O Município de Valença esteve representada no XIII Plenário da Comunidade de Trabalho Galiza Norte de Portugal, pela vice-presidente da Câmara Municipal, Ana Paula Xavier.
A vice-Presidente participou, também, na mesa-redonda “Reforço da Cooperação de Proximidade”, moderada pelo vice-presidente da CCDRN e onde teve a oportunidade de apresentar as principais reivindicações de Valença em matérias que preocupam os valencianos e toda esta região transfronteiriça.
Neste encontro foram debatidos e analisados desafios estruturantes para Valença, nomeadamente o estatuto dos trabalhadores transfronteiriços e a futura ligação ferroviária de alta velocidade entre o Porto – Valença – Vigo.
Todos os presentes concordaram na necessidade e premência de os governos de Portugal e Espanha adotarem o estatuto do trabalhador transfronteiriço, considerando que esta medida irá beneficiar mais de 15 mil trabalhadores.
Muitos destes trabalhadores são valencianos ou oriundos de vários concelhos da Galiza e a trabalhar em Valença. Este é um tema que se espera central na agenda da próxima Cimeira Ibérica, que decorrerá em Faro no próximo dia 23 de outubro.
O avanço deste estatuto melhoraria os direitos e as condições dos trabalhadores transfronteiriços, nomeadamente, na questão da segurança social, da saúde, do reconhecimento de qualificações e até da escolha do estabelecimento de ensino para os filhos.
Unânime foi, também, a priorização do cumprimento do calendário estabelecido para o avanço da linha ferroviária de alta velocidade entre o Porto – Valença – Vigo, com a construção de uma nova ponte entre Valença e Tui e a de uma nova estação para a alta velocidade em Valença.
Neste Plenário da Comunidade de Trabalho Galiza – Norte de Portugal participaram, ainda, o vice-Presidente da CCDR NORTE, Jorge Sobrado, os Conselleiros da Xunta de Galicia Diego Calvo, María Jesús Lorenzana, José López Campos e António Gómez Caamaño, entre outras entidades regionais
Assinala-se hoje o quarto aniversário da morte de Francisco José Torres Sampaio (1937–2021), personalidade incontornável da vida cultural e turística do Alto Minho, amplamente reconhecido como o “Senhor Turismo” da região.
A Romaria em Honra de Nossa Senhora da Agonia voltou, em agosto de 2025, a colocar Viana do Castelo no centro das maiores manifestações religiosas e culturais do país, reunindo milhares de fiéis, visitantes e turistas numa celebração que cruzou fé, identidade e tradição popular.
O centro histórico de Viana do Castelo é hoje palco de uma edição especial de fim de ano do tradicional evento “Viana, Moscatel e Banana”, que promete animar vianenses e visitantes ao longo de todo o dia, na Praça da República, entre as 10h00 e as 20h00.
O presidente da Câmara Municipal de Viana do Castelo, Luís Nobre, rejeitou esta terça-feira qualquer ilegalidade na revisão orçamental aprovada pelo executivo socialista, garantindo que o procedimento adotado respeita a lei e não desrespeita a Assembleia Municipal.
Os céus de Viana do Castelo vão ser cortados esta quarta-feira pelo som característico dos F-16M da Força Aérea Portuguesa. A passagem está marcada para as 10h28 e integra o último treino operacional do ano, que garante a qualificação dos pilotos militares.
O tradicional evento “Viana, Moscatel e Banana” conta, este ano, com uma edição especial de Ano Novo, a realizar-se esta quarta-feira, 31 de dezembro, na Praça da República, no centro histórico de Viana do Castelo, entre as 10h00 e as 20h00.
O vereador do Chega na Câmara Municipal de Viana do Castelo acusou esta terça-feira a maioria socialista de ter cometido um “grave incumprimento da lei” ao aprovar uma revisão orçamental sem a submeter à apreciação da Assembleia Municipal.