O Município de Viana do Castelo e a Fundação Átrio da Música assinaram um protocolo de cooperação e apoio financeiro que inclui um financiamento de 175 mil euros ao projeto da fundação.
De acordo com o protocolo firmado entre o presidente da Câmara de Viana, Luís Nobre, e a representante do Conselho de Administração da Fundação Átrio da Música, Carla Barbosa, é definido “o estabelecimento de uma plataforma de cooperação entre o Município de Viana do Castelo e a Fundação Átrio da Música, visando a execução do projeto para o término da obra Átrio da Música”.
Para além do apoio financeiro, no protocolo que vigora por um prazo de 18 meses a autarquia vianense “compromete-se ainda a prestar o devido acompanhamento técnico, durante o desenvolvimento do projeto”.
“A cultura e o ensino, no seu todo e nas suas várias vertentes, são fatores fundamentais e determinantes para o desenvolvimento integral da comunidade, com vista à sua plena integração e participação na vida e na evolução da sociedade. Neste sentido, o Município de Viana do Castelo reconhece, de acordo com o protocolo, o papel desempenhado pela Fundação Átrio da Música e a importância da conclusão da obra do Átrio da Música”, explicou a autarquia.
A Fundação Átrio da Música é, desde 1999, a entidade proprietária da Escola Profissional Artística do Alto Minho (ARTEAM) enquanto escola privada que goza de autonomia pedagógica, administrativa e financeira. A Escola Profissional, desde a sua criação, em 1992, viabiliza a área de formação de jovens proponentes a uma carreira musical. Ao longo de 30 anos de atividade formativa, a ARTEAM é responsável por um elevado número de diplomados em exercício de atividade profissional como instrumentistas, docência ou outras, mas também pela sua articulação com o plano de desenvolvimento estratégico cultural e artístico da região.
A Associação Cultural, Recreativa e Desportiva de Miranda (ACRDM) promoveu recentemente a iniciativa solidária “Uma Receita de Amor”, envolvendo as crianças da freguesia de Miranda, no concelho de Arcos de Valdevez, na criação de postais de Natal e pequenos mimos para os idosos da comunidade local.
A Operação de Natal da PSP e da GNR registou 15 vítimas mortais e 1.444 feridos, dos quais 89 em estado grave, na sequência de 4.847 acidentes de viação ocorridos entre 18 e 26 de dezembro, segundo dados divulgados pelas autoridades.
O Centro Social de Santa Marta viveu, ao longo da última semana, momentos de grande significado humano e comunitário, num ambiente pautado pelo verdadeiro espírito natalício, pela solidariedade e pela emoção.
Vila Nova de Cerveira prepara-se para prestar homenagem ao jovem futebolista Duarte Cunha, natural do concelho, recentemente consagrado Campeão do Mundo Sub-17 pela Seleção Nacional. A iniciativa reconhece o percurso do atleta, a sua dedicação ao desporto e o mérito alcançado ao mais alto nível do futebol internacional.
Cerca de 3500 atletas encheram Viana do Castelo para a 12ª Edição da Corrida São Silvestre. O atleta Alex Figueiredo, do Sport Lisboa e Benfica, venceu a prova masculina (28.43), e Monica Silva do Clube Atlético de Macedo de Cavaleiros, ganhou a prova feminina (34:46).
É já este sábado, 27 de dezembro, que a comunidade courense se reúne para uma das iniciativas mais aguardadas das festividades natalícias: o tradicional Concerto de Natal, que este ano acontece na belíssima Igreja Ecce Homo, em Padornelo, Paredes de Coura, a partir das 21h00.
A passagem para o Ano Novo deverá ser marcada por tempo tendencialmente seco e temperaturas dentro do normal para a época, de acordo com as previsões do Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).