O Município de Valença está a intervir em vários pontos do concelho em locais críticos de acumulação de águas pluviais, numa atitude preventiva para evitar danos em pessoas ou bens.
Segundo uma nota da autarquia, as principais intervenções decorrem no Ribeiro de Favais, na freguesia de Arão, a montante da nacional 13, desde a Quinta do Amorinho e a jusante, até à Rua do Regueiro, numa extensão de cerca de 800 metros.Para além da limpeza da linha de água e das suas margens a Câmara Municipal está a intervir na limpeza do viaduto de Favais que atravessa a nacional 13, numa extensão de 150 metros.
“Esta intervenção pretende evitar os constantes danos que, ano após ano, afetam os moradores e comércios da zona de Favais sempre que há grandes acumulações de água nesta zona”, explicou o Município.
A autarquia está a intervir, também, no ribeiro de Albergaria, na freguesia de Arão, com a limpeza desta ribeira e das suas margens. “Uma intervenção há já muito tempo reclamada pelos habitantes e que permitirá fluir melhor as águas na zona e evitar danos maiores na época das grandes chuvas”, lê-se.
A intervenção preventiva estendeu-se, também, a todas as ruas da Fortaleza com a limpeza e desobstrução de todas as sarjetas. “Uma ação que é para continuar nos próximos dias, sobretudo na zona da Cidade Nova, da Ponte Seca e no Lido, em Gandra, bem como em outros pontos do concelho que assim o justifiquem. Aguarda-se, ainda, uma intervenção por parte das Infraestruturas de Portugal na Formigosa, na linha de água que separa Gandra e Cerdal”, continua.
Está prevista a limpeza da linha de água a montante e jusante da nacional 13, bem como do aqueduto que atravessa a estrada nacional.
No dia 29 de dezembro irá decorrer a inauguração da Fábrica de Memórias com a exposição “SOMOS NÓS, 1.º Encontro dos Saberes e Tradições”, localizado na antiga Escola Primária da Freguesia de Freixieiro de Soutelo em Viana do Castelo.
Rui Borges, até agora treinador do Vitória de Guimarães, sucede a João Pereira, que deixa o comando técnico do Sporting após três vitórias em oito jogos, anunciaram hoje os campeões nacionais de futebol.
O orçamento da Câmara de Melgaço, de cerca de 37 milhões de euros, tem como prioridade as zonas de acolhimento empresarial e a reabilitação do centro de saúde, divulgou a autarquia.
Esta sexta-feira, dia 27 de dezembro, das 21h às 22h30, a “Mamãs Sem Dúvidas” volta a promover o “EGO - Especial Grávida Online”, um evento gratuito e informativo dedicado às futuras mamãs, desta vez com uma edição dedicada aos cuidados a ter na gravidez e com o bebé durante o inverno.
Para a grande maioria dos cristãos, o natal significa o nascimento de Jesus. Assim sendo, colocar o presépio por debaixo da árvore de natal é uma das tradições de natal mais comuns. O mesmo recria o nascimento do menino jesus num estábulo.
Reza a lenda, que há muitos muitos anos, um homem da nobreza, muito desgostoso pela morte da sua mulher, terá gasto todo o seu dinheiro, deixando as suas 3 filhas sem nada.
Embora não seja muito comum nas grandes cidades as famílias com filhos pequenos saírem à rua depois da meia noite, em muitas aldeias de norte a sul do país, a missa do galo continua a ser uma tradição inquebrável.