O presidente da Câmara Municipal de Viana, Luís Nobre, e o presidente da direção do Centro Social e Paroquial de Areosa (CSPA), padre Manuel José Torres Lima, assinaram um protocolo de colaboração e cooperação para a 2ª fase da empreitada, no valor de 25 mil euros, no âmbito do programa de requalificação e novas valências de equipamentos sociais.
O momento contou também com a presença da vereadora da coesão social, Carlota Borges. Esta verba vem juntar-se a uma deliberação de 125 mil euros firmada em novembro de 2020, para a construção destas mesmas valências da instituição.
De acordo com a autarquia, “a realização dos protocolos teve como objetivo a colaboração financeira do Município de Viana do Castelo para a construção de uma ERPI – estrutura residencial para idosos e um centro de dia, sendo que as obras de edificação das instalações para estas respostas sociais já se encontravam a decorrer”.
Recorde-se que o CSPA assumiu a construção destas respostas sociais com um orçamento total, no valor de 850 mil euros, sempre encetando esforços necessários para a obtenção de apoios financeiros, nomeadamente através da submissão de candidaturas variadas.
Ao longo dos últimos seis anos, a Câmara Municipal de Viana tem vindo “a apoiar o Centro Social e Paroquial de Areosa com mais de 265 mil euros, quer através do apoio regular às organizações de solidariedade, à aquisição de equipamentos e no âmbito de protocolos de cooperação financeira para apoiar a construção de uma ERPI – Estrutura Residencial Para idosos e Centro de Dia da IPSS”, salientou o município.
O Centro Social e Paroquial de Areosa é uma Instituição Particular de Solidariedade Social fundada em 1989 e a sua missão tem como objetivo a prestação de apoio aos cidadãos na velhice e invalidez, na infância e às famílias, contribuindo para a promoção integral da pessoa e da promoção de solidariedade e justiça social.
O CSPA promove, atualmente, diversas respostas sociais, como Creche, Centro de Atividades de Tempos Livres e Serviço de Apoio ao Domiciliário.
Um veleiro de bandeira britânica foi esta quinta-feira, 2 de outubro, rebocado para a Marina de Viana do Castelo depois de sofrer danos no leme provocados por uma interação com orcas, ao largo da costa.
O candidato do Partido Socialista à Câmara Municipal de Viana do Castelo, Luís Nobre, lamenta “a impreparação absoluta dos principais candidatos da oposição”, apontando “ausência de ideias e uma concertação negativa” como sinal preocupante à direita.
A cidade de Viana do Castelo vai receber, entre os dias 3 e 26 de outubro, a exposição “Aconteceu em Viana 1925-1950”, uma mostra organizada pela Ephemera – Biblioteca e Arquivo de José Pacheco Pereira, através do seu núcleo local.
O Motoclube Foz do Lima assinala no próximo sábado, 4 de outubro, o seu 30.º aniversário com uma grande festa aberta ao público, no Campo da Agonia, em Viana do Castelo. A iniciativa, com entrada gratuita, conta com o apoio da Câmara Municipal.
Já se encontra aberto o período de candidaturas para as bolsas de estudo do Ensino Superior promovidas pela Câmara Municipal de Arcos de Valdevez. Os estudantes interessados podem apresentar a sua candidatura até 15 de novembro.
As Comédias do Minho iniciam este mês a nova temporada cultural com dois espetáculos que cruzam arte, educação e comunidade, em Vila Nova de Cerveira e Melgaço.
A partir de hoje, quinta-feira, os eleitores que não possam exercer o seu direito de voto nas eleições autárquicas de 12 de outubro por razões profissionais podem votar antecipadamente, de acordo com o calendário definido pela Comissão Nacional de Eleições (CNE).