O Município de Valença lança o 'Valença Cowork', um espaço de trabalho partilhado concebido para estimular o empreendedorismo, fomentar a colaboração e apoiar o crescimento de negócios inovadores no concelho.
O Valença Cowork, que resulta da ideia vencedora do Orçamento Participativo Jovem de Valença, da autoria de Edgar Almeida, oferece um ambiente dinâmico e equipado, destinado a startups, profissionais em teletrabalho e empreendedores em fase de desenvolvimento ou consolidação de projetos. Com infraestruturas modernas e serviços essenciais, o espaço visa reduzir custos operacionais e promover sinergias entre os utilizadores.
O Valença Cowork reflete o compromisso do Município com a inovação e o desenvolvimento económico local, proporcionando as ferramentas necessárias para o sucesso de ideias e negócios.
Para José Manuel Carpinteira “o Valença Cowork é um espaço moderno e inovador que reflete o nosso compromisso com o empreendedorismo, a inovação e o desenvolvimento económico do concelho. Este projeto representa não só a capacidade criativa da nossa juventude, como também a vontade do Município em criar condições reais para o sucesso de quem quer trabalhar e empreender, em Valença”.
O que oferece:
• Postos de trabalho flexíveis em salas partilhadas ou áreas abertas, com acessibilidade para pessoas com mobilidade reduzida.
• Internet e espaços equipados para reuniões (mediante reserva).
• Eventos e workshops para capacitação e networking.
• Ambiente colaborativo que incentiva a troca de ideias e parcerias.
Público – Alvo
• Empreendedores individuais ou coletivos com domicílio fiscal em Valença (exceto ocupações ocasionais).
• Profissionais em teletrabalho vinculados a empresas sem sede no concelho.
• Projetos inovadores alinhados com a dinâmica do espaço.
Foi oficialmente entregue na EB1 de Abelheira, em Viana do Castelo, o mural artístico concebido e executado pelos estudantes do 1.º ano do curso de licenciatura em Artes Plásticas e Tecnologias Artísticas da Escola Superior de Educação do Politécnico de Viana do Castelo (ESE-IPVC). A obra, que ocupa três paredes, num total de cerca de 16 metros, foi desenvolvida ao longo de vários meses no âmbito da unidade curricular de Atelier de Artes Plásticas – Vertente Pintura.
Um jovem de 25 anos foi detido quando circulava em contramão na Autoestrada 3 (A3), no concelho de Famalicão, com uma taxa de álcool no sangue de 1,59 (g/l).
O Pavilhão Multiusos de Valença recebe o IXº Open de Judo da Eurocidade, este fim de semana, com a presença de mais de 440 atletas representativos de clubes de Portugal, Espanha e Andorra.
A Guarda Nacional Republicana (GNR) irá desenvolver a Operação Campo Seguro 2025, até 15 de fevereiro de 2026, cujo objetivo é intensificar a sensibilização, o patrulhamento e a fiscalização nas explorações agrícolas e florestais, no sentido de reprimir a prática de crimes de furto de produtos e máquinas agrícolas, crimes de Tráfico de Seres Humanos, em contexto laboral, e prevenir a ocorrência de acidentes com veículos ou máquinas agrícolas e florestais.
O Nutrir-IPVC foi distinguido na categoria "Norte Ruris" pelos seus contributos na valorização agroalimentar, proteção da biodiversidade e dinamização da economia local, numa gala que celebrou as iniciativas mais marcantes da Região Norte.
O funeral dos futebolistas Diogo Jota e André Silva, que faleceram em Zamora, Espanha, vítimas de um acidente de viação, realiza-se às 10h00 de sábado, na Igreja Matriz de Gondomar.
A Seleção Nacional Feminina entrou a perder no Euro 2025, não resistindo à supremacia das campeãs do mundo em título. Espanha venceu por 5-0, num resultado praticamente construído na primeira parte.