O Município de Valença esteve representada no XIII Plenário da Comunidade de Trabalho Galiza Norte de Portugal, pela vice-presidente da Câmara Municipal, Ana Paula Xavier.
A vice-Presidente participou, também, na mesa-redonda “Reforço da Cooperação de Proximidade”, moderada pelo vice-presidente da CCDRN e onde teve a oportunidade de apresentar as principais reivindicações de Valença em matérias que preocupam os valencianos e toda esta região transfronteiriça.
Neste encontro foram debatidos e analisados desafios estruturantes para Valença, nomeadamente o estatuto dos trabalhadores transfronteiriços e a futura ligação ferroviária de alta velocidade entre o Porto – Valença – Vigo.
Todos os presentes concordaram na necessidade e premência de os governos de Portugal e Espanha adotarem o estatuto do trabalhador transfronteiriço, considerando que esta medida irá beneficiar mais de 15 mil trabalhadores.
Muitos destes trabalhadores são valencianos ou oriundos de vários concelhos da Galiza e a trabalhar em Valença. Este é um tema que se espera central na agenda da próxima Cimeira Ibérica, que decorrerá em Faro no próximo dia 23 de outubro.
O avanço deste estatuto melhoraria os direitos e as condições dos trabalhadores transfronteiriços, nomeadamente, na questão da segurança social, da saúde, do reconhecimento de qualificações e até da escolha do estabelecimento de ensino para os filhos.
Unânime foi, também, a priorização do cumprimento do calendário estabelecido para o avanço da linha ferroviária de alta velocidade entre o Porto – Valença – Vigo, com a construção de uma nova ponte entre Valença e Tui e a de uma nova estação para a alta velocidade em Valença.
Neste Plenário da Comunidade de Trabalho Galiza – Norte de Portugal participaram, ainda, o vice-Presidente da CCDR NORTE, Jorge Sobrado, os Conselleiros da Xunta de Galicia Diego Calvo, María Jesús Lorenzana, José López Campos e António Gómez Caamaño, entre outras entidades regionais
O Sporting Clube de Portugal garantiu, esta quarta-feira, o apuramento direto para os oitavos de final da Liga dos Campeões de futebol, ao vencer o Athletic Bilbau por 3-2, na última jornada da fase de liga, num encontro decidido já no período de compensação.
Um golo inesperado do guarda-redes Anatoliy Trubin, aos 90+8 minutos, garantiu esta quarta-feira a vitória do Benfica por 4-2 frente ao Real Madrid e a consequente qualificação das águias para o play-off de acesso aos oitavos de final da Liga dos Campeões.
Paredes de Coura recebe esta sexta-feira, 30 de janeiro, pelas 21h30, o concerto acústico da banda alentejana Átoa, no Centro Cultural local. O espetáculo, intitulado Prova dos 9, já está com lotação esgotada.
Cerveira e Tomiño reforçaram a cooperação transfronteiriça com a aprovação de novos projetos estratégicos para a Eurocidade. O Comité de Gestão Estratégica (CGE) reuniu-se para avaliar iniciativas em curso, candidaturas a fundos europeus e planear ações para 2026.
A nova equipa dirigente da Cáritas Diocesana de Viana do Castelo tomou posse no passado dia 20 de janeiro, numa cerimónia realizada no Convento de São Domingos, em Viana do Castelo. O ato foi presidido pelo Bispo da Diocese, D. João Lavrador, que conferiu posse aos órgãos sociais para um novo mandato com a duração de três anos.
Apesar de a depressão Kristin ter afetado principalmente o centro e sul do país, o impacto em Viana do Castelo tem sido reduzido. Ainda assim, o município reforça a sua total disponibilidade para ajudar os mais atingidos.
Fernando Mamede, uma das maiores figuras da história do atletismo português e natural de Beja, faleceu esta terça-feira aos 74 anos.