O Município de Valença lança o 'Valença Cowork', um espaço de trabalho partilhado concebido para estimular o empreendedorismo, fomentar a colaboração e apoiar o crescimento de negócios inovadores no concelho.
O Valença Cowork, que resulta da ideia vencedora do Orçamento Participativo Jovem de Valença, da autoria de Edgar Almeida, oferece um ambiente dinâmico e equipado, destinado a startups, profissionais em teletrabalho e empreendedores em fase de desenvolvimento ou consolidação de projetos. Com infraestruturas modernas e serviços essenciais, o espaço visa reduzir custos operacionais e promover sinergias entre os utilizadores.
O Valença Cowork reflete o compromisso do Município com a inovação e o desenvolvimento económico local, proporcionando as ferramentas necessárias para o sucesso de ideias e negócios.
Para José Manuel Carpinteira “o Valença Cowork é um espaço moderno e inovador que reflete o nosso compromisso com o empreendedorismo, a inovação e o desenvolvimento económico do concelho. Este projeto representa não só a capacidade criativa da nossa juventude, como também a vontade do Município em criar condições reais para o sucesso de quem quer trabalhar e empreender, em Valença”.
O que oferece:
• Postos de trabalho flexíveis em salas partilhadas ou áreas abertas, com acessibilidade para pessoas com mobilidade reduzida.
• Internet e espaços equipados para reuniões (mediante reserva).
• Eventos e workshops para capacitação e networking.
• Ambiente colaborativo que incentiva a troca de ideias e parcerias.
Público – Alvo
• Empreendedores individuais ou coletivos com domicílio fiscal em Valença (exceto ocupações ocasionais).
• Profissionais em teletrabalho vinculados a empresas sem sede no concelho.
• Projetos inovadores alinhados com a dinâmica do espaço.
A contagem decrescente já começou para mais um dos momentos altos do Festival Viana Bate Forte, que promete encher a cidade de música, energia e emoção. No próximo sábado, dia 13 de setembro, às 23h00, a banda Todagente sobe ao Palco da Erva (Praça da Erva) para um concerto com entrada totalmente livre.
A tauromaquia volta a marcar presença nas Feiras Novas de Ponte de Lima, com uma corrida de touros agendada para domingo, 14 de setembro, às 18h00, no Picadeiro Grande da Expolima. O espetáculo integra o programa oficial das Feiras Novas que acontecem este ano entre 10 e 15 de setembro.
O Comando Territorial da GNR de Viana do Castelo realizou, na primeira semana de setembro, várias operações direcionadas para o combate à criminalidade, fiscalização rodoviária, proteção ambiental e ações de proximidade junto da população.
Está patente no Museu Municipal de Caminha, até 24 de outubro, a exposição “Caminha Vista pelos Estrangeiros – Livros de propaganda de viagem publicados no estrangeiro entre 1820-1974”. A mostra reúne mais de dois mil livros e documentos que retratam a imagem do concelho aos olhos de viajantes estrangeiros ao longo de mais de 150 anos.
A Praça da República foi palco, no sábado passado, de um Encontro de Bandas de Gaitas que juntou grupos tradicionais de Portugal e Espanha, numa iniciativa que promoveu a cultura celta e os laços transfronteiriços.
A Academia de Futsal do Santa Luzia Futebol Clube realizou, nos dias 7 e 8 de setembro, o seu estágio de pré-época no Complexo Desportivo de Melgaço. A iniciativa marcou o arranque oficial da temporada 2025/2026 para os escalões de formação do clube.
Entre os dias 31 de agosto e 7 de setembro, a PSP de Viana do Castelo realizou três detenções no âmbito da sua atividade operacional de prevenção e combate à criminalidade, com vista à manutenção da ordem e segurança públicas na sua área de jurisdição.