O Município de Valença está a intervir em vários pontos do concelho em locais críticos de acumulação de águas pluviais, numa atitude preventiva para evitar danos em pessoas ou bens.
Segundo uma nota da autarquia, as principais intervenções decorrem no Ribeiro de Favais, na freguesia de Arão, a montante da nacional 13, desde a Quinta do Amorinho e a jusante, até à Rua do Regueiro, numa extensão de cerca de 800 metros.Para além da limpeza da linha de água e das suas margens a Câmara Municipal está a intervir na limpeza do viaduto de Favais que atravessa a nacional 13, numa extensão de 150 metros.
“Esta intervenção pretende evitar os constantes danos que, ano após ano, afetam os moradores e comércios da zona de Favais sempre que há grandes acumulações de água nesta zona”, explicou o Município.
A autarquia está a intervir, também, no ribeiro de Albergaria, na freguesia de Arão, com a limpeza desta ribeira e das suas margens. “Uma intervenção há já muito tempo reclamada pelos habitantes e que permitirá fluir melhor as águas na zona e evitar danos maiores na época das grandes chuvas”, lê-se.
A intervenção preventiva estendeu-se, também, a todas as ruas da Fortaleza com a limpeza e desobstrução de todas as sarjetas. “Uma ação que é para continuar nos próximos dias, sobretudo na zona da Cidade Nova, da Ponte Seca e no Lido, em Gandra, bem como em outros pontos do concelho que assim o justifiquem. Aguarda-se, ainda, uma intervenção por parte das Infraestruturas de Portugal na Formigosa, na linha de água que separa Gandra e Cerdal”, continua.
Está prevista a limpeza da linha de água a montante e jusante da nacional 13, bem como do aqueduto que atravessa a estrada nacional.



As buscas pelos três pescadores de nacionalidade indonésia desaparecidos no mar, após o naufrágio de uma embarcação de pesca local ao largo de Caminha, foram suspensas ao final da tarde deste domingo e serão retomadas na manhã de segunda-feira, informou a Autoridade Marítima Nacional (AMN).
A 13.ª jornada da 1.ª Divisão Distrital da Associação de Futebol de Viana do Castelo veio relançar a luta pelo primeiro lugar. O SC Valenciano, apesar de manter a liderança da classificação, viu a margem reduzir-se para o mínimo após a derrota em casa frente ao UD Lanheses, por 3-1.
A 13.ª jornada da 2.ª Divisão Distrital da Associação de Futebol de Viana do Castelo, disputada este domingo, ficou marcada por goleadas expressivas e pela consolidação da luta pelos primeiros lugares da tabela.
O SC Vianense não foi além de um empate a uma bola frente ao Desportivo de Monção, em jogo realizado este domingo no Estádio Dr. José de Matos, em Viana do Castelo, a contar para a 12.ª jornada da Série A do Campeonato de Portugal.
Na passada sexta-feira, dia 12 de dezembro de 2025, a União de Freguesias de S. Salvador, Vila Fonche e Parada, em Arcos de Valdevez, celebrou a inauguração da iluminação de Natal no Penedo do Castelo, num evento que marcou o início da época festiva na região.
O antigo presidente da Câmara de Viana do Castelo, Defensor Moura, vai lançar o seu mais recente livro, “Caramuru – Diogo Álvares, de Viana!”, numa sessão marcada para quarta-feira, 17 de dezembro, às 17h30, na Biblioteca Municipal.
Viana do Castelo voltou a projetar a sua tradição além-fronteiras com a estreia do vídeo-intro de “Lusa: Ato II”, o novo capítulo do projeto musical de Bárbara Bandeira, divulgado esta semana no YouTube. A produção colocou vários grupos folclóricos do concelho em evidência, reforçando o papel do património cultural vianense no panorama artístico nacional.