O Município de Valença esteve representada no XIII Plenário da Comunidade de Trabalho Galiza Norte de Portugal, pela vice-presidente da Câmara Municipal, Ana Paula Xavier.
A vice-Presidente participou, também, na mesa-redonda “Reforço da Cooperação de Proximidade”, moderada pelo vice-presidente da CCDRN e onde teve a oportunidade de apresentar as principais reivindicações de Valença em matérias que preocupam os valencianos e toda esta região transfronteiriça.
Neste encontro foram debatidos e analisados desafios estruturantes para Valença, nomeadamente o estatuto dos trabalhadores transfronteiriços e a futura ligação ferroviária de alta velocidade entre o Porto – Valença – Vigo.
Todos os presentes concordaram na necessidade e premência de os governos de Portugal e Espanha adotarem o estatuto do trabalhador transfronteiriço, considerando que esta medida irá beneficiar mais de 15 mil trabalhadores.
Muitos destes trabalhadores são valencianos ou oriundos de vários concelhos da Galiza e a trabalhar em Valença. Este é um tema que se espera central na agenda da próxima Cimeira Ibérica, que decorrerá em Faro no próximo dia 23 de outubro.
O avanço deste estatuto melhoraria os direitos e as condições dos trabalhadores transfronteiriços, nomeadamente, na questão da segurança social, da saúde, do reconhecimento de qualificações e até da escolha do estabelecimento de ensino para os filhos.
Unânime foi, também, a priorização do cumprimento do calendário estabelecido para o avanço da linha ferroviária de alta velocidade entre o Porto – Valença – Vigo, com a construção de uma nova ponte entre Valença e Tui e a de uma nova estação para a alta velocidade em Valença.
Neste Plenário da Comunidade de Trabalho Galiza – Norte de Portugal participaram, ainda, o vice-Presidente da CCDR NORTE, Jorge Sobrado, os Conselleiros da Xunta de Galicia Diego Calvo, María Jesús Lorenzana, José López Campos e António Gómez Caamaño, entre outras entidades regionais
A Juventude Viana venceu, este sábado, a Académica de Coimbra por expressivos 10-0, em partida da 15.ª jornada do Campeonato Nacional da 2.ª Divisão de hóquei em patins, disputada no Pavilhão José Natário, em Viana do Castelo.
O Município de Valença arrancou esta semana com o projeto “O Museu Vai à Escola 2026”, uma iniciativa que leva a história, o património e a identidade valenciana diretamente às salas de aula do 1.º ciclo do ensino básico.
A companhia aérea de baixo custo Ryanair vai abandonar a operação nos Açores a partir de 29 de março de 2026, cancelando as seis rotas atualmente ativas no arquipélago.
Vários distritos de Portugal continental mantêm-se este domingo sob avisos meteorológicos devido à previsão de agitação marítima forte, chuva persistente, vento intenso e possibilidade de queda de neve, segundo o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).
Começa hoje, 1 de fevereiro, a votação antecipada em mobilidade para a segunda volta das eleições presidenciais em Portugal. Cerca de 309 mil eleitores inscreveram-se para votar antecipadamente, mais 90 mil do que na primeira volta.
O Governo reúne-se hoje, domingo, em Conselho de Ministros Extraordinário para analisar a situação de calamidade provocada pela depressão Kristin, discutir medidas de prevenção para os próximos dias e definir estratégias de recuperação das áreas afetadas.
Assinala-se este sábado, 31 de janeiro, o 28.º aniversário do resgate e da chegada do Navio Hospital Gil Eannes a Viana do Castelo, um momento marcante da história recente da cidade e um exemplo notável de mobilização cívica em defesa do património marítimo.