O Município de Valença esteve representada no XIII Plenário da Comunidade de Trabalho Galiza Norte de Portugal, pela vice-presidente da Câmara Municipal, Ana Paula Xavier.
A vice-Presidente participou, também, na mesa-redonda “Reforço da Cooperação de Proximidade”, moderada pelo vice-presidente da CCDRN e onde teve a oportunidade de apresentar as principais reivindicações de Valença em matérias que preocupam os valencianos e toda esta região transfronteiriça.
Neste encontro foram debatidos e analisados desafios estruturantes para Valença, nomeadamente o estatuto dos trabalhadores transfronteiriços e a futura ligação ferroviária de alta velocidade entre o Porto – Valença – Vigo.
Todos os presentes concordaram na necessidade e premência de os governos de Portugal e Espanha adotarem o estatuto do trabalhador transfronteiriço, considerando que esta medida irá beneficiar mais de 15 mil trabalhadores.
Muitos destes trabalhadores são valencianos ou oriundos de vários concelhos da Galiza e a trabalhar em Valença. Este é um tema que se espera central na agenda da próxima Cimeira Ibérica, que decorrerá em Faro no próximo dia 23 de outubro.
O avanço deste estatuto melhoraria os direitos e as condições dos trabalhadores transfronteiriços, nomeadamente, na questão da segurança social, da saúde, do reconhecimento de qualificações e até da escolha do estabelecimento de ensino para os filhos.
Unânime foi, também, a priorização do cumprimento do calendário estabelecido para o avanço da linha ferroviária de alta velocidade entre o Porto – Valença – Vigo, com a construção de uma nova ponte entre Valença e Tui e a de uma nova estação para a alta velocidade em Valença.
Neste Plenário da Comunidade de Trabalho Galiza – Norte de Portugal participaram, ainda, o vice-Presidente da CCDR NORTE, Jorge Sobrado, os Conselleiros da Xunta de Galicia Diego Calvo, María Jesús Lorenzana, José López Campos e António Gómez Caamaño, entre outras entidades regionais
A Câmara Municipal de Viana do Castelo aprovou esta terça-feira, por unanimidade, a nova Carta Educativa que irá orientar a política educativa do concelho na próxima década. O documento pretende responder às atuais dinâmicas demográficas e sociais, incluindo o aumento do número de alunos devido à imigração e à chegada de novos residentes.
Valença passou a contar, desde sábado, com um novo espaço dedicado aos desportos urbanos. O novo Skatepark e Pumptrack, localizado na Cidade Nova, junto ao Centro Coordenador de Transportes, foi oficialmente inaugurado e recebeu, logo no primeiro fim de semana, centenas de praticantes de skate, BMX, patins e trotinetes, vindos de vários pontos de Portugal e da Galiza.
O jovem navegador João Filipe Lima, natural de Santa Marta de Portuzelo, voltou a dar nas vistas no panorama do desporto motorizado, ao conquistar o 2.º lugar na categoria Rally FIA Históric, na mais recente prova disputada em Sever do Vouga.
Viana do Castelo prepara-se para receber, nos dias 18 e 19 de setembro, a EuRuKo (European Ruby Conference), o mais antigo e prestigiado evento europeu dedicado à linguagem de programação Ruby. A iniciativa, que reúne anualmente cerca de 700 participantes, marca um momento histórico para a cidade, ao colocá-la em destaque no panorama tecnológico internacional.
O Eixo Atlântico do Noroeste Peninsular anunciou que a CP – Comboios de Portugal assegurou a reposição do serviço do comboio internacional Celta (Porto – Vigo) sem necessidade de transbordo em Viana do Castelo, prevista para meados de dezembro.
A companhia Krisálida está a dinamizar, ao longo dos meses de setembro e outubro, uma programação cultural diversificada no concelho de Caminha, no âmbito do projeto KAAMinho. A iniciativa inclui espetáculos de teatro para públicos diversos, oficinas criativas para crianças e o desenvolvimento da nova produção original da companhia, intitulada “Caminhos Cruzados”, com estreia prevista para novembro.
Entre 9 e 15 de setembro, decorreu a campanha nacional de segurança rodoviária “Cinto-me Vivo”, promovida pela ANSR, em parceria com a GNR e a PSP, com o objetivo de alertar para a importância do uso correto dos dispositivos de segurança – cinto, cadeirinhas e capacetes.