Logo
Regional

Município de Valença intervém em vários pontos do concelho para prevenir inundações

21 Outubro, 2023 | 9:50
Partilhar
Isabel Marques
1 min. leitura

O Município de Valença está a intervir em vários pontos do concelho em locais críticos de acumulação de águas pluviais, numa atitude preventiva para evitar danos em pessoas ou bens. 

Segundo uma nota da autarquia, as principais intervenções decorrem no Ribeiro de Favais, na freguesia de Arão, a montante da nacional 13, desde a Quinta do Amorinho e a jusante, até à Rua do Regueiro, numa extensão de cerca de 800 metros.Para além da limpeza da linha de água e das suas margens a Câmara Municipal está a intervir na limpeza do viaduto de Favais que atravessa a nacional 13, numa extensão de 150 metros.

“Esta intervenção pretende evitar os constantes danos que, ano após ano, afetam os moradores e comércios da zona de Favais sempre que há grandes acumulações de água nesta zona”, explicou o Município.

A  autarquia está a intervir, também, no ribeiro de Albergaria, na freguesia de Arão, com a limpeza desta ribeira e das suas margens. “Uma intervenção há já muito tempo reclamada pelos habitantes e que permitirá fluir melhor as águas na zona e evitar danos maiores na época das grandes chuvas”, lê-se.

A intervenção preventiva estendeu-se, também, a todas as ruas da Fortaleza com a limpeza e desobstrução de todas as sarjetas. “Uma ação que é para continuar nos próximos dias, sobretudo na zona da Cidade Nova, da Ponte Seca e no Lido, em Gandra, bem como em outros pontos do concelho que assim o justifiquem. Aguarda-se, ainda, uma intervenção por parte das Infraestruturas de Portugal na Formigosa, na linha de água que separa Gandra e Cerdal”, continua.

Está prevista a limpeza da linha de água a montante e jusante da nacional 13, bem como do aqueduto que atravessa a estrada nacional.

Pode ser uma imagem de 1 pessoa e texto
Pode ser uma imagem de relva
Pode ser uma imagem de 2 pessoas e texto

Programas de Autor

Episódios Recentes Ver Mais

Notícias

Cultura 20 Dezembro, 2025

Teatro do Noroeste celebra 35 anos com programação diversificada em 2026

A Companhia de Teatro do Noroeste assinala, em 2026, 35 anos de atividade artística ininterrupta com a estreia da sua criação número 180. A programação do próximo ano já foi apresentada e promete abranger teatro, música, dança, circo contemporâneo, ópera e cinema, reforçando o Teatro Municipal Sá de Miranda como espaço de criação e debate cultural.

Regional 20 Dezembro, 2025

Pai Natal chega este domingo ao Centro Cultural de Viana do Castelo

Viana do Castelo prepara-se para receber, este domingo, dia 21 de dezembro, a tradicional Chegada do Pai Natal. O evento terá lugar no Centro Cultural de Viana do Castelo, às 16h00, e destina-se a toda a família.

Nacional 20 Dezembro, 2025

Seis homens detidos e colocados em prisão preventiva por furtos em lares e juntas de freguesia

O Tribunal do Porto aplicou prisão preventiva a seis homens suspeitos de envolvimento em dezenas de furtos em lares de idosos, centros de dia e juntas de freguesia nos distritos do Norte e Centro do país, anunciou a GNR.

Regional 19 Dezembro, 2025

Obras na Ponte Eiffel de Viana do Castelo arrancam em janeiro

A Infraestruturas de Portugal (IP) anunciou que a instalação de barreiras de proteção à catenária da Ponte Eiffel de Viana do Castelo só terá início a partir de 4 de janeiro de 2026.

Regional 19 Dezembro, 2025

Ponte de Lima mantém benefícios fiscais para 2026 e aposta em famílias e empresas

A Câmara Municipal de Ponte de Lima aprovou o pacote de benefícios fiscais para 2026, reforçando o apoio às famílias, às empresas e à competitividade local.

Regional 19 Dezembro, 2025

Viana do Castelo lança 7.ª edição do programa “Reflorestar com Identidade”

O Município de Viana do Castelo abriu candidaturas à 7.ª edição do programa “Reflorestar com Identidade”, que oferece gratuitamente árvores de espécies autóctones a proprietários florestais localizados nas Faixas de Gestão de Combustível (FGC) — zonas estratégicas de proteção contra incêndios junto a estradas, edifícios isolados e aglomerados populacionais.

Internacional 19 Dezembro, 2025

Portugal e Brasil simplificam reconhecimento de cartas de condução

O Governo aprovou em Conselho de Ministros, o Acordo entre Portugal e Brasil para o reconhecimento mútuo das cartas de condução. A medida visa simplificar os procedimentos e facilitar a vida de cidadãos que residem ou trabalham em ambos os países.