, 44 anos de atividade, numa cerimónia que destacou o papel essencial de dadores de sangue, voluntários e instituições beneméritas no apoio à melhoria dos serviços hospitalares.
Viana do Castelo quer afirmar-se através do mar. Esta quarta-feira, no Teatro Municipal Sá de Miranda, decorreu a conferência “Cidades Portuárias e a Economia Azul”, organizada pela Câmara Municipal e pelo Centro de Excelência Jean Monnet - OCEANID +, da Universidade Nova de Lisboa.
Nos próximos dias 28 e 29 de novembro, Viana do Castelo vai receber duas iniciativas dedicadas à mobilidade sustentável e à promoção da bicicleta como meio de transporte e lazer. Os eventos são organizados pela associação em constituição Viana Ciclável, com atividades para todas as idades.
A Câmara Municipal de Ponte de Lima recebe amanhã, 28 de novembro, às 18h00, no Salão Nobre, a Cerimónia de Entrega do Prémio A. de Almeida Fernandes 2025, distinção que homenageia o historiador Armando de Almeida Fernandes e visa incentivar a investigação em História Medieval Portuguesa.