O Município de Valença ofereceu um Bastão de Leitura de Identificação Eletrónica Portátil ao Posto Territorial do Núcleo de Proteção Ambiental do Destacamento Territorial de Valença.
O bastão de identificação permitirá aos militares da GNR uma rápida identificação de animais errantes através da leitura de chips. Muitos destes animais que se encontram na via pública ou outros lugares públicos, fora do controlo e guarda dos respetivos detentores, foram abandonados ou não têm detentor, portanto, torna-se importante a sua rápida identificação com vista a conhecer os seus responsáveis legais.
Para a oficialização desta entrega foi assinado um protocolo, entre o Município de Valença e a GNR – Comando Territorial de Viana do Castelo de forma a desenvolverem uma colaboração mútua, nomeadamente com os Serviços de Veterinária e de Proteção Civil Municipal, com vista à reposição da normalidade, provocada pelo risco acrescido na presença de animais não identificados na via pública.
O ato de entrega decorreu nas instalações da Guarda Nacional Republicana de Valença.
O espírito natalício já chegou a Valença e traz este ano uma campanha especial para incentivar as compras no comércio tradicional. A iniciativa, intitulada “Valença é Natal 2025”, permite aos clientes habilitarem-se a ganhar vales de compras ao realizarem compras nos estabelecimentos aderentes.
O Viana STARTS, único projeto nacional selecionado na primeira call da European Urban Initiative (EUI), voltou a destacar-se no panorama da inovação urbana ao marcar presença no encontro nacional “EUI | Ações Inovadoras”, promovido pela Direção-Geral do Território.
O presidente da Câmara de Viana do Castelo, Luís Nobre, lançou um alerta sério sobre o aumento “galopante e insustentável” dos custos de depósito de resíduos, defendendo que a situação já ultrapassa a capacidade de resposta dos municípios e exige uma intervenção urgente do Governo.
Viana do Castelo foi palco da 4ª edição do RE.VER, evento dedicado à fotografia contemporânea, realizado na Sala Experimental do Teatro Sá de Miranda. Organizado pela Oficina de Fotografia e coordenado por João Gigante da AO NORTE, o encontro reuniu fotógrafos, artistas e público em torno de debates, exposições e projeções que exploram a imagem como forma de arte e comunicação.
Valença voltou a brilhar no panorama empresarial nacional. Dez empresas do concelho foram distinguidas com o Estatuto PME Excelência 2024, um dos mais importantes reconhecimentos atribuídos ao tecido empresarial português.
Uma operação da Polícia Judiciária, conduzida pela Diretoria do Norte, resultou na detenção de sete suspeitos e na constituição de 45 arguidos, no âmbito de uma investigação sobre associação criminosa, branqueamento de capitais, fraude fiscal e falsificação de documentos.
A Câmara Municipal de Viana do Castelo entregou as primeiras 17 escrituras relativas a habitações situadas no Lugar da Costeira, em Alvarães, dando início ao processo de legalização de uma Área Urbana de Génese Ilegal (AUGI) com mais de 50 anos.