O Município de Valença aprovou o Regime de Incentivos Municipais para 2025, reforçando o seu posicionamento, como um dos concelhos fiscalmente mais atrativo a nível nacional.
A Assembleia Municipal de Valença aprovou, sob proposta do executivo municipal, as mais baixas taxas de IMI (Imposto Municipal sobre Imóveis) com 0,3% nos prédios urbanos e 0,8% nos prédios rústicos, bem como uma bonificação do IMI Familiar, com uma redução fixa do valor a pagar em 30, 70 ou 140 euros, para famílias com 1, 2, 3 ou mais dependentes, para habitação própria e permanente.
As famílias valencianas vão beneficiar da bonificação municipal de 5% do valor do IRS e Valença passa, assim, a devolver às famílias a totalidade do IRS que correspondia ao município.
Já a Taxa de Derrama mantém-se reduzida com 0,5% sobre volume de negócios inferiores a 150 mil euros e 1,5% sobre volumes de negócios superiores a 150 mil euros.
Para o Presidente da Câmara Municipal, José Manuel Carpinteira, “este é o estímulo que a Câmara dá à sociedade valenciana, em particular às famílias e às empresas, favorável à atratividade de Valença como uma cidade com ótimas condições para viver, estudar, trabalhar, visitar e investir”.
Um homem, com cerca de 40 anos, foi resgatado na manhã desta quinta-feira da Ínsua da Lapela, no concelho de Monção, depois de ter ficado isolado devido à subida do caudal do rio Minho, na sequência do mau tempo.
Os Bombeiros Sapadores de Viana do Castelo participaram, entre os dias 22 e 23 de janeiro, numa ação de treino em montanha na Serra da Estrela, em parceria com outras forças de socorro.
A Romaria de Santa Marta prepara-se para animar a comunidade com o Baile de Carnaval, um evento que combina música, convívio e tradição. A iniciativa, aberta a todas as idades, promete celebrar a alegria e a união que marcam a identidade da romaria.
O consumo diário de energia elétrica no sistema elétrico nacional atingiu sucessivos máximos históricos ao longo do mês de janeiro, impulsionado pelo frio intenso que se fez sentir em todo o país, de acordo com dados divulgados pela REN – Redes Energéticas Nacionais.
O Politécnico de Viana do Castelo (IPVC) lançou o seu primeiro curso na plataforma nacional de ensino online NAU, dedicado à Diabetes, uma das doenças crónicas com maior impacto na população.
No âmbito do combate ao tráfico de estupefacientes, a PSP intercetou, no dia 25 de janeiro, três jovens com idades entre os 15 e os 22 anos, em Ponte de Lima.
O concelho de Viana do Castelo encontra-se hoje, 28 de janeiro de 2026, sob Aviso Vermelho devido à forte agitação marítima, de acordo com informação do Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).