O Município de Valença está a intervir em vários pontos do concelho em locais críticos de acumulação de águas pluviais, numa atitude preventiva para evitar danos em pessoas ou bens.
Segundo uma nota da autarquia, as principais intervenções decorrem no Ribeiro de Favais, na freguesia de Arão, a montante da nacional 13, desde a Quinta do Amorinho e a jusante, até à Rua do Regueiro, numa extensão de cerca de 800 metros.Para além da limpeza da linha de água e das suas margens a Câmara Municipal está a intervir na limpeza do viaduto de Favais que atravessa a nacional 13, numa extensão de 150 metros.
“Esta intervenção pretende evitar os constantes danos que, ano após ano, afetam os moradores e comércios da zona de Favais sempre que há grandes acumulações de água nesta zona”, explicou o Município.
A autarquia está a intervir, também, no ribeiro de Albergaria, na freguesia de Arão, com a limpeza desta ribeira e das suas margens. “Uma intervenção há já muito tempo reclamada pelos habitantes e que permitirá fluir melhor as águas na zona e evitar danos maiores na época das grandes chuvas”, lê-se.
A intervenção preventiva estendeu-se, também, a todas as ruas da Fortaleza com a limpeza e desobstrução de todas as sarjetas. “Uma ação que é para continuar nos próximos dias, sobretudo na zona da Cidade Nova, da Ponte Seca e no Lido, em Gandra, bem como em outros pontos do concelho que assim o justifiquem. Aguarda-se, ainda, uma intervenção por parte das Infraestruturas de Portugal na Formigosa, na linha de água que separa Gandra e Cerdal”, continua.
Está prevista a limpeza da linha de água a montante e jusante da nacional 13, bem como do aqueduto que atravessa a estrada nacional.



A Associação Concelhia das Feiras Novas anunciou o lançamento do concurso para a criação do cartaz oficial das Feiras Novas 2026, de Ponte de Lima, uma das festas mais emblemáticas do País.
A APPACDM de Viana do Castelo foi distinguida com a entrega da Bandeira da Ética, do Instituto Português do Desporto e Juventude (IPDJ) e do Plano Nacional de Ética no Desporto (PNED), numa cerimónia realizada a 9 de dezembro no Instituto Politécnico da Maia.
Tiago Brandão Rodrigues foi eleito Presidente do Conselho Geral do Instituto Politécnico de Viana do Castelo (IPVC), para o quadriénio 2025-2029.
Viana do Castelo foi este fim de semana o centro das decisões autárquicas nacionais. No encerramento do XXVII Congresso da Associação Nacional de Municípios Portugueses (ANMP), centenas de presidentes de câmara e vereadores aprovaram por esmagadora maioria uma resolução que define as medidas prioritárias para o mandato 2025-2029.
O presidente do Conselho Intermunicipal da CIM do Alto Minho, António Barbosa, assinou, em Lisboa, um protocolo de colaboração técnica e financeira com o Fundo Ambiental, no valor de 747.729,95€, para apoiar a implementação de projetos de recolha seletiva de biorresíduos no âmbito do programa RecolhaBio 2025.
Viana do Castelo vai receber hoje a apresentação do Roteiro Naval Carbono Zero (RNCZ), que traça metas de descarbonização da indústria de construção, reparação e manutenção naval em Portugal até 2050. O evento decorre no Auditório da APDL, entre as 14h00 e as 17h30, em formato híbrido, com transmissão online.
O jornal “A Aurora do Lima”, o mais antigo em circulação contínua em Portugal Continental, celebra hoje 170 anos de existência. O jornal nasceu a 15 de dezembro de 1855. Para assinalar a efeméride, a Sala Couto Viana, na Biblioteca Municipal de Viana do Castelo, acolhe uma conferência comemorativa às 17h30, subordinada ao tema “170 anos: Resistência e evolução – Esperança na consolidação”.