O Município de Valença esteve representada no XIII Plenário da Comunidade de Trabalho Galiza Norte de Portugal, pela vice-presidente da Câmara Municipal, Ana Paula Xavier.
A vice-Presidente participou, também, na mesa-redonda “Reforço da Cooperação de Proximidade”, moderada pelo vice-presidente da CCDRN e onde teve a oportunidade de apresentar as principais reivindicações de Valença em matérias que preocupam os valencianos e toda esta região transfronteiriça.
Neste encontro foram debatidos e analisados desafios estruturantes para Valença, nomeadamente o estatuto dos trabalhadores transfronteiriços e a futura ligação ferroviária de alta velocidade entre o Porto – Valença – Vigo.
Todos os presentes concordaram na necessidade e premência de os governos de Portugal e Espanha adotarem o estatuto do trabalhador transfronteiriço, considerando que esta medida irá beneficiar mais de 15 mil trabalhadores.
Muitos destes trabalhadores são valencianos ou oriundos de vários concelhos da Galiza e a trabalhar em Valença. Este é um tema que se espera central na agenda da próxima Cimeira Ibérica, que decorrerá em Faro no próximo dia 23 de outubro.
O avanço deste estatuto melhoraria os direitos e as condições dos trabalhadores transfronteiriços, nomeadamente, na questão da segurança social, da saúde, do reconhecimento de qualificações e até da escolha do estabelecimento de ensino para os filhos.
Unânime foi, também, a priorização do cumprimento do calendário estabelecido para o avanço da linha ferroviária de alta velocidade entre o Porto – Valença – Vigo, com a construção de uma nova ponte entre Valença e Tui e a de uma nova estação para a alta velocidade em Valença.
Neste Plenário da Comunidade de Trabalho Galiza – Norte de Portugal participaram, ainda, o vice-Presidente da CCDR NORTE, Jorge Sobrado, os Conselleiros da Xunta de Galicia Diego Calvo, María Jesús Lorenzana, José López Campos e António Gómez Caamaño, entre outras entidades regionais
O Santa Luzia FC foi o grande destaque da XXVIII Edição da Gala "O Minhoto", ao conquistar o Grande Prémio do Júri, numa cerimónia que encheu a Adega Cultural de Vila Verde de luz, cor e desporto. O atleta Rafa também brilhou, recebendo o mesmo prémio, coroando um ano de conquistas para o desporto minhoto.
O Teatro Municipal Sá de Miranda apresenta, de 10 de fevereiro a 7 de março de 2026, o espetáculo Mistério Da Vinci, da autoria de Adriel Filipe, criação do Teatro do Noroeste – Centro Dramático de Viana. A peça, dirigida a públicos a partir dos 3 anos, celebra os 35 anos da companhia vianense e é a sua 173.ª criação.
O Santa Luzia FC venceu, na noite desta sexta-feira, a Casa do Povo de Freixo por 3-2, no Pavilhão José Natário, em Viana do Castelo, em jogo de abertura da 15.ª jornada da Liga Feminina Placard de futsal, garantindo de forma matemática a permanência no principal escalão da modalidade.
O Papa Leão XIV manifestou um voto de pesar pelas vítimas mortais provocadas pela passagem da depressão Kristin por Portugal continental, deixando uma mensagem de solidariedade às famílias enlutadas e reconhecendo o forte espírito de entreajuda demonstrado pelos cidadãos nas zonas afetadas.
O Presidente da Federação Portuguesa de Atletismo (FPA), Domingos Castro, esteve em Valença, onde realizou uma reunião institucional com o Presidente da Câmara Municipal, José Manuel Carpinteira, no âmbito da estratégia de descentralização e reforço do atletismo a nível nacional.
Uma criança de 9 anos, de nacionalidade venezuelana, que se encontrava desaparecida desde quinta-feira à tarde em Arcos de Valdevez, foi localizada em segurança durante a madrugada desta sexta-feira.
O distrito de Viana do Castelo está esta sexta-feira sob aviso laranja do Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA), passando a aviso vermelho a partir das 21h00 e até às 03h00 de sábado, devido à forte agitação marítima.