A Câmara Municipal de Valença e a GNR- Guarda Nacional Republicana comemoraram o Dia Internacional da Terceira Idade, na quarta-feira, 25 de outubro, nas instalações da Escola Superior de Ciências Empresariais de Valença que contou com a participação de 80 seniores valencianos, com 65 anos ou mais que, por norma, vivem sozinhos ou em situação de isolamento.
Na cerimónia a vice-presidente da Câmara Municipal de Valença, Ana Paula Xavier, destacou a importância do policiamento de proximidade no esclarecimento e na proteção aos seniores, em especial aos mais isolados.
Durante a tarde desta quarta feira decorreu uma sessão de esclarecimento sobre segurança, com uma demonstração da Equipa Cinotécnica da GNR e um convívio entre todos os presentes, animado pela TUNESCE da ESCE Valença.
Este evento integrou-se na operação “Census Sénior 2023” que está a decorrer em Valença e em todos os concelhos do país, durante este mês de outubro.

“Census Sénior 2023” é uma operação da GNR que tem por grande objetivo fazer o levantamento e acompanhamento dos seniores que vivem sozinhos e isolados, de modo a permitir que ao longo do ano haja mais sensibilização para os comportamentos de segurança a adotar e com presença de mais policiamento.
Esta iniciativa contou com a colaboração das Juntas de Freguesia do Concelho e das instituições de solidariedade social do concelho que trabalham com os seniores.
A primeira referência à árvore de natal como conhecemos hoje, data do século XVI. Nesta altura, na Alemanha, todas as famílias decoravam pinheiros com papeis coloridos, frutas secas e doces.
Viana do Castelo volta a encher-se de animação neste Natal com a realização do tradicional evento “Viana, Moscatel e Banana”, cuja primeira edição acontece já quarta-feira, 24 de dezembro, no centro histórico da cidade.
Acuse-se quem nunca entregou uma prenda com um postal de natal agregado? Pois bem, a probabilidade é de que se tenha acusado. Mas sabe de onde é que veio esta, que é uma das maiores tradições de natal de sempre?
A canábis continua a ser a droga ilícita mais consumida em Portugal, segundo dados de 2024 divulgados pelo Instituto para os Consumos Aditivos e as Dependências (ICAD), no âmbito do Inquérito Online Europeu Sobre Drogas.
O SWR Barroselas Metalfest, festival de metal extremo que decorre anualmente em Barroselas, anunciou o cartaz completo da edição de 2026.
A Câmara Municipal de Valença aprovou o orçamento de 2026, fixado em 39,8 milhões de euros, acima dos 33,5 milhões deste ano.
O Bloco de Esquerda alerta para problemas estruturais graves nos hospitais do Alto Minho, com infiltrações de água e quedas de placas de teto a colocar em risco utentes e profissionais de saúde.