Logo
Regional

Município de Valença reforça pacote de medidas fiscais

2 Outubro, 2024 | 11:25
Partilhar
Eduarda Alves
Menos de 1 minuto de leitura

O Município de Valença aprovou o Regime de Incentivos Municipais para 2025, reforçando o seu posicionamento, como um dos concelhos fiscalmente mais atrativo a nível nacional.

A Assembleia Municipal de Valença aprovou, sob proposta do executivo municipal, as mais baixas taxas de IMI (Imposto Municipal sobre Imóveis) com 0,3% nos prédios urbanos e 0,8% nos prédios rústicos, bem como uma bonificação do IMI Familiar, com uma redução fixa do valor a pagar em 30, 70 ou 140 euros, para famílias com 1, 2, 3 ou mais dependentes, para habitação própria e permanente.

As famílias valencianas vão beneficiar da bonificação municipal de 5% do valor do IRS e Valença passa, assim, a devolver às famílias a totalidade do IRS que correspondia ao município.

Já a Taxa de Derrama mantém-se reduzida com 0,5% sobre volume de negócios inferiores a 150 mil euros e 1,5% sobre volumes de negócios superiores a 150 mil euros.

Para o Presidente da Câmara Municipal, José Manuel Carpinteira, “este é o estímulo que a Câmara dá à sociedade valenciana, em particular às famílias e às empresas, favorável à atratividade de Valença como uma cidade com ótimas condições para viver, estudar, trabalhar, visitar e investir”.

Programas de Autor

Episódios Recentes Ver Mais

Notícias

Desporto 4 Janeiro, 2026

Castelense assume liderança após acerto de calendário na 1ª Divisão da AFVC

O fim de semana ficou marcado pela realização de vários encontros em atraso e um jogo antecipado da Primeira Divisão da Associação de Futebol de Viana do Castelo, com resultados determinantes para a luta pelos primeiros lugares da tabela classificativa.

Desporto 4 Janeiro, 2026

Raianos lideram Segunda Divisão da AF Viana do Castelo após a 16.ª jornada

A 16.ª jornada da Segunda Divisão da AF Viana do Castelo, disputada este domingo, trouxe equilíbrio em vários campos e confirmou a luta intensa pelos lugares cimeiros da tabela classificativa.

Regional 4 Janeiro, 2026

Paredes de Coura inicia o ano com música, teatro e cinema

O início de 2026 em Paredes de Coura traz uma programação cultural diversificada, que promete animar a população local e visitantes ao longo de janeiro. Entre tradições populares, teatro, música e cinema, há propostas para todos os gostos.

Regional 4 Janeiro, 2026

Vila Nova de Anha condena atos de vandalismo na passagem de ano

A Junta de Freguesia de Vila Nova de Anha, em Viana do Castelo, manifestou o seu repúdio pelos atos de vandalismo registados durante a noite de passagem de ano.

Desporto 4 Janeiro, 2026

Santa Luzia vence na Tapadinha e entra em 2026 com triunfo de grande importância

O Santa Luzia FC começou o ano de 2026 da melhor forma ao conquistar uma vitória importante em Lisboa, derrotando (2-3) o Atlético Clube de Portugal, num encontro intenso, equilibrado e decidido apenas nos minutos finais, a contar para a 12.ª jornada da Liga Feminina de Futsal.

Música 4 Janeiro, 2026

Concerto Solidário de Ano Novo apoia Bombeiros de Viana do Castelo

A Delegação de Viana do Castelo da Ordem dos Advogados organiza, no dia 9 de janeiro, às 21h00, um Concerto Solidário de Ano Novo na Igreja da Misericórdia. A iniciativa terá a participação do Coro da Delegação e da soprano Ana Beatriz Lindade.

Cultura 4 Janeiro, 2026

Elisabete Pinto celebra 30 anos de ligação ao Teatro do Noroeste

A atriz Elisabete Pinto assinalou na sexta-feira, dia 2 de dezembro, 30 anos de ligação ao Teatro do Noroeste – Centro Dramático de Viana, numa carreira marcada por dezenas de personagens e por uma dedicação contínua ao palco.