O presidente da Câmara Municipal de Viana, Luís Nobre, e o presidente da direção do Centro Social e Paroquial de Areosa (CSPA), padre Manuel José Torres Lima, assinaram um protocolo de colaboração e cooperação para a 2ª fase da empreitada, no valor de 25 mil euros, no âmbito do programa de requalificação e novas valências de equipamentos sociais.
O momento contou também com a presença da vereadora da coesão social, Carlota Borges. Esta verba vem juntar-se a uma deliberação de 125 mil euros firmada em novembro de 2020, para a construção destas mesmas valências da instituição.
De acordo com a autarquia, “a realização dos protocolos teve como objetivo a colaboração financeira do Município de Viana do Castelo para a construção de uma ERPI – estrutura residencial para idosos e um centro de dia, sendo que as obras de edificação das instalações para estas respostas sociais já se encontravam a decorrer”.
Recorde-se que o CSPA assumiu a construção destas respostas sociais com um orçamento total, no valor de 850 mil euros, sempre encetando esforços necessários para a obtenção de apoios financeiros, nomeadamente através da submissão de candidaturas variadas.
Ao longo dos últimos seis anos, a Câmara Municipal de Viana tem vindo “a apoiar o Centro Social e Paroquial de Areosa com mais de 265 mil euros, quer através do apoio regular às organizações de solidariedade, à aquisição de equipamentos e no âmbito de protocolos de cooperação financeira para apoiar a construção de uma ERPI – Estrutura Residencial Para idosos e Centro de Dia da IPSS”, salientou o município.
O Centro Social e Paroquial de Areosa é uma Instituição Particular de Solidariedade Social fundada em 1989 e a sua missão tem como objetivo a prestação de apoio aos cidadãos na velhice e invalidez, na infância e às famílias, contribuindo para a promoção integral da pessoa e da promoção de solidariedade e justiça social.
O CSPA promove, atualmente, diversas respostas sociais, como Creche, Centro de Atividades de Tempos Livres e Serviço de Apoio ao Domiciliário.
O Largo Maestro José Pedro recebe, pela primeira vez, o Largo do Chocolate, uma das grandes novidades da programação “Viana Coração do Natal”.
A Câmara Municipal de Viana do Castelo aprovou a declaração de Interesse Municipal para o Eco Albergue do Neiva, um novo empreendimento turístico a instalar em Castelo do Neiva, destinado a responder às crescentes necessidades dos peregrinos do Caminho de Santiago.
No âmbito do Dia Internacional das Pessoas com Deficiência, que se comemora a 3 de dezembro, o Centro Cultural de Paredes de Coura e o Município promovem hoje a apresentação da companhia Terra Amarela com a peça “Mãos minhas”, em Língua Gestual Portuguesa, às 21h30.
A Associação de Futebol de Viana do Castelo (AFVC) realizou esta quinta-feira, 27 de fevereiro, o sorteio dos quartos de final da Taça da AFVC, definindo os encontros que vão decidir os semifinalistas da competição.
O Mercado de Natal de Viana do Castelo, que decorre entre 5 de dezembro e 5 de janeiro de 2026, será alargado ao Passeio das Mordomas da Romaria devido ao número elevado de pedidos. Esta ampliação garante mais espaço e conforto para quem deseja desfrutar da magia natalícia no centro da cidade.
O Politécnico de Viana do Castelo acaba de anunciar uma nova pós-graduação em Gestão de Transporte e Logística Marítima, totalmente online e com regime pós-laboral, destinada a profissionais que desejam atualizar ou aprofundar competências num setor estratégico para a economia nacional e internacional. As candidaturas estão abertas até 6 de janeiro.
A companhia Krisálida apresenta nos dias 29 e 30 de novembro, no Teatro Municipal Valadares, em Caminha, o espetáculo “Caminhos Cruzados”, a sua 30.ª produção. A peça contemporânea cruza teatro, cinema e máscaras para refletir sobre migração, multiculturalidade e relações humanas.