O Município de Viana do Castelo e a Fundação Átrio da Música assinaram um protocolo de cooperação e apoio financeiro que inclui um financiamento de 175 mil euros ao projeto da fundação.
De acordo com o protocolo firmado entre o presidente da Câmara de Viana, Luís Nobre, e a representante do Conselho de Administração da Fundação Átrio da Música, Carla Barbosa, é definido “o estabelecimento de uma plataforma de cooperação entre o Município de Viana do Castelo e a Fundação Átrio da Música, visando a execução do projeto para o término da obra Átrio da Música”.
Para além do apoio financeiro, no protocolo que vigora por um prazo de 18 meses a autarquia vianense “compromete-se ainda a prestar o devido acompanhamento técnico, durante o desenvolvimento do projeto”.
“A cultura e o ensino, no seu todo e nas suas várias vertentes, são fatores fundamentais e determinantes para o desenvolvimento integral da comunidade, com vista à sua plena integração e participação na vida e na evolução da sociedade. Neste sentido, o Município de Viana do Castelo reconhece, de acordo com o protocolo, o papel desempenhado pela Fundação Átrio da Música e a importância da conclusão da obra do Átrio da Música”, explicou a autarquia.
A Fundação Átrio da Música é, desde 1999, a entidade proprietária da Escola Profissional Artística do Alto Minho (ARTEAM) enquanto escola privada que goza de autonomia pedagógica, administrativa e financeira. A Escola Profissional, desde a sua criação, em 1992, viabiliza a área de formação de jovens proponentes a uma carreira musical. Ao longo de 30 anos de atividade formativa, a ARTEAM é responsável por um elevado número de diplomados em exercício de atividade profissional como instrumentistas, docência ou outras, mas também pela sua articulação com o plano de desenvolvimento estratégico cultural e artístico da região.
Viana do Castelo acolhe, a partir de hoje, a 14.ª edição do Viana Volley Cup, um dos maiores torneios de voleibol da região. O evento, organizado pelo Clube de Voleibol de Viana, reúne centenas de atletas, treinadores e adeptos, combinando competição e convívio.
A associação ambientalista Zero criticou a CCDR-Norte por ter colocado em consulta pública o plano de gestão do aterro da Valorminho, em Valença, considerando o projeto “ilegal” e um “atentado ao ambiente”.
Doze pessoas morreram e 453 foram detidas por condução com taxa de álcool no sangue considerada crime, nos primeiros oito dias das operações de Natal e Ano Novo realizadas pela GNR e pela PSP.
Viana do Castelo celebra mais um talento desportivo local. A velejadora Luísa Peres, natural da cidade, foi distinguida pelo Comité Olímpico de Portugal com o estatuto de Esperança Olímpica de Vela, após a sua participação no recente Campeonato do Mundo de Seniores, realizado na China.
O Largo das Neves volta a ser, este sábado, 27 de dezembro, ponto de encontro da comunidade com a realização da tradicional Fogueira de Natal. A edição deste ano contará com os DJs Marshall Hall e Pedro Pereira, prometendo uma noite de música, convívio e celebração coletiva.
O distrito de Viana do Castelo está entre os 11 distritos de Portugal continental colocados sob aviso amarelo pelo Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA), devido à persistência de valores baixos da temperatura mínima. O aviso estará em vigor entre a meia-noite de 26 de dezembro e as 6 horas de 27 de dezembro, com exceção das localidades junto ao litoral, onde o impacto do frio poderá ser menos intenso.
A Escola Secundária de Monserrate, certificada como EPAS e Escola Embaixadora do Parlamento Europeu, conquistou pela quarta vez consecutiva uma viagem ao Parlamento Europeu, em Estrasburgo, fruto de um ano repleto de atividades educativas, exposições, workshops, encontros nacionais, desafios e concursos.